Ajuda com amplificação

    Autor Mensagem
    Bfyah
    Veterano
    # nov/10


    Olá galera, estou precisando de uma ajuda.

    Meu causo é o seguinte:

    Tenho uma mesa de som behringer xenyx 1204fx um microfone shure 8900 e um baixolão elétrico Phoenix.

    Bom, o que eu gostaria de saber é:

    1º: Qual seria a melhor opção custo beneficio para ensaios e apresentações pequenas com bateria se eu quiser amplificar o mic e o baixo. Uma caixa ativa é o suficiente? de quantos Watts, ou melhor, oq essa caixa precisa para aguentar com qualidade e volume?

    Ou seria melhor um cubo pro baixo e uma caixa para o mic?


    2º: Gostaria de adquirir futuramente um violão elétrico tbm.
    Minha duvida é quanto a ligar tudo na mesa e jogar pra uma caixa ativa. Será que uma caixa ativa por exemplo segura bem com qualidade um baixo um violão e um mic? Qual a diferença de uma caixa ativa pra um cubo?

    3º O que define a quantidade de instrumentos possiveis de serem amplificados com qualidade em uma caixa?

    4º Sugestão de caixas ou cubos :D

    tatus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    1° Eu ficaria com um cubo próprio para o baixo e duas caixas ativas para violão e voz.

    2° Um cubo é feito para amplificar instrumentos específicos como cubo para guitarra, cubo de contra-baixo, de gaita, etc... Ele tem controles de tom justamente para atuar nas frequências mais importantes daquele instrumento.
    Já a caixa ativa não é feita para isso, normalmente recebe um sinal pré moldado por uma mesa e efeitos. As vezes nessas caixas tem até um boost, efeitos, controle de tom, mas nada tão específico para um determinado instrumento.
    O contrabaixo exige muita potência, o que elevaria o custo demais. Por exemplo, tem lugares que você toca com um ampli de guitarra de 50Watts, mas se ligar o baixo em um ampli de 50watts nesse mesmo lugar ninguém vai escutar nada.
    Então você teria que comprar umas caixas absurdas só para poder ligar o baixo nelas e não iria utilizar a metade da potência delas para os outros instrumentos.

    3° A potência da caixa, a qualidade dos músicos e a competência do técnico de som!

    4° Depende de muitos fatores. Primeiro descubra a potência que você quer pesquisando na net, depois já vai saber do que precisa porque na própria pesquisa vai encontrar milhões de dicas de cubos e caixas para comprar.
    Para falar a verdade todo mês tem gente perguntando alguma coisa parecida com essa aqui no cifra club. Se pesquisar um pouco vai achar muita coisa boa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Bfyah
    Bem o Tatus já falou tudo.Apenas para complementar, para que vc entenda:A necessidade de cubo para baixo prende-se ao fato que em sistemas cujas caixas não são aquelas adequadas para um PA de qualidade, o baixo tende a causar uma distorção indesejada na voz e no violão.Isso é causado pela caixa que não possui o correto crossover interno para cortar as frequencias de cada um.Quando se quer ligar tudo em uma caixa só, via mesa, isso será possível sómente utilizando um sistema de 3 ou 4 vias.Assim, cada alto-falante dentro da caixa recebe sua faixa de frequências no nivel correto, fazendo que então essa interferência do baixo, seja quase imperceptível.Essa interferencia já não ocorre entre a voz e o violão, pois os mesmos se situam dentro da mesma faixa de frequências.Assim, a recomendação do Tatus, de separar o baixo em um cubo e a voz e violão nas caixas, com a mesa, está correta.Quanto à potência do cubo de baixo, como ele diz, tem que ser maior que de violões e guitarras porque:O ouvido humano normal passa a ter uma atenuação de -3 dB à partir de 150Hz nas baixas e 12kHz nas altas frequências.Como esse tal de dB é uma função logaritmica, vai causar lá pelos 80Hz uma atenuação no ouvido de cerca de -9dB.É nesse ponto que se estabelece o "peso" do instrumento, é quando vc diz que o ampli não dá "pêso".Isso ocorre porque o ampli , coitado, tá levando a culpa pelo seu ouvido não responder(daí que sempre falo que timbre de ampli é coisa pessoal, cada um tem o seu, dependendo do seu ouvido).Então como compensar isso, sem recorrer ao equalizador, reforçando essas frequências para que seu ouvido escute?Resposta:Aumentando a potência do ampli de baixo, na medida de dB que seu ouvido perde.Para -9 dB, se vc tem 100W na voz e violão, vc vai precisar do dobro+1/2 de potência ou seja 250W, no baixo.Assim vc compensa a falta de graves sem mexer no ajuste da mesa para a voz e violão, poupando um monte de incomodação com seu PA, que se colocado com excesso de graves, vai soar como som dentro de caverna e não fica nem inteligível, nem bonito.
    Os equipos citados por vc são bons, atente para o Shure 8900 que tem uma característica puxada para médios e agudos, vai precisar dar um gás nos graves do canal dele e cortar um pouco de médios e agudos.A escolha do cubo de baixo, vai depender da potência que vc utilizará com voz e violão.Quando a definir, é só aplicar a fórmula do 2X 2,5 para saber a potencia do cubo de baixo a ser utilizada.Não é uma lei, apenas uma condição ditada pela experiência.
    Um abraço a todos.

    Bfyah
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    muito obrigado a voces dois pelas respostas, me ajudaram muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com amplificação