Comprei um Solid State e então descobri o valvulado e agora?

    Autor Mensagem
    Tize44
    Veterano
    # nov/08


    Pessoal, sou novo no fórum, apesar de acompanhar há tempos os assuntos aqui discutidos... Muito do que aprendi sobre pedais e efeitos, amps e guitarras, devo ao Fórum...
    Pois bem, há pouco mais de um ano, comprei um amp Fender FM65R, que na época me pareceu uma excelente aquisição por 10 x 135,00.
    Tenho uma strato e uma les paul, que ligadas com um pedal de delay ou tremolo e então no clean desse amp, tenho um timbre maravilhoso para jazz, mpb e ritmos afins...
    A questão é que o que eu mais quero tocar é um blues, um rock'n'roll e reggae... e finalmente consegui entender as diferenças de um valvulado (testando um marshall vs-100 com calma...)
    Tenho um pedal jackhammer e recentemente adquiri um blues breaker II (ambos da marshall), para tentar conseguir um bom timbre com o Fender...
    Eu sinceramente aprecio o som que sai daquele falante de 12", porém, fico na dúvida: devo trocar o meu amp, que hoje consigo passar pra frente por no máximo 1 barão, por um valve state de mesmo preço, mesmo que de menor pootência, em função do timbre? Com o valvulado, eu conseguiria ter também um clean satisfatório?

    Obrigado

    lemingue
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    Marshall VS-100 não é valvulado. É um bom amp, e, se gostou dele, quando tocar num que realmente seja, vais sentir ainda mais diferença. Não faça essa troca. Se for para trocar, pegue um valvulado de verdade. Esse marshall é híbrido, tem uma válvula de pré só. Pra ser valvulado mesmo tem que ter, normalmente, umas 3 ou 4 no pré-amplificador e 2 ou 4 no amplificador de potência, e de preferência, sem muita frescura, diodos, CIs e etc (tipo os JCM900).

    Zeraus
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Tize44
    e finalmente consegui entender as diferenças de um valvulado (testando um marshall vs-100 com calma...)

    Apesar de ter uma válvula 12ax7 no pré, esse amp não entra no conceito de "valvulado", e sim de "híbrido"
    Um híbrido não tem, nem de longe, o timbre de um 100% valvulado, e as diferenças de tocabilidade entre eles são vastas.

    devo trocar o meu amp, que hoje consigo passar pra frente por no máximo 1 barão, por um valve state de mesmo preço, mesmo que de menor pootência, em função do timbre?

    Se o timbre do marshall te agradou mais, porque não?
    Afinal, de contas, o que todos queremos é ouvir um timbre que nos agrade.
    Só um detalhe, o vs100 tem mais potência que o fender fm65r. (100w contra 65w)
    Eu já tive um valvestate vs65r e gostava dele, em especial da distorção.

    EDIT: O lemingue tb falou algo interessantíssimo.
    De repente, será que não seria o caso de pegar um valvulado logo de uma vez?
    É outro papo. Garanto que o timbre vai te agradar muito mais.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tize44
    Cara, vc NÃO sabe o que é um valvulado, apenas foi mais um enganado pela farsa da válvula 12AX7 em um estágio de um pré-amp transistorizado, um truque "sujo" das empresas para vender "gato por lebre" e maximizar seus lucros em cima de incautos.
    Abç

    Tize44
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Quais valvulados vocês me indicariam então? Lembrando que não posso gastar muito mais do que o valor pelo qual venderia o Fender...
    Certa vez vi um cara tocando num Fenderzinho Champion 600, me disseram que era valvulado mas agora fiquei até com medo de opinar.. Rsrs
    Gostei do som (e do preço) e lembro que na época pensei se por acaso daria para microfoná-lo, ou usar a OUT dele para ter o mesmo timbre, porém com mais volume... O que me dizem?
    No mais, agradeço as respostas...

    Tize44
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Zeraus
    Se o timbre do marshall te agradou mais, porque não?

    A questão é justamente essa: gosto muito do timbre do Fender, porém acredito (pelo que eu não sei dos valvulados, mas que ouço falar) que eles seriam mais indicados para timbrar nos estilos que citei, mais do que o Fender 65 e os pedais que eu uso... é essa a minha grande dúvida

    Soulface
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tize44
    Isso aí, só qm pode dizer é vc. Depois de testar.
    Não adianta confiar só no q vc le por aí q nem sempre vc vai achar a resposta correta. Ainda mais quand envolve a questão de gosto, como nesse caso.
    Não esquça q música, vc tem q "ver" com os ouvidos.

    Só depois disso vc vai saber se vale a pena mexer no time q está ganhando.
    Pois só vale a pena se for pra ampliar a vantagem.

    Bog
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Tize44
    Fenderzinho Champion 600

    É valvulado sim. Mas não é do tipo que dá peso e distorção. O forte do champzinho é clean e no máximo um drive suave. Até porque ele não passa disso (nem com o volume no máximo), e chorou feio com todos os pedais de distorção que eu tentei colocar nele...

    Note também que o out dele não é um line out, se você ligar ele, por ex, em outro amp, vai torrar.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tize44
    Cara, você disse que consegue um clean ótimo com seu Fender.
    Eu tentaria usar pedais pra chegar nessa distorção mais pesada, e não trocaria o Fender pelo Valvestate de forma alguma (Principalmente se for trocar "só porque o outro é valvulado").

    Vai lendo, estudando, escutando e tocando em vários amplis pra aí sim ter uma noção do que você quer.

    Deji
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    vc vai vender seu amp por uns 800/900 conto, nao da pra pegar nenhum valvulado decente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Deji
    Dá sim, os do Max Electrontubes.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tize44
    http://electrontubes.page.tl/Woodstock-20w.htm

    Iago
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tize44
    Fenderzinho Champion 600
    Eh valvuladz sim.

    Vc tem um amp de marca popular (Fender).. se eu fosse voce, o venderia e compraria um valvulado handmade nacional (Pedrone, Acedo Audio etc de cerca de 30 watts) duvido que tu sinta falta do Fender solid-state alguem dia.

    Slash Hammett
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    se for pra trocar esse fender fm 65r (tenho um desse aliás) por um hibrido nem compensa, agora se for um valvuladao legal mesmo a historia jah muda completamente.
    acho q vc devia pensar na dica do DotCom.

    flws

    Tize44
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DotCom

    (Principalmente se for trocar "só porque o outro é valvulado").

    Então cara, na verdade, acabei me pegando nesse tipo de pensamento... Acho que o Fender ainda me servirá por um bom tempo, até eu afinar meus ouvidos o bastante, e testar valvulados de verdade, para poder fazer valer o investimento. Na verdade, toda essa noia foi pq li emm algum lugar para não se usar o Blues Breaker em Solid States, isso depois de eu ter comprado. Eu gosto do timbre, mas, talvez por não conhecer muito, fico pensando se o valvulado poderia me "incentivar" e me "ensinar" mais...

    Mauricio Luiz Bertola
    Iago
    Slash Hammett
    Deji
    Bog
    Soulface


    Obrigado pelas respostas galera, foram de grande ajuda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Solid State e então descobri o valvulado e agora?