Autor |
Mensagem |
MAF1050 Veterano |
# dez/08 · Editado por: MAF1050
E ae, moçada. Qual é a desvantagem de se pegar um amplificador com 100 watts? Já ouvi gente falando que 100 é demais, que é exagero, mas gostaria de saber qual seria o problema realmente. Eu, na qualidade de leigo que sou, sempre pensei que qto maior a potência, melhor, pois assim se pode obter um volume razoável sem forçar muito o amp, mantendo aquele timbre que, na minha opinião, fica melhor qdo o amp está em um volume mais baixo. Estou criando este tópico, pois pretendo pegar um handmade e estou na dúvida se pego um de 50 ou 100. E ae, qqcs acham?
Abraço a todos e feliz natal....
|
Bozo Ramone Veterano |
# dez/08
· votar
Cara, o lance é o seguinte....
Prum valvulado te dar um som bem maneiro, tem que estar à 70 % da potência.... por causa da compressão das válvulas e tals.....
Com um valvulado de 50W e uma caixa de 4X12 tu encobre toa a banda e corre o risco de ficar surdo !!!
Eu tinha um de 100 W e vendi, agora estou com um de 50W com um falante de 12", isso me dá praticidade para ensaios e shows pequenos... Qndo toco em lugar grande, levo uma caixa auxiliar de 1 X12"; assim, com os 2X12 já faço uma zueira danada !!! \o/
Eu te aconselharia o mesmo.... um valvulado peq, com 1X12" e 50W + 1 caixa auxiliar.
Abraço e espero ter ajudado....
|
MAF1050 Veterano |
# dez/08
· votar
Entendi. Mas é que eu tava pensando em pegar um combo. Será que compensaria mais pegar um head de 50 e um gab então?
|
MAF1050 Veterano |
# dez/08
· votar
Outra dúvida. Um valvulado de 100 watts, mesmo que eu reduza o volume a 1, vai continuar muito alto?
|
lemingue Veterano |
# dez/08
· votar
MAF1050 Qual é a desvantagem de se pegar um amplificador com 100 watts? Você falou que quer combo... a principal desvantagem, para mim, nesse caso, é que o troço vai pesar muito (põe mais de 40 kg aí... numa caixa só...)
Já ouvi gente falando que 100 é demais, que é exagero, mas gostaria de saber qual seria o problema realmente Se é exagero ou não isso depende do que e de onde você toca. Para maioria dos mortais é coisa demais. Como falei, de 50 para 100, a principal diferença mesmo seria o peso, depois, a quantidade de válvulas de power para se trocar, e por "último" vem a questão da "distorção de power", mas falo disso depois....
sempre pensei que qto maior a potência, melhor, pois assim se pode obter um volume razoável sem forçar muito o amp, mantendo aquele timbre que, na minha opinião, fica melhor qdo o amp está em um volume mais baixo. Essa regra vale para amps transistorizados, que, quando "sobrecarregados", o som, que geralmente já é meio morto, fica rachado, parecendo aquelas caixas multi-uso que são usadas na frente de lojas.
Dá uma pesquisada sobre distorção de pré e de power. Para ser all tube, o amp tem que ter o preamp e o poweramp valvulado. Distorção de pré é fácil de se obter, agora a de power só com volumes altos, e, quanto mais potente o amp, mais volume tem que botar para obtê-la. Isso não quer dizer que em volume baixo um valvulado de 100W não presta, acho que ele fica ainda melhor que qualquer SS (solid state = transistorizado = chip).
Uma boa configuração de 50W ou é um combo de 1x12 ou um head e 2x12 (pode ser até 1x12). Fica mais fácil de carregar. Combo com 2x12 já e ruim pra carregar. Nem precisa ter 50W, 30W já dão conta, só que o tipo de válvula de saída (power) é diferente, eu particularmente, prefiro o som das usadas em amps de 50 a 100W (EL34).
Te digo uma coisa, o PRINCIPAL problema mesmo é o PESO. Tenho um combo 1x12 de 30W e um half-stack de 100W. O som fica bom com ambos, independente de volume. Todo mundo fala: - ahh, 100W é muita coisa...! ... mas que é bom, não tem como negar...
Abs!
|
lemingue Veterano |
# dez/08
· votar
MAF1050 Outra dúvida. Um valvulado de 100 watts, mesmo que eu reduza o volume a 1, vai continuar muito alto?
Vai ficar alto.
|
MAF1050 Veterano |
# dez/08
· votar
Legal, velho. Esclareceu bastante. Obrigado pela disponibilidade em postar. Vou dar uma estudada nas possibilidades. Vlw,velho. Abraços...
|