Peavey Bandit com defeito estranho

    Autor Mensagem
    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF


    Olá!


    estou com uma duvida com meu Bandit.

    Eu uso drive só no meu jackhammer e do SD-1, e funciona bem.
    Separados eh de boa. Mas qndo ligo eles juntos com mto ganho, nao sei...sinto como se o som rachasse um pouquinho. e sobrassem agudos (mesmo deixando pouco na regulagem). Eu realmente sinto o som dando uma rachadinha. Mas leve.

    agora...a distorçao do amp mesmo. Eh impossivel de usar. Tentei regular d todos os jeitos, mas nao ta rolando. Ela eh rachada, horrivel. e eu sei q nao eh ruim a distorçao desse amp. (o meu eh um bandit usado, da primeira ou segunda geraçao).

    E bom, o clean do amp está perfeito. impecavel. Um dos cleans mais lindo q ja ouvi hahaha.

    o q será q esta acontecendo? Eh possivel o canal clean do amp fucnionar perfeito e o canal distortion estar dando pau assim? Ja tentei d tudo, e realmente é defeito dele, pq esse amp tem um drive mto bom normalmente.
    qual sera a causa?qq eu posso fzer?

    PROBLEMA 2 AGORA:


    Qndo "exijo" mto dele, tipo...volume alto tocando por mais d uma hora, começa a dar um problema bem tenso com o amp.
    Principalmente qndo toco em casas mais agudas e com ganho alto (ou volume alto), cada nota q eu toco dá um barulho estranho junto. Sabe oitavador? parece algo assim. Bem bizarro. Logo apos tocar a nota (e soh acontece nas mais agudas).
    Eu toco a nota, e logo em seguida vem um zumbido junto (sai tanto nota qnto zumbido).


    alguem tem alguma luz?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Up

    KillerOfNight
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Fla vey, tipo o problema um, e que isso rola direto quando voce liga um Distortion com uma outra distorção, ate com Mesa Boogie da esse problema... Agora o problema da distorção do amp, interno... Não conheço bem este amp, se ele for valvulado pode ser que seja nas valvulas ou no BIAS... agora se for transistorizado, ja ta na hora de dar uma geral nele..

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    KillerOfNight

    hmmm, o bertola disse q pode ser algo da frequencia dos dois pedais, e eu tenho q achar a regulagem q nao de essa "rachada".
    Mas entao seria algo comum, e nao defeito ou componente indo pro pau?

    KillerOfNight
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Não isso do problema de frequencia e verdade direito de uma musica pra outra em ensaios tipo uso o Distortion como distorção geral do amp... ai em outra musica preciso usar ele como booster da distor do amp ai esqueço ai fica aquela barulhera ai tenho que parar pra regular...

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Se o seu for o Bandit 112 com Transtube, como o meu, é assim mesmo!!
    Não sei quanto aos antigos, mas a distorção do meu é sofrível, ao contrário do canal clean que é limpido e perfeito!!

    O meu tem 2 entradas, low e high e sempre que ligo pedais ou pedaleira nele, conecto sempre na entrada low e daí não dá problema nenhum no som que fica perfeito!!

    Atualmente, eu nem estou usando mais o Bandit, pq o meu Orange Tiny Terror+Celestion Vintage 30 dá um banho tão grande nele, que o Bandit foi pra reserva tipo backup!!

    O que não pode é vc ligar pedais no Bandit e acionar o canal Lead pq aí dá zebra!!!!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay

    é da serie transtube sim!
    Eh, a distorçao nao tem jeito mesmo pelo visto. Eh bem tenso mesmo hahahahaha

    liguei numa loja q conserta amps, o cara disse q se for problema d falante, eles cobram 70 reais pra consertar o sheffield. Espero que seja só isso o problema.
    Vou esperar ficar mais cronico e dai envio hahaha

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    É, com certeza, o seu alto falante Sheffield, está com a bobina móvel (gasta) arrastando no núcleo do imã e daí dá esse harsh!!
    O meu (comprei novo em 2001) usa o tal do Blue Marvel que tem o cone bem fino e não responde bem aos graves, mas pra mim tá bom!!

