Oque seriam dutos ?

    Autor Mensagem
    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09


    vi o projeto de caixa com as dimensoes no site da bravox , mas la fala de dutos... oque seria isso ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus´
    São as saídas de ar da caixa.
    Abç

    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tipo, onde que eu ponho esses dutos ?... pq vou mandar um marcinero fazer a caixa...e no projeto fala de dutos e duto retangular... para contrabaixo, uma caixa 1x15 seria melhor dutada ou selada ?

    e tipo, como que eu falo po marcinero?..se eu passar as medidas , ele vai fazer uma caixa normal... dá certo ? ou precisa de tudo aquelas coisas especifica de madeira interna na caixa e nao sei oque..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus
    O duto vc coloca na frente da caixa.
    Para que fique à contento é preciso calcular o volume interno da caixa conforme os parâmetros Thiessen-Small, e usar compensado de 20mm de espessura.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus
    A caixa "dutada" (nome técnico: Bass Reflex) tem uma resposta de graves melhor que a selada, com isso você consegue mais graves com menos potência.
    Eu acho que vale a pena, desde que a caixa tenha sido projetada para o falante.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    e tipo, como que eu falo po marcinero?..se eu passar as medidas , ele vai fazer uma caixa normal... dá certo ? ou precisa de tudo aquelas coisas especifica de madeira interna na caixa e nao sei oque..
    É bom mandar fazer os reforços internos, já que eles garantem que a caixa não vai vibrar em altos volumes.

    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    oia , eu achei essa caixa... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107127575-para-campeonato-caixa -especial-dutada-palhetada-12-polegadas-_JM
    eu poderia mandar fazer uma igual , mas em uma maior proporçao...



    alguem nao saberia de algum projeto ou alguma coisa , pra mim saber/aprender como colocar os dutos?

    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    a caixa dutada precisa de reforços internos ?

    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    bom , esqueçam tudo oque falei xd

    estou disposto a fazer uma caixa 61x50x33 com 20mm

    acho que vou colocar 2 dutos ( ou 4?) ... só preciso saber agora , em que lugar da caixa vou por os dutos e como eu coloco..se alguem puder me ajudar.. agradeço, pois ja estou decidido , só falta esses dutosss :@:@

    alfacorrea
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    A caixa aberta, iguala o ar da frente do cone do alto-falante com o ar de trás do alto-falante. É o que se chama de free-air.

    A caixa dutada isola o ar da frente do ar de trás do cone, mas deixa o ar circulando pelos dutos, o que serve de controle para o movimento do cone e outros aspectos.

    A caixa selada, como o próprio nome já diz, isola o ar de dentro do ar de fora. A caixa selada é boa para alto-falantes que precisam ser segurados para evitar longo excursionamento da bobina. Em resumo, a caixa selada "bate" menos.

    Cada uma delas tem seu uso mais específico e depende principalmente do resultado que se deseja e do tipo de alto-falante que está sendo usado.

    Se vc vai fazer uma caixa dutada, faz diferença o diãmetro do duto e o comprimento do duto que vai pra dentro da caixa. Não basta simplesmente fazer um buraco redondo e achar que está com uma caixa dutada.

    Em uma caixa 4 x 12, o duto pode ser colocado no meio da caixa, entre os 4 alto-falantes. Eu já vi caixas dutadas de 1 x 12 com 2 dutos bem pequenos, abaixo do falante.

    Tem que fazer o projeto com seriedade, não adianta sair fazendo 30 furos ou apenas 1 duto. Cada tamanho de caixa, cada tipo de alto-falante, cada resultado que se espera vai determinar um tipo de caixa.

    Abraço.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus
    Buenas!Duto é uma coisa importante e muito crítica.Para vc ter idéia, se vc tem um projeto da Selenium e coloca no lugar um alto falante de mesmo diâmetro, de outra marca, tem que mexer no duto para resintonizar a caixa.Não se usa um, dois ou quatro e sim o necessário ao objetivo a ser alcançado com a caixa.A caixa dutada tem SPL maior que a selada, mas isso se o projeto for correto.Procure nos sites dos fabricantes como Novik,Hinor,Selenium, e outros, que a maioria tem uma seção de projetos, identificada como tal no home do site ou inserida na seção de assistencia ao cliente.Fazer caixa sem ter a noção exata é anti-ecológico, pois põe madeira fora.
    Um abraço!

    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    entao , falei com um cara que faz gabinetes... ele me passou o esquema do duto... o gabinete seria apenas com o duto redondo na parte frontal... a caixa é 1x15... voces me recomendam o duto em que local ? as medidas peguei no site da bravox.

    estou pensando em fazer o duto no canto da parte inferior da caixa , na frontal... estilo essa caixa ;;
    http://www.a2instrumentosmusicais.com.br/ml/imagens/ampli_baixo/caixa_ meteoro_bs_115_1.jpg

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus
    Tá bom assim, manda ver!

    Satchafunkilus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    carlos adolphs
    opa , agora só mais uma duvida , nos projetos de caixa fala pra usar madeira com espessura de 20mm ...nao é mto fino??

    pq vejo as paredes das caixas e sao grossas , 20 mm ficaria mto fino

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus
    Não, não é.
    Abç

    TFHG
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    20mm é MUITA coisa, pode ficar tranquilo. Caixas de sub grave, que recebem mais de 2000 watts são feitas com esse material (e reforços internos) e funcionam muito bem!

    o "duto" serve principalmente para determinar a frequência de sintonia da caixa, evitar movimentos demasiados do cone, etc. E isso é calculado, e não "chutado". Um duto pode ser mais fino ou mais largo, ser único ou multiplos... dependendo do falante um "mais estreito" vai soprar em razão da alta velocidade do ar, fazendo um ruido desagradável. Por outro lado, um duto mais largo aumenta o tamanho da caixa, etc....

    Para resumir. caixa acustica, para ser boa, deve ser BEM projetada, e BEM construida, levando-se em conta o falante que se vai usar (marca, modelo) e seus parâmetros Thiele-small; bem como o qual resposta se espera dela.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Satchafunkilus
    20 mm são 2 cm cara, é uma espessura considerável.

    Quanto ao duto, a verdade é que se você ler um pouco, vai ver que o número de dutos não influencia tanto, mas sim a área dutada (se o projeto pedir duto de 80 cm², tanto faz colocar um de 80 como dois de 40), assim como o que importa para a caixa é a litragem, e não tanto as medidas (claro que existem sim algumas regras a serem seguidas, porém é só pra mostrar que a coisa não é tão "engessada" assim).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oque seriam dutos ?