amplificador transistorizado em ponte sem trafo de força

Autor Mensagem
    electrontubes
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: electrontubes

boa noite
    se possível eu gostaria de saber a opinião sobre esse projeto que estou desenvolvendo
    é um amplificador de potência em ponte sem transformador de força
    acho que o pior que pode acontecer é explodir tudo

aqui abaixo está o projeto de 150 e 650 watts
    http://www.4shared.com/file/15744841/b5f70849/AMP_150w.html
    http://www.4shared.com/file/15744854/dc86cd87/AMP_650w.html

150w
    repare que a fonte de alimentação é apenas um diodo e um capacitor retificando a tensão da rede de 127v em retificação de meia onda.
    existêm duas fontes separadas para evitar flutuações na fonte do inversor de fase causada pelo elevado consumo da saída de potência.

repare que a potência de saída está limitada pela tensão de saída do inversor,que entrega picos com no máximo à metada da tensão da fonte,ou seja,45 volts

aparentemente o custo disso é relativamente baixo,uns 30 reais para construir o circuito e a potência será em torno de 150 WATTS RMS

650w
    já o segundo circuito a principal diferênça está na fonte de alimentação do inversor que permitirá uma potência de 650w RMS,pois terá até 90 volts de saída de pico,
    essa saída deverá lógicamente possuir transistores suficiêntes para suportar essa potência
    mais também é possivel utilizar um inversor de fase mais eficiênte em 90 volts e conseguir essa potência de 650watts
    OBS:
    esqueci de considerar a estabilidade da fonte no amp de 650 watts
    então,será que esse projeto é viável? ou foi viagem
    pelo menos acho que vale apena pensar,sendo que o projeto de 650 watts acho menos viável inicialmente

toda sugestão é bem vinda.
    um forte abraço

AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/07
    · votar

O uso de fontes sem transformador deve se limitar à aprelhos onde o usuário não tenha contato com nenhum ponto do circuito, já que não há isolação da rede para o mesmo.

Um amplificador de aúdio não é o caso, pois sempre teremos contato com o chassis (negativo da fonte/aterramento) ou mesmo as cordas da guitarra, com risco de vida ao usuário.

Fontes sem transformador tem muita utilidade em várias aplicações, mas não em amplificadores de áudio.

Grandes fabricantes estão investindo em pesquisa das fontes chaveadas para eliminar o transformador de força. O engraçado é que mesmo em uma fonte chaveada temos um pequeno transformador que continua isolando a rede do circuito de áudio, garantindo a segurança do usuário.

Um abraço electrontubes e continue com as pesquisas, precisamos de novos ares e pontos de vista no áudio brasileiro.

electrontubes
    Veterano
    · votar

AugustoPedrone

têm razão
    mas esse circuito terá dois capacitores de alta tensão na entrada para bloquear a tensão DC como no esquema,ou seja,o negativo não seria bloqueado por esses capacitores?
    e a chave de fase permite que neutro seja a referência do aterrameto da saída
    será que isso não resolveria esse problema?

caso isso não resolvesse,será que o uso de opto-isoladores seria viável para função de isolamento de entrada?

AugustoPedrone
    valeu pelo conselho,um abração e obrigado

carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar

electrontubes
    Boa noite.O circuito é bem interessante.Como o Pedrone falou e concordo com ele, circuitos tipo"rabo quente" são demasiado perigosos para uso principalmente com guitarra.O que vc colocou, à respeito da chave de fase, seria solução se vc sempre soubesse que colocou na posição correta, porém na maioria das vezes, levaria o choque primeiro para então constatar que a chave está invertida.Quanto aos capacitores, vc tem que levar em consideração a DC será bloqueada, correto, porém as componentes AC sobrepostas, não, pois a reatância capacitiva vai permitir a passagem.Junte-se ao fato que o fator mais perigoso é o seu corpo apresentar potencial de terra, que fará circular corrente proporcional à DDP presente nos terminais da reatância.O seu circuito é digno de ser experimentado em áudio, pois apresenta-se muito semelhante à saida de inversores modernos de voltagem e que atingem potências de 700W fácil.Mas usaria um trafo de isolação, que seria bem simples de construir.Quanto aos transistores de saída, dá uma olhada nos datas do IRFP 460A e do IRF 2807(R$ 11,50 o primeiro e R$ 4,50 o segundo).Um abraço!
    AugustoPedrone
    Fala Mestre dos Magos!Um abraço!

electrontubes
    Veterano
    # mai/07
    · votar

carlos adolphs
    muito obrigado pela dica

eu tinha pensado nesse problema da chave de fase,então desenvolví esse circuito abaixo há um certo tempo
    http://www.4shared.com/file/15750490/cc460111/neutro.html

esse circuito indica através de um led se o neutro ou o fase está servindo como referêncial.
    ainda seria possível utilizar um chaveamento por relé baseado nesse principio utilizando scr,o relé tanto poderia aterrar automáticamente a fonte,ou então poderia utilizar o relé para conectar a entrada de áudio só quando o neutro estivesse ligado corretamente
    pra mim o indicador com LED já seria suficiênte,mas cada um têm seu senso de segurança

e oquê achou da idéia de utilizar opto-isolado para isolar a entrada,será que a linearidade é boa?

carlos adolphs
    muito obrigado pelo conselho,um forte abraço

AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/07
    · votar

carlos adolphs

Fala Mestre...esses dias lembrei de vc ! Estava voltando de Recife (como sabemos a Gol transformou o aeroporto em rodoviária), e o piloto pousou o avião perfeitamente, pareceu que ele colocou o passarinho com as mãos sobre o solo - "o Carlos é craque nisso" :)

electrontubes

O colega já disse tudo e mais um pouco. No que precisar, e estiver ao meu alcance, estou por aqui. Abração.

