Que amps são esses? :D

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # dez/09


    Galera, estou enviando aqui um conjunto de músicas que tem uma sonoridade relevantemente "parecida" (sendo que "parecida" é algo muito relativo) que eu gostaria de saber qual o amp utilizado, ou mesmo qual amp que apresenta a sonoridade, ou tais caracteristicas.

    Faço isso porque, já rodei atrás de N vídeos e samples de amplificadores procurando neles o som que eu quero, e dificilmente acho no youtube algo que me agrade. Então, infelizmente a única maneira de achar o som pretendido é ver algumas músicas, e ir correr atrás do amp que trás aquele som em especial.

    OBS: Eu digo infelizmente, porque sei que muita gente aqui adere à filosofia "não corra atrás do som dos seus ídolos, busque o seu", mas acho complicado buscar meu próprio som sem ter uma referência. :P

    Vamos lá?

    Megadeth - Reckoning Day
    http://www.youtube.com/watch?v=CgSRHaYemwU&fmt=18

    Pantera - 5 Minutes Alone
    http://www.youtube.com/watch?v=A3Txvt6tTKo&fmt=18

    Testament - Disciples of the Watch [2001]
    http://www.youtube.com/watch?v=Iwfpeq01Dn0&fmt=18

    [+3 bônus]

    1) http://www.youtube.com/watch?v=pUI3qD5R_DA&fmt=18
    2) http://www.youtube.com/watch?v=VkW5eEssmUk&fmt=18
    3) http://www.youtube.com/watch?v=ryXuqOrrwcU&fmt=18

    Abraços. o/

    tiratron_1982
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Desculpe kairi

    LucaSlash
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu apostaria que são todos Marshall

    tiratron_1982
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: tiratron_1982
    · votar


    Desculpe Kairi, mas não achei os sons tão parecidos assim. Mas vamos lá:
    Um timbre depende de muitos fatores e não apenas o amp usado. Uma mesma guitarra pode produzir uma infinidade de timbres, e essa infinidade se multiplica quando variamos os amps, seus circuitos, tranformadores, válvulas, etc... assim como as caixas acusticas, se é madeira, MDF, aglomerado, compensado, a espessura, a litragem (tamanho), os alto falantes, materiais dos cones, tipos de aranhas, tipo de imã... Para piorar, num estúdio, os métodos de gravação são tantos como carros em SP e cada um ressaltando ou "capando" determinadas frequencias resultando em um determinado timbre.

    Esuqeça essas propagandas que promentem o timbre dos famosos, pois para isso (ou perto disso) você precisa de muita coisa parecida ao mesmo tempo.

    EX.: Não adianta eu ter uma fender 1970 americana, só isso não garante um timbre igual ao do J.Hdrx! e nem usando um cabeçote marshall igual ao dele. Se eu usar caixas de aglomerado com alto falantes para "pancadão" de carro de playboyola, JÁ ERA!!

    O timbre está no conjunto e um detalhe pode fazer a diferença!!

    Mas pela minha experiencia, se já tem sua guitarra equipada com hambuckers, use um jcm800 e uma 4x12 com falantes comuns (eminences, celestiuns, jensens, etc) que chegará muito perto!!

    Boa Sorte!!

    kairi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tiratron_1982
    Olá, tudo bem? Vamos por partes.

    1) Agradeço muito a sua boa vontade em colaborar, mas tudo o que você disse eu já sei. Tanto que eu frisei no início do tópico alguns detalhes sobre isso como "amp" que apresenta as tais características, e uma sonoridade parecida.

    2) Eu disse que são sons parecidos, e realmente são. São todos High Gain com médios e graves bastante presentes, tudo metal. Além disso, ainda esclareci que "parecido" é algo relevante. Diferente seria eu colocar um Mesa Dual Recto e comparar com um Bassman '59, por exemplo. ;D

    3) Eu não estava dizendo que queria o amp para ter aquele som exato, e nem mesmo disse que somente o amp me faria ter aquele som. É justamente o que eu NÃO disse para pensarem. Eu destaquei bem que o intúito era descobrir quais são os amplificadores usados (o que para vocês, experientes, deve ser fácil descobrir), para eu ter uma BASE e ir atrás do meu som próprio. E acho que não deve ser coisa de outro mundo dizer qual amp é, até porque as opções não são muitas (Mesa, Marshall, Randall, Peavey...). Como eu não tenho conhecimento sobre o sons especificos dos amps (sei apenas que são de alto ganho e gritam bastante), vim aqui humildemente pedir opinião dos mais conceituados a área que eu.

