Vibração das Válvulas (efeito cascavel)

    Autor Mensagem
    Aleister Blues
    Veterano
    # ago/10


    Já pesquisei e não encontrei nenhum tópico com essa dúvida específica:

    Meu mesa está com uma vibração chata, descobri que não era tratejamento e, usando a pesquisa, acabei localizando o problema, as válvulas vibrando e fazendo um ruído de vidro contra vidro. Fiz o teste com as válvulas do pré e está tudo ok.

    A dúvida: percebi que segurando com um pano e pressionando as válvulas de power contra o soquete o barulho acaba (com uma mão pressionei e com a outra hammer on na nota que mais barulha), imagino portanto que as válvulas estejam ok, então será que há como eliminar o ruído por algum método mecânico ou preciso trocar as válvulas? Já retirei as válvulas e coloquei de volta, tentando firmá-las bem e não resolveu, alguém pode ajudar?

    TonyBrux
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: TonyBrux
    · votar


    Aleister Blues

    É novo ? Se não for já trocou as valvulas ? Se sim, provavelmente o soquete da válvula tá froxo, leva num técnico pra dar uma apertada nele e creio que já resolva seu problema mas não é nada de grave, sério e caro não ... Só seria se por ventura necessitasse trocar os mesmos, mas aí o técnico te fala.

    Creio que é o mais aconselhável a se fazer mesmo, tratando-se principalmente de um valvulado e outra mano, Mesa merece um bom tratamento rsrsrs, leva ele pra passear, leva ele no técnico e faça ele feliz mano ...

    Abs.

    Ramsay
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Aleister Blues

    Pelo jeito o seu Mesa é combo, não?
    Então o que acontece é que talvez haja alguma solda fria nos contatos de uma das válvulas de potência, que precisa de resoldagem, e quando você aperta com o pano o contato é refeito.
    Leve num técnico de confiança e explique o problema!!

    Aleister Blues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Respondendo, é usado e é combo, um Nomad 55, tá em perfeito estado e funcionando muito bem, mas tem esse chocalho que não é em todas as notas mas atrapalha os ouvidos. Acho que os soquetes estão bem firmes, é só segurar as valvulas que o som fica normal. Se eu inverter as válvulas posso causar algum problema? Foi o único teste que eu não fiz, vi alguém falando pra fazer isso mas fiquei com medo. Pensei tb que as válvulas (uma vibra mais) já estão velhas (2002), e que estariam fazendo o ruído com a vibração normal do combo. Ocorre que elas estão bem alaranjadas e azulada, o que é bom sinal, e o som tá do caralho (tirando o rabo da maldita cascavel)

    Aleister Blues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Olha, os soquetes estão firmes pra caramba, fixos feito aroeira, o negócio é um tanque de guerra. Podem me dizer se a válvula vibra mais com o uso, ou podem estar amplificando vibração do pré? Pois, definitivamente, o barulho vem de dentro das mesmas. Ví em um site gringo que os caras colocam anéis de silicone em torno das válvulas, que derretem e se fixam, pois essa vibração é um verdadeiro vooodoo em combos.

    Aleister Blues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bom, pra trocar experiência: Uma das válvulas está indo pro pau mesmo, porque a luz interna oscila muito junto com o barulho, mas fiz uma gambiarra bem legal, coloquei duas juntas de injeção eletrônica em cada válvula (em volta), fixei tudo com silicone de alta temperatura e coloquei silicone nos pontos e fixação das válvulas e sob os grampos, com cuidado para não tocar os pinos e sempre com uma luva de pano. O ruído diminuiu muito, dá para esperar até que cheguem novas valves. Obrigado pelas ajudas.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Aleister Blues

    Isso é normal, com o tempo as válvulas começam a vibrar mesmo, como seu problema se resolve ao pressionar as válvulas, leva ao técnico e bota um retentor de válvulas como esse aqui, que deve ajudar.

    http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=26&categoria=120&subcategor ia=0&id=698

    Valvulas de potência se o amp tiver bem reguladinho podem durar décadas, em 8 anos tu só acaba elas se tu tiver fazendo um uso muito intensivo ou então com o amp desregulado (especialmente o bias, o que não é o caso já que os Mesa tem bias fixo). As vezes isso pode ocorrer pq as placas dilataram e ficam meio frouxas lá dentro, mas como tu disse que empurrando elas para, duvido que seja isso.

    lemingue
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Aleister Blues

    Isso é normal... em combo as power ficam "penduradas" e, dependendo do tipo de retentor, isso acontece... tem gente que resolve isso tirando eles... já tive um peavey c 30 e ele também dava esse som de cobra...

    Abs.

    Aleister Blues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Esse fórum é mesmo duca.. Obrigado pelas dicas. Acho que o ampli deveria vir com o retentor, como nas válvulas de pre dele, que tem uma cápsula com uma mola. Obrigado a todos.

    Aleister Blues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    nichendrix

    Muito obrigado, o retentor resolveu o problema, dá pra instalar com facilidade, no mesmo parafuso da presilha original. Valeu.

    AurélioB.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Olá, não quero abrir um novo tópico, entao......

    Aleister Blues
    Aonde você achou pra vender esse retentor das válvulas de power?
    Nesse site que postaram está indisponivel em estoque e o unico que eu achei é no MercadoLivre por R$15,00.. mas é absurdo pra um pedacinho de medal com 2 molas. Nos EUA vendem por 70 centavos hahaha.
    Valeu!

    Aleister Blues
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara, desculpa não ter visto antes, só um ano de atraso, mas vá lá, não achei em outro lugar, mas dá pra fazer até em casa, usei os parafusos do próprio amplifer para fixar. Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vibração das Válvulas (efeito cascavel)