A Superioridade da Amplificação Single Ended

Autor Mensagem
informal
Veterano
# abr/10


Os circuitos de amplificação Single Ended a válvulas foram os primeiros na história do Som e do Cinema. Estes serviam para amplificar as grandes colunas Open Baffle e de Corneta que surgiram nos primórdios do Cinema Sonoro em diferentes lugares do Mundo. As Western Electric na América, as Klangfilm na Alemanha, as Vitavox em Inglaterra são alguns dos melhores exemplos dos grandes sistemas de som alguma vez fabricados! Bastavam os 3 a 10 watts de potência dos amplificadores SE para encher de som uma sala para 500 ou mais pessoas. A altíssima qualidade destes primeiros equipamentos torna-os únicos e hoje são peças de culto que não têm preço no círculo dos conhecedores e apreciadores. Porquê que será?...
A amplificação SE é a forma mais simples e mais pura de amplificar o sinal musical. Apenas com uma válvula de saída se amplifica todo o sinal em fase, sem o manipular, sem destruir a sua coerência e sem introduzir distorções de fase. A amplificação Push-Pull que aparece mais tarde na história do Áudio, visava obter unicamente mais potência de saída, possui e necessita de duas válvulas para amplificar o sinal ao contrário da amplificação SE. No Push-Pull o sinal é dividido ou "partido" pelo inversor de fase para criar um sinal fora de fase, assim uma válvula amplifica o sinal em fase e a outra o sinal fora de fase que depois na saída são combinados. O problema é que este circuito desintegra "o todo" e utiliza duas válvulas que nunca são completamente iguais uma à outra e que inevitavelmente amplificam o sinal de forma diferente, introduzindo distorções temporais. Por sua vez o inversor de fase não é cem por cento perfeito e introduz também distorções de fase. Facilmente se percebe que esta forma de amplificação tão divulgada e usada pela maior parte dos fabricantes de Áudio é muito mais complexa e manipuladora do sinal Musical do que a amplificação SE. Compreende-se que o nosso ouvido e o nosso cérebro detectem os cortes e as colagens que o sinal musical sofre por esta forma de amplificação. O resultado é um som, duro, metálico, comprimido, agressivo, cansativo pouco envolvente e natural!
Poderá existir sem dúvida fabricantes de Áudio a produzir circuitos Push-Pull com qualidade sonora, mas quando se comparam por exemplo com um WAVAC ou um VIVA tudo o que descrevi fica claro como a água!

Muitas são as vantagens dos circuitos SE que podem ser desenvolvidos de uma forma mais simples, com menos componentes no sinal e sem o manipular. Há mais possibilidades de cometer erros num amplificador com um circuito mais complexo do que num circuito simples como é a amplificação SE. Porque todos os componentes passivos afectam o sinal, é fácil concluir que quantos menos componentes melhor e mais "intacto" fica o sinal musical. Outro aspecto importante na amplificação SE é que este não cancela harmónicas no som ao contrario da amplificação Push-Pull que devido ao seu funcionamento e divisão do sinal reduz as distorções harmónicas e as harmónicas de 2ª ordem no som Musical. Isto cria uma espécie de desequilíbrio harmónico o qual é muito menos agradável ao ouvido humano do que o aumento das harmónicas de 2ª e 3ª ordem que o SE produz. Pelo contrário o SE produz um som muito mais agradável ao ouvido pois ao não cancelar harmónicas reproduz o som de uma forma mais real e harmonicamente natural pois as harmónicas fazem parte da natureza e do timbre dos instrumentos musicais. Acrescentando harmónicas à musica é como reproduzi-la simultaneamente em outras oitavas o que irá melhorar a percepção dos timbres dos instrumentos das subtilezas e dos detalhes no som musical.

