potencia ideal para ampli

    Autor Mensagem
    ThiagoReis
    Veterano
    # jun/09


    Pessoal, li uma entrevista do sidney carvalho na guitar player e gostaria de saber a opiniao de vcs... no set do sidney ele usa 2 sigle rectifier de 50w, cada um com uma caixa 2x12 de 70w... ele diz q usa assim pois pode aumentar o volume dos amplis acima do 5 pra usar melhor as valvulas, sem perigo de estourar as caixas ou ficar surdo

    ele diz q o ideal é ter um ampli q vc possa usar o volume acima do 5 pra saturar as valvulas, logo se vc usa o seu valvulado so em casa ou em ensaios vc ta sub-utilizando ele...

    entao eu to pesquisando para entender qual é a minha necessidade, e quero descobrir se eu preciso de um 100w ou se um 50w já está bom

    a minha duvida é: com o single rectifier 50w no volume 7 ou 8 e uma caixa 4x12, daria para fazer apresentacoes ao vivo num local de qual tamanho? nesse volume daria para tocar pra 100 pessoas num local fechado com um bom volume? ficaria baixo ou todo mundo vai ficar surdo?

    dei o exemplo do single rectifier mais acho q vale para outros amplis de mesma potencia

    obrigado!

    tomatelol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    eu acho muito 50W valvulado para um show pequeno de 100 pessoas... uns 30W vc satura bem as valvulas e fica bom... mas não tenho experiencia com isso então melhor vc esperar alguém que saiba responder.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis
    Cara, vc toca em estádios e casas de shows grandes?
    Se toca, um cabeçote de 50WRMS valvulado e uma caixa 2X12 ou 4X10 ou 4X12 já é o suficiente se o P.A for bom.
    Para lugares pequenos, um de 15/20 WRMS e 1 falante de 12 já é suficiente.
    Abç

    ThiagoReis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, vc toca em estádios e casas de shows grandes?
    Para lugares pequenos, um de 15/20 WRMS e 1 falante de 12 já é suficiente.

    eu toco só em apresentações e casas pequenas...

    poxa... isso significa q eu nunca vou ter a necessidade de um half stack valvulado de 100w ou mesmo de 50w??? isso q vc me disse acabou com meus sonhos... :-(

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis
    Verdade. Mas também depende do quanto você precisa de clean.

    um valvuladinho de 15w faz bastante barulho, mas não consegue dar clean com uma bateria tocando do lado. já começa a crunchar.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis
    Exato. Na verdade tu até pode usar um half ou full stack 50w ou 100w, mas nunca vais poder aproveitar o "verdadeiro" timbre do amplificador. Mas agradece por nunca precisar de um, já pensou tem que levar duas 4x12 pra cada show?

    ThiagoReis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Van_Lorien
    já pensou tem que levar duas 4x12 pra cada show?

    isso é um fator q eu penso bastante, nao so no show mas tb nos ensaios, pois se algum dia eu tiver um mesa boogie com certeza vou querer tocar com ele mesmo nos ensaios num estudio. o problema vai ser carregar guitarra, pedal board, cabeçote e caixa! sem contar o quanto isso pode desgastar o equipamento.

    mas pessoal, eu ja toquei num meteoro vulcano 200w no volume 2 pra uma pequena apresentação e ficou um volume bom, por isso que eu imagino que um single rectifier 50w no volume 5 ficaria com a mesmo volume sonoro... mas pelo oq vcs estao me dizendo, 50w seria um exagero nessas condições...

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis
    É que tem também a questão dos falantes. Por exemplo, os falantes da Meteoro são péssimos, já os de uma caixa Mesa ou até uma caixa Hand Made seriam muito superiores, logo, dando a impressão de mais volume.

    roxy
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis

    Você tem que ter o que vc gosta, se tem grana e vontade de ter um Stack Marshall Mode Four ou um Meteoro V8 compre, ou vai dizer que alguém que adora música mas só toca no quarto não gostaria de um Stack JCM 800, quanto ao volume, você pode instalar atenuadores, o JCM 25/50 vc escolhe se quer tocar em 25 ou 50 Watts,ou JCM 2555, que dá para tocar em 50 ou 100 Watts, quanto as caixas vc pode ter 2x12, 4x12 etc e usar Half Stack (só uma caixa), pode ainda ter um combo de 2x12 ou 1x12, só não esqueça da diferença entre valvulado e SS quando falamos de Volume, 30Watts valvulado dá conta de um show tranquillo se precisar mais é só microfonar, mas não esueça de testar tudo que puder antes de comprar e lembre-se que não há um manual tipo X pessoas precisa de Y Watts, tudo varia.

