Modificação em Ampli para adicionar loop de efeitos

    Autor Mensagem
    crivellari
    Veterano
    # mai/09


    Galera,

    Comprei meu amp há alguns anos (não muito mais que 2, se é que já tem 2), querendo muita potência e baixo custo. Enfim, comprei um Meteoro Nitrous GS 100.

    O bichinho me atendeu bem no que queria. Não esperava muito do drive e nunca cheguei a usar muito ele. De resto, ele é bonzinho, tem graves até demais, pra mim e a potência dá e sobra!!

    Agora, no final do ano passado, comprei uma GT-10. Queria utiliza-la direto no poweramp, por pré da meteoro não influenciar no timbre. Mas acontece que, quando fui olhar, ele não tem loop de efeitos.


    Estava pensando em pegar um esquema de circuito de loop e instalá-lo entre o pré e o poweramp, fazer os furos dos jacks e deixar tudo certinho (vai ser mais um "teste" antes de partir pra construir meu amp).


    O que vcs acham? Qual a probabilidade disso dar certo??

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Preciso acompanhar este tópico...

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Teria que ver como é o circuito dele.
    "Bypassar" o pré e fazer uma ligação direta pro power não é muito difícil, mas fazer o loop propriamente dito pode dar muito trabalho.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari

    utilize a gt10 no input mesmo e seja feliz. Vai dar trabalho pra xuxu e capaz de o resultado no input ficar melhor. Falo isso pq tive uma gt8 e depois de vários testes no laney tf300 que tinha decidi por usar no input, o som ficava bem melhor.

    abçs

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    georginho_gallagher
    Mas o teu era um Laney, né!? Mas valeu pela dica! A parada é que sinto muita diferença quando ouço uma gravação direto da GT-10 ou qnd ouço pela saida de headphone ou mesmo ligo ela no radio. Acho que o som fica bem melhor, e "bypassando" o pré, eu poderia chegar mais perto desse timbre... Faz sentido, né!?


    DotCom
    Cara, eu falei em loop, mas a minha idéia era bypassar o pré msm. Se tiver um jeito mais fácil do que fazer um circuito de loop pra isso, tá valendo!!

    Como eu faria isso? (executar, acho q é tranquilo... Projetar, ainda não é cmg!)

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ligando a pedaleira em loop, os efeitos que tradicionalmente ficam no fim da cadeia (delay e reverb) ficam mais proeminentes?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Bom, você teria que ver onde é a entrada do power, na placa. (provavelmente, é na saída do reverb)
    Se tiver o esquema do ampli, bem melhor.

    Depois disso, só é cortar esse caminho e ligar um jack na entrada para o power.

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom
    Legal! Tinha imaginado isso, mas não tinha certeza se era tão simples assim!

    Será que se eu fizer um "switch" pra ativar esse bypass fica legal?? Tipo, com o switch ligado, passa pelo pre.. desligado fica em bypass.

    (Já tinha pedido o esquema pra meteoro, vamos ver se ele me passam!)

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Outra coisa...

    Eu gosto do Reverb do ampli. Então, pra manter o reverb, a lógica seria a mesma né!? o input vai direto pra entrada do reverb?!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Se você receber este esquema, me repassa: erico.ascencao@gmail.com

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Se você gosta do reverb, teria que procurar a trilha que entra nele pra cortar.

    Sim, uma chave para poder "cortar" o pré fora seria interessante, já que vai mexer, mexe de vez =D

    O input do ampli não vai direto pra entrada do reverb não, ele antes passa pelo pré propriamente dito, depois pelo tone stack (equalização) e depois para o reverb (pelo menos é assim o "padrão")

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    Ahh.. valeu cara, mas o que quis dizer com "o input vai direto no reverb", seria pra versão alterada. Tipo, pra aproveitar o reverb do ampl, na hora de alterar a ligaçao, em vez de ligar o input direto no power, ligá-lo na entrada do reverb.

    Mas, pelo que vc disse antes "Se você gosta do reverb, teria que procurar a trilha que entra nele pra cortar.", então é isso mesmo q tenho q fazer, neh!?



    erico.ascencao

    Beleza, cara! Se receber, te mando sim!Os caras me deram 72hs úteis pra ter uma resposta...

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Ah, sim. É que você falou input, aí eu confundi com o input original do ampli.

    Sim, você procura a trilha que entra pro reverb, e joga seu "input 2" lá.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    crivellari
    parada é que sinto muita diferença quando ouço uma gravação direto da GT-10 ou qnd ouço pela saida de headphone ou mesmo ligo ela no radio.

