Influencia dos componetes na regulagem do AMP

    Autor Mensagem
    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tomitaeuro


    Eu gostaria de saber a influencia dos componentes (Resistor, transistor e etc) na reglagem do AMP, não to falando de potenciometros, botão, manivela o sei la o que.

    Tava conversando com um amigo que esta cursando eletronica (esta no 1º ano), e ele me disse que o professor dele comentou que dependendo do resistor que é colocado no circuito do AMP, é alterado o GRAVE ou o AGUDO ou o MEDIO. Ele não soube explicar direito.

    Alguem poderia me explicar?

    Ja procurei no forum mas não encontrei nada.
    Qlq coisa, mals ae.

    Abraço

    Pombo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro

    Isso depende muito do circuito do amplificador. Existe uns circuitos q são chamados de filtros. Eles são classificados como filtro passa baixa, alta, e outros. Eles são responsaveis por deixar passar uma faixa de frequencia determinada por um calculo la.

    Um exemplo. Se vc tem la a saida do amplificador, e em série com a saida vc coloca um capacitor e em paralelo com a saida um resistor, vc está fazendo um filtro passa alta. Ou seja, as frequencias altas (agudos) vão passar por ali com facilicade e as frequencias baixas (graves) serão atenuadas. Se fosse o resistor em série e o capacitor em paralelo, passaria só as frequencias baixas e as altas serias atenuadas. Dai os valores desses componentes determinam a faixa de frequencia q vai passar. Logico q isso tudo envolve um calculo.
    Dai baseado nesses circuitos, são feito os circuitos de equalização.

    Os filtros q existem além desses q eu citei são os passa-faixa (ele faz com q passe uma faixa de frequencia determinada, tipo 100hz a 500hz por exemplo) e o rejeita faixa q é o oposto do outro.

    Bem eu expliquei isso tudo, mas n sei se vc saca alguma coisa de eletronica, uahuahauhaa, tentei ser o mais didatico possivel.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tomitaeuro
    · votar


    Valeu Pombo

    Pra você entende, eu estou querendo construir um AMPVALVULADO, e a historia foi + - assim. Fui perguntar pro meu amigo, que cursa eletronica, sobre uns resistores, se eu poso colocar resistores com capacidades maior do que tem na BILL OF MATERIALS do AMP que quero montar.

    Essa é a dúvida.

    Na BILL tem esse resistor 1.2 KOhms / 1W
    Eu poderia colocar um de 1 Megaohms / 1W?

    O Pai do meu amigo disse que sim, mas que altera o grave/agudo essas coisas, ai meu amigo falo q o professor dele comentou. Mas perguntei numa eletronica o cara falo que naum, que so posso almenta o W (capacidade de dissipar o calor) mas o OHMS tem que ser o mesmo que se pede na BILL/CIRCUITO PLANEJADO

    "Voce pode almentar a capacidade de dissipar o calor, mas os OHMS tem que ser o mesmo, pois o cirquito foi planejado para esse resistor, mesa coisa é você quere ligar um aparelho 110 numa tomada 220" Palavras do vendedor da loja.

    O que você acha?


    Mas voltando a sua explicação, isso que você me explicou tem alguma coisa a ver com os potenciometros externos (aqueles que da pra fuça toda hora) do AMP?
    Pois pelo que eu entendi esse lance de resistor altera o som é uma coisa de circuito, ai você citou os potenciometros fiquei na duvida se você tava falando mesmo do circuito ou, la na hora que tive tocando vo la fuço nos potenciometros.

    Ou você tava querendo dizer TRIMPOT?

    Desculpa se eu tive falando alguma bobage, to começando agora na eletronica.

    Abraço

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro
    Você quer montar um amplificador valvulado sem saber nem o básico de eletrônica?
    Bota o dedo na tomada que dá o mesmo resultado.

    emaniox
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Essa é a dúvida.

    Na BILL tem esse resistor 1.2 KOhms / 1W
    Eu poderia colocar um de 1 Megaohms / 1W?


    Não pode. É diferente de usar duas camisas de força onde uma só basta. É igual querer operar o coração com uma faca de cozinheiro.

    Flw.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tomitaeuro
    · votar


    DotCom

    Obrigado pela preocupação.

    Eu vou ser obrigado a aprender o básico de eletronica, eu não sei nem ler o que esta escrito nos esquemas.

    Mas relexxxx, pretendo concluir esse VALVULADO, em um ano, e detalhe que tenho dois projetos em mente, falantes 2x12 ou 4x12, tudo vai depender do custo/grana disponivel, ambos os projetos com CELESTION.