    O cara da loja vai trocar a bobina móvel do seu alto-falante Sheffield e manter o mesmo cone, mas, quando for pegar o alto-falante, faça o teste com a mão de empurrar de leve com as mãos o cone pra baixo e ver se o cone não roça no núcleo do imã!!
    Ou seja, pressionando o cone pra baixo não tem que ter barulho nenhum, entende??

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay

    eu tenho q fazer essa troca urgente? QQ pode acontecer se nao trocar logo?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Se vc não trocar logo, nada vai acontecer!!
    Mas, vai continuar com o mesmo som harsh e arrastado típico de um cone roçando no núcleo, mas, algum dia a bobina do alto falante vai abrir e daí não vai ter mais som nenhum!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay
    Motoboy From Hell-SDMF
    Meus amigos, não existe a coisa de o ampli estar com som bom no clean e o alto-falante estar ruim.O que deve estar acontecendo e isso existe, é que o que esquenta e ferra alto -falantes é o excesso de distorção.Eles pifam mais por distorção do que por potência.Isso ocorre com o "clipping" do sinal em cima do power.Vc ter um efeito de distorção em que o sinal já chega distorcido, porém em nível normal para o power tudo bem.Agora, clipar o power é fatal para alto-falantes.A tal "distorção" de power é a causa de muito show com pilhas de caixas torradas.Bom pra quem tem grana pra botar fora.Não deixa o pessoal mexer no teu Sheffield, senão nunca mais será o mesmo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs
    Falou, e disse!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
    · votar


    carlos adolphs

    Bom, levando em conta q eu uso pedais de drive, nao teria pq eu estar ferrando o power? (Sendo q eu nem uso mto ganho).

    Sera entao q, o antigo dono, abusava da distorçao do amp e fodeu ele?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Se abrir demais o master, vai clipar o power, assim como excesso de sinal dos pedais.É uma questão de dosar corretamente.O que parece, por sua afirmação no post inicial, é que vc está com uma oscilação parasita em função de excesso de ganho do conjunto.Tenha em mente que usar pouco ganho físico, no botão é uma coisa, ganho eletrônico é outra.Se um pedal dá um ganho de 3 X no sinal e vc coloca em série com outro de 5 X o ganho total é de 15 e não de 8 como poderia parecer (3+5).Vc está tendo uma realimentação de alta frequência, que explica os rash e o excesso de agudos.

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs


    Isso ocorre também quando se usa 1 pedal de distorção junto com a distorção do amplificador (ss)?
    Por isso que não se deve misturá-las (drive/distorção do ampli + pedal de drive/distorção?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    rafael_cpu
    Sim, ocorre, pois o efeito da distorção se obtém saturando a entrada de um pré, até o ponto em que ocorre o clipping, usa-se neste caso, pequenos diodos em contra-polarização para forçar o início desta clipagem antes da saturação completa do pré, para que não sejam necessários valores altos de voltagem para o efeito.Valores muito altos de sinal após o clipping podem danificar os diodos, fazendo com que essa proteção acabe e o seu ampli passe a apresentar sons de taquara rachada pela sobre-saturação dos prés, como o descrito pelo titular do post.Somado a isso, o povo ainda usa aquelas fontes paraguaias multivoltagem, compradas no camelô, que para funcionarem bem precisam de carga constante, que não é o caso dos pedais de drive, gerando picos de voltagem sobrepostos aos sinais e que são verdadeiros venenos para os aparelhos em geral.Se a maioria verificar, certas panes aparecem depois que os amigos experimentam gambiarras digitais com fontes paraguaias.Os diodos dos drive vão pro saco e aí a culpa é dos alto-falantes...dos amplis que são ruins...É isso aí!

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    Ou seja, além do cuidado com as fontes, não é recomendado o uso de mais de um drive (sejam dois pedais, seja o drive do ampli (ss) + drive de pedal)?

    E, Carlos... o uso apenas do drive do ampli, mas ao máximo (knob do gain/drive no máximo MAS com volume bem baixo: uso em apartamento e tal), também pode causar esse problema, ou isso já é previsto pelos projetistas dos amplificadores de modo que não causa o problema?

