30w NAO é o dobro de 15w?

Autor Mensagem
RafaelFac
Veterano
# out/07
· votar


E ai carinhas? Eu posso estar errado, sou humano, mas vou dar minha contribuição. Pelo que eu sei é o seguinte:

30w é o dobro de 15w sim! Mas a grande questao aqui é se os 30w soam como o dobro de 15w. Quem soa não é a potência do amp (que não é logaritimica) mas a pressão que ela causa no ar (que é logaritima, no caso, quando medida em decibeis). Se você estiver com o mesmo falante, no mesmo ambiente, "a mesma distância, os 30w vão soar o dobro do que os 15w, o que significa um ganho de 6db (nesse extao momento nao lembro se para 'potencia sonora' o dobro são 6db ou 3db, me perdoem se estiver enganado). Ou seja, se teu falante, com 15w, te da 100 db a um metro dele, com 30w ele vai te dar 106 db a um metro dele. Acho que é dai que vem a confusão, desse aumento de 6 db. A regra de bolso é que a cada dobro de potencia em watts, teremos um aumento de 6db em pressão sonoroa. Ou seja, 30w soam como dpbro de 15w mas 300w não soam como dez vezes 30w =].

Os potenciometros são só resistências variaveis. Essas resistencias podem variar de forma linear, ou logaritimica, usualmente. Nós ouvimos logaritimicamente. Se o potenciometro varia de forma logaritimica, a potencia entregue ao falante vai variar de forma proporcionalmente logaritimica sim. Ou seja, a metade do potenciometro logaritimico não fornece a metade da potencia do amp, mas fornece (deveria) metade da pressoão sonora (porque é isso que soa nos seus ouvidos e da a impressão de "metade do volume")

E, finalmente, o que o autor do topico realmente queria saber: 15w cobre batera? Man, ai acaba a ciência e entra o acaso! =D depende do guitarrista, depende do batera, depende do ambiente. Mas, por experiencia propria, para tocar em ambientes pequenos ou medio-pequenos, tipo bar, casinha de show e tal, acho que no minimo 30w. Bem no minimo mesmo. Para ter uma boa possibilidade de ajuste de volume, sem distorção, eu sugeriria pelo menos uns 50w, mas ai ja começa a entrar opiniao pessoal mesmo. Boa sorte na escolha!

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Então conehc, mas não falo como curioso no assunto.
Sou oitavo semestre de Engenharia Elétrica, e já mexi um bocado com amplificadores (não muito com os de guitarra em si, mas os projetos não diferem muito. a topologia é muito parecida).

O rafaelfac explicou melhor o que eu quis dizer na minha primeira mensagem, ao falar Ou seja, a metade do potenciometro logaritimico não fornece a metade da potencia do amp, mas fornece (deveria) metade da pressoão sonora (porque é isso que soa nos seus ouvidos e da a impressão de "metade do volume").

O dobro de potência é 3 dB, rafael.

RafaelFac
Veterano
# out/07
· votar


DotCom

Isso cara, mas a pressão sonora não é potência =] Assim como o dobro da tensão é 6db por ela se relacionar quadraticamente com a potência, eu não me lembro qual a variação da pressão. Chegar no trampo eu pego algum livro e tiro a dúvida.

Nossaki
Veterano
# out/07
· votar


A todos que ja ajudaram, vlw!! XD

E uma duvida que ficou, qual a diferença em microfonar um amp de 15w e um de 30w??

wiskeria
Veterano
# out/07
· votar


VC está confundindo, tentarei ser claro...
um amp de 15 watts no 7 vai dar a impressão de volume semelhante ao de 30W no volume 5 "usando mesmo falante e caixa" porém no amp de 15w vc não vai ter som limpo e alto, ele logo estará dando overdrive natural das valvulas... ja no de 30W vc terá som limpo e alto para todas as aplicações, no de 15 falta volume para som limpo em caso de shows e ensaios com baterista.

Raphael cox
Veterano
# out/07
· votar


Nossaki

Na microfonação nenhuma!!!!

a microfonação serve para você mandar para o PA o som do teu amp..só isso..