    Velho, pode parar... não vai mudar nada se voce mexer no ampli... continua ligando no input, bypassar o preamp não quer dizer que o power amp vai trazer o som que voce espera, se com o preamp e suas regulagens basicas voce não consegue, então sem ele pior, amplis de guitarra reproduzem bem algumas frequencias e outras nem tanto, talvez o problema pelo que voce citou acima seja unicamente este : resposta de frequencia do ampli, já que te agrada até o som no radio (sabe-se lá que radio é esse!).

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    I.Nosferatu

    HUahuaha..

    cara... meu radio eh um Sony de 700 watts... acho ele bom...

    Nao eh nenhum pioneer não, muito menos um equipo profissional... mas dos sons pros meros mortais, acho ele top.

    Eu tinha uma ZOOM 606 e cheguei a usar ela plugada direto nele, ficava um som podre. Com a GT-10 parece que eu estou ouvindo um CD bem gravado em estúdio.. hehehe... opinião só

    Não uso ela direto plugada no rádio pq, além de achar meio ridículo.. hehe... pode ser psicológico, mas apesar da qualidade do som ser excelente, fica a sensação de que se perde muito da dinâmica do som da guitarra.. não sei explicar... O timbre fica "bonito", mas parece que vc perde um pouco das "nuances da resposta" da guitarra.. Sei lah, som fica mais bonito pra se ouvir, mas ruim pra tocar.



    -> Enfim... a resposta de frequencia seria do falante, certo!? Se for isso, faz sentido o som ficar mais bonito no radio msm.
    Mas não tem como saber se é isso também, né? Seria só tentando fazer o by-pass pra ver se da resultado ou não.


    Outra dúvida: O tone stack e o próprio poweramp podem "colorir" muito o som tb?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari

    O tone stack e o próprio poweramp podem "colorir" muito o som tb?

    Então, depende do projeto, um ampli de guitarra não é um sistema hi-fi, normalmente o tone stack fica antes do poweramp, e a coloração depende da configuração que voce fizer...

    Enfim... a resposta de frequencia seria do falante, certo!? Se for isso, faz sentido o som ficar mais bonito no radio msm.
    Mas não tem como saber se é isso também, né? Seria só tentando fazer o by-pass pra ver se da resultado ou não.


    A resposta de frequencia depende diretamente do falante, mas também do sistema (ampli) como um todo, no manual dele deve ter alguma coisa (embora as vezes não confiavel), mas da pra comparar com os outros (fone, radio) que voce tentou ligar pra ver a diferença, inclusive a propria GT-10 tem suas especificações nesse sentido.

    Bom, a unica forma que voce pode seguramente testar sem danificar seu ampli pra ver se o preamp realmente estraga seu timbre e que realmente funciona é ligar a GT-10 normalmente no input, desativar o drive, deixar a equalização flat e pegar o sinal que sai pela Line out e gravar alguma coisa dali, depois comparar com uma outra gravação direta da GT-10, se realmente tiver alguma modificação do preamp vai aparecer... mas lembre-se que pode ser necessario preajustar a equalização do ampli pra conseguir deixar flat o som do preamp, pois normalmente o tonestack depois do preamp e antes das saidas Line e mesmo do poweramp... pode ser diferente no seu, mas é um padrão...

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O tone stack e o próprio poweramp podem "colorir" muito o som tb?

    Como o I.Nosferatu falou, depende do projeto. Mas o tone stack do Meteoro timbra bastante, e de uma maneira bem estranha. Pra quem falar "deixa flat", não vou voltar à discussão, mas raros amplificadores de guitarra conseguem deixar um pré "flat". 99% dos prés mudam o som da guitarra, independente da posição que estejam os knobs de eq.

    Já o power, geralmente usam CIs de potência ou transistores de potência em paralelo, sem nenhum filtro ou algo pra mudar a forma de onda. Então, teoricamente, o power vai te dar um som mais "flat".

    Ainda não vai ser igual ao do seu som, já que falante de guitarra também é meio limitado na resposta em frequências, mas de qualquer forma você já deixa a coisa mais uniforme.

    Eu tinha uma Zoom B2 e usava sempre a simulação de amplis dela. Quando eu ia ensaiar, sempre plugava no return dos amplis, e com isso conseguia que meu timbre não variasse muito de um ampli para outro. Já quando eu plugava no input, a coisa ficava bem mais difícil.

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Legal!!

    Então.... tone stack rala do projeto tb! Se tiver de bom humor, faço um switch de by-pass pra ele tb... se não... vou tirar ele da jogada e fazer a ligação direta bypassando ele em definitivo. A GT-10 sozinha dá conta tranquilo da equalização.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Na verdade, se você cortar fora o tone stack, você acaba de cortar fora a timbragem do pré (ou pelo menos, a parte esmagadora dele)...

    Você pode fazer uma chave igual a dos amplis de contrabaixo "EQ ON/OFF".

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Valeu!! Vou tentar isso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificação em Ampli para adicionar loop de efeitos