    E nas mesmas circunstâncias mencionadas, mas com volume médio?

    P.S. obrigado pelas informações.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    rafael_cpu
    O uso do gain/drive do ampli no máximo, sozinho, não acarreta problemas maiores, pois vc está entrando no ampli com o sinal de baixo nível da guitarra(algo em torno de 50 mV(milivolts)) e portanto tudo está dentro do permitido.Agora, se vc acrescentar um pedal no talo, pense que se a fonte do pedal é de 9 Volts, considerando a queda interna nos integrados de silício, vc poderia ter sinais de até 8,4 V com fonte simétrica e 4,2Volts com fonte simples(maioria dos casos), sendo assim, teria sinais cerca de 90 X mais do que o normal.Lógico que em equipamentos de qualidade, isso é previsto e muito é limitado, para que não aconteça, porém estas proteções podem ter sido danificadas pelas fontes paraguaias.E aí... e mais alguns ZOOM 505(terrível), teu ampli vai pro vinagre!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    opa, cara, tuas informaçoes estao sendo preciosissimas, mto obrigado!

    Bom, olha como eu uso os drives:

    Jackhammer deixo ganho (de 1 a 10) no 4 e volume no 5. E o SD-1 eu deixo ganho as vezes no 3 e as vezes no 6, e volume no 5.
    Separados é susse, juntos o bicho pega. Com essas configuraçoes, pode estar rolando isso q vc disse da clipagem;?

    *ah, sobre a fonte> a minha é bem boa. um cara q faz amplis q construiu pra mim*

    abçs! e MTO obrigado mesmo

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Sim o problema está aí.O ganho de entrada do primeiro pedal vc pode usar no 10, mas o volume, que é a saída, tem que ser o mínimo necessário, 5 é muito.O mesmo vale na sequencia para o segundo pedal, pois como o sinal já vai chegar sujo e em alto nível, no 3 já estará sobre-excitado.Vc não está notando pois a distorção está estabelecida e seu ouvido não tem definição suficiente para notar a diferença.Faça o seguinte:Liga só o primeiro pedal e estabeleça uma distorção legal e não muito alta usando mais o controle de distortion e menos o de ganho.Agora ligue só o segundo pedal e e faça o mesmo, deixando o volume em 2, após estabelecer uma distorção legal.O ganho deixa em zero (2º pedal).Muito bem, agora ligue o primeiro em série com o segundo e vá lentamente dando o ganho até escutar a guita no volume normal que vc usa.A finalidade do 2º pedal é dar um boost em frequencia e distorção, mas não em ganho.Se isto estiver acontecendo, é uso inadequado da configuração.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
    · votar


    carlos adolphs

    nao entendi uma coisa.
    Os meus dois pedais de drive tem o controle "volume" e "gain". Nao entendi qndo vc fala separado "distorçao" e "ganho".

    oh a forma q eu ligo:


    amp> jackhammer > SD-1 > guitar


    pelo q entendi, por ex;
    to tocando com o SD-1. dai vou solar, e dai pra deixar o som mais parrudo, eu ligo o jackhammer junto. Soh q, como o pedal SD-1 ta com volume alto jah, eu ligo o jackhammer com o volume pela metade tb, vai um sinal mto forte pro amp. isso?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    OK, no SD-1 Dá drive e tira level, no Jackhammer põe pra OD volume no 2 e ganho Zero, iniciando após ligar o SD-1 a dar ganho aos poucos no Jack, bass e treble no meio, Contour vai variando para tirar os agudos.Mais ou menos isso.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    opa! amanha mesmo vou testar isso (moro em predio, agora fica complicado)

    Agradeço muito mesmo! salvou minha vida (e meu falante)

    hahahaha dpois eu posto aqui o resultado!

    desculpa se fui mto chato nas duvidas!

    abçs =)

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    carlos adolphs
    O uso do gain/drive do ampli no máximo, sozinho, não acarreta problemas maiores, pois vc está entrando no ampli com o sinal de baixo nível da guitarra(algo em torno de 50 mV(milivolts)) e portanto tudo está dentro do permitido.Agora, se vc acrescentar um pedal no talo,

    Então, mesmo um pedal compressor ou algum modulador influenciam ou refere-se apenas a pedais de drive/distorção?

