Materiais dos Componentes

    Autor Mensagem
    lvncwb
    Veterano
    # jan/08


    Boa tarde, estou querendo montar um amp valvulado. Peguei o esquema do JCM800 2204 site da Dreamtone, mas fiquei com uma dúvida e gostaria de saber se alguem pode me ajudar.
    Que tipo de materia eu devo usar, como existe varios tipos de capacitore e resistores, nao tenho ideia de qual usar. Gostaria de usar os mesmos tipos. Se usaram no projeto original do JCM800 capacitores a oleo, eu quero usar oleo. Nao tive oportunidade de verr a parte interna de um JCM800 entao fica dificil saber quais as pecas. Se alguem ja teve a oportunidade e a curiosidade de abrir um e listar as pecas eu agradeco a ajuda

    Soldano Slo100
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Soldano Slo100
    · votar


    lvncwb
    Amigo capacitores a óleo são um mito,não tem melhora nenhuma considerável,e causa problemas.Aconselho a você usar resistores de metal film,que são mais precisos e de preferência de 1/2w(maiores onde necessário).Use também capacitores de polipropileno,que também são mais precisos e os de menor valor,use de silver mica,procure marcas boas.Para os capacitores da fonte(aqueles grandes)procure por capacitores das marcas:Mallory,Orange Drop,JJ ou até mesmo os Siemens nacionais que são bons.Use potêciometros de qualidade,comos os da marca CTS(os melhores) ou o dá Alpha.Use soquetes cerâmicos para as válvulasLembrando esses componentes "de marca" geralmente tem um preço bem elevado,mas ai resta a você decidir se vale ou não pagar a mais por eles... Na minha opinião vale.

    E lembre-se amplicadores valvulados trabalham com tensões altas,que podem ser letai,por isso,se não tem experiência com eles,não se arrisque!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    quer uma dica? nos amps da fonte aumente um pouco o valor dos capacitores. ex, se forem de 4700uf , use de 6700uf , isso evitará ruido, sobrecargas e nao trará nenhuma consequencia ruim no seu som, ao contrário, ficará mais puro.

    lvncwb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ok, muito obrigado, vou tentar montar o JCM800 e se der certo vou tentar montar o Soldano SLO-100, dai digo pra voces se deu certo ou nao. Qualquer dúvida eu pergunto pra voces.

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    lvncwb

    1 pergunta: tu manja dessas coisas MESMO?

    valvulas trabalham em tensões altas que podem ser letais, por isso todo cuidado é pouco.

    tomar choque de um capacitor que esteja energizado pode tanto te arrepiar os cabelos como pode te mandar pro pronto-socorro mais proximo.

    tem vontade de fazer? FAÇA mas tome todo o cuidado.

    leia isso tambem =)

    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 35&Itemid=46

    EDIT:
    sobre os componentes

    resistores metal film (de precisao)

    capacitores Orange drop, ou Siemens (esse é comum de encontrar)
    Pots Alpha
    Jack Switchcraft
    valvulas a sua escolha
    soquetes ceramicos

    ah, e sobre os trafos, ja sabe onde conseguir?

    lvncwb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    1 pergunta: tu manja dessas coisas MESMO?

    valvulas trabalham em tensões altas que podem ser letais, por isso todo cuidado é pouco.

    tomar choque de um capacitor que esteja energizado pode tanto te arrepiar os cabelos como pode te mandar pro pronto-socorro mais proximo.

    tem vontade de fazer? FAÇA mas tome todo o cuidado.

    leia isso tambem =)

    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 35&Itemid=46


    Boa noite Henrique,
    Cara, vou te falar que de eletronica eu nao entendo nada, principalmente de valvulas. Mas desde que eu me interessei sobre esse assunto, venho pesquisando sobre isso, inclusive neste link que voce me enviou, nao vou brincar com essas coisas, vou tomar bastante cuidade.

    Sobre Resistores, gostaria de saber se existe alguma marca que se sobressai das demais e se os resistores de metalfilm importados sao melhores que os nacionais, ou é tudo a mesma coisa?

