Ligando Falantes Stereo

    Autor Mensagem
    rafael77
    Veterano
    # out/10


    Peguei uma caixa 2x12 com possibilidade de ligar mono 4ohm ou 16ohm ou stereo em 8ohm. Cada falante suporta 70W e meu ampli é de 100W. Queria saber se posso ligar apenas um dos falantes em 8ohm sem danificar o amplificador nem a caixa.

    Vlw.

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    sim, desde que seu amplificador aceite isso.

    qual é o seu amp?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rafael77
    Não, vc mesmo falou Cada falante suporta 70W e meu ampli é de 100W.
    Raciocine sobre o que vc disse...

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos

    Entendo que quando se usa os dois falantes a potência é dividida entre os dois falantes então fica 50w em cada. Minha dúvida é se quando se utiliza apenas um falante, se a potência é redirecionada totalmente para um dos lados. Do meu pouco conhecimento de eletronica, potencia é um conceito abstrato, o que realmente existe é corrente elétrica e esta é dividida quando se liga duas cargas em paralelo. Quando se tira uma das cargas, a corrente começa a passar totalmente pelo outro caminho. Eu realmente n acho que dá mas como nao conheco a construcao resolvi fazer a pergunta só rpa tirar a duvida ^^

    Vlw

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    se seu amp é Stereo imagino que a potencia para cada lado é separada, para que cada um receba um sinal diferente de um estágio de potencia diferente...

    no manual do meu amp aparece até assim...

    Potência = 2x60w, pois para cda falante ele manda 60...


    qual é o seu amp???

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rafael77
    Vamos para a prática. Qual seu amplificador?
    Ficar chutando fatos teóricos quando você tem o equipo aí é complicado.

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    meu amp é um marshall jvm 210, 100w

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Zedosal
    DotCom
    rafael77
    O ampli dele é mono 100W, valvulado.Pelo seu pouco conhecimento de eletronica, se vc aplicar essa potência abstrata de 100W, em um dos falantes de 70W, ele vai virar substrato, acompanhado de bela fumaça abstrata.

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Zedosal

    Obrigado! Nao sabia que a potencia era separada no proprio ampli... isso ja mata minha dúvida.

    carlos adolphs
    Obrigado pela arrogância e pelas respostas abstratas.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rafael77
    Desculpe se vc achou que fui arrogante, não é nada disso, talvez um pouco sarcástico, mas parece que vc não quer entender.Vc apenas está dando bola para as respostas que lhe convém.Quando digo para raciocinar, estou dizendo para que pesquise e aprenda e não apenas ir no embalo dos outros.Muito bem.Vc quer respostas diretas:Se vc usar o alto-falante sózinho(um dos canais da caixa apenas), vai queimar, OK?Vc não entendeu o que o Zedosal explicou.O ampli dele, repito dele, tem separação de canais, não o seu .O seu apesar de ter diversos jacks de saída, é mono no power, ou seja sempre vai sair 100W.Não tem separação.Se vc não usar sua caixa em 4 ou 16 ohms mono, ela vai ter alto-falante queimado.Se usar em 8 ohms estéreo, cada altofalante vai aguentar apenas 70 W, e nos valvulados, isso´não é abstrato, são watts RMS, potência REAL.
    Mais uma vez, desculpe se vc não entende brincadeiras.Mas faça um bem a sí mesmo.Estude seu equipamento, leia o manual.

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    aaaaaaaa

    se ele usar cada falante separado na saida o amp, esses certamente estarao em paralelo, deixando a impedancia novamente em 4ohms, pois na maioria das vezes os jacks (saidas do amp) sao ligadas em paralelo entre si.

    se o seu amp nao trabalha legal em 4 ohms pode esquentar MUITO e queimar o trafo de saida.

    o melhor é ver qual a impedancia de saida do amp antes de sair ligando as caixas ai!


    outra coisa rafael77... Dá pra ligar sim a caixa em stereo, mas nao pode usar muito alto não, como vc disse "potencia é um conceito abstrato, o que realmente existe é corrente elétrica" quando vc gira o botao do volume, vc tá mandando mais corrente e se ela for muito alta queima o falante, pois eles nao irao suportá-la... pode ser arriscado para os falantes e acontecerá o que o carlos adolphs disse!



    carlos adolphs
    A fumaça nao é abstrata. =D

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos adolphs
    1-O mesmo sarcasmo que vc usou primeiramente eu usei para lhe responder. Acontece que do jeito que vc colocou o texto, soou bem arrogante suas respostas.

    2-Abstrato quis dizer: potencia é mto mais uma grandeza matemática do que uma grandeza física. Penso que o que vai queimar o ampli é a corrente excessiva.

    3- Eu estava pensando que a potência se dividia na caixa e não no amplificador. Sendo assim, fica obvio que os 100w vao direto pro mesmo falante e portanto evitarei usar.

    Obrigado pela ajuda, vou estudar um pouco pra entender que valores que rolam quando se muda a impedancia.

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rafael77
    1- O carlos sabe muito, lê e aprende. Se tá querendo ser mimado, o lugar não é aqui não, velho...

    2- Potência é a corrente passando por uma carga. Não é só "grandeza matemática". Potência é energia por unidade de tempo... 1 Watt é 1 Joule/Segundo.

    Se potência é grandeza matemática, aceleração e velocidade também são...

    3- Seu ampli é mono.100w num falante de 70 é complicado...
    Mas na maioria dos casos seu ampli vai estar mandando muito menos que 70w, então não queima assim não.

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DotCom
    banhaz

    Se potência é grandeza matemática, aceleração e velocidade também são...


