Amplificador de 100 ou 50 watts

    Autor Mensagem
    MAF1050
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MAF1050


    E ae, moçada. Qual é a desvantagem de se pegar um amplificador com 100 watts? Já ouvi gente falando que 100 é demais, que é exagero, mas gostaria de saber qual seria o problema realmente. Eu, na qualidade de leigo que sou, sempre pensei que qto maior a potência, melhor, pois assim se pode obter um volume razoável sem forçar muito o amp, mantendo aquele timbre que, na minha opinião, fica melhor qdo o amp está em um volume mais baixo.
    Estou criando este tópico, pois pretendo pegar um handmade e estou na dúvida se pego um de 50 ou 100.
    E ae, qqcs acham?

    Abraço a todos e feliz natal....

    Bozo Ramone
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara, o lance é o seguinte....

    Prum valvulado te dar um som bem maneiro, tem que estar à 70 % da potência.... por causa da compressão das válvulas e tals.....

    Com um valvulado de 50W e uma caixa de 4X12 tu encobre toa a banda e corre o risco de ficar surdo !!!

    Eu tinha um de 100 W e vendi, agora estou com um de 50W com um falante de 12", isso me dá praticidade para ensaios e shows pequenos... Qndo toco em lugar grande, levo uma caixa auxiliar de 1 X12"; assim, com os 2X12 já faço uma zueira danada !!! \o/

    Eu te aconselharia o mesmo.... um valvulado peq, com 1X12" e 50W + 1 caixa auxiliar.

    Abraço e espero ter ajudado....

    MAF1050
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Entendi. Mas é que eu tava pensando em pegar um combo. Será que compensaria mais pegar um head de 50 e um gab então?

    MAF1050
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Outra dúvida. Um valvulado de 100 watts, mesmo que eu reduza o volume a 1, vai continuar muito alto?

    lemingue
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MAF1050
    Qual é a desvantagem de se pegar um amplificador com 100 watts?
    Você falou que quer combo... a principal desvantagem, para mim, nesse caso, é que o troço vai pesar muito (põe mais de 40 kg aí... numa caixa só...)

    Já ouvi gente falando que 100 é demais, que é exagero, mas gostaria de saber qual seria o problema realmente
    Se é exagero ou não isso depende do que e de onde você toca. Para maioria dos mortais é coisa demais. Como falei, de 50 para 100, a principal diferença mesmo seria o peso, depois, a quantidade de válvulas de power para se trocar, e por "último" vem a questão da "distorção de power", mas falo disso depois....

    sempre pensei que qto maior a potência, melhor, pois assim se pode obter um volume razoável sem forçar muito o amp, mantendo aquele timbre que, na minha opinião, fica melhor qdo o amp está em um volume mais baixo.
    Essa regra vale para amps transistorizados, que, quando "sobrecarregados", o som, que geralmente já é meio morto, fica rachado, parecendo aquelas caixas multi-uso que são usadas na frente de lojas.

    Dá uma pesquisada sobre distorção de pré e de power. Para ser all tube, o amp tem que ter o preamp e o poweramp valvulado. Distorção de pré é fácil de se obter, agora a de power só com volumes altos, e, quanto mais potente o amp, mais volume tem que botar para obtê-la. Isso não quer dizer que em volume baixo um valvulado de 100W não presta, acho que ele fica ainda melhor que qualquer SS (solid state = transistorizado = chip).

    Uma boa configuração de 50W ou é um combo de 1x12 ou um head e 2x12 (pode ser até 1x12). Fica mais fácil de carregar. Combo com 2x12 já e ruim pra carregar. Nem precisa ter 50W, 30W já dão conta, só que o tipo de válvula de saída (power) é diferente, eu particularmente, prefiro o som das usadas em amps de 50 a 100W (EL34).

    Te digo uma coisa, o PRINCIPAL problema mesmo é o PESO. Tenho um combo 1x12 de 30W e um half-stack de 100W. O som fica bom com ambos, independente de volume. Todo mundo fala: - ahh, 100W é muita coisa...! ... mas que é bom, não tem como negar...

    Abs!

    lemingue
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MAF1050
    Outra dúvida. Um valvulado de 100 watts, mesmo que eu reduza o volume a 1, vai continuar muito alto?

    Vai ficar alto.

    MAF1050
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Legal, velho. Esclareceu bastante. Obrigado pela disponibilidade em postar. Vou dar uma estudada nas possibilidades.
    Vlw,velho.
    Abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador de 100 ou 50 watts