    Quanto aos transformadores vou encomendar no site http://www. musictechbrasil.com, que alem dos trafos tem capacitores e outros componentes para reparos e construcoes. Neste site que diz que o kit de trafos para o JCM800 sao originais eu ainda nao tive resposta do vendedor referente a valores, mais cotei a algum tempo atraz o kit de trafos do Soldano SLO-100, custava R$ 620,00 pelo que eu me lembro.

    Talvez eu encomende as pecas direto dos USA via internet mesmo ou peca pra algum amigo meu trazer de la, principalmente os capacitores e potenciomentros. Encontrei um site muito bom http://www.mojomusicalsupply.com tem muita coisa boa la.

    Qualquer dúvida eu volta a perguntar.

    Obrigado

    Soldano Slo100
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lvncwb
    Os resitores não tem marcas específicas.Já que você vai trazer alguma coisa de fora,traga tudo logo,vale mais apena,e ainda tem material de boa qualidade.Ostrafos você pode encomendar aqui no Brasil mesmo,no final do post deixo links para ti.Aconselho a você já que nunca montou nada eletrônico,que começe montado alguns pedais pare ir se "acustumando" com tudo e etc.Estude,mas estude muito sobre eletrônica,para que se você tiver problema no meio do caminho saiba resolver,estude valvulas,trafos,capacitores e resistores e também sobre eletricidade.

    Onder encomendar trafos e componentes:

    http://valvestate.fateback.com/index.html
    http://www.audiolink.com.br/
    http://www.transformadoreslider.com.br/
    http://www.altanatubes.com/index.asp

    Sites para você estudar:
    http://www.drtube.com/
    http://www.electrontubes.page.tl/

    no site da valvstate tem bons links também.Já vi você no fórum do www.handmades.com.br,lá é bem legal e tem muitas informações.

    Qualquer ajuda é só falar,que me disponho a ajudar.

    lvncwb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Obrigado mesmo pela ajuda. É isso mesmo que eu vou fazer, comecar com pedais e ir aumentando a dificuldade. Ja comprei alguns livros de eletronica baisca e tambem importei um livro que o pessoal da Dreamtone me indicou: Inside Tube Amps do autor Daniel Torres, disse que fala tudo sobre valvulados.

    Obrigado

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    cara, toma cuidado, isso é serio, não é choquinho em corrente DC que só assusta.

    mas ai vai outra dica, limpe os terminais dos componentes e da placa quando você for soldar com thinner e uma escova de dente, esfregue bem, depois passe um pano pra tirar o thinner, a qualidade da solda ficará 10x melhor.
    Alcool isopropílico tbm serve, mas o thinner é melhor pq não mela
    (manda o esquema do amp pra mim? onde você conseguiu esses esquemas?)

    lvncwb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    O esquema do JCM800 é neste link: http://www.dreamtone.org/JCM.htm#1

    O do Soldano SLO-50 é neste, tem que dar uma procurada onde esta o arquivo completo, que vem com esquema do amp, lista de pecas e layout da placa para ligacoes ponta-a-ponto, e soldangem dos componentes e fiacoes:
    http://sloclone.yesterdaysrevolt.com

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lvncwb

    bom, os resistores de certa forma não tem marca, digo de certa forma, porque a cor do "corpo" deles indica a fabricaçao (acho que azul é Phillips) mas isso não faz grande diferença, posto que, devem existir umas 6 fabricas de semicondutores no mundo.

    agora os capacitores que sao o importante nessa coisa toda, pq eles podem estourar, vazar, além de poder ocasionar ruidos, perda de algumas frequencias entre outras coisas...

    se for comprar la fora, pegue tudo (2)

    http://www.smallbearelec.com/home.html

    ah, sobre a questao da segurança, bom saber da sua preocupaçao, um amigo uma vez tomou um choque de um capacitor carregado (o amp estava fora da tomada) e ficou uma meia hora desacordado, ao menos sobreviveu =)

