Transformador de força (13 volts AC ) no center tap.

    Autor Mensagem
    JudasTristes
    Membro Novato
    # ago/14


    Desmontei um radio alemão antigo que comprei, e o trafo de força tem center tap, mas medindo com o terra ele tem 14v a 13v AC.

    Porque não é 0 volts?

    É um trafo de radio alemão antigo, está em perfeito estado o que pode ser isso, tem alguma coisa a ver com ser 60hz ou 50hz?

    Ramsay
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    JudasTristes

    Normalmente, o center tap é o centro de dois enrolamentos secundários do trafo que são interligados e por isso ele não marca 0 volts, mas, sim uma voltagem AC que é a metade da voltagem nominal dos dois enrolamentos.

    Se vc mediu 13 a 14V entre o center tap e o terra, então entre o outro fio restante e o center tap deverá haver também de 13 a 14V.
    Ou seja, este é um trafo de 13+13V (26V) ou 14+14V (28V) com um tap central.

    Mas, se vc ligar 2 diodos retificadores aos fios dos extremos do secundário, a corrente desses dois enrolamentos vão circular em sentidos contrários e se anular e, só neste caso é que o fio do center tap vai marcar 0 volts, sendo por isso conectado ao chassis.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Ramsay

    nao nao esse trafo tem bem mais do que isso no secundario, pra voce ter uma idéia eu liguei os secundario na placa sem valvulas sem trafos sem nada, só a placa da inversora e do power de um power amp que eu estou fazendo baseado nos power marshall e na junção dos resistores de 220k medi -154v por ai e depois da retificação 385vdc isso sem carga sem nada sem capacitor..

    JudasTristes
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Ramsay

    Medi denovo e olha só, quando desligo a chave de power a tensão medindo no chassi aterrado e no center dá 13vac, e quando ligo o power ai cai pra 6.4vac... que estranho isso, será que não é multimetro louco?

    Ramsay
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    JudasTristes

    O multímetro não tem nada a ver com isso, mas, sim o trafo, ou por estar velho e com fuga nos enrolamentos, ou por simplesmente não suportar a potência requerida, quando vc liga a chave de power, diminui as voltagens dos outros enrolamentos.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # ago/14 · Editado por: JudasTristes
    · votar


    Ramsay

    Eu já estava até pensando em montar um power com isso olha o outro tópico lá, realmente nao é o multimetro já testei isso tb, de qualquer forma obrigado pela ajuda, não da pra confiar muito nesses trafos mesmo e é bom saber desses detalhes.

    Agora esse problema pode piorar, daria pra usar esse trafo ainda apesar dos sintomas?

    I Shot the Sheriff do Eric
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    JudasTristes

    Se já está assim como o Ramsay diz, espera um pouco e compre outro, não vale apena fica se encomodando com esses trafos antigos, é tudo asism mesmo, até os novos se não são bem feitos já tem problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformador de força (13 volts AC ) no center tap.