Se aventurando a fazer um préamp!

    Autor Mensagem
    crivellari
    Veterano
    # mai/09


    Galera,

    Queria saber qual o nível de dificuldade de fazer um préamp.. No sentido de que não entendo nada de teoría de pré ou poweramp (até gostaria, se alguém puder me dar dica de materiais pra ler), mas tenho conheimentos básicos pra pegar um esquema de um projeto e montá-lo... Só isso basta? Com o simples fato de vc conhecer os componentes, saber ler e executar um projeto de eletrônica... vc consegue fazer um préamp q funcione bem???

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Droga!! Tinha q ter botado algo relacionado a AJUDA no título!!!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Considerando que um pré amplificador é um simples amplificador de sinal, é fácil sim de fazer.

    Porém, conhecimentos em eletrônica são muito bem-vindos pelo fato de que as vezes o projeto não funciona depois de montado... E aí começa a parte de depuração, e pra caçar erros é bom saber como as coisas funcionam.

    Lembrando que a parte que "timbra" no preamp é o tone stack (seção de equalização).

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Qualquer um com dinheiro, noções de solda com estanho e que saiba visualizar um circuito eletrônico é capaz de montar circuitos... entendê-los já é outra história... como o colega DotCom falou, se vier a dar algum problema vc tem mais noção do que fazer pra resolver...

    p.s: vai ser valvulado?

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    zaqueu_grunge
    Sim.. All tube!!

    Alias.. não tenho noção de preços, só sei q válvula não é baratinha não!

    Mas aí, alguém indica algum site que tenha um material lega pra eu ler? Pra ter noção básica, tipo, do q acontece com o sinal qnd passa pelo circuito tal, tipos de válvula e etc???

    Guguminator
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    As populares 12AX7 tão uns30~60 reais dependendo do vendedor/marca.

    http://valvestate.fateback.com/index.html

    Esse site tem bastante material de qalidade pra vc comprar.

    http://www.schematicheaven.com/index_HTML.htm

    Se quiser um esquema de um amp famoso, nesse site tem muita coisa.

    Por último, vai com deus e boa sorte na empreitada

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ah, você quer fazer um pré valvulado?
    Sem nenhuma experiência em eletrônica?
    ih..........

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ih(2)

    se fosse SS. até vai, vc nao iria morrer, só corria o risco de nao funcionar.


    sei la, se vc acha que tem know how sobre segurança em altas tensões e conhece um pouco de circuitos, vá em frente

    lembre-se que a M*RDA em 300VDC é sempre maior hehehhehe

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Henrique S.
    DotCom

    Po, era justamente isso q eu estava perguntando... Se sabendo ler o projeto e sabendo usar um ferro de soldar.. Se consequiria fazer. Do msm jeito que dá pra fazer um pedal, por exemplo. Sei que a complexidade seria bem maior, mas pelas respostas q tinha aqui até agora, estava entendendo que dava!

    Tipo.. Não tenho pressa! É só vontade de fazer, não necessidade. Mas eu vou ter q começar a botar a mão na massa algum dia...
    O que queria saber de vcs é, se dá pra sair tentando fazer e aprendendo "on the job", ou se é necessário (ou pelo menos aconselhável) eu entender algo mais a fundo antes de começar! Se for, O QUE é importante saber???

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Olha, se você está fazendo pelo prazer de montar, eu indico seriamente que não faça. O choque é grande, e eletricidade não é brincadeira. Não é um perigo que se vê. Quando menos se espera, a m**** tá feita.

    Se estiver fazendo pra tentar economizar uns trocados, garanto que um MIC100 da Behringer vai custar menos que as peças + peças sobressalentes (porque alguma coisa vai queimar... tô sentindo isso)

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom
    Cara.. blz, lógico que vou ter cuidado redobrado depois dos seus avisos. Mas vamos ser sinceros.. Eu vou acabar fazendo..

    Pelo que vc está falando, não da pra sair tentando fazer... Nem ir na base da tentativa e erro pq o negócio é mais sério. Mas nem que eu tenha que passar 1, 2.. 6 meses estudando....

    Então, vcs recomendariam alguma coisa pra eu estudar antes de embarcar nessa empreitada aí? Tipo, teoria a cerca de alguma coisa específica, alguma área que necessite aprofundar mais o conhecimento em eletrônica, onde só o básico não é suficiente....

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari
    Sim, estude eletrônica básica, e monte alguns circuitos que usem baixa tensão (9v, 12v...), antes de partir pra tensões mais altas.

    o motivo é que tem muito circuito simples e barato pra montar com isso, pra depois pensar em coisas mais perigosas.

    Mas vamos ser sinceros.. Eu vou acabar fazendo..
    kkk eu sei bem o que é isso, podia ter comprado um amplificadorzinho simples por 120 reais só pra usar como caixa de som do PC, mas preferi gastar 150 pra montar o meu próprio. dá muito mais satisfação.

    mas então: comece montando coisas simples, mesmo que não sejam relacionadas com áudio, para depois ir deixando as coisas mais complexas (e caras, e perigosas)

    acender LEDs usando transistor é uma coisa legal pra se fazer, num primeiro momento.
    tente também fazer prés transistorizados, com 10 reais você monta um fácil.