    E eu vou trabalhar com luva e óculos, ja estão até comprados, nem tanto pelo perigo em si, mas pelo fato que eu sou kgão mesmo. Povo fala que a luva atrapala, mas eu acostumo. Não posso é deixar o STATUS QUO fala mais alto ne. É ai que o cara roda.

    Mas..... sobre as minhas dúvidas você tem algo produtivo (da MINHA perspectiva) a acrescentar?

    Vlw Cara

    Abraço

    Emaniox

    Você disse UMA SÓ BASTA.

    Porque assim...
    O cara da loja que eu fui me disse mesmo que o OHMS tem que ser o mesmo mas o W(capacidade de sissipar calor) eu posso por uma maior, de 2W.

    Ai esse BASTA quer dizer o que?
    Quer dizer que seu eu usar um resistor de 1 Megaohms / 1W no lugar do12 KOhms / 1W (o que é pedido na BILL) vai simplesmente dar diferença no grave / agudo / medio ou vai ferrar o projeto (tipo queimar alguma coisa)?

    Vlw

    Abraço

    emaniox
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tem resistores que servem pra sintonizar o funcionamento do amp. Pelo valor que vc passou, este resistor é provavelmente ligado numa valvula, no catodo. Se trocar este valor, a valvula nao vai passar sinal simplesmente. Nao vai funcionar, nao vai ter corrente que passa pela valvula, etc.

    Nao pense na camisa de força, pense no bisturi. Nem sempre mais é melhor.

    Flw.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Valeu emaniox

    Vi seus video no YOUTUBE, massa os AMP.

    Abraço

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro
    Produtivo?
    Esqueça esse projeto por enquanto.
    Monte primeiro pedais, que não vão te matar caso você faça cagada;
    Monte uma fonte pra eles, que também não vai te matar caso você coloque os capacitores ao contrário (erro bem comum);
    Monte um pequeno amplificador, com um TDA da vida...

    Após você DOMINAR isso, parta pra um valvulado.
    Motivo: Valvulados são bem perigosos. 110V em corrente alternada já fazem um estrago... 350 V em corrente contínua matam mesmo. Não é brincadeira.

    Além disso, o custo pra montar um amplificador desse tipo é bem elevado (não espere gastar menos de 800 reais com os componentes), é um quantia considerável pra se arriscar.

    Tem outro tópico recente que outro usuário tava com a mesma vontade sua (Se matar = Montar valvulado sem experiência em eletrônica), ainda bem que conseguimos dissuadi-lo.

    Pombo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro

    Essa é a dúvida.

    Na BILL tem esse resistor 1.2 KOhms / 1W
    Eu poderia colocar um de 1 Megaohms / 1W?


    Não pode, vc pode até colocar um valor aproximado caso vc não axe, as vezes pode não interferir no som. Por exemplo, um resistor de 1,2k vc pode colocar 1k q talvez n altere em nada. Mas isso vai de circuito pra circuito. Tanto q tem componentes q não alteram diretamente no timbre. Nesses casos vc colocar um componente de valor diferente pode ser q nao tenha mudança efetiva, mas pode causar um mal funcionamento ou até o não-funcionamento auhauahuuha

    O Pai do meu amigo disse que sim, mas que altera o grave/agudo essas coisas, ai meu amigo falo q o professor dele comentou. Mas perguntei numa eletronica o cara falo que naum, que so posso almenta o W (capacidade de dissipar o calor) mas o OHMS tem que ser o mesmo que se pede na BILL/CIRCUITO PLANEJADO
    "Voce pode almentar a capacidade de dissipar o calor, mas os OHMS tem que ser o mesmo, pois o cirquito foi planejado para esse resistor, mesa coisa é você quere ligar um aparelho 110 numa tomada 220" Palavras do vendedor da loja.

    O que você acha?


    É isso dai mesmo, vc pode aumentar a capacidade, mas lembre-se: SÒ AUMENTAR!! se o projeto todo foi feito com resistores de 1W é bem provavel q o circuito trabalhe nessa potencia, dai se vc colocar resistores com menos de 1W o cicuito vai fazer "CHABUM" vai lambe tudinho.


    Mas voltando a sua explicação, isso que você me explicou tem alguma coisa a ver com os potenciometros externos (aqueles que da pra fuça toda hora) do AMP?
    Pois pelo que eu entendi esse lance de resistor altera o som é uma coisa de circuito, ai você citou os potenciometros fiquei na duvida se você tava falando mesmo do circuito ou, la na hora que tive tocando vo la fuço nos potenciometros.
    Ou você tava querendo dizer TRIMPOT?


