Valvulado para POD

    Autor Mensagem
    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/08


    Saudações a todos os amigos do FCC,
    ============================
    ============================


    Como a grande maioria aqui, já há algum tempo acompanho os fóruns sobre amps (sobretudo os valvulados, sonho da grande maioria) e sobre pedais e pedaleiras (como qualquer guitarrista).
    Faz quase 10 anos que toco guitarra. Não sou profissional tão pouco tenho pretensão de ser músico. Muito pelo contrário, meu tempo é escasso e eu gostaria de poder praticar mais, mas as obrigações com a faculdade (sou acadêmico de medicina) me impedem de faze-lo.
    Ocorre, contudo, que tenho grande paixão pelo instrumento e gostaria de montar um set legal para que, dentro de minhas limitações, pudesse agradar meus ouvidos no que se refere a timbre.
    Por não possuir maturidade musical suficiente não acredito que um amplificador valvulado seja a melhor opção para mim. Acredito, que epesar da qualidade timbrística inquestionável destes amplificadores, eles servem para guitarrístas que já se conhecem o suficiente para usufluir do timbre que o amp lhe porporciona, trabalhando de maneira bem focada pra obter os melhores resultados.
    A possibilidade de ir para o exterior trabalhar nas férias fez com que eu reacendesse a idéia de adquirir um POD X3 Live. Dessa forma encontraria a versatilidade que acho ser importante para mim neste momento. Eu curto Hendrix, SRV, Satriani, Santana, EVH, Vai, Slash, POP, ROCK, Blues etc etc etc. Acho que investir um bom dinheiro em um amp valvulado (tipo um soldano slo handmade, por exemplo) não vai atender minhas expectativas de versatilidade, já que não me encontrei em termos de timbre ainda.
    Lendo bastante a respeito percebi que vários usuários vem tendo problemas em timbrar bem essa pedaleira (X3 Live) em aplificadores. Muitos foram os relatos de pessoas que ligaram diretamente no input do amp e o som ficou ruim. Outros tentaram o return do loop e mesmo assim ficou ruim. Houve um caso de um usuário que comentou que a dist do seu laney (tf 200 ou LV 200, não recordo) era melhor que a da pedaleira em função da incompatibilidade que vinha tendo em configurar a pedaleira com o amp.
    Então pergunto: Qual o melhor equipamento para uma POD? Uma potência valvulada? Alguns falaram bem do Vulcano, penso que uma potência valvulada handmade 30W stereo com 2X12 poderia ser uma opção de maior qualidade e mais barata, concordam?
    O que fazer? Por outro lado penso que é um sacrilégio investir um dinheiro considerável numa potência sendo que com um pouco mais poderia comprar um all-tube. O que fazer?
    Potência valvulada ou amp hand made de uma vez correndo o risco de a pedaleira não timbrar legal com o amp? Lembrando que mesmo no Loop algumas pessoas vem relatando problemas pra timbrar legal. Alguêm aí liga essa pedaleira num all tube com bons resultados?

    Não encontrei informações aprofundadas a respeito em outros fóruns.
    Aguardo a ajuda que sempre tive aqui.

    Desde já agradeço.

    Abraço.

    Éder Sanches.

    Fábio Goll
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eder, o preço que você vai gastar com um power valvulado estéreo, dá pra comprar um valvulado handmade completo.

    Eu já tive 2 pod 2.0, e não recomendo ligar em amps (no loop), fica legal, mas não é a mesma coisa que ligado em linha.

    Tem um amigo meu q liga o POD XT Live em um power rack stereo da Marshall e diz que fica muito bom em volumes altos.

    Uma opção legal seria o Meteoro Scorpion, que teoricamente já é concebido para essa tarefa.

    Victorblues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cara seguinte, tenho 2 amplis valvulados vintage (um gianinni true reverber II e um Tremendão III) tem timbres maravilhosos para oq eu toco (blues, rock e outros sons antigos) e ligados com excelentes pedaleiras ficam ótimos. Eu tinha a Xt, vendi para comprar a X3...ainda ñ comprei merda de dólar.
    Porém todos os amplis valvulados são muito sensíveis as regulagens, e as novas pedaleiras tbém são muito sensíveis e ricas em timbres, oq dificulta encontrar "o som" em alguns casos pelas múltiplas combinações.

    Vai na fé, compre um bom valvulado que tenho um timbre limpo bom e uma boa pedaleira que ñ tem erro!!

    Victorblues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eder se atente a um detalhe que o Fabio já disse

    A maioria dos valvulados soa com 100% do timbre em 40%,50% da potência, então se vc só quer um ampli para tocar em casa, nem queira pegar nada acima de 50W pq vc só vai extrair o melhor som desse ampli em um volume alto....e seus vizinhos ñ vão gostar muito da idéia!!

    Sugiro algo de 30W até 50W....que já é uma porrada de som

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Victorblues
    Sugiro algo de 30W até 50W....que já é uma porrada de som

    Era exatamente o que eu imaginava. Mas realmente não sei o que fazer? Por um lado parece besteira investir numa potência valvulada handmade ou num vulcano gastando uns 2000,00, se, por outro lado, com uns 3000,00 é possível montar um excelente all tube hand made. Se eu tivesse plena certeza que conseguiria timbrar uma x3 no ampli não pensava duas vezes. Mas pelo que venho lendo acho que não é tão fácil assim. Daí entra na questão de que não tenho um timbre bem definido ainda, como comentei acima. Então fica a dúvida....


    Fábio Goll
    Victorblues



    Valeu.
    Obrigado.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    se for só pra tocar em casa, um valvulado de 15w já dá conta faaacilmente...

    e ainda te dá otimas possibilidades de gravação, principalmente microfonando!

    abraços!

