Corrente elétrica pro amp

    Autor Mensagem
    yuri_jung
    Veterano
    # ago/07


    Eu comprei um amp valvulado e a entrada é 120v e eu to usando um estabilizador com saída 115v. Ele às vezes dá oscilação no volume e não da todo o volume q o amp pode da. entao eu testei um transformador mais potente achando q era problema na potencia e ele deu menos volume que com o estabilizador. Aí eu me liguei que o transformador era 110v.
    Alguem sabe se esse problema da oscilaçao tem a ver com o estabilizador e se eu comprando um transformador com saida 120v (se isso existir) vai melhorar o problema da oscilação e falta de volume?

    Ryngwie
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu ja usei um ISOTRAFO da NHS, com saida 120, mas sinceramente prefiro usar o transformador

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yuri_jung: Cuidado com estabilizadores merrecos de PCs, viu! O amp valvulado às vezes dá um pico de demanda de tensão que o estabilizadorzinho não dá conta e teu som fica sem dinâmica!

    E também tome cuidado com a tensão da tua casa/cidade. Aqui em Sampa é tudo 115 V, mas no interior de Sampa é tudo 127 V! Já queimei capacitor de amp valvulado antigo por causa disso.

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yuri_jung
    especifica melhor ki tipo de amplificador é, marca, modelo, potencia, pois oscilação pode ser algo interno e necessariamente da fonte externa em alguns casos. abraços!

    yuri_jung
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: yuri_jung
    · votar


    kelson
    é um marshall jvm. Isso não poderia ser um problema no amp mesmo por ele estar variando o volume com uma diferença d tensao tão pequena? Pq todo mundo fala que nao era pra fazer diferença entre 110v e 115v.. que era pra dar na mesma..
    GAMMOTH
    isso é assim mesmo? ele queima com tao pouca variação de voltagem? e ele mudava o volume em cada lugar?

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yuri_jung
    diferença de tensão em si, nesses parametros perto à do indicado de fábrica (é pequena mas pode provocar algumas coisas) em si não causa oscilação de volume, esta é dada por problemas desde falhas no pot de volume, a valvulas ruins, algum componente pro espaço..

    no caso de uma voltagem acima do padrao de fabrica, capacitores de fonte se sacrificam, no caso de perda de algum, pode ocasionar sim oscilação de volume já que este nao consegue manter-se carregado.

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yuri_jung: A variação de volume não poderia ser tão alta assim. Seu amp é novo? Antes de assumir que seja a tensão, você verificou os cabos de guitarra, cabos do alto-falante, jacks e potenciômetros? Quando há oscilação em volume, na maioria das vezes acontece por causa desses elementos!

    No meu caso, o amp estorou nos 127 V porque o projeto é de concepção antiga e os capacitores não suportavam a tensão que o transformador de entrada gerava quando alimentado com 127 V.

    No teu caso, acredito que não seja esse o problema. Apenas falei para tomar cuidado com estabilizadores de PC, pois os mesmos não suportam a variação na demanda de amperagem que os amplis valvulados geram.

    DotCom
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É estranho dar essa variação de volume com uma variação tão pequena na tensão... Além do que, era mais lógico ele ter problemas de "headroom" (saturar mais cedo) quando fosse alimentado por uma tensão menor.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yuri_jung
    Como já comentei em outros tópicos, os amplis importados, em sua grande maioria, são trazidos por via marítima, e dependendo de como foi sua embalagem e colocação em contâiner, assim como o estado da vedação do mesmo, o efeito da maresia se faz presente.Nesse caso, via de regra as variações de volume são o defeito mais reportado, geralmente causados por maus contatos em potenciômetros, incluindo o de ajuste de bias.[]'s

    kosmiktubes
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Fala Yuri, a maioría dos componentes nesses amps em especial os capacitores são feitos com tolerancia de 20%(salvo os resistores de 5%), então variar a entrada de 100 pra 120 v AC não muda muita coisa, eles são feitos pra aceitar uma boa variação de tensão mesmo(lembra do Van Halen e seus variacs pra conseguir o "brown sound"?).

    Esses "estabilizadores" de computador costumam ser "xing ling" e seria bom investir simplesmente num trafo isolador ou auto-transformador de boa qualidade, daqueles que vem só o trafo mesmo e sem circuito regulador, feitos aqui no Brasil. Esse JVM merece!

    Talvez você tenha ligado o problema à rede, mas o problema pode estar dentro do amp mesmo. Prováveis causas : pots velhos(esses marshall vem com pots da pior qualidade possível, por incrivel que pareça), solda fria num diodo que sempre vem subdimensionado nos Marshall(retificador do filamento da 1a válvula) ou precisa de uma revisão dos capacitores.

    Pode ter certeza que a tensão da rede variar entre 90 e 120 V não muda muita coisa. Pra você notar o volume mudando perceptivelmente a tensão teria que variar demais(+ 10 vezes para notar que o som dobrou de volume)!

    Abraço. Zé

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    izzychili
    já dei uma mexida num jtm30 q, mesmo seguindo a especificação de 117v da gringa ele dava mais de 450v ki era o valor maximo do capacitor na fonte

    DotCom
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kelson, no site do pedrone ele fala desse problema dos jtm... usam capacitores subdimensionados para o circuito.