    Não, eu nao me referia a potenciometro nenhum. Eu tava falando do circuito mesmo. Eu so tava tentando explicar como era mais ou menos o basico de um circuito de equalização, pra vc entender como q os componentes influenciam no som. Os potenciometros e trimpot na verdade são resistores, mas são resistores que vc pode mudar o valor deles manualmente. Eles são postos no circuito de acordo com a função deles. num circuito de equalização por exemplo, vc coloca os potenciometros no lugar dos resistores, dai quando vc varia a resistencia do circuito, vc varia o timbre. Num circuito de volume é a mesma coisa. O resistor na verdade só controla o fluxo de eletrons q vai passar pelo circuito.


    Agora vo fala um negocio, montar um amp valvulado sem saber pelo menos o basico de eletronica, é tiro na cabeça! É mais facil fazer o q o DotCom falo.
    Pq vc n tenta montar um pedalzinho simples. Dai vc pode procurar no google sobre assuntos de eletronica e vai analizando os circuitos q vc monta. Dai vc troca os componentes e ve o q acontece com o timbre, dai vc ve como influencia. Conforme for aprendendo, vc vai montando projetos mais dificeis.

    Acredite, sem ter uma noção de eletronica, tu vai ter muita dor de cabeça pra montar um valvulado.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tomitaeuro
    · votar


    Vlw Pombo

    Sim Sim eu concordo com o DotCom, o peido é seco mesmo.

    Mas igual eu falei, isso ei é um projeto pra 1 ano ou mais. Primeiro vou da uma estudada nos negocio.

    O foda é que faze um curso de eletronica não rola, aqui onde eu moro os cursos são de 1 ano e custam mais de 200 reais por mes.

    Não é nevessario faze um curso não, da pra monta o AMP VALVULADO sussa, não pode é descuida ne.

    Otra coisa que eu tava pensando aqui, vocês sabem um jeito de DESCARREGA as valvulas?

    abraço

    emaniox
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O unico jeito que eu conheço de descarregar as valulvas é tirando-as de cima da carrroça.

    FLw.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DotCom

    Em partes eu concordo com você sim.

    Mas eu to indo devagar com isso. Hoje eu fui num sebo na hr do almço e comprei dois livros, 1 chama Manual de valvulas de 1966 e o outro é Circuitos a valvula e transistorizados. Vo de manha nesse negocio.

    Eu to montando pra curti o negocio saca? Sem pressa.

    Vo comprando as coisas devagar, montando devagar. Um Hobby digamos assim.

    Como eu ja disse, não sei nem por onde começar cara.

    Vlw

    Abraço

    janick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O cara não fez nem um MXR D+ e quer construir uma Ferrari... o alface tava certi mesmo =P

    Invalid User
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Porra, o pessoal não entendeu que o cara tá mais que decidido em montar um valvulado, apesar de estar mais do que avisado que uma cagada e ele MORRE!

    É o que disseram velho, se você está decidido a pôr sua vida em risco por uma coisa tão fútil como essa, vai em frente! Se conseguir, ótimo, se não, meus pêsames à sua família. (não esqueça de que se conseguir poste os sons e não venha dizer que todos deviam tentar fazer pq o resultado é satisfatório pq tem muito mais coisa em jogo).

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Invalid User

    Vo postar o resultado sim com certeza. E você pode ter certeza, tambem, que não vou influenciar ninguem a construir nada, eu que to afim de construir o AMP pq so curioso e gosto de fuçar em tudo e aprender de tudo. Eu nunca tinha me interessado pela eletronica, mas agora me deu essa pira....... E sobre o perigo, eu ja li e vocês ja avisaram bastante.

    Alias acho que até seria interessante alguem qua manja de valvulas abrir um topico sobre segurança, porque, antes que alguem fale, eu ja procurei e nao achei nada especifico e com certeza varias pessoas tem dúvidas de como manusear corretamente as valvulas. Pode ate ser que o cara ja fez um curso de eletronica ou ate tenha um conhecimento, mas, vocês com mais experiencia podem dizer melhor do que eu, hoje as valvulas são pouco comentadas. E o que eu encontrei sobre segurança com as valvulas, pelo menos pra mim, fico muito vago.
    O que eu vi foi no handmade, (mão no bolso ou uma luva, essas coisas) mas com certeza tem muito mais detalhes a ser comentado sobre isso.


