Falantes num fender =1X12 ou 2X10 ?

    Autor Mensagem
    Bozo Ramone
    Veterano
    # ago/08


    Pessoal, tenho um Fender Stage 112Se transistor, ele tem 160 W em 4 Ohn. Porém, ele só tem 1 falante de 12" 8 ohn, se não me engano de 94 W. Queria saber, quem sabe tirar o falante de 12" e colocar no lugar 2 Eminence de 10" ? Vai caber direitinho.... inclusive no bolso.... Tava afim de pegar os RAGIN CAJUN ( 75 W cada). O preço deles tá na média de 130-150 reais. Dessa forma aproveitaria tudo que o ampli pode me oferecer com muita praticidade, pois como ando com o ampli pra cima e pra baixo, fica ruim mais uma caixa com 1X12".

    Obrigado aos que responderem

    gege_correa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Deixa eu ver se eu entendi... Vc acha que 2x10 vai ficar mais leve pra carregar? não se engane! Quanto ao som, EU PREFIRO 1x12 do que 2x10... mas é pessoal... acho q não vale a pena... Abraço!

    Bozo Ramone
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    é que não é só o peso.... a questão é a potência do amp e a possibilidade de aproveitá-la ao máximo em 4 Ohn... e "teoricamente" 2X10" dá mais pressão sonora que 1 de 12" ( 2X10" = 20" não sei se essa regra vale.... )

    jprpfera
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    essa regra naum vale...c vc qr tokr blues troq se qr tokr algo mais forte com mais grave naum troq.Eu axo q nem compensa trokr :)

    diego gr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Falante tem q ser de 12" cara, mesmo q seja só um agora, depois tu compra outro, ou compra um Selenium, que passou pelo "Bertola test" e foi muito bem recomendado, só nao lembro o modelo q ele comprou

    Bozo Ramone
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    diego gr:

    Posso estar errado, mas 2 falantes de 10 Eminence provavelmente soem melhor que 1 de 12 Selenium..... Pode ter certeza.... Cada Eminence, vou pagar 110 reais, os seleniums 12PW3 custam em média 145 reais. E como falei, a idéia é praticidade.... Se eu conseguisse um eminence de 12" com 150 W em 4 Ohn, somente trocaria o original fender de 94 W que está no combo.... Pelo menos por enquanto, outra caixa adicional não é interessante pra mim....

    jprpfera:

    Na banda que toco, uso 85% som limpo, com um chorus no máximo.... será que se encaixa no que vc me disse ?

    diego gr
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    Bozo Ramone
    Na banda que toco, uso 85% som limpo, com um chorus no máximo.... será que se encaixa no que vc me disse ?


    Cara, daí já não sei. Alguém que já usou falantes de 10" ao vivo pode te esclarecer melhor.
    A impressão que tenho dos falantes Eminence e Celestion é a mesma que tenho do Sansamp GT2 com o Behringer GDI21: além do Behringer ser bem mais barato com a mesma qualidade ainda tem saída pra gravar
    E nunca li depoimentos aqui no forum de alguém usando falante de 10" sem microfonar em show

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bozo Ramone
    Ricardo, dá uma pesquisada na Net e verifique caso não acredite, o alto falante do Stage 112 é Eminence, fabricado para Fender sob P/N 026488.Não mexe.

    wiskeria
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    não compensa tirar o 12 do amp fender...

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bozo Ramone
    Ricardo, o fato de 2X10 darem" mais pressão sonora", só se aplica se vc estiver falando de freqüências médias.O uso de + de um alto-falante não adiantará se vc acha que com isso ganhará mais peso sonoro e menos peso físico.A resposta de baixa freqüência piorará, apesar do ampli ficar com mais definição.É por isso que se usa em baixo uma 4X10 conjugada com uma 1X15 (vc viu lá no estúdio as Behringer).A caixa de 10 dá definição devido melhor resposta de médios, a de 15 dá o peso.Para vc notar a diferença de peso ou volume(seu ouvido), seria necessário aumentar a potência do teu ampli em 4 vezes ou seja 4 X 94 W(376W).Não sou eu que digo isso, e sim a curva de audibilidade do ouvido humano.Como um combo não apresenta as condições ideais de uma caixa selada ou bass-reflex, vc vai com certeza perder vários dB na brincadeira.Pensa bem.

    jprpfera
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ah kra mas eu axo q nem rola trokr....se for o caso compre outro ampli, compre um valvulado peqno de 10 polegadas q jah ta de baum tamanho

    Bozo Ramone
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pessoal, valeu pelas dicas... realmente não vou mexer no amp... estou em negociação com o MAX pra pegar um amp de 50 W dele, provavelmente esse valvulado vai cobrir o fender SS de longe...

    Então re-faço a pergunta...

    Agora com um valv de 50w, fica melhor um falante de 12" (o GB128 provavelmente) ou dois de 10" ( rajin cajum ) ambos eminence... O GB consigo por 230,00 e cada rajim cajum por 130,00.... Como faço a caixa ? Aberta 2/3 ? Certa vez, lí que com 1 de 12" pode ser aberta e com 2 de 10" era bom ser calculada e fechada porque perde muito grave.

    Obrigado...

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    use falantes de 12, aberta tem mais brilho, fechada tem mais grave, vai de como vc prefere.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Falantes num fender =1X12 ou 2X10 ?