Pra ligar amps 110V qualquer estabilizador de PC serve? (o mais barato)

Autor Mensagem
Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


B.Neri

O perigo dos amps tubo é que o filamento das válvulas trabalham com 6,3v, se houver uma diferença na rede esse valor pode elevar-se e aquecendo a válvula mais do que deveriam os elétrons vão saltar feitos loucos igual minhoca no asfalto quente, por sua vez a tensão de grade das válvulas pode subir também,digo e repito há amptube até importados que pra ele dar o rendimento Maximo e ficar bonito na foto os cara exploram ao máximo da pobre válvula, já vi filamentos se romperem por conta disso, daí se vc ficar criando este efeito "sanfona" essas valvuletas não vão durar muito sacou agora?

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


B.Neri

Vou usar palavras que estão no FCC com a permissão do mestre.

"Na prática a teoria é diferente"

São fenômenos físicos que podem ocorrer, controlados por outros fatores externos ao teórico mundo além do conhecimentos acadêmicos, ou seja são os ossos do orifício.
Ajudou agora?

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Não seria ao contrário? Headroom não é a capacidade do amp continuar com seu som clean sem entrar em saturaçao das válvulas? (quanto mais headrrom mais clean a altos olumes o amps terá)

Então cara... Quando ligado em tensão maior, ele demora mais pra crunchar.

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


sim sim, disso eu sabia (apesar de sua resposta ter sido bem mais didática que muiats que vi no forum). O esquema é: se o estabilzador realmente esquentar mais as válvulas que um trafo, é melhor usar o trafo, num é? ele irá conservar mais a vida útil das válvulas. O problema é que não temos estabilizadores de confiança no mercado. esses estabilizadores baratos de PC são muito mal feitos. E um bem feito sai um absurdo! é mais jogo pegar um trafo mesmo. Dos mais baratos saem por volta de R$40,00 e trafos excelentes saem por volta de R$80,00.
Segundo meus testes o estabizalidor esquentou mais as válvulas que o trafo, por isso prefiro o trafo.

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
ainda sim estou com uma dúvida, me desculpe a insistência:
se a tensão aumentar, a válvula tb não irá esquentar mais? Quanto mais quente a válvula ficar mais ela tem a capacidade de gerar saturação. Dessa forma, o amp não irá crunchar mais rápido (com a válvula mais quente)?
Estou certo ou estou errado?

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Me parece que o colega já teve ou tem experiência no que estamos falando, porém acho que não estamos falando a mesma língua. Vamos nos situar?

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
Vc descreve que:
"Se alguém utilizasse o volume do ampli sempre no 10 e não parasse de tocar um segundo, talvez ele esquente a ponto de ter danos. Mas como ninguém faz isso, uma variação pequena de tensão não vai fazer essa diferença toda".
Cara, a dissipação de calor do amp é dimensionado pra isso, eliminar o calor nestas situações, justificando o que eu afirmei(mal dimensionados). Em ampli há uma situação que eu acho bacana, a distorção é uma onda quadrada, Certo? Ela é altamente destrutiva para os falantes e até pra parte de potencia do ampli. Então, se essa situação que você citou como hipotética for verdade, FÚ. Dependendo do estilo de rock os caras sentam o dedo nas cordas durante todo o período da musica com o volume no talo e com um pedaleira na entrado do ampli (bacana), o ampli pega fogo (no sentido figurado é claro), mas sabe o que acontece? O trafo é tão exigido que atenção dele vai estar abaixo do valor nominal do projeto (pra economizar enrolam com fio até de alumínio ou cobre de baixa qualidade), daí a variação da rede elétrica vai pras cucuias. Agora daí, se o ampli fica ali parado, triste, sem ninguém pra fazer um barulhinho. Cara, a corrente de repouso esta ali, circulando, a tensão ao bel prazer das variações da rede, subindo e descendo é onde mora o perigo. Sacou agora.

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Me parece que o colega já teve ou tem experiência no que estamos falando, porém acho que não estamos falando a mesma língua. Vamos nos situar?

Graduação em engenharia elétrica...

Cara, a dissipação de calor do amp é dimensionado pra isso, eliminar o calor nestas situações, justificando o que eu afirmei(mal dimensionados). Em ampli há uma situação que eu acho bacana, a distorção é uma onda quadrada, Certo? Ela é altamente destrutiva para os falantes e até pra parte de potencia do ampli. Então, se essa situação que você citou como hipotética for verdade, FÚ.

Não entendi o que você tá falando não... Mas enfim, você sabe que o ampli não envia onda quadrada pro falante, correto? Principalmente se estivermos falando de amplificadores valvulados.