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DotCom
    tudo nesse amp eh subdimensionado! ohaaeo um coco!
    as orientacoes do pedrone foram-me essenciais!
    ta parado aqui um v12 com curto nas valvulas de saida e um peavey classic 50 com problemas no trafo de saida.. tristeza!

    kosmiktubes
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kelson - andei uns dias fora do cifraclub e não ví sua mensagem.

    Realmente parece que a Marshall vem cortando custos e instalando componentes impróprios nesses amps. em especial os pots chineses...precisavam economizar dinheiro justamente com os pots?

    Tem um jcm900 dual reverb lá na oficina com 5881's na saida, não tinha visto um desses de perto ainda. chegou com uma dúzia de soldas frias em vários componentes que funcionam muito acima da temperatura recomendada... Isso num amp que deve estar custando entre R$ 5000 e 6000 aí no mercado.


    sobre o jtm "ele dava mais de 450v ki era o valor maximo do capacitor na fonte"

    É desse aí que virá o pipoco ao vivo no palco!

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    izzychili
    esse jtm30 ainda bem ki durou pouco tempo, e rodaram com o projeto dele rápido, de tanta merda ki já deu.
    eu refiz o trafo de saida com bias independente, tirando a outra gambiarra com capacitor ki a marshall usa e um trafo só pros filamentos.. ficou show. a tensão ficou muito boa, ótima pra um 30W reguladinho!

    o projeto desse meteoro v12 dá até medo (jcm900) pq eles copiaram e mudaram umas coisas nada ah veh só pra falar ki é projeto próprio, já viu isso: resistor em paralelo com choque! haoehoae e outras coisas, valores de componentes um pouco fora, um resistor no loop jumpeado pelas suas proprias pernas acredita? aoehhoa elas estavam totalmente soldadas uma na outra dai ele era de valor 0 nakele ponto..

    kosmiktubes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kelson

    Vixe... Esse resistor no loop do V12 é um erro em toda a série ou foi um apenas que você pegou assim? Nunca ví um desses de perto.

    kelson
    Veterano
    # set/07
    · votar


    izzychili
    o resitor do loop eu peguei assim, ele ta diferente do cristalino com algumas trilhas cortadas, mas o desenho da pcb é o mesmo.. vai enteder oq eles fazem neh!

    DotCom
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Redução de custos porca e nojenta.

    yuri_jung
    Veterano
    # set/07 · Editado por: yuri_jung
    · votar


    voltando ao assunto do meu amp..
    eu comprei um transformador e ele parou aquelas oscilaçoes de volume que eu tinha falado.
    Mas é estranho porque tem dias que ele ta com o volume mais baixo e dias q ta com o volume mais alto..
    e hoje eu observei que quando ligaram o chuveiro baixou bastante o volume do amp e quando desligaram o chuveiro o volume aumentou de novo...
    Vocês sabem se isso é normal ou se é algum problema em uma peça do amp?
    ele pode mesmo variar de volume?

    Buddy_guitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara,

    O problema é sua casa! As instalações elétricas de sua casa estão com problemas de dimensionamento.

    Essa história de ligar o chuveiro e o volume do amp baixar, com certeza é uma variação de corrente, fruto de uma instalação mal dimensionada. Quando vc aciona um equipamento de grande potência, como um chuveiro elétrico, é normal uma pequena variação na corrente. No seu caso, essa variação não deve ser pequena.

    Se sua casa tiver mais que um circuito para tomadas, vc pode tentar outras tomadas na casa, talvez o problema seja minimizado ou até eliminado.

    Usar um No-Break de qualidade (é caro, heheehe) com proteções contra sub e sobre-corrente, sub e sobre-tensão ajuda bastante.

    Abraços.

    yuri_jung
    Veterano
    # set/07
    · votar


    e nos dias que o volume está mais baixo ou mais alto?
    é muito estranho... porque até quando eu liguei o meu teclado e uns speakers de pc ele tb baixa um pouco o volume..
    isso nao pode ser problema em uma peça do amp?
    pq a variação de corrente é tão pequena com telcado ou speakers..
    e essas variações de volume não podem causar outros problemas por amp?

    Buddy_guitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    e nos dias que o volume está mais baixo ou mais alto?
    A variação de corrente ocorre quando vc ligar equipamentos em sua casa ( chuveiro, lâmpadas, computador, etc. )

    é muito estranho... porque até quando eu liguei o meu teclado e uns speakers de pc ele tb baixa um pouco o volume..
    Por isso mesmo que acho que o problema não é o seu amp.

    pq a variação de corrente é tão pequena com telcado ou speakers..
    A variação de corrente ocorre da mesma forma, o que muda é a sensibilidade do equipamento. Aposto que não televisão vc nem nota alguma mudança.

    Isso é prejudicial a qualquer equipamento que estiver ligado. Porém, os equipamentos são projetados para terem uma tolerância. A tensão nominal de sua residência pode ser 110V, mas se vc for medir, ela pode estar 108V, mais tarde 115V. Numa instalação bem dimensionada a variação é pequena, algo que acho que não ocorre em seu caso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corrente elétrica pro amp