conseguir maior volume em amp SS. Como?

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10


    Tenho um amplificador de guitarra (Fender Jam) e um de baixo (Staner BS120). O fender não tem volume suficiente para tocar na noite, a não ser que microfone ele. Gostaria de saber se há alguma forma de ligar uma caixa 4x12 e fazer ele ter mais volume, levando em consideração sensibilidade e impedância dos falantes.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    Cara, qual dos JAM vc tem: Se for o de 75WRMS e falante de 12pol. ele tem potência suficiente sim para shows (a não ser que vc queira tocar em um lugar bem grande ou em local aberto).
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    Sim, respeitando a impedância, dá pra ligar sim.
    O problema disso tudo é CUSTO.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Johnny Favorite
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, qual dos JAM vc tem: Se for o de 75WRMS e falante de 12pol. ele tem potência suficiente sim para shows (a não ser que vc queira tocar em um lugar bem grande ou em local aberto).
    Abç


    É esse mesmo que eu tenho, acontece que dificilmente eu o uso e semana ai fui tocar num bar e não tinha ampli lá então tive que levá-lo, mas a mesa de som era tosca e o vocal da minha banda toca baixo, teclado e teclado para os pés (aquele do Geddy Lee) ai já viu, tomou a mesa toda. Acontece que sem microfonar eu desapareci entre o baixo e a batera (o baterista senta a mão sem dó nem piedade), mesmo com o ampli e pedaleira no talo!

    DotCom
    Johnny Favorite
    Sim, respeitando a impedância, dá pra ligar sim.
    O problema disso tudo é CUSTO.


    Você acha que valeria mais a pena pegar um ampli mais potente? Quanto de SPL eu ganharia com uma 4x12? Eu teria que usar o speakerout?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DotCom
    ahh, e como eu saberia qual a impedância correta?

    Konrad
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite

    Cara é só uma sugestão, mas tocando em banda agora eu notei que por vezes é mais questão de ajuste de frequência do que aumento de volume!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Konrad
    Cara é só uma sugestão, mas tocando em banda agora eu notei que por vezes é mais questão de ajuste de frequência do que aumento de volume

    não cara, realmente a diferença de volume estava muito grande.

    Igormusic
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    Qual a impedância que está escrito na saida do amp... se não tiver saída pro spk cable, o que está escrito no falante???

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Igormusic
    Bom , nao estou em casa, depois eu dou uma olhada.


    Seria o caso de, vamos supor que o falante tenha sensibilidade de 96dB, trocar por um de 99dB? Dobraria o volume né?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Igormusic
    Há o speaker out e acho que é 8ohm

    Igormusic
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Igormusic
    · votar


    Johnny Favorite
    Teoricamente sim, mas é seu ouvido quem vai dizer... até porque cada falante tem sua curva, então em algumas frequencias ele pode até ser mais que o dobro...
    Mas pensando na teoria: se ele é 3dB mais sensível, pra cada W aplicado, ele vai te dar o dobro de som!!!

    Pretende pegar que falante?

    Edit depois da sua resposta...
    Se é 8 Ohm as combinações podem ser
    1 x 8 Ohm
    2 x 4 Ohm (Série)
    2 x 16 Ohm (Paralelo)
    4 x 8 Ohm (2 em Série + 2 em Paralelo)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    Cara, se o amp tem uma saída "Speaker Out", em 1º lugar certifique-se de que, ao ligar um falante alí o falante interno desliga. Se isso ocorrer, vc terá que construir uma caixa com 2 falantes de 16ohms (ligação em paralelo) ou 4 ohms(em série), para obter 8 ohms, ou uma de 4 com falantes de 8ohms (ligação série/paralelo).
    Se não desligar, basta construir uma caixa com 1 falante com a impedância determinada e somar ao interno.
    O ideal é usar falantes de alta sensibilidade (próximo de 100dB/1W/1m).
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Você acha que valeria mais a pena pegar um ampli mais potente? Quanto de SPL eu ganharia com uma 4x12? Eu teria que usar o speakerout?
    Pra saber exatamente, teria que analisar a resposta do conjunto atual, e a resposta do conjunto novo. Não dá pra dizer exatamente sem saber todos os dados.

    Sim, teria que usar o speaker out.

    ahh, e como eu saberia qual a impedância correta?
    Olha a impedância do falante que tá lá... Ou vê no manual.

    Seria o caso de, vamos supor que o falante tenha sensibilidade de 96dB, trocar por um de 99dB? Dobraria o volume né?
    Não. Seria o equivalente a dobrar a potência enviada ao falante atual.
    Agora, "dobrar o volume" é algo bem subjetivo... É complicado de falar.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Igormusic
    Pretende pegar que falante?