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    Ahh.. legal.. Vou tentar então montar um amp transistorado...
    Esses circuitos tipo acender LED, fazer "pisca pisca".. fazer acender alternado e tal.... tranquilo, já brinquei com isso.. hehe

    Vou então tentar montar um amp transistorado e montar alguns pedais... Ai depois eu parto pro valvuladão!!! hehehe


    Valeu

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    crivellari

    dá uma olhada no handmades.com.br, no fórum deles tem um esquema de préamp transistor, deve te ajudar a começar aí :)

    Eu montaria uns pedais antes, eu estraguei alguns cis até me acertar com a montagem e solda dos componentes.

    crivellari
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogaitnas

    Valeu, cara! Vou olhar lá sim...


    Eu já tava procurando os componentes pra montar pedal. To louco pra testar uma parada que vi em algum sites nessas minhas pesquisas loucas ai, de fazer circuito impresso usando papel de foto, impressora laser e ferro de passar! hehehe... parece q fica profissional! Vou começar por ai... E vou ver tb esses préamps transistorados...

    Tiago O.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    eu tb quero fazer um valvulado. toh primeiro procurando uns esquemas. mas toh com medo do choque hehe, me disseram q eh bem forte. intaum eu toh pensando, eh possivel ir fazendo SEM ligar na energia, ir soh montando, e na hora de testar pra valer chamar alguem especializado?. pq assim eu me livro do risco, e eu toh pensando tb em mandar algum tecnico montar umas partes mais dificeis. ia ficar algo do tipo: eu monto uma partezinha, mand um tecnico fazer isso, mando outro fazer aquilo, mando outro testar, etc. será q assim dah certo?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tiago O.
    Mas todo circuito você monta primeiro, e depois que liga.

    Cara, pode montar. Só me diga onde você quer seu velório.

    O povo acha que eletrônica é igual LEGO... sei não...

    Tiago O.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara, eu num vou montar. eu pretendo fazer algo do tipo: chamo um tecnico, ouu vou na oficina dele, e digo: "preciso que voce faça isso, isso e isso, p montar isso isso e aquilo". vou 'ensinando' oq eu preciso pro amplificador fficar pronto. Muitos tecnicos q conheço tem uuma graaaaande experiencia com eletronicos, soh naum com 'amplificadores de guitarra' especificamente. eu soh vou chegar p ele e dar instruções do q eu quero, mas basicamente, vou precisar saber instruir ele , ou seja tenho q ter as plantas e os esquemas para mostrar pra ele como eu quero q seja feito. resumindo: eu fico com a parte do 'trabalho intelectual' e ele com a parte do 'trabalho braçal'.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: DotCom
    · votar


    Tiago O.
    Então não dê nenhuma instrução. Entregue os esquemas e as peças, e pague o cara.

    O trabalho intelectual vai ser dele, de ter o conhecimento em montar.

    Você só teria alguma participação "intelectual" se você projetasse, e mandasse alguém montar. Copiar da net não é trabalho algum.

    Tiago O.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ok ok, vc tem razão, eu vou soh copiar da net mesmo. mas preciso saber oq copiar especificamente , entede?, eu tenho até agora soh aqueles 'esquemas', do schematicheaven, esquemas de varios sites que indicaram aqui no forum. mas preciso saber de mais coisas, toh procurando muito ainda. e sobre: "Então não dê nenhuma instrução. Entregue os esquemas e as peças, e pague o cara.", Acho que não daria muito certo... Num conheço niguem aqui por onde eu moro q trabalhe com 'amplificadores de guitarra valvulados', conheço gente q trabalha com eletronica, caixas de som, etc. mas não amplificadores ESPECIFICAMENTE. por isso vou ter q estar do lado do cara, por isso ainda toh fuçando muito material na internet

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    eu tb quero fazer um valvulado. toh primeiro procurando uns esquemas. mas toh com medo do choque hehe, me disseram q eh bem forte. intaum eu toh pensando, eh possivel ir fazendo SEM ligar na energia, ir soh

    meu deus, imaginei alguem soldando um capacitor com o amp energizado hahahhahahahahahahaha


    Tiago O.

    cara, se vc da um esquema "limpo" (leia Legível) bem completo, mais os "datasheets" dos componentes (valvula, transistor, etc) ta feito o carreto...

    a menos que o cara nao manje nada de valvula...

    Michel_Wylde
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Henrique S.
    meu deus, imaginei alguem soldando um capacitor com o amp energizado hahahhahahahahahahaha

    o.O


    Caramba....

    Tiago O.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Henrique S.
    cara, se vc da um esquema "limpo" (leia Legível) bem completo, mais os "datasheets" dos componentes

    Onde eu encontro esses 'datasheets'??

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tiago O.
    Tipo assim... google. =D

    Por que as pessoas não "googleiam" as coisas antes de perguntar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Se aventurando a fazer um préamp!