electrontubes
    Veterano
    # mai/07
    · votar

carlos adolphs
    AugustoPedrone

agradeço pela colaboração

um abraço

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar

AugustoPedrone
    carlos adolphs
    Grandes mestres da eletrônica, um grande abraço p/ vcs
    Eu conheço o electrontubes pessoalmente e posso garantir que ele é um cara muito criativo e inventivo, ademais é honesto e "gente fina".
    Abç

carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: carlos adolphs
    · votar

AugustoPedrone
    Não é tão difícil botar os "bichos" no chão...Ehehehe!Um abração!Mauricio Luiz Bertola
    Grande Maurício, um abraço!
    electrontubes
    De fato, teu detetor de fase funciona, mas o caso não é esse.É que devemos pensar que leigos tentarão montar o circuito e usá-los e isso é perigoso.Vc, eu, Pedrone, Maurício, Mike, Kelson, saberíamos o que fazer, mas o pessoal qe corre atrás de um ampli que custe menos pode não saber.Os circuitos funcionam para nós, mas para a maioria do povo, não!Um forte abraço!

electrontubes
    Veterano
    # mai/07
    · votar

AugustoPedrone
    obrigado também pela ajuda no projeto do amplificador transistorizado em alta tensão,sua dica para usar mosfet na saída ajudou muito.
    e vc foi teve boa vontade em responder meus emails sobre aquele projeto
    transistorizado de alta tensão

Mauricio Luiz Bertola
    infelizmente quando eu lhe conheci estava na escuridão,mais às vezes o mal vem para o nosso bem
    ignorância não é não saber das coisas,e sim não querer aprender.
    na época em que te conheci eu não tinha nem um mísero manual de válvulas,hoje sei valorizar as dezenas de manuais que tenho.

carlos adolphs
    com certeza não é um circuito seguro para pessoas leigas construirem para utilizar,quando eu postei era apenas para ter conselhos sobre esse meu projeto de áudio,pois estou pensando em construir isso,e em nenhum momento eu recomendei que as pessoas fizessem isso para uso próprio.
    apenas queria um conselho de alguém com conhecimento na área que pudesse ajudar,
    eu estudo esses tipos de circuitos,e se eu estudo isso é porque não sei de tudo,e mesmo se eu já soubesse,é sempre possível errar.
    pois só erra quem busca aprender.

um abraço à todos

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar

electrontubes
    E aquele manual argentino bem velho e todo "lascado" que vc tinha?
    Um grande abraço cara.

electrontubes
    Veterano
    # mai/07
    · votar

aquilo não era um manual,era um livro de construção de amplificadores.
    eu ainda tenho
    parece mais pergaminhos do velho testamento
    esse livro é meu grande amor,quando eu puder irei restaurá-lo
    lendo esses livro centenas de vezes,uma hora tive que aprender

veja só oque restou desses pergaminhos
    http://www.4shared.com/file/15805951/1144204f/1_online.html

http://www.4shared.com/file/15805966/a40de62f/2_online.html

http://www.4shared.com/file/15805973/cd7c23e1/3_online.html

Mauricio Luiz Bertola
    um forte abraço

electrontubes
    Veterano
    · votar

esse livro é de 1957 e na época eles pensavam também em amplificadores de áudio sem transformador de força,esse projeto do livro serviu de inspiração pra mim.

http://www.4shared.com/file/15807082/983bfcbc/traf.html

tinha um trafo só para o filamento
    http://www.4shared.com/file/15807440/dd897a40/filamento.html

abração

Hendrix_ssa
    Veterano
    # mai/07
    · votar

alguem pode me ajudar com um amp transistorizado? to querendo montar um, queria um layout fácil de fazer e bom, com mais de 30w pra ligar num 1x12

carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar

electrontubes
    De fato, estes amplis sem trafo não são novidade, cheguei a consertar alguns, inclusive tinha um com 4X 25L6 (dava uns 12W), que nem o trafo de filamento tinha.Não leve a mal a recomendação, pois conheço gente que lê o FCC e não posta nada, mas usa o que é discutido.Por isso o cuidado.Concordo com vc que temos que continuar estudando, nunca se sabe tudo.Um abraço!

electrontubes
    Veterano
    · votar

Hendrix_ssa
    sinto muito,mais não posso lhe ajudar,pois projeto meus amplificadores transistorizado na hora sem nenhum esquema,ligo as etapas e polarizo,tudo em ponte de terminais,(sem layout)acho que dá menos trabalho
    mas dá uma conferida nesse site,talvez ajude

http://www.freeinfosociety.com/electronics/schempage.php?cat=1

carlos adolphs
    devemos sempre procurar a paz e a harmonia,espero que não guarde rancor de minha pessoa,pois fui muito indelicado e arrogante uma época contigo
    pois minha ignorância era apenas sinal que eu precisava atingir um grau mais elevado de evolução
    por isso peço que me desculpe

esse é o esquema que estou realmente pensando em construir
    http://www.4shared.com/file/15822978/bdb991b0/isolado.html
    usaria um pequeno transformador para alimentar o fotoacoplador
    acho que esse projeto é mais seguro,pois isola a entrada.
    sua idéia de utilizar transformador isolador de áudio também é muito boa
    só achei que o fotoacoplador seria mais fácil e barato de se conseguir no comércio

um forte abraço

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a amplificador transistorizado em ponte sem trafo de força