Esquema de amp de 60w, presta?

    Autor Mensagem
    Shakal
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Shakal


    Ae, tava procurando uns esquemas para fazer um amp para meu baixo. Achei esse na net e não me parece ser tão complicado fazer.

    Quanto mais ou menos vcs acham que vou gastar nesses componentes?

    http://www.redcircuits.com/Page66.htm

    O esquema é esse acima, é dividido entre o amp e pré-amp...

    Valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    o circuito parece ser legal ... mas tu tens q tomar alguns cuidados bem como dimensionar a fonte de forma adequada.. o q nao eh dificil ...

    abrax

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    Se for só para tocar em casa ou em ensaios tá bom. Pra palco é muito pouco.
    Abç

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Seria para estudar em casa mesmo, tocar com os amigos etc... Acho que esse seria o ideal então, certo?

    Vcs poderiam me responder algumas dúvidas?

    1-Achei um transformador no site da loja que eu sempre compro, será muito pouca corrente?
    Loja :TRANSFORMADOR 24/2 (24 + 24/ 360mA )
    Esquema 220V Primary, 48-50V Secondary 75 to 150VA

    Teria que ser 2-3A? Será que eu vou encontrar problemas pelo fato de que o transformador do esquema é 220V primário, ou vai dar na mesma usando um de 110V?

    2-Qual é a diferença nesse amplificador para ele ser considerado um amplificador de Baixo e não um de guitarra ou multi-uso?

    3-Entre aqueles transistores, qual deles seria melhor, ou são 100% equivalentes?
    MJ11016, MJ11014 ou TIP142 ?
    MJ11015, MJ11013 ou TIP147 ?

    Acho que é só... :P

    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    Para baixo o transformador deve ser sempre superdimensionado, e esse que vc encontrou está abaixo das especificações.
    Sim , é para baixo.
    Não sei, consulye as tabelas de equivalência de transistores.
    Abç

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal

    bixo .. tu precisa de orientações, desde o projeto até a finalização, de um profissional da área. pois o trafo deverá ser calculado .. tensões ... corrente ... potencia ... os equivalentes ...

    eh muito "perigoso" se tu não tem conhecimento em eletrônica/elétrica fazer um trabalho desses ... pois qqer pqno descuido tudo pode ser perdido ..

    abrax!

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Vlw pela resposta _BLACKMORE_.

    Mas cara, será que vc não está exagerando um pouco?

    O esquema tem praticamente tudo calculado, as tensões, correntes ele diz como regular.

    O equivalente já dei uma olhada nos datasheets. Eles são equivalentes sim. A unica coisa que importante difere é a corrente máxima de entrada e a dissipação máxima. Um é 30A e dissipa 200W e o outro é 10A e dissipa 125W... Mas não vou chegar nem perto dessa corrente então vou pegar os TIP142 e TIP147(só diferem no fato de um ser PNP e outro NPN) por terem tamanho bem reduzido em relação aos outros.

    Vou procurar um transformador mais potente.

    Valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Shakal

    Mas cara, será que vc não está exagerando um pouco?

    tudo calculado? me desculpe, não prestei atenção nisso, mas pelas perguntas que fizeste, cálculos básicos de potência e tensão o mínimo para saber se um trafo é ou não suficiente para determinado trabalho ... com certeza esse foi o ponto que mais pesou ...

    se quiser conversar melhor me add no msn .. todas as noites eu conecto e dae podemos falar e esclarecer estas dúvidas suas ae ...

    abrax! ( me avisa para q eu possa editar o msn)

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Realmente, o trafo eu vou ter que calcular e ver se os que eu tenho disponível para compra vai servir.

    Logo depois da ponte retificadora tem um fusível de 4A. Posso estar errado mas o trafo não pode passar disso certo?

    Vamos conversar então cara, preciso de uns toques mesmo :D. Te adicionei lá.

    Valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal

    estou online agora .. ok!!

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ae, brigadão denovo pela ajuda BLACKMORE. Acho que dia de semana vai ser meio ruim de a gente se falar faço faculdade à noite e só entro lá por 23:30 até 1:00.

    Então, a fonte vai ser um transformador de 50V por 2A, que com a ajuda do BLACKMORE, chegamos à conclusão de que vai aguentar, e com folgas. Os outros componentes vou ver se faço um orçamento essa semana(provas e mais provas).

    Agora gostaria de umas dicas sobre a placa de circuito impresso. Alguém sabe um método para montar ela? Ouvi falar de imprimir em papel fotográfico as trilhas em impressora com Toner, em tamanho real, e depois colocar sobre a parte de cobre da placa e passar com ferro de passar roupa até o pó do toner grudar na placa. Depois é só jogar no ácido e ela fica tinindo, depois só faz uns reparos com caneta apropriada e os furos com furadeira de broca fina para os componentes.

    Mas não sei qual método usar para passar do Esquema para o Circuito que será impresso. Tem algum programa que faça isso?

    Valeus!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal

    Mas não sei qual método usar para passar do Esquema para o Circuito que será impresso. Tem algum programa que faça isso?

    cara ... tem varios tutoriais na net ... sobre formas caseiras e formas mais profissas ... qto ao soft .. tem soft q ajuda a fazer as placas sim ... eu trabalho com o Eagle ... mas tem muitos q fazem isso soh depende do nivel de aprendizado do software e o gostar da interface ...
    ..proteus...eagle... sao 2 dos diversos ...

    abrax

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Valeu cara! Então, estou baixando o Multisim, vou ver esses outros aí

    Já trabalhava com o Multisim mas em uma versão Trial só para simular uns circuitos, daí não tinha o software que vem junto que é o UltiBoard que monta o circuito impresso.

    Depois vem o passar para a placa. :D

    Valeu!

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Caramba como ta difícil achar um trafo desses! Cada loja que vou perguntar se tem trafo de 48 ou 50V por 2A as mulherzinha arregalam os olhos! uaHaUhauA

    Que desgraça! Alguém sabe onde eu acho trafos em Curitiba?

    O layout do PCB já ta quase pronto. Fiz no multisim o esquema e transportei pro Ultiboard. Daí é só mandar ele colocar automatico os componentes e depois as trilhas! Daí vc dá uns retoques e pimba! É só imprimir numa folha normal, mandar tirar xerox em papel de transparência ou outro parecido e transferir com Ferro de passar roupa, só lembrando que a imagem final(na transparencia) tem que ficar invertida com a do esquema(efeito mirror) pra sair direito na placa.

    Só ta faltando o Trafo. Qnd eu achar, compro o resto e monto!

    Flws!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Shakal

    Cada loja que vou perguntar se tem trafo de 48 ou 50V por 2A as mulherzinha arregalam os olhos! uaHaUhauA
    huahuahuahua

    os PCB eu faço com um esquema bacana aqui ... depois te conto ... dae aproveitamos para falar do trafo tb ...

    abrax!

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Blz velho! Nos falamos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esquema de amp de 60w, presta?