Meteoro Falcon e gabinete 2X12

    Autor Mensagem
    informal
    Veterano
    # jul/08


    Acabei de adquirir um head falcon e o gabinete 2X12 do mesmo modelo.

    A sonoridade do sistema está bastante baixa para a potência valvulada que ele oferece. Para vc ter uma idéia, uso em casa com o vol. no 5 e o master no 7 e não há incômodo algum. Penso que deveria ser maior.
    Também percebi que o som sai apenas no falante esquerdo. O da direita me parece que não está respondendo. Já inverti os cabos e nada.
    Como funciona as duas saídas do power? sei que é mono, más o que significam? uma para cada falante? ou é metade da potência como no scorpion?(25w em cada saída).

    Obs: Comprei semi-novo e o antigo dono utilizava um cabo de pedal comum para fazer a ligação externa. Têm algo a ver?
    Irei amanhã comprar um cabo específico speaker para verificar.

    Qual ligação de saída devo usar? 4 ou 8? Qual a diferença?
    Como saber se as válvulas estão ok, trabalhando com máxima eficiência?

    Desculpem a enxurrada de perguntas más são muitas dúvidas.

    Grato por qualquer ajuda.

    lemingue
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    informal

    Já vi uns reviews desse amp dizendo que ele fala menos do que diz, cerca de 30W. Tem que ver se não tem algum problema com ele, válvulas de saída, trafo, falantes... é usado né... Para ter certeza de tudo isso, melhor levar em alguém especializado. A luz das válvulas de saída têm que estar acesas e homogêneas, não tem como saber se estão trabalhando com o máximo de eficiência apenas no olho.

    A caixa 2x12 da Meteoro parece ser bem construída, o problema são os falantes que tem nela. Se eu tivesse uma eu os trocaria. Um deles não está funcionado? Isso pode dar problema, o menor deles é a perda de volume.

    Cabo de guitarra para ligar amp na caixa não presta. É mais fácil você fazer um numa elétrica. Dois plugs P10 bonzinhos e um metro de cabo paralelo 2x2,5mm já serve. Não sai mais que 15 pila.

    Quanto a impedância, acho que é só casar a da caixa com a do amp. Se tiver as duas opções acho que não deve haver diferença.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    informal

    a ligação deve respeitar a impedância da caixa, que é de 4 ohms. Porém, se um dos falantes não sai som, essa impedância não deve estar em 4ohms, então nem ligue mais o cabeçote pois pode prejudicar o mesmo.

    como o lemingue falou, use cabo paralelo para ligar o head. E use um cabo só, apesar das duas entradas da caixa.

    A potência desse head é brincadeira, qdo fui testar a caixa numa loja usava uns 60% do volume s/ incomodar ninguém. Porém o timbre dele é bem legal, eu curti, com pedais tb fica bom.

    Acho que para o cabeçote falcon mesmo nem precisa trocar falantes, no meu caso que comprei essa caixa p/ uso com outro head isso já se faz necessário.

    flws

    informal
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    lemingue
    georginho_gallagher

    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Vou seguir o conselho de vcs e levá-lo na assistência técnica; tem uma perto de casa.
    Quer dizer então que basta um único cabo? então p que duas saídas?
    Qual a diferença de 4 e 8 ohm no som?

    abçs.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    informal

    kra se vc abrir a caixa, pelo menos no meu modelo, as duas entradas da caixa tão em série, tanto faz ligar em uma ou na outra. Sobre o cabeçote falcon não sei ao certo, mas acredito que duas saídas sejam pra ligar 2 caixas em 8 ohms cada uma.

    A diferença é que em 4 ohms vc manda toda a potência do amp pra caixa e em 8ohms teoricamente a metade, daí utilizar 2 caixas em 8 ohms ou 1 caixa em 4 ohms. 2 caixas em 4 ohms jamais, pois aí causa discrepância entre as impedâncias, pois a saída estaria em 2 ohms, menor qua do amp no qual a mínima é de 4 ohm.

    Se eu estiver errado nas contas alguém por favor me corrija.

    é isso ae, abçs

    informal
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    georginho_gallagher

    Obrigado mais uma vez cara. Pelo que entendi na entrada em série teremos sempre os dois falantes operando em conjunto e em paralelo teria a opção de enviar p ambos separadamente.
    Com relação ao q vc falou sobre casar impedâncias, o problema é que estou usando da mesma maneira como peguei: dois cabos de ligação saindo do amp em 4ohm e entrando no gabinete. Tem algum problema usar assim?
    grato.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    informal

    Assim ó, em série ou paralelo é a maneira na qual os falantes estão ligados dentro da caixa. A princípio, não tem como alterar isso, mas tb não importa, o que importa é a impedância final da caixa. Então não dá pra mandar sinal separadamente, a princípio, numa caixa dessas, já pronta. Só se vc separasse os falantes, c/ uma ligação individual pra cada um, mas aí teria que respeitar a impedância de cada falante separadamente, seria como usar 2 caixas 1x12", ao invés de 1 caixa 2x12".

    Creio eu que tem que usar um cabo só em uma entrada só, mas para ter certeza absoluta vc pode deixar essa pergunta no SAC/assistência técnica da meteoro, eles são atenciosos e vão te esclarecer a melhor maneira de usar seu produto. Aliás, um ótimo cabeçote/caixa.

    Mesmo não sendo um gênio dos valvulados e falantes, a gente se esforça pra ajudar. Precisar tamos aí .

    abraço

    kade kadu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    vou dar uma dica muito especial , comprei há tempos atras um falcom com a caixa meteoro , fiz de tudo pra ficar rock ands roll , e blues de qualidade , mas só perdi meu tempo , até que levei , pra uma transformação , gastei + 500,00 . , em peças novas valvulas e componentes americanos , fez de tudo , menos ficar bom , ai o cara me disse que tinha de trocar os falantes , gastei + 500,00 , ai já estava em 3000,00 , E SABE DE UMA COISA UM MARSHALL JTM 30 CUSTA 2.500,OO E DÁ DE 10 , moral da historia , temos de aprender de uma vez por todas , que amplificador de fabricas como meteoro , warm music , landscape , starner , gianninni , não são para pessoas que querem qualidade , é muito triste dizer isso , mas é a mais pura verdade , se estiver disposto a gastar mais 1000,00 , para melhorar em uns 50 % seu equipamento , eu digo o que troquei ok , espero ter prestado um bom serviço a todos , não se enganem

    jprpfera
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eh eu tenho um meteoro e pra um cubo eh muito bom mas eu axo q comprar um valvulado nacional naum eh baum...prq eh muita grana....eh melhor pegar algo mais top
    naum tenho esperiencia pra fik dando moral mas isso eh o q eu penso em fazer!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Depende, um valvulado giannini antigo é um amp que bate qualquer nacional de marca e muitos importados fabricados hoje.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meteoro Falcon e gabinete 2X12