O trafo é tão exigido que atenção dele vai estar abaixo do valor nominal do projeto (pra economizar enrolam com fio até de alumínio ou cobre de baixa qualidade),

Você diz isso como se fosse o padrão de todos os amplis serem feitos com trafos mal dimensionados, com materiais de baixa qualidade... Mas isso não é verdade... A maioria dos amplificadores com o mínimo de qualidade é feito com materiais adequados. Acho que a discussão tem que ser feita em cima de amplificadores "de verdade", e não da escória, correto?

Agora daí, se o ampli fica ali parado, triste, sem ninguém pra fazer um barulhinho. Cara, a corrente de repouso esta ali, circulando, a tensão ao bel prazer das variações da rede, subindo e descendo é onde mora o perigo. Sacou agora.

A qual tipo de amplificador você se refere, nessa sentença? Pois amplificadores que tem o estágio de saída transistorizado não são tão sensíveis a essas variações na corrente de repouso (as causadas por variações na tensão de alimentação, pra deixar bem claro)

Veja bem, não devemos fazer alarde por uma tensão de 132v entrando num ampli feito para 127, ou coisas do tipo... A tolerância de resistores é de 5%, capacitores 10%... Entre dois amplificadores teoricamente iguais, podemos ter uma diferença nos valores de tensão e corrente que circulam por eles devido a essas diferenças nos valores de componentes. Então, por que se importar com uma variação leve devida a variação na tensão de alimentação?

Eu gosto de frisar bastante isso pois as vezes o cara fica muito grilado com essas coisas e acaba gastando dinheiro em coisas que não tem muita utilidade, achando que tá protegendo o equipamento e coisas do tipo, quando na verdade só tá carregando mais tralha.

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Estou de saída, amanhã entro de novo.
Abraços

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
Eu gosto de frisar bastante isso pois as vezes o cara fica muito grilado com essas coisas e acaba gastando dinheiro em coisas que não tem muita utilidade, achando que tá protegendo o equipamento e coisas do tipo, quando na verdade só tá carregando mais tralha.

Poxa, é isso mesmo que eu temo, amigo DotCom. E a opinião e conselhos de pessoas como você é que precisamos aqui no FCC.
Eu comprei o estabilizador por crer (sou leigo no assunto) que funcionaria como um transformador (porque acredito que ele também tenha essa função), e porque o preço é praticamente o mesmo (trafo e estabilizador). Moro há 3 meses nesta cidade e não conheço nada praticamente, resultado: fui ao supermercado comprei um estabilizador com o selo do INMETRO.

[/i]Russetwolf
[i]Olá amigo, vejo que tem um grande interesse em proteger seus equipamentos, e é bom. Os equipamentos são caros e de difícil aquisição, não é todo dia que podemos comprar um bom ampli ou um pedal (isso não é banana na feira) temos que dar valor ao que temos, pra muitos é a ferramenta de trabalho e deve estar limpa e calibrada, certo!!

Russetwolf, por isso que entro nestes tópicos e os acompanho... a rede aqui em Caxias do Sul é ruim. E a instalação do prédio não tem aterramento (cara o prédio é novo, mas não tem aterramento, acredita?), daí o receio. Depois de tanto suor para adquirir os equipamentos, eles sofrerem dano por causa de bobeira é complicado...

Vou continuar acompanhando o excelente tópico.
T+
P.S. Parabéns pelos excelentes posts!

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Eu sabia!!!!!
Me desculpe, acho que acelerei de mais e atropelei os assuntos. Vou me ater a dizer primeiro das variações de rede elétrica. Que ocorrem em bairros de pequenas e grandes cidades. Já vi ocorrerem rompimentos de neutros em linhas que danificam equipamentos de ruas inteiras, isso pode ser verificado, pois as distribuidoras pagam fortunas nas indenizações destes equipamentos. Os que se salvam, na grande maioria, estavam ligados a algum tipo de estabilizador ou régua de proteção. Sim vc tem razão NÂO há motivo para Pânico é só um questão de proteção dos equipamentos, mesmo porque isso não acontece todos os dias. O musico é um itinerante, nas mais longínquas terras Brasilis, ele estará lá levando alegria e cultura pro Povo daí a preocupação. Como citei anteriormente "dinheiro no bolso e canja de galinha não faz mal a ninguém". Parabéns pela graduação, admiro e respeito pessoas dedicadas.
Abçs

