qual celestion posso usar em um laney lc 30, II

    Autor Mensagem
    procurador
    Veterano
    # nov/08


    Há algum tempo estou querendo trocar o falante original de meu laney lc 30, II, de 30W, mas ainda não sei qual falante usar. Testei o Governor da Eminence em sampa, mas apesar de ser bem definido, achei digamos limpo e amistoso demais (acho que notei excesso de graves - redondos demais - que alguém já apontou aqui no fórum. Então pensei no celestion vintage 30 ou no greenback. Mas tem o lance da potência do ampli e tal. Qual seria mais indicado, ou haveria outra indicação?

    procurador
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: procurador
    · votar


    Pretendo usar também o laney, com o novo falante, como gabinete para um marshall jcm head de 60W (comprei o head mais ainda não adquiri caixa, nem falantes, por causa da mesma dúvida). SERÁ QUE O FALANTE QUE VAI BEM COM O LANEY DE 30W, SERVERIA BEM TAMBÉM NO JCM DE 60W???

    emaniox
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu tenho o vintage30. Ele aguenta 60W de limite (melhor nao chegar muito perto disso). ELe é bem concentrado nos medios, soando as vezes meio nasal. Ttambem tenho o g12h30, ele é mais plano e com mais brilho. Eles estão combinados numa caixa 2x12(que influencia o comportamento de ambos), mas posso escutar cada um separadamente. Nesta caixa os graves são muito bons.

    O pior é que, como o g12h30 só aguenta 30W, a combinação dos dois falantes só aguenta 60W.

    Os falantes da Eminence em geral aguentam 75W , o que da uma boa margem pro seu head de 60W, mas eu recomendo dois falantes em paralelo numa nova caixa. A caixa em si não vai sair caro, vai nesses caras de som automotivo com um esboço do projeto.
    Flw.

    lemingue
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    procurador

    Dae guri, ainda tá com o LC30 é?

    O vintage 30 deve dar conta do recado, ele aguenta 60W. Se quiser uma folguinha para o JCM600 pode ser o classic lead 80 (80W). Se não vai botar no talo ou se pretende comprar um gaginete futuramente eu iria no V30.

    GUGALOO
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    procurador
    Ao invés de vc trocar o falante do seu LC30 para tocar um JCM, pq vc não faz uma caixa para o head??

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    GUGALOO
    Pretendo ficar com o lc 30, independentemente de uma nova caixa futuramente... Mas inicialmente iria mesmo aproveitar o laney como gabinete, até mesmo para conhecer melhor o falante a ser instalado nele...

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Fala veio! Ainda tô com o lc 30 sim. rsrs. e mais alguns outros valvulados também. Tinha resolvido vender, mas como não precisei verdadeiramente de grana, acabei ficando com ele. Esta me servindo bem para o destino que lhe dei, fora de casa. Com pedais ficou show mesmo, diferentemente do jcm que a meu ver não casa também com drives externos (talvez por ser mais agudo e mais potente...)

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    O classic lead, por sua vez, não acaba ficando "muito potente" para o laney daí? Na verdade o jcm de 60W nem iria usá-lo no talo não... no máximo com 60% ou eventualmente (raramente na verdade) com 70% do volume dele...
    E o Greenback? Em timbre como é comparado ao vintage 30? Ele seria o ideal para 30W valv.? Aguentaria 60W de um ampli maior? Por fim, conhece o Governor da eminence? como é comparado ao vintage 30? Pelo que li e já ouvi, acho o vintage 30 melhor (equalização menos em "V" tenho impressão). O Governor tive a oportunidade na Dananp de ligá-lo ao lado de um celestion original que vinha num combo marshall (não me lembro o modelo). O som limpo me pareceu muito definido, mas para um crunch e drive, achei que não viraria tanto... Já o vintage 30 testei, numa caixa de 2 de 12, mas como o equipo era descohecido por mim, não sei avaliar sistemeticamente... Mas tive a impressão de um som mais equilibrado, sei lá... rsrs.

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    emaniox
    conhece o Governor da eminence? como é comparado ao vintage 30?

    lemingue
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    procurador

    O classic lead, por sua vez, não acaba ficando "muito potente" para o laney daí?
    Se for só o LC30 como gabinete para o JCM600 é algo a se pensar, não é o ideal, mas não fica ruim.