    Vlw Galera

    Pombo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro

    ai cara boa sorte auhauhauha admiro a sua força de vontade, mas n adianta coloca a carroça na frente do boi. Pra vc começar a enteder o que é a valvula, vc precisa saber no minimo o basico de eletronica. Começe estudando por baixo, estude sobre resistores, capacitores, lei de ohm e etc... no google vc axa tudo isso ;)

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vlw Pombo



    Kra vc sabe onde encontro os falante CELESTION?

    Uma das primeiras coisas que estou fazendo é o orçamento das peças.

    Abraço

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro
    Todo mundo já te avisou que é perigoso você mexer e você não tá nem aí... Qual a diferença de um tópico avisando mais uma vez que é perigoso?

    Vou falar de novo:
    Comece fazendo uma fonte de tensão (é a primeira coisa que mandam você montar, num curso de eletrônica), ENTENDA o que cada componente faz.

    Depois passe pra pedais (coisa simples, fuzz, overdrive...), pra aí então começar com amplificadores.

    PORQUE:
    Se você começa pelo ampli, e der MUITA SORTE de ele funcionar, você não vai ter aprendido nada... Não vai saber o que aquele resistor perto da válvula faz, etc...

    Se ele não funcionar, vai ficar quebrando cabeça a toa, porque não sabe analisar o circuito pra corrigir algum possível erro.

    Você ligar, esquecer algum detalhe de segurança "bobo", como isolar direito a fonte, encostar na carcaça, tomar um choque de 350 volts DC e morrer.

    Faça um curso de NR10.

    Pombo
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Pombo
    · votar


    tomitaeuro

    Todo cuidado é pouco, se vc nao tiver experiência pode acaba se dando mal. Tudo bem q se vc leva o choque vc n vai morrer (o q nao significa q nao tenha chance) mas no local pode causar queimadura no local do choque, e queimadura sinistra dependendo do caso. Digo isso por experiencia prorpia =X

    ah isso se n fizer "CHABUM" na sua cara uhauahuahua

    Por isso q agente ta falando q é importante conhecer o funcionamento da parada pra vc saber o q ta fazendo. Equipamentos de risco como esse requer cuidados especiais.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não vai morrer?
    Só precisa de uma corrente de 10 mA passando pelo coração pra causar fibrilação. Se isso ocorrer, e não houver socorro imediato, a pessoa morre em cerca de 4 minutos.

    Mas claro que isso é besteira. Ninguém quer viver muito.

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    avisado que uma cagada e ele MORRE!

    nao precisa de nem uma cagada inteira, meia cagada, quando se trata de alta tensão, ja basta...

    tomitaeuro

    cara, meio segundo em contato com 500VDC é suficiente pra tu bater as botas

    voce nem manja como funciona um resistor, se quer fazer um 1o projeto um amp, faça algo que a possibilidade de morte seja reduzida

    monte um amp a base de integrados tipo TDA2003...

    valvulado é pra quem tem a manha ja...

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não é nevessario faze um curso não, da pra monta o AMP VALVULADO sussa, não pode é descuida ne.




    Otra coisa que eu tava pensando aqui, vocês sabem um jeito de DESCARREGA as valvulas?


    http://www.funerarianet.com.br/

    vai precisar...

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tomitaeuro
    · votar


    DotCom

    Eu disse SEGURANÇA. Digamos.... Um topico sobre MANUSEIO DEFENSIVO DE VALVULAS. É diferente de C VAI MORRE HEIN, TO AVISANDO HEIN, ÓÓÓÓÓÓÓÓ C VAI MORRE HEIN, eu falo tipo um curso de direção defensiva. Um tópico tipo o do HANDMADE, só que cada um posta suas TECNICAS de segurança.

    Sobre o Curso de NR10, ja peguei e li varias apostilas que eu achei na net, se tive alguma diferente me mende, por favor, meu e-mail é tomitaeuroARROBAhotmail....., mas olha o que fala as que eu peguei.

    10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a
    desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o
    emprego de tensão de segurança.


    10.2.8.3 O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme
    regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve
    atender às Normas Internacionais vigentes.


    Agora eu vo te que monta um todo um aparato aqui em casa conforme diz a......ESLOVÉNIA????

    F.6.6 - Informações sucintas sobre a realização de trabalhos destinados ao levantamento de
    dados sobre instalações de Quadros Elétricos e liberações para o seu funcionamento.
    Com o objetivo de planejar e arquivar os dados inerentes as instalações dos quadros elétricos e para
    que possam emitir os certificados específicos a cada uma destas instalações deverão estar verificando
    se foram feitas liberações para a sua utilização e funcionamento dos sistemas elétricos.
    Independentes dos exames que dizem respeito a concepção do sistema energético, suas subestações
    transformadoras, cabines e a disposição geral dos sistemas de distribuição e operações em grupos
    geradores, as liberações de cada uma das instalações construídas e de suma importância, pois todos
    os seguimentos elétricos antes de serem colocados em funcionamento devem ser corretamente
    testados.