O amp é para retorno e que produza o timbre da sua guitarra!!!

Outra coisa, o dobro de pressão sonora é 3 db/spl!!!

braddock
Veterano
# out/07
· votar


Pelo que sei o dobro(volume) de um ampli de 30W é 300W..
Então, se quer dobrar o volume de um ampli de 100W, compre um de 1000W :)
Não considerando a caixa, claro.

Se tem um ampli de 100W e quer a metade do volume, precisa dividir a potencia por 10, 10W. Se dividir 10W por 10, terá 25% do volume de um Marshall de 100W com apenas 1 W. Será possível?????

Seguindo essa lógica, se abrir apenas 1/4 do volume de um marshall valvulado é a mesma coisa de tocar com um ampli de 1 W no talo.

RafaelFac
Veterano
# out/07
· votar


Antes de masi nada, estou sentindo uma certa animosidade neste tópico, como se estivessemos competindo e tentando contestar um ao outro, quando na verdade todos só queremos contribuir e juntos chegarmos a um resultado, certo? Se eu parecer arrogante, pedante, ou qualquer ante peço desculpas antecipadas, não é minha intenção. Acredito que para vocês ocorra o mesmo =] =D

Raphael cox
Cara, salvo engano meu, acredito que é 6 db. A relação de 3 db para o dobro so acontece quando lidamos diretamente com a potencia, porque pra potencia, db = 10log (potencia/potencia base). No caso da pressão sonora, a formula da intensidade sonora eh diretamente proporcional ao quadrado da pressão. O mesmo ocorre para tensão e corrente eletrica, ficando então, que para pressão sonora, corrente, tensão, etc, a formula em db é db=20 log(Pressão/pressão base). É por essa mesma relação que vem aquela classica regrinha de bolso de que quando dobramos a distância, a pressão sonora cai 6 db (ou seja, pela metade).

Caldinho de Peido
Veterano
# out/07
· votar


Eu tenho um LC 30 ll, ele é absurdamente alto, cubro a bateria no 3 facil.

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Ae, DotCom vc falou algo estranho... Se o Pot logarítimo de 100k está no máximo ele vai ter o mesmo volume do Pot linear de 100k no máximo. Transmitindo a mesma potência para os alto falantes, e se tudo for igual o mesmo "Volume" de som chegará ao seu ouvido, tanto faz se o pot for linear, logarítimo ou se for apenas um resistor.

Na verdade 15W é o dobro de 30W que é 3dB a mais (são 3dB mesmo, oq são 6dB é o ganho de tensão!). Isto não quer dizer que a intensidade sonora, a pressão sonora e a potência sonora vão ser o dobro também! Isso depende de VÁRIOS fatores.

O mais importante é entender que existe diferença entre Potência Elétrica e Potência Sonora, e que 15W Elétricos não são 15W Acústicos.

Resumindo: NÂO SEI! Pode ser que sim, pode ser que não!

Paulo Acedo
Veterano
# out/07
· votar


O lance é distinguir entre potência e decibéis.

Nosso ouvido não ouve watts,ouve decibéis .Cabe ao sistema caixa + falante ter a melhor eficiência possível em transformar watts em decibéis.

A conta dos 15W contra os 30W é exatamente porque nosso ouvido é logaritmico e precisa de 10 vezes mais potência elétrica pra ter a sensação sonora de o dobro de volume.

Portanto para o nosso ouvido um amplificador de 10W numa caixa dará apenas metade da sensação sonora de um amplificador de 100W na mesma caixa.

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Shakal
cara, tenho em mente tudo que falei aqui, e está tudo certo. mas acho que a maneira que passei não foi muito compreensível.

o caso é que tem alguns fatores envolvidos aí que é preciso um certo conhecimento técnico da coisa. acho que tentei simplificar e não ajudou muito.

ex: teoricamente, um amplificador de 30w não vai fazer tanto mais barulho que um de 15. comparando os amplis de guitarra de dois amigos meus (um de 20 e um de 30), a diferença realmente era bem pequena.
porém, eu tenho um ampli de 90w e meu amigo um de 100. o dele fala beeeem mais que o meu. logo, tem a ver com tamanho de falante, especificações de caixa, quais frequências são enfatizadas...

como o tópico, ao invés de um ajudar o outro estava um batendo boca com o outro (eu inclusive), não vou prolongar mais explicações por aqui.

