É todo valvulado ou não é, pô!? Definição correta de "All Tube".

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Pow meu, sou formado em Publicidade e Propaganda pela UFPR, vem falar isso pra cá não. Mas entendi o seu ponto de vista, vc quis dizer que o que importa é agradar "INDEPENDENTEMENTE" de ser "all tube", "valvulado" e o escambau né? Só que imagine que para vc chegar num som "adequado" como vc disse vc poderia pagar 2k num ampli e na verdade ele é vendido por 10k por ser "all tube". Não ache que por vc não fazer distinção a respeito dos amplificadores e equipamentos que vai escolher o preço dele vai ser justo. Nenhum preço é justo no capitalismo, no mercado com PP então, nem sonhe!

MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


nichendrix

Belo post!!!!

Valeu. :)

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MauricioBahia

Só pra completar o ultimo post:

E olha que aqui paramos na idéia se é ou não valvulado, imagine que depois que se descobriu que esse argumento valia pra cobrar mais caro por um valvulados, começaram a surgir argumentos pra cobrar mais caro por outras coisas, como circuito ponto a ponto, preamp em cascada, etc.

Todos partem da idéia de fazer algo como nos velhos tempos e isso é melhor porque nos velhos tempos as coisas eram melhores. Já pensou se usássemos o mesmo pensamento pra computadores ou carros e voltássemos a usar computadores valvulados? Ou a usar Fusca e Ford T pra ir para o trabalho?

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Todos partem da idéia de fazer algo como nos velhos tempos

heheh. :) Só sei que eu gosto do som bem tocado. Isso, pra mim, supera qq tipo de amplificador. :)

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MauricioBahia

Sim, isso que é engraçado, a maioria parece não pensar que os caras de antigamente (ou alguns de hoje) tocam pra caralho porque passaram anos da vida estudando como condenados, acham que é o gear que faz o cara soar do jeito que soa e não os dedos.

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: acham que é o gear que faz o cara soar do jeito que soa e não os dedos.

Fato!!! Principalmente entre a molecada iniciante. Há uma lenda generalizada que qualquer valvulado é melhor que o melhor SS e certas marcas de pedais/guitarras também fazem toda a diferença. Slash não tocava numa Gibson, por exemplo! Dá um amp SS pro Buddy Guy e uma guitarra desconhecida, com pedais hand made igualmente desconhecidos. Aposto que ele vai soar como Buddy Guy sempre! ;)

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MauricioBahia
Dá um amp SS pro Buddy Guy e uma guitarra desconhecida, com pedais hand made igualmente desconhecidos. Aposto que ele vai soar como Buddy Guy sempre! ;)

B.B. King praticamente só toca de SS faz quase 40 anos, e ninguém reclama do som dele. Ele sempre usa o Lab Series dele, quando o lugar é muito grande ou ele precisa de um backup, ele usa um Twin junto, mas o principal é sempre um SS.

Há uma lenda generalizada que qualquer valvulado é melhor que o melhor SS e certas marcas de pedais/guitarras também fazem toda a diferença.

Pois é, e o argumento é sempre comparando fusquinha com Ferrari... o dia que tu tocar um SS top de linha, é de cair o cu da bunda.

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


nichendrix

a maioria parece não pensar que os caras de antigamente (ou alguns de hoje) tocam pra caralho porque passaram anos da vida estudando como condenados, acham que é o gear que faz o cara soar do jeito que soa e não os dedos.


Parte disso se deve ao fato do estudo (que nada mais é do um processo contínuo de se adquirir mais conhecimento e eficiência técnica) não é algo que possa ser comprado instantaneamente.

Claro que sempre se pode pagar o melhor professor, na melhor escola com os melhores materiais didáticos, mas no fim do dia, o mais importante é o esforço contínuo do estudante em aprender e melhorar. E esse tipo de coisa dá menos status que ter o melhor equipamento do mercado.

Comprar equipamento, por outro lado, produz uma satisfação imediata de "mudança de nível" do guitarrista. É mais rápido, e não depende de aplicação metódica e religiosa no estudo. E muita gente pensa que conhecimento é bobagem, e estudar(mesmo não sendo em um esquema formal) é coisa de idiotas anti-rock n'roll.

Mesmo que o cara não toque tão bem como o guitarrista X, ele pode ao menos comprar o equipamento que esse mesmo músico usa, para de certa forma se igualar a ele, pois estudar como o guitarrista X fez, dá muito trabalho...

Quer coisa mais broxante para muitos iniciantes do que dizer a ele que deveria guardar o dinheiro da compra de um equipamento novo e investir em conhecimento? A maioria acha que "atitude" é comprar um amp, guitarra, captador ou pedaleira nova, ao invés de estudar para primeiramente aprender a tocar bem em qualquer amp, guitarra e pedal...

MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


makumbator: Quer coisa mais broxante para muitos iniciantes do que dizer a ele que deveria guardar o dinheiro da compra de um equipamento novo e investir em conhecimento?