Fonte: http://www.audiovoice-acoustics.com/forum/showthread.php?t=655

emaniox
Veterano
# abr/10
· votar


Amplificadores SE me soam também melhores do que Push Pull, mas tem alguns pontos deste texto que sao questionaveis:

A amplificação Push-Pull que aparece mais tarde na história do Áudio, visava obter unicamente mais potência de saída
Amplificadores PP sao mais eficientes do que amplificadores SE. Isto é, eles transformam em som uma parte maior da energia elétrica gasta.

Muitas são as vantagens dos circuitos SE que podem ser desenvolvidos de uma forma mais simples, com menos componentes no sinal e sem o manipular
Isto simplesmente nao faz sentido. Qualquer circuito manipula o sinal.

ao não cancelar harmónicas reproduz o som de uma forma mais real e harmonicamente natural pois as harmónicas fazem parte da natureza e do timbre dos instrumentos musicais
Quanto menos harmonicos o circuito introduzir, mais real será a reprodução do sinal. Harmonico neste caso é por definição a adição de um sinal que nao estava lá. Acontece que a distorçao, neste caso, é agradavel.

Sei lá. FLw.

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Amplificadores Single Ended tem um problema sério: São ineficientes DEMAIS.

Não dá nem pra pensar em ter um amplificador SE com uma potência razoável sem que ele seja um trambolho enorme.

Não vou repetir tudo o que o emaniox falou: só assino embaixo. E +1 pro post dele.

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Bastavam os 3 a 10 watts de potência dos amplificadores SE para encher de som uma sala para 500 ou mais pessoas.
Claro... Não tinha nada melhor na época pra servir de comparação...

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Se eu tivesse um SE de 15w ficaria extremamente feliz...

Existe de 15w? É possivel?

emaniox
Veterano
# abr/10
· votar


Claro... Não tinha nada melhor na época pra servir de comparação...
e todo mundo ficava quietinho naqueles tempos, nao ficavam dançando rebolation freneticamente...

emaniox
Veterano
# abr/10
· votar


ogner
Existe, com valvula kt88 se consegue 20W, mas nao tenho ideia do tamanho do transformador de saida.

Projeto de ampli SE 20W

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


emaniox

Achei um tal de super single ended...Mas nao saco muito de construção.

http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar


Por ser meio noob em questões técnicas de Amp, fiquei meio perdido em algumas partes, mas parece legal esses esquemas.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Vejam como a discussão de SS x valvulado pode evoluir para SE x push-pull. Daqui a alguns anos pode aparecer uns caras falando "amplificador push-pull é tudo uma merda, bom mesmo é um SE".

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

ogner


Desculpem minha intromissão e se vcs me permitem minha humilde opinião participativa tenho a dizer que, já ouvi o som de um desses amps quando criança na década de 70, meu pai montou um para usá-lo de forma didática pro meu irmão. Voltei à infância agora! Me lembro bem do som, é marcante, as baixas são pobres, mas os médios e os agudos são maravilhosos, gostaria até de ter um também em casa (como audiófilo que sou). Mas quando for tocar em um lugar onde os níveis de ruídos estiverem acima da pressão sonora que ele pode oferecer, ele não será mais ouvido, "tornando inviável o seu uso". Mas por outro lado (para agradar ao saudosismo) se construirmos vários amps um para cada falante, supondo, 04 de 15W, já seriam 60w, porém teríamos que contratar 02 caboclos fortes pra carregar o troço. Então, será que não existe uma forma de construir esses amps com a tecnologia que temos hoje é possível ?
ABçs

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Hahuehuhae. Pensei nisso tb...Valvulado bom é valvulado SE, o resto nao presta!!! Daqui a alguns anos?? Daqui a apouco aparece um topico desses por aqui..se ja nao apareceu...hehehe

Russetwolf
Eu tenho um SE de 6w ( 12x7 e EL84 JJtesla) e um P. Pull de 20w... Adiquiri o SE para estudo e sons em casa, sem perder a qualidade das valvulas que tanto gosto. E o que sinto é que o SE é realmente um som mais direto. Mas cada um tem seu espaço e são apenas opçoes diferentes que dependendo da ocasião um vai ter mais serventia que o outro...

