Mudei a distorção do Atomic drive 20.

Autor Mensagem
    fabãorenato
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: fabãorenato

Bom, pude verificar que o canal de distorção do ampli funciona com 2 leds, um capacitor, e alguns resistores. Quando a dist é ligada um dos leds acende(quando se toca a guitarra). E ao aumentar o ganho a emissão da luz aumenta!
    O que eu fiz primeiramente foi colocar mais um led em paralelo, a dist ficou um pouco mais overdrive, mas ainda sim no talo a sujeirada vinha à tona. Depois coloquei ambos os leds trabalhando em série. A dist. ficou mais overdrive, mas resolvi mudar, e coloquei um diodo 4148 tb em série. Virou um overdrive de vez! Mas permaneceu uma característica bem "crunch" .
    Mas ainda sim, o sinal ficava muito abafado, com pouquíssimo brilho. Daí eu resolvi instalar um potenciômetro log de 50k no lugar do linear de 20k. Melhorou bastante! Tanto em volumes baixos quanto em alto, o som me agradou bem mais que antes. Agora posso tocar um blues sem ter que colocar a dist no mínimo e ficar com o som extremamente abafado.
    Estou criando este tópico pq já fiz a mudança. Eu poderia ter escrito no topico anterior o qual fiz para obter informações, mas n sei se as pessoas daqui iriam ler as mudanças, pois o nome do tópico era outro.

Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/08
    · votar

fabãorenato
    O que eu fiz primeiramente foi colocar mais um led em paralelo, a dist ficou um pouco mais overdrive, mas ainda sim no talo a sujeirada viha à tona. Depois coloquei ambos os leds trabalhando em série. A dis ficou mais overdrive, mas resolvi mudar, e coloquei um diodo 4148 tb em série. Virou um overdrive de vez! Mas permaneceu uma característica bem "crunch" .
    Boa experiência ... legal ...

Mas ainda sim, o sinal ficava muito abafado, com pouquícimo brilho. Daí eu resolvi instalar um potenciômetro log de 50k no lugar do linear de 20k.
    Pot. linear???? Onde???? Que eu saiba todos os pots do atomic são Log ... qual pot. que vc trocou?????

ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar

legal, tópico handmade na área.. hehe

fabãorenato
    Veterano
    # dez/08
    · votar

TODOS potenciômetros do meu ampli são do tipo B!

No caso eu mudei só o potenciômetro do GAIN.

El Musicista
    Veterano
    # dez/08
    · votar

fabãorenato

Essas adaptações funcionam para o Meteoro Thor Plus 30W RMS (acho a distorção dele uma bosta!!!).

fabãorenato
    Veterano
    · votar

El Musicista

Essas adaptações funcionam para o Meteoro Thor Plus 30W RMS (acho a distorção dele uma bosta!!!).

Isso foi uma afirmação ou pergunta?

De qualquer forma, deculpando minha ignorância, não sei se serve. Tem que dar uma olhada no circuito.
    Eu, um dia, vou parar para verificar o circuito por completo, e assim fazer alguns cálculos. Daí eu faço outras mudanças, desde que sejam simples. Talvez as envio para a Meteoro como cortesia para eles tomarem vergonha na cara rsrsrrsrsrsrsrsrsrsrs

El Musicista
    Veterano
    # dez/08
    · votar

fabãorenato

Foi pergunta... Esqueci de colocar os pontos de interrogação...
    =\

fabãorenato
    Veterano
    · votar

De quaquer forma dê uma olhada no circuito do ampli. Retire com cuidado a carcaça do ampli da caixa.
    Veja se são LEDS ou outros diodos. Daí é experimentar.
    Lembre-se que o que eu fiz é só experimentação, não calculei nada.
    Com relação ao potenciômetro, vc acha o som do ampli muito grave? Se sim vale observar o tipo de potenciômetro( eu partcularmente gosto dos pots do tipo A/logarítmico), e o valor da resistência e assim trocar por um de resistência maior. Mas tb n muito maior né....senão o ampli vira uma Tetê Espíndola eletrônica.

Ah! tem tb a opção de trocar os pots da equalização por pots com a resistência maior, mas não muito maior! Ao abrir o ampli e retirar a placa (com cuidado) e veja os valores e os tipos. Lembrando que isso afeta a equalização de todo o ampli, tanto som limpo quanto drive.
    Tipo A pot Log
    Tipo B pot Linear.
    Não aumentaria o valor da resistência do pot de Graves, trocaria o tipo, se necessário, por tipo Log.

El Musicista
    Veterano
    # dez/08
    · votar

fabãorenato

Beleza... É que eu acho a distorção dele, tipo, água e sal tá ligado? Não tem tem peso, não tem definição, ultra-tosca.

Valeu pelas dicas!!!

fabãorenato
    Veterano
    · votar

Tranquilo, mas n agradeça a mim n, e sim a galera daqui do fórum. Tem um tópico meu aqui que o título é mudando a dist do atomic drive, lá obtive a ajuda de quem conhece muito mais que eu. Fiz aas mudanças por conta e risco meus, mas com a ajuda daqui do fórum....ainda tem o site handmades.com.br

Lembrando que leds deixam o som bem crunch.
    Vc tem a possibilidade colocar diodos de germânio...deve dar um drive maneiro! Foi o Bertola quem me indicou este diodo no outro tópico, mas como eu játinha outros diodos...

