Cabo - head para caixa

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # fev/09


    Pode ser qualquer cabo P10 ou preciso de algo específico?

    Mackabr0
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Naloxone

    é um p10 sim, mas o cabo tem que ter 2,5mm de expessura

    eu acho!

    edalko
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Usa P10... mas pelo menos um plug de qualidade, tipo Amphenol ou Neutrix.

    Uns dizem que o cabo pode ser igual ao de guitarra... outros já dizem que tem que ser igual cabo de força (aqueles duplos).
    Por via das ducivas eu uso o de guitarra mesmo que é blindado.

    Mackabr0
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    edalko

    cara, eu ja vi um jcm 900 sendo torrado porque foi ligado com cabos p10 desses curtos pra conectar pedais.
    daí entao nao tenho mais coragem de ligar o cabeçote na caixa com esses cabinhos simples não.

    edalko
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O trafo de saída só vai pro saco se não houver caixa alguma ligada ao amp. Do contrário não tem problema.

    Badoe
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Badoe
    · votar


    Naloxone
    O cabo tem que ser paralelo de 2,5mm - cabo de instrumento funciona mas não é aconcelhavel.

    wiskeria
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O cabo tem que ser paralelo de 2,5mm - cabo de instrumento funciona mas não é aconcelhavel.
    x2

    gucrispim
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    encontra fácil pra comprar esse cabo? tem algm nome específico?

    Naloxone
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    encontra fácil pra comprar esse cabo? tem algum nome específico? (2)

    Alguma marca recomendada?

    Drive30
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pessoal , desculpem desencavar esse tópico, mas tambem tenho essa duvida que nao foi respondida, ja usei busca falando do assunto mas nunca vi marcas/modelos recomendados. Qual cabo para conexao head/caixa que voces recomendam? vou precisar fazer uma ligacao dessas.

    DotCom
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cabo PP de 1,5 mm² ou de 2,5 mm², e o jack P10 mais parrudo que você encontrar.
    Por parrudo, entenda aquelas perninhas onde você vai soldar o fio.

    Dêem graças a Deus que ainda não começaram a criar mitos em cima de cabo para caixa não, senão um cabo que hoje em dia a gente monta com 15/20 reais vai passar a custar 100, porque "fornece o melhor timbre para seu ampli e é projetado especificamente para valvulados"...

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Drive30

    Vai em qquer loja de áudio e pede pra fazer um cabo de 2,5mm com plug Neutrik, faz ele com 50cm de comprimento ou o que precisar pra ligar do cabeçote na caixa, já era.

    Drive30
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    DotCom
    Iversonfr

    Cara eu vi um desse 2,5 mm2 ja montado com conectores GH P10 no japones la da teodoro, era um dos mais caros, o cabo é grosso pra caralho.. mas nao comprei nao, tava na duvida. Tava escrito cabo comando (eu anotei tudo hehe), alguma coisa assim, o cara falou que era pra esse tipo de ligacao ,ampli/falante. É isso mesmo?

    JetDean
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    fiz um aqui em casa com cabo 0,75mm de boa. Só não usar cabos de instrumento...

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Drive30

    Então velho, compensa voce mandar fazer... não sei se é o preço atual, mas creio que um plug p10 neutrik deva estar na faixa de 18 reais cada, e 50cm de cabo vai ser quase de graça. Com 40 reais voce monta um cabo desse com qualidade top, nem precisa gastar com cabo pronto de marca já que está muito caro. Abs!

    Zedosal
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Compra esse tipo de cabo cerca de 2 reais o metro, é o mesmo cabo usado para fazer uma extensão de energia basicona!

    CABO

    e um plug P10 da santo angelo - os parrudos
    PLUG

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    pergunta:

    por que é melhor o cabo ser paralelo do que o blindado, com malha?
    pelo que entendi, pode usar o blindado (comum de instrumento), mas não é bom, é isso?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    O cabo blindado tem um condutor interno bem mais fino que o equivalente à malha externa, o que , dependendo da potência, pode causar sobreaquecimento do fio, devido à corrente.Por exemplo, um ampli de 50W em 8 0hms, terá uma corrente em torno de 2,5A em média.Como essa corrente depende da impedância do alto falante, e esta varia com a frequencia, o alto falante terá menos de 8 ohms em algumas frequencias, o que pode fazer essa corrente chegar a valores de 4 ou 5 ampéres.Pode ser muito para o condutor central do cabo.Ele vai aquecer, derreter a isolação interna e entrar em curto.Isso é bem mais difícil de acontecer com o cabo paralelo.O curto do cabo pode mandar seu ampli para o beleléu.Olho vivo!Cabo de instrumento é cabo de instrumento, cabo caixa, é de caixa.Cada um no seu quadrado.Tem cabo ding-ling por aí que não aguenta 1 A!

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs
    saquei!
    a corrente dos instrumentos é baixinha, mas a corrente que sai da potencia pra caixa é alta, é isso?

    e o lance de nao ser blindado? nao pega nada?
    os ruidos nao vao interferir no sinal ja amplificado? é muito insignificante as ondas eletromagneticas e de radio que tao pelo ar?

    rafael.tnk
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Ressuscitando o tópico, eu estou com um amplificador combo valvulado e ele possui esse cabo do falante para o "head" dele extremamente curto.
    Eu vou ligar esse amplificador em um atenuador mas, por esse cabo ser muito curto ele, não chega até o atenuador.

    Como o amplificador não é meu não tenho liberdade para abrir a traseira dele, então pensei em utilizar aqueles cabos extensores P10 Macho - P10 Fêmea da Santo Ângelo ou aqueles adaptadores que possuem duas pontas P10 Fêmea para conseguir fazer uma espécie de "emenda" com dois cabos.