    Fico imaginando uma cadeia de 4 ou 5 pedais qual seria a influência...
    Surgem 2 dúvidas:

    O número de pedais influencia naquela conta (guitarra 50mV+ 1 pedal 4,2V), ou seja, a cada pedal adicionado soma-se 4,2V ao total?

    O volume de cada pedal da cadeia (level knob) influencia também?

    P.S. Obrigado, amigo Carlos, por compartinhar informações relevantíssimas conosco.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    rafael_cpu
    De maneira alguma, o conjunto de pedais irá ferrar com o ampli(só acontece naquele caso de vc dar master demais e clipar o power), mesmo que vc ponha 10 deles, os valores só se somam se todos estiverem com o volume no talo,porém limitado aos 4,2V máximos de saida(claro, pois a alimentação é 9V simples).O que pode acontecer é que se vc não ajustar corretamente(acontece direto), cada um deles vai tomar 4,2 V do anterior, um saturando o outro sucessivamente.Os pedais tem proteção contra isso, não vão estragar, porém vc não consegue timbrar.Cada pedal tem que ser ajustado de modo que quando sózinho, tenha a mesma intensidade da guitarra pura, acrescentado o efeito.Quando ligado o pedal(is) seguinte(s), pode ter um leve aumento de volume, acrescido dos efeitos pretendidos.As pedaleiras digitais processadas fazem isso de graça pra vc,porém os pedais tipo "latinha", não.É muito frequente eu ter que abandonar a mesa de palco para auxiliar os guitarristas a timbrar os seus pedais, pois eles vem com o ajuste de casa e ao encontrar configuração diferente no palco, não conseguem chegar lá, com raras e honrosas excessões, é claro.Tem um cara aqui na cidade chamado André Carpes(famoso Cebola), que consegue timbrar até rádio de pilha...O que determina a voltagem que chega de sinal ao ampli é o ultimo pedal da série, porém a mutiplicação dos ganhos entre eles continua acontecendo, causando aquele indesejável efeito Larsen(microfonia) das guitarras no talo, quando então o guitarrista olha pro operador de mesa de retorno, como diria Raul Seixas "- com cara de veado que viu caxiguelê", achando que a culpa da microfonia é do operador.God save our souls!

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    Que aula, hein?
    Vou atentar-me para isso de agora em diante.

    Obrigado, mais uma vez, Carlos!

    Abraço.

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Já li aqui no Fórum que muitos amplificadores ss produzem o drive não clipando os transistores, e sim com circuitos como aqueles que existem em pedais de distorção, e que nestes casos não haveria problema de adicionar ao drive do amplificador um pedal de overdrive/distortion (desde que levando em conta tudo que você já mencionou, Carlos, ou seja, atenção ao level do pedal etc.).

    Pergunto:
    Isso é real mesmo?
    Como saber se o amplificador foi construído com esses circuitos?
    Existe alguma informação específica que eu possa consultar no manual?

    Meu amplificador é um Crate FW120/GTD212.

    Abraço.

    I.D
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Pesquisei, pesquisei e não achei, meu Peavey simplismente não sai som, ele liga normal,até quando desligo com um volume alto ele dá um PLOC! como se estivesse normal... de vez em quando ele sai som normal, agora mesmo antes de criar esse tópico, decidi abrir ele todo, tirei tudo, falante , cabeçote, tirei até o reverb de mola, limpei tudo, menos componentes, pois estou sem alcool isopropílico, só tenho wd-40, depois dsso liguei e o danado nao saiu som, resolvi deixar ele ligado aqui do lado, liguei a guitarra e bam tá saindo som, quando acontece isso ele fica funfando até eu desligar, mas ae na hora de religar é outra dor de cabeça.

    resumindo:
    -Limpei tudo
    -cubo liga normal, ate na hora de desligar faz um barulho(ploc)
    -timbre normal
    -de vez em quando ele sai som, se começa a tocar, fica até desligar(não para do nada quando está ligado, só antes de ligar)

    Alguem ja viu algo parecido pra me ajudar a arrumar o bixo?

    Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peavey Bandit com defeito estranho