Comparação de duas válvulas

    Autor Mensagem
    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10


    Pessoal, não deve ser nenhuma novidade para vocês as válvulas 6550 e KT88. Porém, o que eu estou querendo é fazer uma comparação entre o último lançamento (e dito como melhor) da válvula 6550 - SED SV6550C - (fábricada na Rússia) e a JJ/Tesla KT88 Blue Glass (esta última dizem ter um som mais britânico).

    Alguém já teve a oportunidade de tocar ou ouvir algo dessas duas válvulas? Já vi também comparações de 6550 com EL-34, na qual esta última possui um som mais agressivo e pesado. Acredito que essa EL-34 tenha sido comparada a um modelo inferior de 6550.

    Enfim, teriam como vocês falarem as características desses dois modelos de 6550 e KT88, e compará-las com a EL-34. Se conhecerem algum modelo superior em timbre, peso e agressividade das 6550 e KT88, podem falar!


    Valeu, gurizada, abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vinícius Iron
    Buenas, tchê gurí!Olha, comparar 6550 com KT88 é coisa meio complicada, e com EL34,mais ainda.Primeiro que a 6550 e a KT não são equivalentes diretas e assim sendo, se forem usadas em um mesmo ampli, haverá a necessidade de ajustes de polarização(bias) ou até mesmo impedância de trafos.A equivalencia delas fica mais na faixa de potência e só.Características que modificam timbre, como a distorção de projeto de cada uma, irão depender desse ajuste também.Portanto não seria uma comparação direta.Já a EL34, não se encaixa na mesma faixa de potência e valores de alimentação, sendo um capítulo à parte.No ouvido, seria próximo dizer que as válvulas européias(quanto ao modelo, não fabricação)Tipo KT ou EL são mais "Marshall" e as 6L6/6550 são mais "Californianas", clean, mais Fender.Abcs.

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs

    Aee, valeu pela resposta!

    Mas o negócio em questão é que sempre teve aquela rivalidade entre KT88 e 6550. Só que a minha dúvida seria naqueles dois modelos de 6550 e KT88, que são, respectivamente, a SED SV6550C e a JJ/Tesla KT88 Blue Glass. Eu já ouvi samples de 6550 comparada a EL-34, e a 6550 parecia ter uma distorção bem abafada e mais fraca... o negócio é que eu não sei qual modelo de 6550 era esse. Entretanto, a última lançada foi justamente aquela SED, que eu falei. Eu queria saber se tu ou qualquer outra pessoa já chegou a escutá-la para poder comparar a sua distorção com a de uma EL-34. Não sei se ficou eio confuso o meu texto, mas é mais ou menos isso.

    A JJ/Tesla KT88 Blue Glass também me interessa em questão de sonoridade...

    O fato é que eu queria comprar um JCM 800, e trocar as suas válvulas EL-34 pelas 6550 ou KT88, mas eu deveria saber se será correta essa troca, se eu vou conseguir uma distorção mais pesada, clara e agressiva que a EL-34. Toda a minha pesquisa na Internet me levou aqueles dois tipos de modelos de 6550 e KT88, e tem gente que ainda insiste que acha melhor as EL-34.

    Se puder dar uma luz aí, eu agradeço, hehe.

    :D

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vinícius Iron
    Esse é o problema, vc não pode colocar 6550 ou KT88 em um JCM800, os trafos não vão segurar a onda mesmo que vc só use duas válvulas.A6550C e a Blue Grass são apenas versões melhoradas, para uso profissional e com novos materiais internos.São indicadas na substituição das antigas.O problema principal é que o trafo de saída não vai casar e o de força não terá capacidade na corrente de alta(+B), pois a diferença da corrente de placa à plena potência é absurda.Toma cuidado, não é bem assim.Quanto à distorção tanto a 6550 quanto a KT88 são mais clean que a EL34.

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs

    Sim, mas não haveria possibilidade alguma de modificar o amp para o uso de uma KT88 ou 6550? Eu andei dando uma boa pesquisada na Internet e cheguei até as Genalex KT88 Gold Line, que dizem ser a maior obra-prima do homem em termos de válvulas. Se eu não me engano, o Kerry King usa uma KT88 (mas eu não sei qual o modelo).

    O negócio é que eu tava pensando em, quando eu ir pra Europa, eu comprar um JCM 800, que eles modificariam para mim, para usar 4 Genalex KT88 Gold Lion. Claro que esse cabeçote seria ligado a uma caixa 4X12 com falantes Electro-Voice EVM-12L Black Label (300 watts).

    Será que isso seria possível, sem causar algum futuro problema?

    wiskeria
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vinícius Iron
    bom meu caro, com muito dinheiro tudo é possível... entende?
    Se faz sentido o investimento em mudar os transformadores originais de um jcm800 e gastar mais uma fortuna em valvulas top "por que o fulano ou ciclano fez igual" só vc pode saber...
    Pq não compra logo um amp que usa 6550 ou kt88?

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    wiskeria

    Cara, mas, pra falar a verdade, eu nunca vi nenhuma marca de amp com uma 6550 ou KT88. O máximo que eu já vi foi 6L6 e 5881 (Mesa e Soldano). Os que usam 6550 ou KT88, geralmente, já são amps modificados totalmente por dentro para se adaptar a essas válvulas.

    O único jeito seria eu fazendo um Hand-Made, mas não sei se valeria a pena... não sei se os nossos hand-mades fariam justiça a arquitetura de Marshalls, Laneys, Mesa e Soldanos da vida...

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Vinícius Iron
    Cara, mas, pra falar a verdade, eu nunca vi nenhuma marca de amp com uma 6550 ou KT88.
    Vinícius, na boa, sem segundas interpretações, vc está se baseando em "alguém disse isso", "alguém falou aquilo", citações de nomes maravilhosos e pomposos, estado de arte e coisas do gênero.Isso necessáriamente não indica que tenham pleno conhecimento das coisas.Nem eu tenho...O indicativo disso é sua própria citação que eu coloquei no cabeçalho da resposta.Meu amigo, práticamente todas as grandes marcas tem modelos com 6550 ou KT88.No Brasil tem Meteoro, Warm(antigo),Maverick e até os legendários Douvox Giannini 240.Tem Mesa, Marshall,Bugera, Ampeg, e por aí vai, que se vc pesquisar nos sites, verá que todos tem modelos destes.No seu caso por exemplo, pra que modificar um JCM800, com trafos e válvulas?Compre um Maverick nacional que já tem tudo isso de fábrica.Pense bem e não se iluda com as conversas de revistas.A experiência tem que ser sua, e leva alguns anos para ficar bem definida em seu ouvido.Abcs.

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs

    Cara, realmente era fora de meu conhecimento esses amplis com 6550 e KT88, que tu citaste. Tudo do que eu vi se resumia muito às marcas mais famosas (Marshall, Laney, Mesa/Boogie, Soldano, etc).

    De fato, muito do que a gente sabe sobre válvulas é do que nós lemos em revistas e na própria Internet. É até bem difícil achar alguém, em território nacional, que já tenha tocado tanto com 6550 quanto com KT88. Vou dar uma olhada nesses Maverick que tu falou. Mas sabe que mesmo na Internet, às vezes, o material que a gente procura é escasso. Agora, tô tentando achar características e diferenças entre 3 válvulas para o meu ampli - Genalex KT88 Gold Lion, KT90 e KT100. Se tu ou algum outro membro souber sobre essas três, postem aí! Tô quase me decidindo nas válvulas...

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparação de duas válvulas