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis
    Amigo o Bertola falou bem, como sempre, mas vou te explicar melhor, se é que consigo.
    Já postei esse artigo em outro tópico, mas é tão legal e informativo que vale a pena divulgar para o pessoal ler. A primeira tabela faz uma aproximação de potência e volume. Na discussão, acaba por afirmar que "60 watts is only 3dB less in actual volume than 120 watts", ou traduzindo para quem se enrola, de 60W para 120 W a diferença é de só 3 dB, de 105 para 108. Na prática esse 3 dB a partir de 100 dB é imperceptível. Claro que essa conta toda serve para um determinado falante "x" não especificado, mas com certeza não é um de alta sensibilidade, já que os de alta sensibilidade 1W gera mais de 100 dB em condições ideais a 1 metro de distância.
    Resta saber melhor o que é 100 dB. A partir de 85 dB o ruído é potencialmente lesivo aos ouvidos humanos e a lei obriga os trabalhadores de fábricas usarem protetores auditivos se o ruído chegar a esse limite no ambiente de trabalho, sendo que com protetores pode-se trabalhar até 8 horas diárias nesse ruído. A patir de 85dB vai reduzinho drasticamente o tempo permitido de exposição, sendo que a 100 dB só se pode ficar exposto por 1 hora com protetores auditivos. Ou seja, a 100 dB, ou mais, sem protetor auditivo uma música já é o bastante para começar a lesar os ouvidos, ou melhor, é potencialmente lesivo, não é que obrigatoriamente vai lesar os ouvidos. Mas para quem não quer virar um velho guitarrista surdo, é melhor tomar cuidado, vide o Clapton que está mau da audição, quase surdo e com zumbidos. Nunca vi guitarristas usarem protetores auditivos, mesmo porque incomoda e muda o timbre. Os atenuadores em geral diminuem o volume em até 16 dB, ou seja, pouco quando se fala em um amplificador de guitarra de 30W a 110 dB (com falante de alta sensibilidade chega a isso fácil).
    A verdade é que a Zvex tem o Nano Amp, que é um amplificador valvulado feito para pequenos ambientes e para salas de gravação, para não ultrapassar a tolerância dos microfones. É muito legal, do tamanho de um pedal e tem 0,5 W (meio watt!!!). Tive a oportunidade de passar 3 dias com um desses, liguei num Celestion. Acredite quem quiser (eu mesmo não acreditava), dá para ficar bem alto, o suficiente para incomodar os vizinhos. Pena que não tinha um decibelímetro para medir nessa época.
    Sou fã dos valvulados, é a mais pura verdade que ele começa a mostrar a cara só a partir da metade do volume em diante e tem que ser com bons falantes. Assim, uns 15/20W como disse o Bertola já é suficiente para lugares pequenos e acrescento, já dá para ficar surdo fácil, fácil. Eu tenho uma potência de 20 W (Mesa Boogie 20/20) e dá para tocar muito alto, não tem o menor problema com som limpo que começa a ter crunch. A partir disso, se o local é grande e/ou aberto, pode mandar o som para 2 caixas ou mandar o som para um PA e deixar que alguém cuide do som da platéia, já que ninguém vai sonorizar um estádio com o som vindo do amplificador.
    Para finalizar, minha impressão é que um valvulado de 50W para cima é bastante alto, dificil de ficar muito tempo na frente, fazendo pouca diferença como o artigo explica (tenho um Rivera de 60W). Preste muita atenção nos falantes, bons falantes mudam seu som, tenho duas caixas com Weber e uma terceira com Celestion, posso afirmar que são diferentes.

    MundoGuitarra
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Olá pessoal,

    Minha impressão pessoal também é a de que 50 watts é mais do que o suficiente, como vários aqui salientaram. De qualquer maneira, eu acho que é sempre válido ter um atenuador de potência "na manga"; eu acabei aprendendo isso quando adquiri um amp de 22 watts, achando na minha completa ingenuidade que daria pra ensaiar e estudar com as válvulas saturadas. Engano total.

    O fato é que com atenuações modestas de potência, a diferença de timbre em relação à potência real do amp é insignificante perto do benefício de controlar o volume final, equilibrando o timbre com um volume confortável, em quaisquer situações.

    abraço a todos, www.mundoguitarra.wordpress.com

    jigo__
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MundoGuitarra
    mais seu amp de 22 w deu conta do recado correto??

    abç

    MundoGuitarra
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: MundoGuitarra
    · votar


    jigo__

    Sim, 22 watts valvulados é realmente uma potência considerável, especialmente para pequenas apresentações, com público entre 100 e 200 pessoas em lugar fechado, já é o suficiente. Mas esqueça o clean estalado e brilhante a esses níveis; o som já sairá bem aveludado e começando a crunchar, o que no meu caso, é exatamente o que procuro.

    Precisando de mais do que isso, há algumas opções, como:

    1) Microfoná-lo

    2) Acrescentar mais uma caixa 2x12 ou 4x12, na saída "external speaker" dele.

    Abraço a todos

    Andrehard
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis
    Olá Thiago.
    Ja usei Mesa Single com caixa 4x12, combo Rectoverb 1x12¨ com cixa 4x12, Tremoverb 2x12 + cx 4x1entre outros...hoje toco com Mesa Triple com cx 4x12 e quero ver alguem ir ao Show e dizer que nao timbra????Toco hard rock no 4 ou 5......a nao ser que vc toque Bossa Nova...bem baixinho...agora se for Rock´n´roll meu velho, é claro que um stack, Head + 4x12 fica bom p carai...