    E o Greenback? Em timbre como é comparado ao vintage 30? Ele seria o ideal para 30W valv.?
    Greenback é mais vintage. Não acho legal ele só tanto para o LC30, quanto para o JCM600. Se for greenback, são pelo menos 2 para o laney e 4 para o marshall. Ele tem 25W e não 30.

    O governor é parecido com o V30, tem quem ache pior, outros acham melhor, ele tem menos médios, é mais fino, soando e um pouco mais suave que o V30. Ele é 75W, se tá preocupado com isso com o classic lead... pelo som, eu ainda ficaria com os celestions, pelo preço... sei lá... com essa reviravolta no dolar estou por fora.

    Mas tive a impressão de um som mais equilibrado, sei lá... rsrs.
    O classic lead é mais equilibrado que o V30. Tenho um gabinete com V30, se fosse para mesclar ou ter outro seria com o classic lead.

    gucrispim
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    vai de The Wizard.. ve lá no site da Eminence que tem sons com todos os falantes

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Legal! Acho que notei mesmo que o governor tem menos médios que o vintage 30. Eu acho que descartaria o governor. Estaria mais para o vintage 30 mesmo, mas com seria o classic lead compara do vintage 30???

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    "O classic lead, por sua vez, não acaba ficando "muito potente" para o laney?
    Se for só o LC30 como gabinete para o JCM600 é algo a se pensar, não é o ideal, mas não fica ruim."
    Não entendi muito bem... E classic lead não é recomendável para o laney de 30W? Se for, vale para o jcm de 60w também?

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    emaniox
    "ELe é bem concentrado nos medios, soando as vezes meio nasal" Ele não tem o som aberto e bem projetado, como o timbr britânico? Acha ele nasal com os eminences que vêm nos fenders?

    procurador
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: procurador
    · votar


    lemingue
    Certa feita vc me disse isso:
    "GT12T-T75 - é o que vem na 1960A - mais scoop.
    Vintage 30 - um som mais "classico" puxando um pouco pros médios e mais smooth.
    Greenback - é o que vem na 1960B - é O som clássico. Não sei te explicar mas foi muito usado com os Marshall Plexi.
    Classic Lead - É um pau pra toda obra. O celestion 70 80 que vem no teu amp é a versão barata desse aqui.
    Century - É um que dizem que tem o som de quase todos acima (muito caro - nunca ouvi um)."
    Confere?
    Se o classic lead é como o celestion que vem no laney, só que melhorado, acho que não compensa investir nele, pois acho o som do falante do laney comprimido demais, sendo que um vendedor da two tone concordou comigo, a este respeito (na verdade foi ele quem disse isso e eu concordei com ele...) sendo assim, um vintage 30 acho que cairia melhor e ao que parece daria pra usá-lo em uma caixa extra para o jcm 600 (na hipótese de eu vender o laney e ficar com o vintage 30).

    emaniox
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DEsculpe, nao posso comentar sobre os Eminence, nunca os testei.

    É dificil descrever a minha impressao do V30. O que eu quero dizer com nasal é que ele tem ressonancia. Se o amplificador causar uma ressonancia, ela vai ser bem destacada pelo falante. Ele tem uma excelente resposta aos graves mas tem uns "plim" tambem. Ele tambem tem aquele growl. Sei lá, eu gosto dele pacas.

    Eu posso compara-lo como g12h30, que é mais plano, mostra tudo, mas tem menos personalidade.
    FLw.

    tomitaeuro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Oi Alguem sabe qual CELESTION vem nos JCM 800-2203?

    E onde posso encontrar? Ainda não achei nenhum tipo de celestion pra vender.

    Abraço

    lemingue
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    procurador
    E classic lead não é recomendável para o laney de 30W? Se for, vale para o jcm de 60w também?
    A questão é que o laney não vai fazer o classic lead trabalhar muito. Não vai ficar ruim, mas se o falante fosse um pouco menos potente seria melhor. Meu gabinete/head tem 240/100W, é mais que o dobro e ainda assim fica muito bom. Se for usar um falante para os dois, com o CL80 tu tens uma folguinha quando for usar o JCM.

    Confere?
    Sim. E o CL80 é bem melhor que o 70/80.