Mas eu realmente gostaria de ter um SE de 15 a 30w que fosse viavel e fiel a construção orginal.

Pode ve-lo em ação aqui ó:
http://www.youtube.com/watch?v=lAJsbau3Nj8

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


ogner

Muito bom!!!!!

O Mí do baixo tremeu tudo aqui. Mas da pra perceber a clareza e definição do amp.
Agora o que me chamou atenção foi o entrosamento da dupla, excelente cara.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Uma pergunta: o termo single ended vem do fato de o power ter uma válvula só; então qual é a origem do termo push-pull?

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Achei isso no Wikipedia, mas nao explica a origem do termo.

Os valvulados podem ser montados em topologia Single-End, onde apenas uma válvula amplifica todo o sinal, mas com baixo rendimento (classe A) e com topologia Push-Pull onde pares de válvulas são conectadas ao transformador de saída de forma que cada válvula de cada par amplifique apenas um semi-ciclo (positivo ou negativo) do sinal de áudio. São muito usadas válvulas pentodo de potência como elementos de saída tais como KT88, KT66, 6550, EL34, EL84,6L6 e 6V6 entre outras.


ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Eu tenho um single ended de 10w, para tocar em casa é bom o bastante.

emaniox
Veterano
# abr/10
· votar


pensa num cara serrando uma arvore com aquelas serras enormes.

Quando tem um cara numa das pontas fazendo todo o movimento, é single ended.
QUando tem dois caras na mesma ponta, é single endend em paralelo
Quando tem um cara em cada lado da serra, é push-pull.
Quando tem um cara em cada lado da serra e ambos os caras empurram e puxam a serra, é push pull classe A.
Quando tem um cara em cada lado da serra mas tem uma parte do movimento em que um dos caras descansa, é classe push pull classe AB.
Quando tem um cara em cada lado da serra mas somente um cara puxa por vez, é push pull classe B. Só que é dificil fazer isso em amplificadores porque, se um dos carinhas titubear por um instante, a serra para, e dá zica.

OUtra: Se tiver um cara só de um lado da serra, só pode ser classe A, porque se ele parar, a serra para e nao fez todo o movimento.

Flw.

Beatlemaniac
Veterano
# abr/10
· votar


ogner
esse Acedo 276 eh com falante de 12' ?

puta que o pariu, que timbrão hein ? aheuheuhe

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar


emaniox
interesante o modo de explicação
vlw +1

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Beatlemaniac

É opcional. Tem 8" e 12"...Peguei o de 12".
Valeu.

emaniox
Hehehe, bacana a explicação!

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


emaniox

Analogia brilhante, quando crescer quero ser igual a vc. Merece o meu ponto.
abçs

Intrueland...
Veterano
# abr/10
· votar


Galera, 2 Dúvidas:

Os 276 e 296 são All-Tube?

Com um 276 e 1x12´ é possivel alcançar um timbre limpo e alto suficientre para shows com 150/200 pessoas?

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Existe de 15w? É possivel?

Sim, é possível... Mas o custo superaria demais o benefício.

Russetwolf
Então, será que não existe uma forma de construir esses amps com a tecnologia que temos hoje é possível ?

As vezes eu fico a matutar sobre essas questões... Enfim, se conseguirmos fazer uma fonte chaveada pra alimentar o valvulado, metade do custo absurdo/peso vai embora. Daí simplificaria bastante a vida.

Mas nem tudo são flores, e imagino que isso não tenha sido feito ainda por algum motivo. Porém, é algo a se pesquisar.

PARA QUEM QUER ESCLARECER SOBRE CLASSE A, B, AB, PUSH-PULL, SINGLE ENDED, CLASSE C, ETC ETC ETC...

http://en.wikipedia.org/wiki/Class_B_amplifier#Class_A

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Esta é pra pensar, não poderíamos usar os mosfets pra tentar reproduz o sistema com um custo benefício legal e peso muitíssimo reduzido. Se chegarmos próximo da qualidade sonora, já seria um grande passo pra galera. Confio na tua capacidade graduado garoto!!!!!!!