    Isso ai é coisa de industria velho. Olha isso aqui:

    Uma visita às áreas e construções para o conhecimento das instalações elétricas é importante, pois
    facilitara nas análises de documentações técnicas e de outros itens para a obtenção dos dados para
    planejamento e adequações técnicas recomendados nesta NR-10
    .

    Vo chama um técnico pra vistoria minha residencia?????


    Galera

    Eu ja falei, eu to estudando eletronica. Ja falei também eu vou ser OBRIGADO a aprender eletronica pois eu não sei ver o que esta escrito nos esquemas. Eu não ESTOU montando o AMP já porque é IMPOSSIVEL.

    Eu não sei nada, como que vo monta???

    Seu fosse montar o AMP agora teria a mesma dificuldade que se vocês pegassem uns pergaminhos escritos em aramaico e fossem fazer INTERPRETAÇÃO DO TEXTO. Não iam entender bos... nenhuma. Assim to eu olhando os ESQUEMAS. Não to entendendo merda nenhuma.

    Eu to falando o que eu quero monta (O AMP VALVULADO) pra vocês me instruirem com foco nisso.

    É claro que eu vo monta varios pequenos circuitos antes de chega no valvulado, tipos essas expeciencias que vem nas revistinhas. Vo monta um monte antes.

    Mas agora faze um curso de 6 meses ou 1 ano pra monta o Valvulado....

    Se precisa eu vo faze sim pq essa porra desse AMP vai sai de qlq jeito mas....Nada a ve isso. No curso vaum fala um monte de abobrinha que eu não preciso sabe e vo paga 200taum por mes à toa.

    Eu to achando que vocês não estão me entendendo, daqui a poco vão fala que eu vo te que faze um curso de MEDICINA EM CUBA, coloca uma ambulancia aqui em casa

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tomitaeuro
    · votar


    Quanto eu fo montar o AMP é claro que eu não vo faze isso com ele ligado na tomada.

    O que eu quero dizer é (falo isso no geral, ams vo usar as valvulas pq é mais perigoso) quando eu for manusear as valvulas, o que eu devo fazer? pegar ela com um alicate? Usar uma Luva? Cozi ela em banho maria? Passa mantega? QUE DIABOS TENHO QUE FAZE?

    Vocês só me falam, PERIGO, PERIGO, PERIGO, ESTOU MUITO GRATO POR ISSO, mas como ja disse, eu não vou de cara direto no AMP, porém (eu ja procurei e não encontrei nada) ninguem ate agora me explico algo tipo (to dando exemplo) "olha, se tira o AMP da tomada, compra um 16 VALVE TABAJARA, que é uma aparelho que vai descarrega as valvula pra voce pode manusea em segurança". É disso que eu to falando, explicar a fazer as coisas, não somente falar do perigo, mas sim, administrar o perigo. Eu ja vi que determinadas placas não da pra fazer TERRA, que tem que compra umas pecinha q parafusa pra pode faze o TERRA, eu to indo atras de aprender as coisas.

    Sei que vocês não vão me ensinar tudo, que se eu quise aprende tudo eu que va faze um curso, isso é obvio.

    Mas do PERIGO eu sei. O primeiro passo que é me sujeita a corre esse risco eu ja dei (se eu não tivesse dado não iria quere o valvulado), o segundo passo é aprende a LIDA com ele. É ai que preciso da ajuda de vocês.

    Vlw Galera

    Abraço

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro
    É, pra que curso?? É besteira. Não faz mesmo não.
    Vai lá e monta o amplificador.

    cansei.

    Pombo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tomitaeuro

    Po tudo bem, eu sei q vc sabe q n da pra monta e talz, mas antes de querer pegar dica pra monta um amp, pega dica pra montar coisas mais simples. Pois pra vc entender o funcionamento de uma coisa complexa, vc precisa primeiro do basico. E a questão da segurança, é pq agente n quer q vc vire carvão ou algo do tipo.

    Agora se tu quiser, procura pela funeraria jardim da eternidade, ela tem ótimos preços.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vlw Pombo, DotCom

    ADD eu no MIRC ae

    tomitaeuroARROBAhotmail.....

    Abraxxxxx

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Influencia dos componetes na regulagem do AMP