    Se o classic lead é como o celestion que vem no laney, só que melhorado, acho que não compensa investir nele, pois acho o som do falante do laney comprimido demais, sendo que um vendedor da two tone concordou comigo, a este respeito (na verdade foi ele quem disse isso e eu concordei com ele...) sendo assim, um vintage 30 acho que cairia melhor e ao que parece daria pra usá-lo em uma caixa extra para o jcm 600 (na hipótese de eu vender o laney e ficar com o vintage 30).
    É só questão de timbre. O V30 tem mais médios, o CL80 menos, mas não chega a ser um G12T-75. Se acha que vai sair comprimido o som, vai de V30, é só não abusar muito no JCM. Eu preferi o V30, já falei. Como 2ª opção, por já ter o timbre do V30, usaria o CL80 e só.

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    emaniox
    "mas tem uns "plim" tambem. Ele tambem tem aquele growl". Traduz pra mim se puder. rsrsrsrs.

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Entendi, entendi...
    "vai de V30, é só não abusar muito no JCM."
    Eu estou a simpatizar mais com o v30 mesmo. Mas como o jcm 600 tem 60W e como um dia penso em eventualmente vendê-lo para pegar um bom clone do jcm 800 com 50W, um V30 não daria perfeitamente nele também (além de dar legal no laney)??? Não é que estou sendo "pão-duro" e não querer comprar dois falantes... é que já tive um jazz chorus com dois falantes e apesar de bem legal e "espalhar" bem o som, já tive a vontade de desligar um falante dele para poder tocar um pouco mais a vontade em casa (só toco em casa e em lugares pequenos) e notei também que um falante só (no caso o falante do laney) dá conta do recado tranquilamente. Mas confessso que não sei se estaria forçando e comprometendo o falante... Aliás, qual a potencia do celestion que vem no laney??? é mais potente que os 60W do V30?? Desculpa aí pela preguiça de não pesquisar. hehehehe. É que por aqui, posso me informar melhor sobre os amplis em geral e sistematicamente. Valeu.

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Ah, só pra abusar da sua experiência com os celestions. hehehe: Disseram aqui, que o V30 seria meio anasalado... Eu até entendi um pouco a colocação. Eu já até testei uma fender masterbuild (que guitarra...) em um equipo lligado em uma caixa com dois V30, mas como não conhecia nada do equipo testado, não sei avaliar o som do V30, mas me pareceu muito bom. Na sua opinião o V30 teria o som anasalado tanto como os eminences que vêm nos fenders??? (já liguei um fender no próprio falante do laney e o som ficou bem mais aberto e projetado, praticamente descaracterizado o som do fender, apesar de muito legal...) Será que o V30 ficaria "analasado" meio na onda "fender"? Tive a impressão que não...

    lemingue
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    procurador

    Falante do LC30: 70/80 = 80W

    Eu gosto de médios, e, acho que quem já tocou/toca em bandas sabe que sem eles você não aparece, isso o V30 tem de sobra. Sobre ele ser anasalado, isso também depende do tipo de gabinete. Eu sempre tive amps que tinha que socar de médios para ficar, digamos, mais ou menos bom, com essa combinação (VH100R+V30) isso não ocorre, dá pra ter um controle enorme dos médios, e, se quiser algo na linha Mesa e etc, é só zerá-los, ligar o EQ (que não uso) do rack e dar um corte entre 800 e 1200 mhz (qualquer equalizador faz isso). Dá pra tirar som anasalado se quiser, mas, na minha opinião, ou o cara não sabe regular, ou não gosta do timbre, prefere scooped, Mesa/Booogie, New Metal e etc. Eu já acho os médios dele super macios, e se quiser, pode deixá-los bem ásperos, é só aumentar o potenciômetro que ele vem. Prefiro ter algo para diminuir do que tentar colocar algo que o som não tem. Ele não tem é aquele grave "boommm" de amp scooped. Da para ver que estão lá mas não embolam nadinha. Em resumo é um falante forte nos médios, com agudos também marcantes e com graves definidos. Quando quero mudar o timbre que estou usando, a primeira coisa que mexo são nos agudos, depois nos médios, raramente nos graves.