    Estou ciente da enorme diferença que um capacitor pode fazer em um circuito se for subistituido por outro de outro valor, ainda mais se for em amplificadores valvulados. Portanto, volto a dizer que eu queria só ter uma base, sabe, pra saber que amplificador procurar, para ter o som que eu pretendo.

    Também estou ciente de todo o universo possível na gravação/execução.

    Abraços, e muito obrigado.

    kairi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    LucaSlash
    Eu apostaria que são todos Marshall

    Olá, tudo certo? No caso do Pantera eu sei que o Dimebag usava amplificadores Randall, apenas citei a música porque nada entendo de amplificadores Randall, e joguei eles para o overall, apenas por questões de tendência, aproximação e influência por grupo, pois dependendo dos outros amplificadores tem também a questão de qual ele está mais próximo para alguns que para outros.

    Abraços.

    tiratron_1982
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Sim Kairi, pareceu que mencionei exatamente o que vc não queria, mas no final fiz uma pequena recomendação.
    Vou melhorar um pouco:

    acredito que amps com com mais valvulas de pré e el-34 (saturam mais) sejam melhores para esse tipo de som

    todavia, vc pode usar um soldano hotmod num fender por exemplo que fica maneiro. isso é colocar uma valvula triplo-triodo no lugar de uma dupla-triodo aumentando o driver de pré

    e som pesado assim requer uma atenção na caixa, esses caras nao costumam usar combos abertos e sim 2x12 ou 4x12 que dão graves mais potentes

    Vlw

    kairi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tiratron_1982
    É, só que eu tava procurando mais pelos projetos em sí.

    Vou explicar melhor: Eu já ouvi 5 amplificadores que internamente são bastante parecidos. Todos usam 4x12ax7 e 4xEL34. Mas todos soavam bem diferente, porque alguns componentes internos eram diferentes, e até algumas trilhas mudaram. Mas o amp era o mesmo por fora, até do mesmo "lote".

    Eu já tenho uma idéia de que um 5150 é mais o que eu procuro, mas tem gente que diz que um dual recto com EL34 no lugar das 6L6 também da o resultado... tem gente que manda comprar Soldano... e eu não tenho tanto dinheiro assim. :P

    Abraços.

    tiratron_1982
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Entendo Kairi,

    sinceramente eu acho que esse som é muito mais drive de pré, ou seja, nao acredito que mudando 6l6 para el34 a diferença seja gritante assim. Mas repare amps como 5150 tem um pré com varias etapas que dá aquele drive característico, que jamais terá um fender, e nao é por causa das el34
    É facil montar um soldando rotmod, o problema é achar uma 6c10.

    Mas o caminho é esse, altissimo ganho no pré e uma bela saturação de saída...

    Abçs

    kairi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    +1

    Metallica - Sad But True
    http://www.youtube.com/watch?v=xCF19cBWb0I

    Lord Sigis
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mesa, Soldano, etc...

    BrianRC
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bom, vamos la tentar aqui ver o que posso fazer por ti.
    1 - Megadeth, Marshall.
    2 - Pantera, você acertou, usa Randall.
    3 - Testament, usa provavelmente Marshall.
    4 - Metallica, pra mim foi mais dificil, mas aquilo me parece som de Marshall mas também pode ser Line 6. Não tenho certeza, porque cada hora eles usam um. Agora é um pouco complicado acertar isso. Depende de cada cara que toca, por exemplo, o Dave Mustaine usava mais Marshall, o Kirk usa Line 6 e Marshall, então fica osso descobrir. Mas ainda sim acho que Marshall.

    Sobre as 3 músicas bonus, as duas primeiras do Naruto eu usaria Marshall e na outra do Spawn eu usaria ou um Peavy ou um Rolland(eu acho que são esses amplificadores por isso disse que usaria).

    Bom cara, espero ter ajudado, é complicado saber assim qual amplificador é, uma dica é você ir olhando em shows deles qual eles usam igual você fez com pantera, mas em algumas bandas não dá para ver, acho que por isso que perguntou né?
    Ta ai então, espero ter ajudado.

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    cadan caso é um caso...

    Naat
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Naat
    · votar


    apostaria que todos são marshall [2]

    kairi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    BrianRC
    Não seria Mesa/Boogie no Metallica?

    O "foda" é que eles trocam de amp de 10 em 10 minutos, também tem os Randall. X_X

    BrianRC
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    kairi
    Uhum é sim. Mas não acho que é mesa não cara. Porque sempre que vejo eles tocando essa música eles usam marshall. Mas pode ser que sejá sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que amps são esses? :D