Duvida em Falantes e onde mandar fazer um gabinete no RJ

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # mai/09


    Gostaria de saber um pouco da diferença sobre os diferentes falantes que existem para guitarras no mercado, e sobre seus preços e custo x beneficio.

    Pretendo comprar no final do ano um cabeçote Orange Tiny Terror e no caso, mandaria fazer uma caixa 2x12.

    Gostaria de saber também no rio de janeiro, alguém que poderia fazer essa caixa pra min e a se sabem mais ou menos a faixa de preço pra eu ja procurar.

    Além disso, tenho uma outra duvida. Sei que existem saidas de heads e entradas de caixas com valores diferentes (16 ohms, 8 ohms). Gostaria de saber se é possivel fazer uma caixa com 2 entradas diferentes para que ela suporte mais de um tipo de heads (nao necessariamente ao msm tempo).

    Brigadão galera, Abraços!

    MMI
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Na Guitar Player desse mês (maio-09) saiu uma matéria bem legal falando de falantes. Só não falaram de falantes de neodymium, mas a princípio eu diria que nem precisava mesmo. Mas alto-falantes são primordiais para um som legal no amplificador, faz muita diferença, então vale a pena pesquisar e investir no melhor que lhe for possível.
    Não sei quem possa fazer no Rio para você, mas os falantes eu sugeriria pensar em importar, compre pela net ou de um importador.
    Só para te dar uma referência, mas é gosto pessoal, eu tenho Celestion G12H-30 e Weber Speakers (modelos diferentes), todos são cerâmicos, gosto muito dos Weber para o meu som, uso um Mesa Boogie. Os falantes de alnico estão muito caros, para mim acho que não compensam. De uma pesquisada nos sites:
    Weber
    Celestion
    Eminence
    Guias para escolher 1 e 2

    tomatelol
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu vou aproveitar esse tópico para perguntar se vale a pena trocar os 2 altos-falantes de 8'' que tem no Warm Music midnight 208 por um de 12 da eminence. A diferença de som vai ser grande? A potencia vai parecer a mesma coisa ou vai aumentar? Tem gente que faz caixas para eu poder colocar esse alto falante de 12 ja que no warm music não vai caber. Obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Zuricow
    Cara, vc terá que comprar 2 falantes de baixa potência (15/20WRMS cada), com impedância de 8 ohms, o que, ligado em série dara 16ohms. O problema é que falantes dessa potência não são fabricados no Brasil, daí vc terá que comprá-los fora. Consulte o E-Bay, onde vc poderá comprá-los com cartão de crédito internacional; atente para o fato de que o produto mais o envio devem ser menores ou igual a US$ 50, caso contrário vc pagará imposto.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tomatelol
    Pode sim, mas vc terá que desmontar o amp, verificar se o de 12pol. cabe na caixa e instalá-lo. Sim, o som irá melhorar.
    Abç

    Elvenfoot
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    www.electrontubes.com.br
    O Max faz, e é aí do Rio de Janeiro, conversa com ele. Que ele também já possui um esquema próprio de compra de falantes.

    Aproveita que os itens dele estão em promoção por pouco tempo.

    Zuricow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não entendi por que os falantes devem possuir baixa potência, a maioria dos falantes q vi por ai possuem 75 ou 50W, e também poderia me explicar a vantagem de ligar os falantes em série?

    Me tire essas duvidas, é correto afirmar q colocando esses falantes de baixa potência eu limitaria um pouco o volume do amp? Sei que ele fala alto, mas gostaria de colocar as 2x12 nele justamente para ter um som mais alto do que a tradicional 1x12 da orange. Poderia me explicar bertola? Obrigado.

    Elvenfoot
    Boa dica, amigo, vou dar uma olhada.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Zuricow
    Cara, esse amp tem 15WRMS, e vc vai instalar uma caixa com 2 falantes de 75WRMS (150WRMS total)!!!!
    Vc tem que fazer uma caixa com falantes de potência compatível com a do amp, entre 15 e 30WRMS cada um.
    Quando vc liga 2 falantes de 8 ohms em série, a impedância total será 16 ohms. Se ligar em paralelo vc terá 4 ohms.
    Abç

    Zuricow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Certo, sobre a impedancia eu entendi, sobre a potencia ainda não. Eu ligando o amp (de 15W) em falantes de potencia superior (75W), o som gerado não seria maior do que se colocados em falantes de potência igual ao do amp?

    Caso contrário, se a diferença de potencia do amp (menor) em relação a potencia dos falantes (maior) so apenas gerar uma folga de potencia, o entrave para esse modo seria q eu não estaria usando toda a capacidade de um falante de 75W. Estou certo?

    Se o problema eh a folga de capacidade ate estaria bem, pois pretendo a longo prazo adquirir outros heads como o ac30.

    Obrigado pela paciencia Bertola.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Zuricow
    Folga é uma coisa, excesso é outra.
    Se vc ligar um amp de 15WRMS num falante de 75WRMS, a capacidade de "excitação" do amp para com o falante ficará baixa, reduzindo o rendimento. O falante (visto aqui como o sistema todo) deve ter mais ou menos o dobro da potência do amp.
    Se vc pretende adquirir um cabeçote de 30WRMS, construa uma caixa adequada para ele.
    Abç

    Zuricow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Po Bertola, brigadão cara, entendi. Agora me resonde uma coisa, ouvi dizer q para amps de baixa potência é interessante um amp com maior sensibilidade, é verdade, isso aumenta o volume do amp? Além disso as duas caixas 2x12 nessas especificaçoes que voce citou serão suficientes para o amp falar mais alto?

    Outra pergunta, você disse q o rendimento do amp (suponho qualidade sonora) seria prejudicado em excesso de potencia do amp para os falantes. O TT tem uma chave seletora que reduz sua potencia a metade, o rendimento seria prejudicado se usasse essa chave em 7W?

    Mais uma vez Bertola obrigado.
    Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Zuricow
    Por isso (a presença da chave redutora de potência) é que vc não deve usar falantes de potência muito alta em relação à do falante. A queda de rendimento a que me referi é em relação ao volume. Acho que vc está se referindo à sensibilidade dos falantes (que deve ser em torno de 100dB por 1W/1m.). Amps não tem "sensibilidade", tem ganho.
    Abç

    maruff03
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Estou com uma duvida semelhante a dele,porem comprei um vox valvulado de 15w e nao sei qual caixa montar.
    Se tem tanto problema assim ter folga na potencia pq que praticamente todos os videos na net que mostran teste desses mine head de 5 e 15w ( tem ate um de 0,5w) o pessaol usa caixas 2x12 e no geral usan mais 4x12. Isso que esta me deixando confuso.

    wiskeria
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Não tem problema em sobrar potencia porém o mais recomendado para um amp de 15W é usar um falante que tenha entre 30 e 50W. O amp é pequeno e de baixa potencia, a caixa que casa bem com ele deve ser uma com 1x12 de alta sensibilidade, 30W ou mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida em Falantes e onde mandar fazer um gabinete no RJ