Line 6 Spider II vs. Amp Valvulado

    Autor Mensagem
    giovanibogo
    Veterano
    # mai/09


    Recentemente comprei um cubo Line 6 Spider II 150W 212, munido dos muitos elogios observados em diversos foruns, especialmente pela sua versatilidade. Também li que, bem reguladinho, a distorção desse cubo era matadora.

    Porém, embora tenha utilizado poucas vezes o cubo, ainda não me dei por satisfeito com o efeito de distorção, e acredito que não vou conseguir atingir meu nível de exigência..... isso porque a distorção soa muito 'digital'.... afinal, o cubo trabalha com simulações....

    Assim, estou fortemente inclinado em trocar o cubo por algum valvulado, ou por um transistorizado, sendo que neste último utilizarei um pedal valvulado.....

    Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre essa minha premente decisão, observando que o som que tiro é um heavy metal tradicional mais pro pesado.....

    Andei vendo algumas opções, como:

    - Bugera 333XL212;
    - Hartke GT100;
    - Crate GT120;

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    hibrido -
    peavey bandit (na faixa de 1800 reais)
    laney lv 300 twin (nao tem como nao falar nesse, neh heheh)



    valvulado -
    valveking (na faixa de 2200 reais)

    Mad Dock
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara esse cubo é muito bom...vale a pena tentar dar uma sintonizada melhor entre você e seu cubo....mas se têm oportunidade de pegar um valvulado vá de cabeça erguida e na certeza de estar fazendo a coisa certa....tenha em mente que vc irá perder muito em versatilidade.....mas se vc não toca em banda de baile nem gosta de gravar usando vários timbres diferentes essa versatilidade toda é inútil....

    hughet
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    valveking (na faixa de 2200 reais)

    Cara, um Valveking 212 novo custa na faixa dos 3.000 reais...

    giovanibogo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pois é Mad Dock,

    Realmente não tenho muito interesse nessa versatilidadade toda que o Line 6 oferece..... quero mesmo é uma distorção de qualidade, com peso e definição...

    Me surgiu uma ideia, que é utilizar um bom pedal de distorção com bypass no Line 6 para um dos canais (que eu utilizaria totalmente limpo, para não interferir no timbre do pedal), e os demais canais eu usaria as simulações do cubo.....

    Quem sabe resolve meu problema..... mas, e agora, qual pedal que eu poderia usar.... gosto muito do timbre das guitarras da banda AS I LAY DYING, cujos guitarristas usam o MAXON OD808 Overdrive.... será que é uma boa????... por favor, opinem, inclusive indicando outros modelos de pedal...

    wiskeria
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    vc precisa de um clean muito bom, depois disso um pedal de qualidade vai lhe dar a distorção boa...
    Sim, seu amp é um tipo de pedaleira amplificada...
    Valvulados com distorção pesada são caros, como hi-gain mesa, soldano, marshall...

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    giovanibogo
    cujos guitarristas usam o MAXON OD808 Overdrive.... será que é uma boa????

    Rapaz, o OD808 é só o pedal de overdrive mais lendário que existe, ele é mais conhecido pelo nome que ganhou nos tempos que a Maxon era subsidiária da Ibanez, já que o OD808, nos tempos da Ibanez era chamado de TS-808 Tubescreamer.

    É um overdrive de baixo ganho bem legal. Como você quer peso, não acho que você vá conseguir isso com esse pedal, a menos que você use ele pra dar um peso a mais nas simulações mais pesadas e distorcidas do seu Line 6.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    hughet

    Sim, mas o valveking 112 custa nessa faixa de 2200 +- mesmo!!
    50 W, mas q falam bem mais que o line 6 dele.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    50 W, mas q falam bem mais que o line 6 dele.

    Cara, essa história de falar mais só porque valvulado tem mais volume é uma faca de dois gumes. Acho que na hora de trocar de amp, o cara tem que pensar em porque ele está trocando de amp primeiro, e se ele acha que mudando de amp vai resolver esse problema.

    Por exemplo, ao que parece, pelos posts dele, ele ainda não conseugiu timbrar direito o Line 6 dele, que é um amp relativamente simples de timbrar e que dá um bocadinho do feeling de um valvulado. As chances de ele não conseguir timbrar um valvulado serão grandes também, já que tudo parece ser muito mais uma questão de dificuldade em entender os parametros do amp e como eles interagem entre sí para gerar um timbre legal do que uma deficiência do amp em sí.

    Falo isso, porque por acaso eu tenho uma boa experiência em fuçar em um Spider III 120 210, já que meu melhor amigo meu tem um e com frequência a gente toca juntos, e acho que por mais que não seja a mesma coisa que um valvulado, ele consegue capturar os elementos básicos da essência de um valvulado. Sendo que ele é muito simples de timbrar justamente por não ter tantos fatores que possam influênciar na timbragem quanto um valvulado tem.

    Então, antes de pensar em trocar de cara, eu passaria um bom tempo estudando o amp, e todas as suas possibilidades de timbres. uma maneira fácil de começar é tentar imitar as bandas q vc gosta.

    Primeiro escolha o tipo de amp que mais chega perto, depois bote todos os controles na posição todos os controles, e vá adicionando ou subtraindo um a um os elementos ao som. se no flat tem graves demais, diminua, se tem graves de menos adicione, se tem ganho demais ou de menos, responda corretamente.

    Outro fator que as veses complica a timbragem dos Line 6 é o fato de o Chanel Volume dele influencia bastante o timbre do drive, mais ou menos da mesma forma que um valvulado, ele vai adiciando um pouco de drive quando está perto do máximo, e muitas vezes ele é o segredo, o pulo do gato entre um timbre legal e outro ruim.

    Enfim, pra mim a grande vantagem de ter um Line 6 é poder conhecer o tipo de amp que você se identifica antes de gastar em um valvulado, então se no Line 6 vc sempre gosta das simulações de Fender ou de Marshall é muito provavel que depois quando for comprar um valvulado, tenha alguns parametros na hora de escolher que permitirão a compra de um valvulado de forma muito mais consciênte, e por isso com muito mais chances de ser satisfatória do que comprar um valvulado no escuro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Line 6 Spider II vs. Amp Valvulado