    Pelo que eu li neste tópico deve ser um tipo mais específico de cabos e não um cabo P10 normal de guitarra.

    Gostaria de sugestões para o meu caso pois preciso extender esse cabo para que ele chegue até o atenuador sem ter perda de sinal ou comprometimento do próprio amplificador.

    Obrigado!

    kiki
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    rafael.tnk
    depende muito da potencia da saída. Se for em torno de 50w ou mais, seria bom ser um cabo mais parrudo. Se for um ampli menor, ACHO que pode ser cabo comum.
    Vê o que o nosso colega carlos adolphs recomendou ali em cima.

    rafael.tnk
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: rafael.tnk
    · votar


    kiki

    Obrigado pela resposta!

    Pensei em comprar 2 desses cabos aqui

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709736583-cabo-p10-ligaco-cabe cote-caixa-ampli-tecniforte-stack-1mt-_JM

    Um para a saída do amplificador até o atenuador, o outro para a saída do atenuador. O problema é que na saída do atenuador para o falante eu não consigo "plugar" diretamente no falante, provavelmente teria que usar um adaptador P10 Fêmea x P10 Fêmea para "emendar" os dois cabos. É nesse ponto que eu estou com bastante receio...

    Ismah
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Ismah
    · votar


    O maior problema é que se tem cabos COAXIAIS para guitarra, quando deve-se usar paralelos, pois as chances de curto-circuito são quase nulas...
    Além de que, o conector fêmea que vem, é péssimo... Altamente propenso a dar problemas, que num valvulado - na melhor hipótese - causaria queima de algum fusível...

    Não precisas comprar um cabo desses... Acho o preço absurdo, pois não deixa de ser dois cabos torcidos, com alguma proteção envolta. Os plugs são de marca desconhecida (OEM, talvez?), e o custo é absurdo para um cabo montado...

    Sendo bem generoso... Digamos que custe 15 reais cada plug, sobram 16 reais, digamos que 10 seja lucro... 6 reais o metro do cabo? Que cabo é isso?

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    O assunto é simples: qual a corrente que flui e qual o comprimento do cabo?

    Pela Lei de Ohm se calcula isso... Corrente = Potência / Impedância ( I = P / Z )

    Sabendo a corrente, aplicamos isso a tabela de corrente máxima para cada bitola - para cabos de até 15 m, o que deve ser o seu caso...

    Acima disso, começa a pesar o comprimento do cabo, pois, basicamente o cabo é uma resistência em série com os AF's (ou o AF), que passa a consumir energia e por efeito Joule, começa a aquecer... E pode terminar num incêndio...
    Além do incêndio, existe perda de potência pelo aquecimento do cabo, e atenuação de potência quando o cabo esquenta, a sua resistência aumenta, atenuando a potência...
    Isso tudo, implica em alterações no timbre - se somos é capazes de ouvir ou não, o papo é outro, mas existe...

    A solução, seria usar um cabo de 6mm² então? NÃO ! Um cabo de bitola grossa, tem alta capacitância, o que também não é benéfico. No entanto, isso só afeta o timbre, e não causa incêndios...

    Por força do hábito e desencargo de consciência, eu uso como genérico ( para qualquer aplicação EM INSTRUMENTOS ), um cabo PP de 2 vias, de 2,5 mm² cada condutor - é vendido como 2 x 2,5 mm² , geralmente - e de 5 m...
    Esse cabo suporta até 8 A, o que é mais que suficiente para um caso extremo, pois suporta até 1 024 W @ 16 Ω ( ligação bem improvável em guitarra, mas usual para amps de baixo )...

    PORÉM... !!!! Ao usar um cabo longo, é preciso que se abra SEMPRE ele inteiro, ou formamos um indutor, além de ter fontes de calor próximas (o próprio cabo)...

    Outro ponto BEM RELEVANTE, é a questão conectores... Não use conectores fuleiros para isso. Bons conectores, IMHO seriam Neutrik e Amphenol. Nenhum destes, deve ficar abaixo dos 25 reais CADA... É caro? Sim, é caríssimo, mas cabe pesar o que vale mais: 50 pila nos conectores, seu amp ? 50 pila nos conectores, ou um acidente que pode ferir alguém?

    E é perfeitamente questionável porque ainda se usa P10 / TR 1/4 " para ligar amps as caixas, pois existem alternativas muito mais avançadas tecnologicamente, como os SpeakON... Alguns amps de baixo já vem com essa opção, mas os malditos tocadores de guitarra, ainda não aderiram...

    rafael.tnk
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: rafael.tnk
    · votar


    Ismah

    O combo de fábrica usa um cabo P10 para ligar o falante dele até o amplificador (16 ohms).
    No meu caso o cabo que sai do amplificador ao invés de ir direto ao falante vai para o atenuador de potência, até aí sem problemas.

    O problema é que na saída do atenuador eu devo ligar ele até o falante mas esse cabo do falante (P10 de fábrica) é curto e não chega até a saída do atenuador. Será que devo então montar um cabo P10 fêmea x P10 macho?
    Com quais especificações?

    O amplificador é de 40W.

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    O combo de fábrica usa um cabo P10 para ligar o falante dele até o amplificador.

    Usar usa, mas não tem explicação nenhuma além de que é o conector mais barato, e o que tradicionalmente se usa...


    devo então montar um cabo P10 fêmea x P10 macho?

    Respondi na minha primeira postagem.

    Wagnerkill-1978
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Rafael, vi no mercado livre cabo Stack da Santo Ângelo de 5 MTS, veja se te atende

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo - head para caixa