    Se você ainda tem dúvida, eu também tenho um Classic 30, que assim como o LC30II, vem com 12AX7 e EL84, e os V30 ligados na saída auxiliar ficam ótimos também, são 240W mais o falante do gabinete. Por isso, não fique com medo de um falante mais potente (80W) no seu laney, vai funcionar, aliás, pelo que tu falaste, os dois funcionam, escolha, então, pelo timbre. De cara já te digo que um dos mais usados por aí é o V30 (espero que tenda entendido quanto ao "por aí").

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Valeu meu velho! Entendi bem suas diversas falas a respeito do falante, somada à singela experiência que tive com eles. Além de ter um som de primeira (por ser linha classe A da celestion), eu acho que cairia bem no meu laney e também para servir de gabinete para o jcm (ou mesmo para compor uma caixa em separado, para o que terei de comprar mais um pelo menos...) Acho que vou arriscar em comprar um (faz tempo que estou devendo pra mim mesmo um falante de primeira, até mesmo para explorar melhor meus amplis (head), os quais foram recentemente adquiridos (jcm 600 e jcm 2000, sendo que este pretendo vender). Uma curiosidade, vc toca profissionalmente ou só pra relaxar mesmo? Valeu muito por hora!!!

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Ah, mais uma observação em consonância com seus comentários sobre a preferência por médios: eu também gosto de médios e agudos. Tenho cinco amplis no total e em todos eles uso, atualmente, os controles de médios e agudos em 75% e o grave com 30%. Acho então que os médios referidos do V30 cairão bem pra mim, sendo que no governor que testei (ao lado dos celestions originais de um jcm jtm 45 se não me engano) senti ausência de médio e de um certo ataque de um modo em geral, apesar de ter um som bem definido, achei. Estava inclinado a ele, mas diante deste seu "detalhe", vou comprar um V30 em breve.

    lemingue
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    procurador

    Já toquei profissionalmente em bandas mas preferi seguir outro rumo, hoje tenho outra profissão, só toco se quiser. O maior problema em tocar em banda é encontrar um pessoal legal e que tenha os mesmos objetivos que o seu. Por enquanto tento conciliar meu trabalho com esse "hobby". Não é fácil, pois o pessoal que toca no mesmo nível ou melhor que eu, no mesmo estilo de som e com equipamento similar geralmente vivem disso, viajam, tocam direto e tal, fazem som próprio ou banda "baile", e isso eu não quero pra mim. Abraço!

    procurador
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lemingue
    Realmente é difícil mesmo... Eu particularmente nunca toquei profissionalmente. Em conjuto, toco em igreja, onde também há esta disparidade de estilo por vezes. É normal mesmo. Gosto por exemplo, de black music, música brasileira (samba, bossa e afins, embora quase não toque isso) e de rock, gosto da linha mais anos 80, sendo que o pessoal que toca comigo, até mesmo por suas influências musicais, tocam um rock mais moderno (na verdade um rock mais ameno, independentemente do estilo, por se tratar de som em igreja, mesmo que moderna (igreja "moderna"). Mas em casa sozinho, onde faço minhas brincadeiras, toco mais blues e R&R mesmo, além de arranhar uma pegada mais black mucic - gosto muito de swing, nas palhetadas... Valeu aí!!! Grande abraço e sucesso no seu hobby musical!!!

    lemingue
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    "Gosto por exemplo, de black music, música brasileira..."

    A questão não é gosto musical, é objetivo de trabalho, uns querem viver disso com cover, outros querem "investir" na banda (diga-se comprar equipos e etc), outros querem só compor, tem os que aspiram a ser astros, tocar de graça por mídia e etc etc etc... Repertório é o de menos...

    procurador
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: procurador
    · votar


    lemingue
    Entendi. Mas convenhamos, não é tão fácil de se encontrar músicos com as mesmas idéias, o mesmo estilo musical, as mesmas influências "pegada" e essa dificuldade se acentual em cidades pequenas (como é o caso da minha). É claro que em sampa por exemplo se você quiser tocar blues (ou outro estilo qualquer), tem uma gama enorme de músicos para isso... Mas em cidades pequenas é mais difícil esse "casamento" além da indisponibilidade de músicos, já que a maioria quer tocar um som da moda, ou um rock mais moderno (até mesmo por serem mais novos...). Mas entendi a sua queixa... Boa sorte na música!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual celestion posso usar em um laney lc 30, II