    ThiagoReis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMI

    Já postei esse artigo em outro tópico

    cara, muitissimo esclarecedor esse artigo como tb tudo oq os companheiros do forum estão me explicando!

    pelo oq eu entendi, 100w não é o dobro de 50w com relação à sensação de volume... porém tenho uma dúvida: 140 db é o dobro de 70db com relação à sensação de volume? se 70 db é o barulho em um restaurante, 140 db seria o dobro desse barulho?

    logo, se eu tiver um ampli de 50w no volume maximo e um de 100w no volume maximo, a diferença com relação à sensação de volume entre os dois amplis é minima, correto?

    dessa forma eu penso, ou eu tenho um ampli de baixa potencia ou de alta potencia, pois não existem muita diferença comprarando as potencias intermediarias, mais somente comparando os extermos da tabela, correto?

    mas com certeza não é um de alta sensibilidade, já que os de alta sensibilidade 1W gera mais de 100 dB em condições ideais a 1 metro de distância

    do tamanho de um pedal e tem 0,5 W (meio watt!!!). Tive a oportunidade de passar 3 dias com um desses, liguei num Celestion. Acredite quem quiser (eu mesmo não acreditava), dá para ficar bem alto, o suficiente para incomodar os vizinhos.

    seguindo isso q vc disse, se eu tiver um ampli entre 1w e 10w já é o suficiente para mim?

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThiagoReis

    pelo oq eu entendi, 100w não é o dobro de 50w com relação à sensação de volume... porém tenho uma dúvida: 140 db é o dobro de 70db com relação à sensação de volume? se 70 db é o barulho em um restaurante, 140 db seria o dobro desse barulho?
    É isso mesmo, a potência não é igual ao volume, então a diferença em volume de 50W para 100W não é tão grande. Já decibel é baseado em uma escala logarítmica, então vou copiar um texto da How Stuff Works:
    Na escala decibel, o menor som audível (quase que silêncio total) é de 0 dB. Um som 10 vezes mais forte tem 10 dB, um som 100 vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 20 dB e conseqüentemente, um som mil vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 30 dB. Isso ocorre porque a escala decibel é uma escala logarítmica. Aqui vão alguns sons comuns e seus índices de decibéis:

    * próximo ao silêncio total - 0 dB
    * um sussurro - 15 dB
    * conversa normal - 60 dB
    * uma máquina de cortar grama -90 dB
    * uma buzina de automóvel - 110 dB
    * um show de rock ou um motor a jato - 120 dB
    * um tiro ou um rojão - 140 dB

    Existem 3 medidas de decibel,
    SPL = sound pressure level;
    IL = (sound) intensity level;
    PWL = (sound) power level.
    Então é verdade que o volume (sensação) final acaba sendo parecidos nos amplificadores. Duvido que alguém note diferença de volume de um amplificador de 50W para um de 60W. É virtualmente igual. Mas a construção do amplificador vai mudar muito de um amplificador para outro, como o tipo de válvulas, que geralmente os de baixa potência usam as EL-84 e os de alta pode ser com EL-34, além de diferenças no pré-amp, pentodo/triodo e muitas opções mais. Então, pessoalmente, acabo prestando atenção na construção do amplificador, nos tipos de válvulas que ele usa e nos falantes, o volume final não me importo muito. Aí vem uma discussão grande que é sobre os alto-falantes. É um assunto que geralmente os guitarristas não prestam atenção, mas é fundamental, muda tudo. Os falantes podem aumentar o volume, especialmente quando se falar em usar 4 ou mais falantes, além de melhorar o som em muito com falantes bons e adequados para o que se deseja. Dizem que o ideal de som distorcido tem distorção de pré-amplificador, potência e de alto-falantes. E saiba também que 140 dB mantidos e não em pico (como um tiro ou rojão, or exemplo) é extremamente alto e desconfortável. E o próprio ouvido começa a distorcer o som a partir de certa intensidade.

    seguindo isso q vc disse, se eu tiver um ampli entre 1w e 10w já é o suficiente para mim?
    O que é sufciente para você é você mesmo quem diz, não sou eu. Pode ter certeza que existem guitarristas famosos nos EUA fazendo shows pequenos ou workshops usando amplificadores de 1W mesmo. Se você falar em 5W, então tem muitos. Se você passear nas ruas de New Orleans, no French Quarter, vai ver muitos bluseiros detonando em amplificadores pequenos, assim como em Memphis.
    Veja, não quero ser grosseiro com essa resposta, mas o que é bom para você é seu gosto pessoal quem diz. Com 5W, onde normalmente começam as potências dos valvulados, você vai se fazer ouvir em ensaios e shows pequenos. Mas se você gosta do som das EL-34, num amplificador de 3 canais, com alto ganho, limpo cristalino e seletor pentodo/triodo, você não vai achar nessa faixa de potência, ou seja, depende do que você deseja. Algumas opções de construção em amplificadores você só encontra em potências maiores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a potencia ideal para ampli