Autor |
Mensagem |
Johnny Favorite Veterano |
# ago/10
Tenho um amplificador de guitarra (Fender Jam) e um de baixo (Staner BS120). O fender não tem volume suficiente para tocar na noite, a não ser que microfone ele. Gostaria de saber se há alguma forma de ligar uma caixa 4x12 e fazer ele ter mais volume, levando em consideração sensibilidade e impedância dos falantes.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/10
· votar
Johnny Favorite Cara, qual dos JAM vc tem: Se for o de 75WRMS e falante de 12pol. ele tem potência suficiente sim para shows (a não ser que vc queira tocar em um lugar bem grande ou em local aberto). Abç
|
DotCom Veterano |
# ago/10
· votar
Johnny Favorite Sim, respeitando a impedância, dá pra ligar sim. O problema disso tudo é CUSTO.
|
# ago/10 · Editado por: Johnny Favorite
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara, qual dos JAM vc tem: Se for o de 75WRMS e falante de 12pol. ele tem potência suficiente sim para shows (a não ser que vc queira tocar em um lugar bem grande ou em local aberto). Abç
É esse mesmo que eu tenho, acontece que dificilmente eu o uso e semana ai fui tocar num bar e não tinha ampli lá então tive que levá-lo, mas a mesa de som era tosca e o vocal da minha banda toca baixo, teclado e teclado para os pés (aquele do Geddy Lee) ai já viu, tomou a mesa toda. Acontece que sem microfonar eu desapareci entre o baixo e a batera (o baterista senta a mão sem dó nem piedade), mesmo com o ampli e pedaleira no talo!
DotCom Johnny Favorite Sim, respeitando a impedância, dá pra ligar sim. O problema disso tudo é CUSTO.
Você acha que valeria mais a pena pegar um ampli mais potente? Quanto de SPL eu ganharia com uma 4x12? Eu teria que usar o speakerout?
|
# ago/10
· votar
DotCom ahh, e como eu saberia qual a impedância correta?
|
Konrad Veterano |
# ago/10
· votar
Johnny Favorite
Cara é só uma sugestão, mas tocando em banda agora eu notei que por vezes é mais questão de ajuste de frequência do que aumento de volume!
|
# ago/10
· votar
Konrad Cara é só uma sugestão, mas tocando em banda agora eu notei que por vezes é mais questão de ajuste de frequência do que aumento de volume
não cara, realmente a diferença de volume estava muito grande.
|
Igormusic Veterano |
# ago/10
· votar
Johnny Favorite Qual a impedância que está escrito na saida do amp... se não tiver saída pro spk cable, o que está escrito no falante???
|
# ago/10
· votar
Igormusic Bom , nao estou em casa, depois eu dou uma olhada.
Seria o caso de, vamos supor que o falante tenha sensibilidade de 96dB, trocar por um de 99dB? Dobraria o volume né?
|
# ago/10
· votar
Igormusic Há o speaker out e acho que é 8ohm
|
Igormusic Veterano |
# ago/10 · Editado por: Igormusic
· votar
Johnny Favorite Teoricamente sim, mas é seu ouvido quem vai dizer... até porque cada falante tem sua curva, então em algumas frequencias ele pode até ser mais que o dobro... Mas pensando na teoria: se ele é 3dB mais sensível, pra cada W aplicado, ele vai te dar o dobro de som!!!
Pretende pegar que falante?
Edit depois da sua resposta... Se é 8 Ohm as combinações podem ser 1 x 8 Ohm 2 x 4 Ohm (Série) 2 x 16 Ohm (Paralelo) 4 x 8 Ohm (2 em Série + 2 em Paralelo)
|
|
# ago/10
· votar
Johnny Favorite Cara, se o amp tem uma saída "Speaker Out", em 1º lugar certifique-se de que, ao ligar um falante alí o falante interno desliga. Se isso ocorrer, vc terá que construir uma caixa com 2 falantes de 16ohms (ligação em paralelo) ou 4 ohms(em série), para obter 8 ohms, ou uma de 4 com falantes de 8ohms (ligação série/paralelo). Se não desligar, basta construir uma caixa com 1 falante com a impedância determinada e somar ao interno. O ideal é usar falantes de alta sensibilidade (próximo de 100dB/1W/1m). Abç
|
DotCom Veterano |
# ago/10
· votar
Você acha que valeria mais a pena pegar um ampli mais potente? Quanto de SPL eu ganharia com uma 4x12? Eu teria que usar o speakerout? Pra saber exatamente, teria que analisar a resposta do conjunto atual, e a resposta do conjunto novo. Não dá pra dizer exatamente sem saber todos os dados.
Sim, teria que usar o speaker out.
ahh, e como eu saberia qual a impedância correta? Olha a impedância do falante que tá lá... Ou vê no manual.
Seria o caso de, vamos supor que o falante tenha sensibilidade de 96dB, trocar por um de 99dB? Dobraria o volume né? Não. Seria o equivalente a dobrar a potência enviada ao falante atual. Agora, "dobrar o volume" é algo bem subjetivo... É complicado de falar.
|
# ago/10
· votar
Igormusic Pretende pegar que falante?