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Com relação aos amps, a ansiedade que senti me fez vomitar tudo aquilo pra todo lado, me desculpe, vou me recuperar e explicar melhor pra que todos entendam.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Concordo com tudo isso porém, há outros fatores. Vc disse:
"O que faz o ampli ter ruídos é interferência eletromagnética (que é minimizada aterrando a carcaça do ampli), e rede elétrica mal dimensionada. O estabilizador não corrige nenhum desses dois problemas."
Cara, abra Tua mente agora, se vc toca um instrumento e já subiu num palco, vc vai entender o que estou dizendo. Em terras Brasilis nem todo mundo tem equipamentos das grandes bandas e das grandes produções musicais, onde tudo é controlado por Engenheiros.
A galera quer é tocar, não importa onde, num festival num bar só pros amigos, ou em Ns lugares onde o povo está. Ai vai ocorrer tudo aquilo que vc disse acima. O estabilizador não é pra corrigir é pra ajudar a proteger, minimizar caso haja um sinistro. Aterramento é a maravilha, se ligado ao neutro da rede (já citado anteriormente). Bem vamos voltar ao local do "show de rock da galera", o Zé das couve, fez a parte elétrica e ligou todas as tomadas do palco, o amigo do Zé com muito boa vontade (e entende do assunto) ligou o sistema de iluminação (que não é nada daqueles controlados por computador com aquelas lâmpadas careresímas) com spots de alumínio e aquelas lâmpadas palitos e controlada por uma mesa com triacs (com defasagens em 90º). Tai o primeiro ruído formado, dimensionamento da rede, o Zé até tentou, fez o possível com o material que tinha, aterramento só o do vaso de planta que acabou de cair do palco. Cara, a realidade é muito diferente dos laboratórios ou das bancadas, onde tudo é previsível e controlado. Por favor me corrija se eu estiver errado!! Obrigado a todos os Zé's que nos proporcionam momentos de alegria e prazer em nossas vidas, pois sem vcs não teríamos os shows VALEU!!!!!!!!!!!!!!!1

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Então cara, falo isso por já ter tocado em locais em que a instalação elétrica foi feita pelo Zé das couves... rsrssr

E um estabilizador não ajudaria de nada, pelo fato de que o neutro flutuante tava lá.. E o estabilizador é um autotransformador, não desacopla os neutros... Loop de terra também não corrige...

Mas enfim... Acho que não custa nada o cabra tirar a prova dos nove:
Pega um estabilizador e usa num show. Esses de PC aguentam 300 VA, que é mais do que um amplificador pequeno vai puxar.

Se o resultado for melhor, que continue usando. Se aumentar os ruídos, só é tirar ele da jogada...

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Então podemos concluir que: Tudo não passa de uma grande farsa? Que o estabilizador só irá reduzir a tensão em casos de surtos se houver o terra para descarregar o excesso e que os filtros de nada vão adiantar se não tiver o terra. Há uma conspiração por partes dos caras pra nos tomar dinheiro, e isso vem acontecendo a tempos?
A diminuição nos ruídos e interferências na rede, a proteção contra subtensão e sobretensão, além de atuar em casos de sobrecarga e sobreaquecimento, sinalizando sobre eventos da rede elétrica, nada disso existe? Então vou rasgar a norma e o baralho, agora to puto com os caras me larga que vou partir pra briga.
Nova norma do INMETRO
Desde 1° de janeiro de 2008, todos os fabricantes de estabilizadores de tensão, com potência até 3kVA/3kW, com tensão até 250V, estão obrigados a comercializar equipamentos de acordo com a norma NBR 14373:2006, em atendimento à Portaria 262 do INMETRO. Com esta nova geração de estabilizadores de tensão, a indústria oferecerá maiores benefícios aos seus usuários.
A norma NBR 14373:2006 exige obrigatoriamente que os estabilizadores tenham recursos técnicos que antes eram opcionais, como:
a) Filtro de linha – reduz os ruídos provenientes da rede elétrica;
b) Protetor contra surtos da rede elétrica – proteção contra descargas elétricas;
c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;
d) Protetor térmico – proteção adicional contra sobrecarga;
e) Aumento da faixa de tensão de entrada – 45% em redes 110V, 115V, 120V e 127V e 40% em 220V;
f) True-RMS – permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas;
g) Sensor de potência – desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.

Cara, esse tal de FCC é viciante, tá dificil trabalhar! Um abraço

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


Ponto para os dois...
Mas a saga continua...rsrsrs.