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf
Prés baseados em mosfets e jfets tem aos montes... na boa, já montei uns 2 e a saturação deles não é bonita não. Ótimos buffers, com Zin acima de 1 Mohm, mas pra distorcer... eca.

Quanto a power com mosfets, não é difícil de encontrar. Alguns amplis de contrabaixo utilizam. Mas também a distorção deles não é musical tal qual os valvulados.

Pra se aproximar, os simuladores digitais fazem um serviço melhor que tentar reproduzir as nuances das válvulas com transistores...

Jinkxs
Veterano
# abr/10
· votar


Os Blackheart são um exemplo:

O de 5w é single ended

http://www.blackhearteng.com/bh5112.html

O de 15w é push/pull

http://www.blackhearteng.com/bh15112.html

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Como sempre muito verdadeiro e centrado.
Tenho que concordar com vc a respeito da sonoridade dos ampstube eles tem uma ambiência muito boa.
Bem, vou fazer como Jack o estripador, vou por partes que o assunto é longo, tenho um amigo que toca bateria, baixo, violão, guitarra, gaita e tira sons até de caixa de fósforo, o verdadeiro e único "one man band" e só toca com valvulados e guitarra pra ele é Gibson, se for contrariado xiiiiiiiiiiiiii, fica uma fera, mas é um ser único e eu o admiro.
Então, de acordo com a bíblia do musico "no inicio era só válvulas e o som se fez", "Bem aventurados os que usam os valvulados, pois herdaram o palco" e só o palco mesmo!!! Vou te apresentar agora o irmão do Zé das couves, "Engenheiro de som" faz um alinhamento de PA perfeito, seu equipamento é de ultima geração com amps classe AB e H de 5000W, totalmente transistorizado. Quem estiver próximo ao palco até ouvirá as maravilhas que são irradiadas deste altar (os afortunados). Mas para os mais afastados só ouviram o som do PA que, diga-se de passagem, o irmão do Zé equalizou a guitarra rapidamente porque vc é a terceira banda a tocar e a fila tem que andar. As pessoas próximas ao palco e sua vestes impediram os pequenos comprimentos de onda, de dispersão direcional, cheguem até a estes ouvintes, mesmo porque este não tem pressão sonora para tal. Como diz meu filho " Eu subo no palco pra me divertir, quem quiser se divertir comigo que me acompanhe" isso por influência de um certo amigo. Acho que pra refletir leia o que está lá.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/404-qual-o-m elhor-som-valvula-ou-transistor-art016.html
Não só ele como outros dizem a mesma coisa. A tv a válvula tinha imagem melhor do que as de plasma e led, mas hoje em dia é inviável, não imagino minha sala com uma 42"com válvulas. A formação acadêmica nos faz refletir e andar com as próprias pernas, se ficarmos parados e não arrumar uma forma de reinventar, de nada adiantou o esforço, ai quando os gringos aparecem com espelhinhos, batemos palmas pra eles. Façamos antes que eles façam. A grande maioria dos brasileiros não tem condições de ter um valvulado com preços estratosféricos, nem as contas de luz que advir do uso, mas querem tocar e tem talento pra isso.
Reflita, depois tem mais.
Abçs

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf

Muito bom o texto!! Ate relevei sua implicancia com os valvulados!!!

ahuehuahuhea...

Brincadeira!

Abço.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


ogner

Não tenho magua do que fez, me fez refletir melhor até agradeço.
abçs

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


ogner

Amigo não é implicancia, eu tenho amptubes também e amo de paixão mas é porque tive a oportunidade de ter, Quantos não poderão ter, ja pensou na questão da oportunidade.

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Superioridade da Amplificação Single Ended