    Esse aqui talvez
    http://www.loudspeakersplus.com/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key =LEGEND_V12.8



    Mauricio Luiz Bertola
    sim, o falante interno desliga ao usar o speaker out. Valeu pela ajuda!


    DotCom
    Não. Seria o equivalente a dobrar a potência enviada ao falante atual.
    Agora, "dobrar o volume" é algo bem subjetivo... É complicado de falar.


    Putz cara, o que eu quero, grosso modo, é um volume mais alto, é ter uma projeção sonora maior!É ser escutado entende? Se não há como fazer isso mudando o falante ou usando uma 4x12 então vou ter que vender o ampli e comprar outro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    Cara, apenas construa uma caixa com 4X10, com falantes de, no máximo 30WRMS e sensibilidade de 100dB/1W/1m. Funcionará bem.
    Abç

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, apenas construa uma caixa com 4X10, com falantes de, no máximo 30WRMS e sensibilidade de 100dB/1W/1m. Funcionará bem.
    Abç


    entendi, a soma total em wrms dos falantes nao pode ser muito superior ao amp né? Valeu cara!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    a soma total em wrms dos falantes nao pode ser muito superior ao amp né? Valeu cara
    Pode sim, mas não exageradamente. Esse amp fornece (se for o de 75WRMS, pois tem o de 25WRMS) essa potência aí. Vc podería usar uma caixa de 100 à 200WRMS.
    Se for o de 25, no máximo uma de uns 100WRMS.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Putz cara, o que eu quero, grosso modo, é um volume mais alto, é ter uma projeção sonora maior!É ser escutado entende? Se não há como fazer isso mudando o falante ou usando uma 4x12 então vou ter que vender o ampli e comprar outro.

    Então, veja bem que eu disse que TEM COMO.
    PORÉM, tem que ser bem pensado. Se você não souber a sensibilidade dos falantes que tão saindo, como é que você garante que o novo tem sensibilidade maior?

    a soma total em wrms dos falantes nao pode ser muito superior ao amp né? Valeu cara!
    Melhor que não seja muito superior. Falantes mais "potentes" (que aguentam mais potência) tendem a ter sensibilidade menor. Daí, se escolher falantes muito parrudos, o tiro pode sair pela culatra.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DotCom
    cara, ele é 98.3 dB, tá escrito nele.

    Igormusic
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Igormusic
    · votar


    Johnny Favorite
    Por que não faz 2x12 com esse aqui?
    http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-9874-alto_falant e_eminence_the_wizard16_12_polegadas_para_guitarra

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    O do fender?
    Han, então se fizer uma 4x12 com falantes de 100 dB/m/w, dá pra conseguir mais volume sim. Resta saber se vai ser suficiente.

    Essa sugestão do Igormusic de falante parece bem interessante. Se os dados dele estiverem corretos, claro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Igormusic
    Excelente sugestão.
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Johnny Favorite
    Igormusic
    DotCom
    Mauricio Luiz Bertola
    Good Morning Friends!
    Meus caros, tem que confirmar o modelo do Jam, pois se é aquele que esta escrito junto ao cordão de força 75W power input, ele é na realidade, de 25W RMS, os 75 são consumo e não saída, com AF de 12" original Fender.Creio que por isso foi "coberto" pelos outros, pois mesmo para SS 75 W RMS seriam uma potência bem boa para bares.Abcs.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs
    Com toda ctz ele tem 25w, apesar de estar escrito 75 eu vi em varios sites que ele tem 25w. É muito fraquinho.

    Igormusic
    DotCom
    Mauricio Luiz Bertola
    carlos adolphs
    Obrigado pelas sugestões e pela ajuda!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pow, bora comprar outro amp né? ahuahiua

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs
    É verdade cara, se for o de 25WRMS ele teróa que comprar 2 falantes de 12 pol. de 15WRMS e 16ohms.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Se o ampli tiver 25 RMS, não vale a pena investir um centavo pra conseguir mais volume dele.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DotCom
    Concordo....
    Abç

    Igormusic
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    É um amp de estudo e ele nos enganou o tempo todo hehe

    Se for ficar com ele, compra um daqueles (se é que vende) suporte pra microfone...
    Não sei marca, modelo e nada dele...
    Acho que dá até pra fazer um...

    É uma especie de barra de ferro que fica presa por cima do amp... você parafusa o cachimbo nele e o mic fica de frente pro falante...

    Se alguém já viu ou souber quem fabrica, dá um toque aí porque eu tenho interesse também hehe economiza um espaço danado!!!

    Igormusic
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Se alguém já viu ou souber quem fabrica, dá um toque aí porque eu tenho interesse também hehe economiza um espaço danado!!!

    Achei algo parecido e bem mais profissional =)

    http://www.audixusa.com/docs/products/CabGrabber.shtml
    http://www.ampclamps.com/default1.asp

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a conseguir maior volume em amp SS. Como?