Velho, sinto dizer isso (em geral), mas tem caras que mal sabem distinguir uma guitarra afinada de uma desafinada! O que mais posso dizer? Enfim, a gente fica aqui dando dicas quando um fulaninho mal tem noção de nada!!! O cara grava um sample do problema do amp mas claramente não sabe tocar nem guitarra/violão, que é o básico! Faz acordes toscos... A realidade que vejo é essa: 90% problema humano! hehe

Abs

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


MauricioBahia
Velho, sinto dizer isso (em geral), mas tem caras que mal sabem distinguir uma guitarra afinada de uma desafinada!

Tenho um conhecido, que era "professor" de guitarra, e não sabia afinar o instrumento direito.

O mais estranho é que ele até tinha uma técnica razoável, mas era desagradável de se ouvir, pois nunca estava tudo afinado. Regular oitava do instrumento então só em sonho...

Mas a guitarra era uma Fender custom shop ótima, sem contar os racks(uma porrada) e vários amps que o cara tinha(deixava a caixa 4X12 Marshall na casa do baterista e sempre variava os cabeçotes que levava para o ensaio). Tudo excelente.


Quando tive que tocar com ele em um projeto, não aguentei e perguntei se ele achava que a guitarra estava afinada(o baterista, que tinha um ouvido excelente, só baixou a cabeça e deu uma risadinha...). Passei a ter que pedir para ele afinar com calma no afinador, e eu ficava de babá conferindo, pois pra ele era tudo igual... Eu e o baterista desistimos rapidinho!

Todo esse papo me lembrou esse episódio tenebroso...hashashsa!

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Johnny Favorite

Só que imagine que para vc chegar num som "adequado" como vc disse vc poderia pagar 2k num ampli e na verdade ele é vendido por 10k por ser "all tube".

Aí é que tá! Eu não imagino um salto de 2k para 10k por ser all tube, até prove o contrário, isso "non ecsiste". O salto de 2k para 10k, na minha ignorância que não é de formado em PP na UFPR, é porque tem uma plaquinha na frente escrito "Marshall", porque esse logotipo aparece nos shows de Hendrix, Led Zeppelin, Zakk Wylde, Slash, porque a molecada chora de emoção de falar de um desses sem nunca ter chegado perto, porque em tudo que é revista aparece esse logo, porque as Guitar Player da vida recebem (direta ou indiretamente) para publicar uma matéria dizendo que é um equipamento para se morrer por ele e por aí vai. O "all tube" é só um detalhe a mais nesse discurso todo.

MauricioBahia

Dá um amp SS pro Buddy Guy e uma guitarra desconhecida, com pedais hand made igualmente desconhecidos. Aposto que ele vai soar como Buddy Guy sempre!

Este CD ele gravou com violão no estilo Delta Blues e ainda assim soa como Buddy Guy. Este outro CD
ele usou muito um Fender Cyber Twin, SS, e aí sim mais ainda, soa como o bom e velho Buddy Guy.

Buddy se acostumou por um bom tempo a não viajar com muita tralha. O amp ele pegava o que tinha disponível no local, alugado ou emprestado, seja em show ou estúdio. Isso de pegar o que tem no local é comum, é a história da L-5 do Jeff Beck, de muitas gravações do Guns e Metallica, o próprio Billy Gibbons já fez muito. Não é porque é famoso que os caras não olham ao redor quando chegam num local, as vezes isso inspira, dá uma sonoridade nova, dá uma oportunidade nova. Eu mesmo já aluguei equipamento meu, achei bem legal, mas já emprestei bastante também. Esse preconceito contra SS é muito mais da cabeça de uma rapaziada, depende da situação e do que se trata, pode ser a melhor opção.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Só que imagine que para vc chegar num som "adequado" como vc disse vc poderia pagar 2k num ampli e na verdade ele é vendido por 10k por ser "all tube".

Aí é que tá! Eu não imagino um salto de 2k para 10k por ser all tube, até prove o contrário, isso "non ecsiste". O salto de 2k para 10k, na minha ignorância que não é de formado em PP na UFPR, é porque tem uma plaquinha na frente escrito "Marshall", porque esse logotipo aparece nos shows de Hendrix, Led Zeppelin, Zakk Wylde, Slash, porque a molecada chora de emoção de falar de um desses sem nunca ter chegado perto, porque em tudo que é revista aparece esse logo, porque as Guitar Player da vida recebem (direta ou indiretamente) para publicar uma matéria dizendo que é um equipamento para se morrer por ele e por aí vai. O "all tube" é só um detalhe a mais nesse discurso todo.



Nesse caso vc está penas concordando comigo que a venda de amplis pelo mundo a fora é uma farsa. Cara, 2k para 10k foi um exagero apenas para caracterizar, vc não pode levar um exemplo ao pé da letra. E óbvio que o "alltube" não é o único argumento mercadológico usado pelos fabricantes, mas é ponto de que se trata esse tópico. Então quando vc diz que o som que é o que importa eu concordo em parte, porém creio que devemos desmistificar, isso mesmo, acabar com os inúmeros mitos sobre equipamentos, justamente para o pessoal que vier por ai entender que não há equipamento que faça o guitarrista, do contrário daqui a pouco estaremos pagando uma grana preta em qualquer amp de bosta!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É todo valvulado ou não é, pô!? Definição correta de "All Tube".