    Victorblues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PedroShinzato
    É verdade um de 15W dá conta do recado mesmo!!


    Eder, vc ja comprou sua X3?? ou tem experiencia com essas novas pedaleiras?? Sugiro que vc primeiro tenha experiencia com elas e depois vc intuitivamente vai timbrar ele em qualquer ampli que vc plugar. Eu tive uma GT8 e imagina oq sofria até pegar prática no bicho? rss

    Qnto ao ampli, uma potencia valvulada do tipo Scorpion é mais jogo nesse sentido pq todas as regulagens vão estar no POD ( facilitando regular ).
    Porém se vc for um "fanático por valvulas" como eu sou, vai achar que o som ainda poderia ficar mais quente pela ausencia das valvulas de pré. Se esse for seu caso um prézinho valvulado da behringuer o MIC100 quebra seu galho para esquentar o som. (recomendo por ser excelente e barato)

    Se bem que tanto na XT como na X3, regulando bem ñ tem necessidade de esquentar o som. Mas dependendo onde se vai plugar a pedaleira sempre é bom dar um boost no ótimo som dela!!

    _JCM_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    EDER R SANCHES

    Cara, eu toco com uma XT live plugada no return de um Meteoro Jaguar. Estou com essa pedaleira faz quase um ano (usava uma zoom 3030 e tirava um som até bom, dentro das possibilidades) e agora que estou começando a gostar do som que estou tirando.

    Na realidade, eu ia começar a montar tudo individual... pra falar a verdade, ainda acho mais negócio, mas estou mto satisfeito com minha pedaleira. Só falta agora comprar alguns pacotes para a pedaleira.

    Um outro relato é que em um dia que fui tocar em um show aqui na cidade, havia um JCM 900 com uma caixa 4x12. Liguei a XT no imput, pois o return estava estragado... sem regular nada cara, consegui um timbre mto bom mesmo, com uma dinâmica excepcional! sonzeira pura.

    O que quero dizer, é que é preciso gastar tempo com a pedaleira, assim como gastar tempo com os pedais e amp.. eu estou com mta vontade de trocar meu marshallzinho em um all tube de 15, pq sei que é outro negócio.

    Essa tua dúvida é tbem a minha... queria eu ficar um tempo com um bom all tube pra saber se vale a pena mesmo investir uma grana.

    Espero ter ajudado...

    abraço!

    Floydiano
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    É foda...

    Várias possibilidades, pouco dinheiro e nenhuma certeza do que quer...

    aheuHEuHEuahEuaHu

    Bem-Vindo ao clube...

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PedroShinzato

    Pra investir num equipamento desses penso que ele deva suprir as necessidades de tocar em banda tb. Ocasionalmente gosto de tocar com uns amigos. Daí acho que 30 ou 50 w são o melhor.

    Obrigado.


    Victorblues

    Eder, vc ja comprou sua X3?? ou tem experiencia com essas novas pedaleiras??
    Não comprei ainda. Vou comprar quando estiver no exterior.

    Qnto ao ampli, uma potencia valvulada do tipo Scorpion é mais jogo nesse sentido pq todas as regulagens vão estar no POD ( facilitando regular ).
    Eu não tenho dúvida quanto a esse fato. Só penso se um hand made não seria mais jogo no sentido de pagar menos e ter mais qualidade.

    Obrigado


    _JCM_
    Na realidade, eu ia começar a montar tudo individual... pra falar a verdade, ainda acho mais negócio, mas estou mto satisfeito com minha pedaleira.
    Eu concordo com esse aspecto também. Mas acho que a pedaleira é bem didática porque você vai apreendendo quais os efeitos você realmente vai usar e, dessa forma, vai adquirindo os pedais certos quando estiver disposto e partir para as latinhas.

    Obrigado


    Floydiano
    É foda...

    Várias possibilidades, pouco dinheiro e nenhuma certeza do que quer...

    aheuHEuHEuahEuaHu

    Bem-Vindo ao clube...



    Acho que essa é uma constante na vida de todo guitarrista, hehe.

    ===============================================


    Mais alguém tem experiência com a X3 e um amp valvulado?

    Abraço.

    Victorblues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O scorpion é muito bom cara...testei um pod feijão XT e tem um puta som de saída!! facílimo de regular, quase plug and play!!
    Só achei um pouco grande demais para mim (em proporção e potencia).

    Mas se vc conseguir fazer um modelo hand-made do tipo q vc gosta vai ser mais em jogo.

    Eu penso assim, como a grana sempre é curta, já compro um equipo pensando no tempo que vou ficar com ele e na versatilidade que terei. Um ampli completo será melhor escolha pq
    vc pode só espetar a guita ali e sair tocando qndo ñ estiver com seu pod, e no futuro qndo vc comprar um set de pedais tbem.

    Victorblues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Apesar de ser um guitarrista "vintage", a muito tempo uso pedaleiras digitais por essa praticidade e segurança em shows etc, mas tenho minhas latinhas para tocar em casa e no estúdio.

    Eu usava 20% da XT e agora com a X3 acho que vou usar uns 15% da capacidade dela, mas compensa muito só por ter nas mãos tudo oq posso imaginar em sons e timbres junto com meus amplis valvulados.

    OBS: Eder qndo fizer ou comprar teu ampli faça com loop de efeitos para vc fazer o esquema dos 4 cabos é mais uma forma de utilizar sua pedaleira+pré valvulado do ampli sem disperdiçar nada.
    Aí bicho não tem jeito, vc vai encontrar "o timbre".
    Digo isso pq em ggeral amplis valvulados pequenos (30w/50w) não tem loop e qndo são handmade vc tem de pedir para colocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulado para POD