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar

fabãorenato
    Excelente contribuição!
    Isso só demonstar como essa marca é "porca", podia fazer amps melhores mas não o faz por uma ânsia de lucro fácil....
    Abç

Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Alguem tinha que fazer isso no marshall MG uAHUAuhaUHA
    Mas não só no drive, que até o limpo dele é porco.

Diino
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Diino
    · votar

estou com um vulcano 200W aqui para manutenção, alguma válvula queimou, e os pots de volume estao pifados. Irei abrir ele assim que possível, dai tb já irei fazer uma engenharia reversa, desenhar o circuito, e por o meu parecer aqui.

abçs!

Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Diino
    Galera do HandMades vai adorar.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Diino
    Um grande amigo meu (Raphael Lopes) tem um desses, que chiava pra caramba e cuja parte de equalização não funcionava. Ele deixou o amp na Guitartech e o pessoal de lá teve que refazer TODAS as trilhas, trocar peças, pots, etc. Resultado: Agora ele virou um amp decente. Eu mesmo tenho um cabeçote 400MB que foi "melhorado" pelo Pedrone, com resultados excelentes, e nada disso foram intervenções muito complicadas para esses técnicos, o que só corrobora a minha opinião de não confiabilidade dessa marca.
    Abç

guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar

fabãorenato
    bota um GDI-21 e um Bertola's Mini Fuzz imbutidos! hehe
    abçs

fabãorenato
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Galera, eu coloquei agora 5 diodos de germânio, 2 em série no lugar de um led, e 3 em série no lugar de outro led.
    Acontece que o volume quando acionada a chave "fingerswitch" fica muito alto....MUITO ALTO MESMO, BEM MAIS ALTO QUE DE COSTUME. eu tinha colocado 2 e 2 diodos, ficou legal, mas a dist ainda n estava nítida...com os 3 ficou bem nítida, e bem drive vintage mesmo, mas com o volume muito alto.
    Eu tenho que deixar o volume no 2 para aquele volume de estudo, para n atrapalhar os outros em casa....
    Será que isso pode danificar o ampli...
    Vou verificar a saída para o falante para ver se continua com 8 ohms.
    Mas aumentar no número de diodos faz isso memso?

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar

fabãorenato
    Sim, faz, talvez vc tenha que atenuar o volume de saída do pré com um resistor, ou aumentar o valor do pot de ganho do mesmo pré.
    Abç

DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar

fabãorenato
    Sim, pois o que o diodo faz é comprimir o som (segura os picos), à medida que você botou diodos em série você aumentou o limiar desse "limitador".

Só vai danificar alguma coisa se você usar ele em volumes exagerados (no máximo da potência dele), mas aí não importa se for com sua mod ou sem ela.

Ah, queria que meus colegas ainda tivessem atomic drives para eu mexer... hehehe

Bozo Ramone
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Pessoal.... eu comprei um Nitrous GS100 achei ele legalZINHO.... Porém com muito grave..... tenho que usar eq: grave 2, médio 6, agudo 9 pra ficar com um sonzinho decente.... a dist não é de todo ruim, só que mesmo com o gain no mínimo, não consigo um crunch... quero um som tipo as bases do pearl jam na música soldier of love ( todos aki conhecem, né ? ) bem levinho........

Posso fazer algumas dessas modificações citadas acima ? E outra: ele tem 2X10.... Tenho um falante Selenium 12PW3 aki, que é extrememente agudo.... vou pegar e colocar a saída do amp nesse meu falante e ver como fica.... Depois posto as impressões....

Abraço !!!

DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Bozo Ramone
    Abaixa o volume da guitarra...

fabãorenato
    Veterano
    # jan/09
    · votar

E refiz as ligações, e deixei um par de diodos de germânio...um par em série e outro em paralelo...o som ficou legal e n ficou absurdamente alto...

Bozo Ramone

Vc tem que verificar o circuito do ampli, e seguir o canal drive e verificar os diodos que são usados....se n for led, seral de silício...acho difícil ser de germânio...
    Para um som ser mais crunch, segundo o mestre Bertola, e confirmado por mim na prática, use LED para clipar...e para vintage de germânio (1n60)....vou testar usar os dois em série...deve ficar legal...
    A distorção vai ficando mais overdrive a medida que se coloca diodos em série (mas isso n que dizer que vc tem que colocar 200 diodos em série!!!!)...se vc colocar 3, já vai dar um bom resultado, mas o volume vai aumentar bastante como eu mesmo pude verificar na prática....mas como vc tem 2x10 acho que vai aguentar mais que o meu que é um de 8"!!!!!!
    No meu caso o ampli tinham 2 leds...um deles acendia a medida qe ia aumentando o gain e tocando....neste eu coloquei diodos em paralelo, e no outro led diodos em série...fia a mudança do pot, e gotei do resultado.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Mudei a distorção do Atomic drive 20.