T+

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Encontrei estes posts que vc enviou e até esta data você estava de acordo com o uso das tractanas, de repente vc mudou, por que vc mudou sua postura? Nada contra, até eu mudo.
Não me esqueci, vou voltar ao assunto da onda quadrada nos falantes e amps. O treco aqui é um vicio tenho que trabalhar. Abçs

# Enviado: 7/dez/08 17:31


diego gr
Reforçando o que o Stibiun bem falou, 120W é a potência que ele envia para os falantes. O consumo dele é maior.

Por ser transistorizado, eu chuto que o consumo fique em uns 200W mesmo (valvulado é que desperdiça mais energia), mas no manual do ampli deve ter indicando o consumo dele.

Estabilizadores de pc (esses mais baratos) são de 300 VA (segundo eles, né... vai saber), mas 300 VA nem sempre são 300W.
Por isso, talvez até dê pra usar um estabilizador desses simples, mas talvez você esteja pondo ele em risco. Melhor tentar conseguir um de maior capacidade.

# Enviado: 28/dez/08 00:25
Citar Votar

contra picos, o bertola já disse... um filtro de linha bom funciona legal.
os valores que a concessionária manda tem que ser entre 133 - 116 volts.

se estiver fora dessa faixa, você pode reclamar com a concessionária.

DotCom
Veterano
# abr/10 · Editado por: DotCom
· votar


Então podemos concluir que: Tudo não passa de uma grande farsa? Que o estabilizador só irá reduzir a tensão em casos de surtos se houver o terra para descarregar o excesso e que os filtros de nada vão adiantar se não tiver o terra. Há uma conspiração por partes dos caras pra nos tomar dinheiro, e isso vem acontecendo a tempos?

Não precisa ser tão extremo... Mas mostrei meu exemplo só para quem ler ver que estabilizador não faz mágica.

Encontrei estes posts que vc enviou e até esta data você estava de acordo com o uso das tractanas, de repente vc mudou, por que vc mudou sua postura? Nada contra, até eu mudo.

Não mudei. Sempre achei desnecessário. Mas tem gente que quer porque quer usar. Não vou bater cabeça com o cara não. Se ele quer usar, vai usar. Só dou a indicação do que usar pra não queimar.

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Mas mais uma vez eu reforço: Se o cara quiser testar, testa... Repetindo, o estabilizador não vai danificar os equipamentos. Só reafirmo: não vai melhorar nada. O Bertola já notou isso.

Mas quem quiser tirar a prova, só é testar.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Cara, não é extremismo ou terrorismo, é porque há lugares em que a energia é muito ruim e a galera tem medo. Este preconceito contra os pobres estabilizadores chegou ao ápice em 2006 quando o INMETRO chegou e pos ordem na parada. A norma NBR 14373:2006, normatizou produtos fabricados a partir de 2008. Se não acreditarmos neles quem irá nos salvar? Não posso negar a minha simpatia por suas opiniões e citei isso anteriormente:
"Srs
Agora convenhamos, isso tudo será necessário se o serviço prestado da rede elétrica for ruim se seu ampli é para rede de 120 ou 127v, desencana, não carece dessa neura toda, já vi coisas piores.
Abçs"
Agradeço por suas opiniões e tenho certeza de que tudo que fizemos aqui ajudará em muito todos que acompanharam os posts.
Abçs

[i][/i]

Denayse
Veterano
# abr/12 · Editado por: Denayse
· votar


Para não criar outro tópico, vou reviver esse.
Ainda não comprei o trafo para meu amplificador, então vou usar o estabilizador.As tomadas aqui são de 220v. Minha dúvida é, meu ampli é 110v e pra ligar no estabilizador, a saída dele tem que ser 220v?

Amplificador 110v > estabilizador 220v > tomada 220?

Meu estabilizador é esse
Estabilizador

E meu ampli é um line 6 spider iv 15w

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# set/13
· votar


Estabilizador de tensão, vão pegar os mesmo 127 da tomada e estabiliza-los em 127 em sua saída. Ele não vai sair com 110.

Ramsay
Veterano
# set/13
· votar


Errado, o estabilizador (não estabiliza coisa nenhuma) vai pegar os 127V da entrada e entregar numa das saídas uma voltagem de 10 a 12 V mais baixa, o que é suficiente pra manter a saúde de amps valvulados que trabalhem com 115/120V.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Trabalhei com informática por anos, todos estabilizadores de pc q eu vi até hj, são uma porcaria.

Praticamente todos eles vibravam e faziam barulhos tremendos..

Isso só gera mais problema no som, pode acreditar, pode até existir algum modelo ou outro que se salve, eu tenho um q uso na minha mesa de som mas gera um pouquinho de humm..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra ligar amps 110V qualquer estabilizador de PC serve? (o mais barato)