Qualquer amp DSP é todo digital?

    Autor Mensagem
    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/09


    Explicando melhor minha dúvida:

    - Num amp DSP o sinal analógico da guitarra só é digitalizado quando ligamos um efeito ou mesmo no canal clean ele passa por AD/DA?!

    - Se der pau no processador de efeitos eu perdi o amp?

    - Existe um "limitador" digital pra limitar o volume e não saturar?

    Bog
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fill.zanchez

    Vamos lá...

    - Num amp DSP o sinal analógico da guitarra só é digitalizado quando ligamos um efeito ou mesmo no canal clean ele passa por AD/DA?!

    Não entendo de projeto de amps, mas falando de alguns modelos específicos, sei dos Vox Valvetronix (eu tinha um), que têm TODO o timbre produzido por simulações digitais e um circuito valvulado e dos Roland Cube (eu tenho um), que são todos digitais (até o EQ). Isso quer dizer que, ao menos nestes casos, o som sempre é digitalizado.

    - Se der pau no processador de efeitos eu perdi o amp?

    Novamente, falando naqueles modelos específicos, a resposta é um: muito provavelmente, sim, já que o conserto muitas vezes sai tão caro que não vale a pena.

    - Existe um "limitador" digital pra limitar o volume e não saturar?

    Em amps com simulações, pode haver compressão da mesma forma que em pedaleiras (teve um tópico sobre isso recentemente). Mas acho que isso não deve ser uma preocupação para você: é só tomar cuidado com o nível das entradas. Lembre-se que mesmo em amps transistorados tradicionais - assim como em boa parte dos digitais - jogar níveis absurdos de sinal (algo que não deve ocorrer se você usar somente a guitarra) faz o amp clipar, dando estalos que indicam que obviamente algo está errado.

    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bog
    Não poderia ter respondido melhor! Obrigado cara!!!

    Roland Cube (eu tenho um)

    Já vi em alguns tópicos que você gosta deste amp e pensava em comprar, porém tinha desistido. Comprou quando?

    Bog
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fill.zanchez

    Eu tenho um Micro Cube há uns 4 anos. Depois de muito testar o Cube 30X e outras opções, preferi ir de valvuladinho mesmo, mas o Micro Cube ainda tá lá na casa da minha mãe.

    Eu na verdade só não comprei o Cube 30X porque o falante dele não tem resposta plana - é um falante de guitarra, afinal de contas - e ligando uma mesa de som ou tocador de MP3 na entrada auxiliar, o som da voz fica abafado e encaixotado. Fora isso, eu tenho condições de montar um set um pouco melhor, mesmo que pagando mais. Mas se precisasse jogar fora tudo e ficar apenas com um amp mais barato, compraria um Cube, um Vox DA ou um Vavetronix (todos digitais!). ;)

    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bog
    é um falante de guitarra, afinal de contas - e ligando uma mesa de som ou tocador de MP3 na entrada auxiliar, o som da voz fica abafado e encaixotado.

    Vou comprar um Crate FW15R e ele têm entrada extra pra um MP3 Player por ex. Com o tempo estraga o falante esse tipo de som?

    Bog
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fill.zanchez
    Com o tempo estraga o falante esse tipo de som?

    O meu Micro Cube não deu problema.

    Digo, o falante não estragou. Estragou o som, hahaha. (o som fica pior do que em boas caixinhas de PC!)

    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bog
    O meu Micro Cube não deu problema.

    Pois é, imaginei mesmo que se estragasse o falante os caras não iriam colocar tal recurso no amp xD

    Valeu pela atenção aí Bog!!! Abç!

    neochrono
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bog

    Tb estou com um Roland Cube, dessa do EQ ser digital eu não sabia!

    Bog
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    neochrono

    Posso estar falando besteira, mas eu acredito que do ponto de vista do custo de produção, faz todo o sentido. Digo, o sinal já vai ter que passar pelo DSP. Considerando que ele consegue dar conta do recado, o EQ por software tem custo 0, enquanto um EQ analógico precisaria de mais componentes físicos - o que aumentaria o custo. Como eu disse, não entendo de projeto de amps - mas quando eu trabalhei com DSP, a ordem era sempre tentar primeiro fazer TUDO o que desse por software, e só o que realmente não desse com componentes externos.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fill.zanchez

    - Num amp DSP o sinal analógico da guitarra só é digitalizado quando ligamos um efeito ou mesmo no canal clean ele passa por AD/DA?!
    Pelo o que eu já vi, os amps que usam efeitos DSP (chorus, reverb, delay, etc) devem processar digitalmente o sinal da guitarra só quando estes efeitos são acionados. Existem uns amplificadores que têm simulações de amplificadores famosos no módulo DSP, logo acionar uma distorção também pode "digitalizar" o som.

    - Se der pau no processador de efeitos eu perdi o amp?
    Hum, aí é foda saber. Precisa saber se o módulo DSP, quando desacionado, funciona em bypass. Em caso afirmativo, pode ser que o amplificador ainda funcione, mas em caso negativo você pode começar a juntar grana para um amplificador novo.

    - Existe um "limitador" digital pra limitar o volume e não saturar?
    Para saturar um processamento digital, você tem que jogar um sinal muito alto na entrada do processador digital. Isso só é possível se você ligar um pedal de distorção antes dele ou se você usar uns captadores ativos nervosões. caso você se enquadre num dos casos acima, você terá que controlar o nível do sinal de entrada. Também há a possibilidade de o sinal de saída estar saturado, mas aí é só regular o volume de sída do processador digital.

    Em suma: leia manuais e, se necessário, mande e-mails para os fabricantes.

    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    erico.ascencao
    Obrigado pela dicas tmb cara! Pessoas como vc, o Bog e alguns outros fazem desse fórum um espaço sério pra trocar idéias!

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fill.zanchez
    Fala isso pro Sam, quem sabe eu sou promovido a veterano.

    fill.zanchez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fill.zanchez
    hahaha =p

    neochrono
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: neochrono
    · votar


    Bog
    erico.ascencao

    Putz cara, bacana as explicações..
    Apesar de que acredito que mesmo no canal limpo, deste amp em específico, o sinal da guitarra é processado digitalmente, pois o clean dele simula o do famoso JC-120.

    Bog
    Cara o que você, que está a mais tempo com esse amp, acha dele de um modo geral? (Tenho o modelo Cube-60)
    Qual modelo da linha você tem? (Edit: Agora vi que você tem o Micro Cube)

    Abçs

    eric bluesman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    gostaria de aproveitar esse topico e perguntar a alguem ai q conheça sobre esses amplis , to vendo a aquisicao de um fender princeton 650 , aqueles de 65 watts com falante celestion , to querendo um ampli com mais potencia pois o meu tem so 40 watts e tem um celestion tb q eu curto bastante ate testeio fender na loja ja so fiquei com medo q ele tem efeitos junto e a zica de ter um ampli com problema amanha q nao consiga arrumar por um preco q valha a pena . gostaria de saber como q funciona esse lance de DSP nesse fender, pra quem conhece e pode me falar algo sobre ele

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eric bluesman
    sair de 40 pra 65 w... a depender do falante, é capaz do seu ampli soar mais alto que o novo.

    eric bluesman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DotCom

    o falante é um celestion g12, o bom do fender é q nao distorce em volumes altos, coisa q ocorre com o vs.a diferenca é perceptivel mesmo de volumes e o som limpo do fender manda muito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qualquer amp DSP é todo digital?