    E não são? Foram definidas por Newton quando ele inventou o cálculo diferencial. Para pensar em velocidade vc tem que pensar em espaço primeiro e ae calcular a derivada. Existe? Claro, que existe, mas é um conceito, assim como diferença de potencial, potencia eletrica, resistencia e quase tudo na física ^^ O que acontece é que eu estava realmente pensando mais fundo na distribuição da corrente na caixa, pois a partir dai se calcula o resto. Mas o que eu recebo é uma resposta superficial de alguem que ouve algo diferente e acha q e outro é um completo ignorante e quer tirar sarro.

    Galera nao estou aqui pra discutir física. Nem pra discutir com ng... Tem gente aqui que parece q tá mais interessado em mostrar que sabe mais que os otros do que em ajudar. Carlos pode saber muito, mas respondeu de forma rídicula. Vcs olham minha tag ali membro novato e vao defender o "veterano", que mais uma vez respondeu de forma arrogante. Só nao sei onde eu fui "mimado", nao contestei nada que me disseram e agradeço pelas respostas. Só nao gostei do jeito que fui tratado, se desejar respeito é ser mimado, então fudeu, esse mundo tá na merda mesmo.

    Agradeço a todos mesmo assim pela ajuda. Carlos, pode n ter sido sua intencao, mas foi como soou, vc deveria pensar mais no que fala e na forma como se dirige as pessoas. Vc disse que eu nao entendi o que foi falado e que eu só escuto o que me convém. Nao sei de onde vc tirou isso, eu escutei tudo e nao contestei nada que vc disse. Só que uma resposta sarcástica e sem fundamentos n da pra aceitar. Voce por outro lado nao entendeu nada que eu disse. Você se precipitou e respondeu aquilo q veio na cabeça, por estar certo q eu estava falando um monte de merda ^^ Acredito que vc seja um cara inteligente e se analisar de novo tudo que eu falei vai ver q nao é tão absurdo.

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rafael77
    Ok, isso está virando uma batalha sem sentido.Não sei porque vc volta a me atacar.Não tive intenção de ofendê-lo, muito menos menosprezá-lo.O fato de ser veterano não influi em nada quanto a saber ou não.Quando brinco com as respostas é pra ver se o pessoal se toca em estudar e não simplesmente ficar abrindo posts de coisas que já foram muito discutidas aqui no FCC.Vc mesmo abriu outro post anterior pedindo dicas sobre Londres, eu respondí na boa, inclusive sem a tal"arrogancia", lhe dando o nome de um amigo que mora lá e vc nem deu bola.Por isso, por esses mal-entendidos, que mais uma vez vou me afastar do FCC,porque um velho como eu de 54 anos, 36 de profissão, não tem nada que se meter com a gurizada, não é?Vou voltar para minhas mesas de som, meus line arrays, meus palcos, meus valvulados, e os amigos que precisarem de alguma coisa, tem o meu e-mail.

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos adolphs

    Puts carlos! Faz isso não... não some daqui cara! Vc é fundamental no tópico de amps... já aprendi muito contigo (claro que o que sei é muito pouco em relacao a vc)

    A sua experiencia em amps ajuda a gnt pra krai

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos adolphs

    Eu sempre respondo quando me ajudam. Como acabei pegando uma outra caixa aceabei esquecendo do otro post. E toda vez que eu abro um post eu procuro na busca antes, se não encontrar uma resposta que me agrade nos otros topicos eu faço a pergunta. De qualquer jeito o fórum está aqui para ajudar os outros certo?
    Bom, parece que esse topico foi todo um grande mal entendido. Nao guardo nenhum rancor, espero que voce nao desista do forum por minha causa, afinal as pessoas aqui tem grande consideracao por voce.

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rafael77
    Valeu, sem stress!Seja feliz!

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Galera nao estou aqui pra discutir física. Nem pra discutir com ng...
    Então já começou errado.

    potencia é mto mais uma grandeza matemática do que uma grandeza física. Penso que o que vai queimar o ampli é a corrente excessiva.
    Olha o blablabla desnecessário aqui...

    Agora se sua dúvida já foi respondida, você podia AGRADECER A QUEM TE AJUDOU e pedir pra fechar o tópico.
    Mas dar uma de mal agradecido e ainda achar ruim porque reclamaram.... É, você tá pedindo pra ser rejeitado aqui.

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DotCom

    Nao discuti mesmo, só me expliquei. Nao contestei ng aqui, eu que fui preconceituosamente contestado e achei entao que merecia pelo menos a chance de explicar meu raciocínio. Se eu coloquei algum "blablabla" foi pra este proposito.

    Eu acho que vc cismou comigo e nao está querendo entender os fatos... Eu agradeci a todos diversas vezes e nao reclamei de nada. A unica coisa que eu reclamei foi a MANEIRA como o carlos respondeu, e ele mesmo ja se explicou. Uma coisa é alguem te responder "olha não pode por tal e tal motivo"... E outra coisa é responder "É claro q não pode! Vc nao sabe isso? Entao vai estudar!", que foi mais ou menos como soou as primeiras respostas, embora ele afirme que nao foi a intenção.

    Então, mais uma vez agradeço a todos, até a voce mesmo que tentou ajudar. Podem fechar o topico.

    rafael77
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que voces ficaram com a impressão de que eu estava discordando do q o Carlos falou... Eu entendi que meu ampli era mono e q nao podia fazer a ligacao ali em cima quando o zedosal falou. Eu nao sabia era q existia esse lance de amplis mono e stereo. Eu sabia que meu ampli tem apenas uma saída, mas não sabia que a potencia (quando possível) é dividida já no ampli, o que pensando melhor agora, parece mto obvio hehe. A discussao toda foi por outro motivo.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligando Falantes Stereo