Raphael cox
Veterano
# out/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Ninguem está batendo boca não, isso é bom, pois só assim evoluimos e aprendemos com os outros, acho que ninguem está errado!!!

só estão falando de coisas diferentes, isso é bom sim

vou postar o que tem em uma apostila de audio minha aqui em casa

Raphael cox
Veterano
# out/07
· votar


DotCom

Cada vez que se dobra a distancia entre o ouvinte e a fonte sonora perde-se em torno de 6db de nivel de presão sonora, mas para se obter 3db é preciso dobrar a potencia acustica!!!!!!

eu acho que é isso

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar



Ninguem está batendo boca não, isso é bom, pois só assim evoluimos e aprendemos com os outros, acho que ninguem está errado!!!


esse é o objetivo de um forum


Então, se quer dobrar o volume de um ampli de 100W, compre um de 1000W :)


cacete, 1Kw é coisa pra ca**** a unica vez que vi um desses (em fotos) tinha valvulas 813 Radiotron, que tem quase o dobro do tamanho de uma valvula comum, os trafos eram colossais. coisa foda msmo, se alguem se interessar eu procuro o link por aqui....

Regnum_irae
Veterano
# out/07
· votar


Henrique S.
Tem no youtube um da crate , gigante !!!! Com uma caixa de 12 x 12 se não me engano....a parada era imensa!!!Não sei qual era a potência , achoq ue era 600W all tube!!

rockman
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk

Ai cara, vc mais entra pra tumultuar tópicos q para ajudar, sai fora e nao enxe o saco do cara, nao vai ajudar nao atrapalha.

rockman
Veterano
# out/07 · Editado por: rockman
· votar


msg duplicada.

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


Regnum_irae

Ve ISSO entao!

1kw all-tube, deve se pra coisa hi-fi isso...

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Sim DotCom, eu percebi... Alguém que está em tal nível de um curso de engenharia não falaria alguma coisa dessas sem pensar. Logo já percebi que vc quis dizer uma coisa e disse outra! uAHaUhaU acontece sempre comigo!

Paulo Acedo, didaticamente vc cometeu um assassinato! Nós não ouvimos potência mas sim intensidade sonora, que estão relacionados entre si!

Pqp isso é mt complicado! Deve ter um curso de graduação inteiro só pra essa matéria!

Raphael cox
Veterano
# out/07
· votar


Shakal

Pqp isso é mt complicado! Deve ter um curso de graduação inteiro só pra essa matéria

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

essa foi boa mesmo..

isso tem assunto para fazer um livro inteiro!!!!!!!

Paulo Acedo
Veterano
# out/07
· votar


Shakal

Pode ser assassinato didático mas dá pra entender que a potência em si não é garantia de volume .Não é complicado .Acontece que um chuveiro ,um motor ,um amplificador,um carro e até um avião dissipam/geram potência em Watts mas isso por si só não é garantia de boa conversão de energia elétrica pra acústica,por isso digo que não ouvimos watts mas sim decibéis,isso quer dizer q um sistema ruim com 1000W de potencia pode soar pior que um sistema otimizado de 100W por exemplo .

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Decibéis podem ser várias coisas, Watts também! Isso pode confundir...

Nanilo
Veterano
# out/07
· votar


E as vezes um ampli de 15 pode soar melhor que um de 30 pq ele também depende da sensibilidade do falante, da montagem da caixa, de várias coisas.

Não é só potência que garante que você vai ter um puta sonzão. Potência é o que o falante pode receber no em watts máximo sem estourar. Isso não garante que em 100% do tempo você vai estar enviando 30W pra ele, mesmo pq cê vai estar trabalhando no máximo da potência do seu equipamento, o que não é saudável.

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Isso aí!

O valor em Watts que os amps tem estampado é POTÊNCIA ELÉTRICA. Agora, se isso vai ser bem transformado em potência sonora é outra coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original