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o capacitor e bobinas são componetes reativos com capacidade de armazenar cargas (sim, a bobina também, já viu aquelas lanterninhas punhetera que vc agita e ela fica acesa?). Tome cuidado com esses, os resistores meu amigo, não importa a marca nem a fabricante, o do tio da esquina vai ter o mesmo efeito que o do americano safado la nos states. Importa mesmo é o valor, se você quer algo preciso (o que ao meu ver é totalmente desnecessário alem de sair mais caro), compre resistores de 2% ou 1% de tolerância (geralmente os mais vendidos e usados são os de 5% usados até em equipamento hospitalar, vai por mim, sei do que estou falando).
    Isso vai reduzir seu orçamento. As bobinas precisam ter um bom isolamento uma vez que criam campo magnetico. Cuide para que o aterramento da placa seja muito bem feito (se você ja tem o layout pronto, não vá por um amigo seu que diga que terra é besteira, obrigatoriamente faça um fiozinho ligando o terra até a carcaça metálica do equipamento.) e solde um fio na carcaça dos potenciomentros e aterreos tbm, isso eliminará os ruidos.
    Com relação a marca de capacitores, bem, não sou perito em marcas, apenas faço manutenção, se tem um estourado eu geralmente substituo ele por um vendido em qq loja de eletronica e nunca recebi reclamações até hoje.
    E como eu falei no outro comentário, realmente dê atenção para as soldas, a solda quer dizer muito em circuito de som. uma solda mal feita pode criar resistencia, reatancia capacitiva, indutiva, ruido e uma serie de outros fatores que transformaram seu sonho de amp hand made em um tormento. Pratique bastante antes de fazer a placa definitiva, pratique mesmo. A forma ideal de solda é brilhante e cônica. Muita solda não quer dizer que o componente está bem soldado, e evite ficar muito tempo com o ferro sobre a trilha. isso pode danificála. Use estanho Solda Best com a menor quantidade de chumbo possivel.
    Em algumas casas gráficas ou em lojas de componentes eletronicos, voce pode encontrar pessoas que façam aquela placa industrial verde pra você ou uma outra especie de placa que eu nao me lembro o nome agora (bem mais barata que a industrial) ou o adesivo do lay out (nesse ultimo o cara fará um adesivo com o layout da placa e ficará a seu cargo a corosão e furação da mesma, geralmente prefiro esta ultima pelo preço). Dependendo do tipo de placa, pode ficar um pouco caro, mas o acabamento vai ficar de primeira e você não terá nenhum desses problemas citados acima.
    Para os cabos de interfaçe em que passará sinal sonoro, prefira os blindados e de boa qualidade (não sei lhe dizer marcas, uma vez fiz um gato com cabo de antena e o ruido do amp sumiu).

    O falante (ou os falantes) acredito que você vai pegar original do modelo né?

    mas é isso ai, boa sorte kra =D

    lvncwb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Em algumas casas gráficas ou em lojas de componentes eletronicos, voce pode encontrar pessoas que façam aquela placa industrial verde pra você ou uma outra especie de placa que eu nao me lembro o nome agora (bem mais barata que a industrial) ou o adesivo do lay out (nesse ultimo o cara fará um adesivo com o layout da placa e ficará a seu cargo a corosão e furação da mesma, geralmente prefiro esta ultima pelo preço). Dependendo do tipo de placa, pode ficar um pouco caro, mas o acabamento vai ficar de primeira e você não terá nenhum desses problemas citados acima.

    Eu vou fazer aquele esquema de ligacao ponto-a-ponto, pois é com eu peguei o layout e eu nao tenho muita experiencia, quando eu tiver alguma experiencia vou desenha o circuito e mando fazer a placa.

    O falante (ou os falantes) acredito que você vai pegar original do modelo né?

    Os autofalantes eu vou trazer dos USA. Vou comprar um par do Celestion Vintage 30 16 Ohms. Eu entrei no site da Mojo bem mais barato que em outras lojas americanas: http://www.mojomusicalsupply.com/item.asp?pid=10636&pg=45004&id=100002 6

    Obrigado pelo apoio

    lvncwb
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jack Switchcraft

    Por falar em Jacks, no esquema do JCM800 existem 5 jacks
    2 Input Jacks e 3 Jacks non-switching. Gostaria de saber o que é esse jack non-switching e tambem qual eu coloco mono ou stereo.

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Materiais dos Componentes