Esse aqui talvez http://www.loudspeakersplus.com/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key =LEGEND_V12.8
Mauricio Luiz Bertola sim, o falante interno desliga ao usar o speaker out. Valeu pela ajuda!
DotCom Não. Seria o equivalente a dobrar a potência enviada ao falante atual. Agora, "dobrar o volume" é algo bem subjetivo... É complicado de falar.
Putz cara, o que eu quero, grosso modo, é um volume mais alto, é ter uma projeção sonora maior!É ser escutado entende? Se não há como fazer isso mudando o falante ou usando uma 4x12 então vou ter que vender o ampli e comprar outro.
|
|
# ago/10
· votar
Johnny Favorite Cara, apenas construa uma caixa com 4X10, com falantes de, no máximo 30WRMS e sensibilidade de 100dB/1W/1m. Funcionará bem. Abç
|
# ago/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara, apenas construa uma caixa com 4X10, com falantes de, no máximo 30WRMS e sensibilidade de 100dB/1W/1m. Funcionará bem. Abç
entendi, a soma total em wrms dos falantes nao pode ser muito superior ao amp né? Valeu cara!
|
|
# ago/10
· votar
Johnny Favorite a soma total em wrms dos falantes nao pode ser muito superior ao amp né? Valeu cara Pode sim, mas não exageradamente. Esse amp fornece (se for o de 75WRMS, pois tem o de 25WRMS) essa potência aí. Vc podería usar uma caixa de 100 à 200WRMS. Se for o de 25, no máximo uma de uns 100WRMS. Abç
|
DotCom Veterano |
# ago/10
· votar
Putz cara, o que eu quero, grosso modo, é um volume mais alto, é ter uma projeção sonora maior!É ser escutado entende? Se não há como fazer isso mudando o falante ou usando uma 4x12 então vou ter que vender o ampli e comprar outro.
Então, veja bem que eu disse que TEM COMO. PORÉM, tem que ser bem pensado. Se você não souber a sensibilidade dos falantes que tão saindo, como é que você garante que o novo tem sensibilidade maior?
a soma total em wrms dos falantes nao pode ser muito superior ao amp né? Valeu cara! Melhor que não seja muito superior. Falantes mais "potentes" (que aguentam mais potência) tendem a ter sensibilidade menor. Daí, se escolher falantes muito parrudos, o tiro pode sair pela culatra.
|
# ago/10
· votar
DotCom cara, ele é 98.3 dB, tá escrito nele.
|
Igormusic Veterano |
# ago/10 · Editado por: Igormusic
· votar
Johnny Favorite Por que não faz 2x12 com esse aqui? http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-9874-alto_falant e_eminence_the_wizard16_12_polegadas_para_guitarra
|
DotCom Veterano |
# ago/10
· votar
Johnny Favorite O do fender? Han, então se fizer uma 4x12 com falantes de 100 dB/m/w, dá pra conseguir mais volume sim. Resta saber se vai ser suficiente.
Essa sugestão do Igormusic de falante parece bem interessante. Se os dados dele estiverem corretos, claro.
|
|
# ago/10
· votar
Igormusic Excelente sugestão. Abç
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/10
· votar
Johnny Favorite Igormusic DotCom Mauricio Luiz Bertola Good Morning Friends! Meus caros, tem que confirmar o modelo do Jam, pois se é aquele que esta escrito junto ao cordão de força 75W power input, ele é na realidade, de 25W RMS, os 75 são consumo e não saída, com AF de 12" original Fender.Creio que por isso foi "coberto" pelos outros, pois mesmo para SS 75 W RMS seriam uma potência bem boa para bares.Abcs.
|
# ago/10
· votar
carlos adolphs Com toda ctz ele tem 25w, apesar de estar escrito 75 eu vi em varios sites que ele tem 25w. É muito fraquinho.
Igormusic DotCom Mauricio Luiz Bertola carlos adolphs Obrigado pelas sugestões e pela ajuda!
|
# ago/10
· votar
Pow, bora comprar outro amp né? ahuahiua
|
|
# ago/10
· votar
carlos adolphs É verdade cara, se for o de 25WRMS ele teróa que comprar 2 falantes de 12 pol. de 15WRMS e 16ohms. Abç
|
DotCom Veterano |
# ago/10
· votar
Se o ampli tiver 25 RMS, não vale a pena investir um centavo pra conseguir mais volume dele.
|
|
# ago/10
· votar
DotCom Concordo.... Abç
|
Igormusic Veterano |
# ago/10
· votar
É um amp de estudo e ele nos enganou o tempo todo hehe
Se for ficar com ele, compra um daqueles (se é que vende) suporte pra microfone... Não sei marca, modelo e nada dele... Acho que dá até pra fazer um...
É uma especie de barra de ferro que fica presa por cima do amp... você parafusa o cachimbo nele e o mic fica de frente pro falante...
Se alguém já viu ou souber quem fabrica, dá um toque aí porque eu tenho interesse também hehe economiza um espaço danado!!!
|
Igormusic Veterano |
# ago/10
· votar
Se alguém já viu ou souber quem fabrica, dá um toque aí porque eu tenho interesse também hehe economiza um espaço danado!!!
Achei algo parecido e bem mais profissional =)
http://www.audixusa.com/docs/products/CabGrabber.shtml http://www.ampclamps.com/default1.asp
|