esquema do meu pré-amplificador

    Autor Mensagem
    electrontubes
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: electrontubes


    BOA TARDE .
    GOSTARIA DE APRESENTAR,JÁ APRESENTANDO O PROJETO DE MEU PRÉ-AMP.
    O PROJETO TÊM ALGUMAS DIFERÊNÇAS DOS PRÉ-AMPS COMERCIAIS,MAIS CONHECER UM PROJETO DIFERÊNTE PODE SER INTERESSANTE PARA QUEM APRECIA O ASSUNTO,ENTÃO VAMOS AO FRANKENSTEIN
    ABAIXO ESTÁ O ESQUEMA
    http://img258.imageshack.us/img258/7654/prampelectrontubesdt6.jpg

    NA PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPA UTILIZEI UMA 6C10 POR CAUSA DE SUA REDUZIDA MICROFONIA,FOI UMA DAS MELHORES NESSE SENTIDO QUE ENCONTREI,EM TESTES DE MICROFONIA A 6AT6 TAMBÉM APRESENTOU BONS RESULTADOS,MAIS OPTEI PELA 6C10 POR SER 3 EM 1,SENDO QUE NÃO USEI OS TRÊS TRIODOS POIS QUERIA FAZER A TERCEIRA E QUARTA ETAPA COM PENTODOS.
    REPARE QUE TÊM UMA CHAVE QUE PERMITE REDUZIR UMA ETAPA PERMITINDO TER SOM LIMPO OU COM ALTO GANHO

    NA TERCEIRA E QUARTA ETAPA UTILIZEI PENTODOS EF183 E 184 PARA MAIOR GANHO.
    OS PENTODOS EF184 FORAM OS QUE MAIS ME AGRADARAM POR SUA ELEVADA AMPLIFICAÇÃO E BAIXA DISTORÇÃO,TÊM UM POTENCIOMETRO DE SENSIBILIDADE QUE CONTROLA O O NÍVEL DE SINAL DE ENTRADA DA ÚLTIMA VÁLVULA

    A VÁLVULA 6GK5 TRABALHA COM REALIMENTAÇÃO POSITIVA(AUMENTANDO A AMPLIFICAÇÃO E COMPRESSÃO),SENDO QUE TÊM UM POTÊNCIOMETRO DE CONTROLE QUE PODE CORTAR COMPLETAMENTE O SINAL DE REALIMENTAÇÃO DESSA ETAPA,DEIXANDO O SOM MAIS EXPANDIDO E NATURAL

    A CORREÇÃO TONAL TRABALHA COM TRÊS POTÊNCIOMETROS EM SÉRIE,EU PROJETEI ESSA CORREÇÃO TONAL,MAS É POSSÍVEL QUE ALGUÉM JÁ TENHA PENSADO NISSO,PELO MENOS EU NUNCA VÍ

    UM FORTE ABRAÇO À TODOS E TODA SUGESTÃO É BEM VINDA

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    electrontubes

    uma pergunta ... onde tu tens comprado essas válvulas não "usuais" tendo em vista q a maioria conhece apenas as 12A**7 .. 6550 ... EL*4 entre outras ...

    segundo ... qual o teu msn mesmo?

    abrax

    electrontubes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    td bem BLACKMORE
    eu comprava em uma loja em copacabana todo mês,custava "1 real" cada válvula tipo 12at7,6es8,6c10 etc
    já às válvulas de 10 à 28 watts era mais cara "2 reais"cada (31js6,6bk5,6em5,el82,21gy5 etc)
    a dona da loja me disse que eu era o único que comprava válvulas com ela,quando a loja faliu ela perguntou se eu não queria ser o lixeiro dela pagando um valor simbólico,uns 80 reais para levar todas as milhares de válvulas,capacitores,resistores,transistores de germânio etc
    eu aceitei é claro,era o destino,ela deve ter me feito essa proposta porque eu era o único cliente frequentador da loja.
    resumindo,eu não compro válvulas

    sinto muito mais não tenho msn,nunca tive interesse não sei porque

    um forte abraço e vlw

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    electrontubes

    pagando um valor simbólico,uns 80 reais para levar todas as milhares de válvulas,capacitores,resistores,transistores de germânio etc

    tu és um felizardo !!

    vamos conversando por e-mail ...
    abrax !

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: DANIEL_TUBES
    · votar


    Qual a eficiencia do controle de tom, eu achei muito interessante esse modo como vc o construiu... a vantangem que eu pude perceber ate agora e que todos os pot sao iguais isso pode ser um alivio na hora de se compra-los...
    Um abracao e continue assim


    Daniel Venticinco
    www.freewebs.com/manoelpower (novo endereco) hihi

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    tenho varias dessas ef183 e ef184 aqui queria arrumar um uso pra elas! Parece q já consegui, pelo menos a informação né

    electrontubes
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: electrontubes
    · votar


    _BLACKMORE_
    então,todo mundo merece um dia de sorte para compensar os meses e meses de azar.
    com caixas de de resistores,potenciometros,válvulas etc,acho que nunca mais compro válvula,só mesmo trafo e chassis :-(

    http://img207.imageshack.us/img207/9843/73089375ix1.jpg

    DANIEL_TUBES
    até agora não encontrei problemas nessa correção tonal,corrige normalmente como outras comerciais,é apenas uma alternativa

    Filipe Reis
    então,existe uma grande variedade de válvulas e todas merecem um aquecimento e voltagem,o legal é ter vários aparelhos diferêntes,cada um com projeto diferênte para poder comparar as caracteristicas de cada uma.
    uma válvula que acho interessante é a ecc189,ela têm o fator de amplificação variável dando uma caracteristica diferênte ao som
    e também estou pensando em construir um pré-amp usando a 6hs8,essa válvula é um pentodo de duas placas pouco lineares,fico imaginando o som de uma válvula dessa,a reta de carga dessa válvula é quase uma curva

    _BLACKMORE_
    DANIEL_TUBES
    Filipe Reis

    ABRAÇÃO

    maggie
    Veterana
    # abr/07
    · votar


    electrontubes
    Cara, evite escrever em maiúsculas.
    Fica mais difícil de ler e, segundo a "netiqueta", é como se tu estivesses gritando.
    :)

    electrontubes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    maggie
    sinto muito,nem prestei atenção

    gravai uns samples desse pré-amp,a caixa ficou à dois metros de distância do microfone,utilizei o microfone do computador e um pouco de reverb e desculpe pela ambiência captada
    a guitarra foi uma GOLDEN,calma,não se assuste

    baixo ganho
    http://www.4shared.com/file/14858184/466ea72c/lowgain.html
    alto ganho
    http://www.4shared.com/file/14857582/f067ba93/higain.html

    então,ficou tosco?
    um abração

    Casper
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Parabéns. O Controle de tom
    é parecido com os de Fender, não é?

    Tem um software gratuíto em

    http://www.duncanamps.com/tsc/

    que ajuda muito na hora de fazer esse tipo de circuito.

    Agora, o que me chamou a atenção foi seu
    sistema de compressão. Bem bolado.
    Parabéns.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    electrontubes

    cara ouvi os sons aqui em casa .. de boa. . sussegado .. e olha ... tem um timbre bem bacana ...
    mas ainda tenho pergutnas ... falantes ..

    o qual usou?
    tu postou um esquema de pré ... e o power? o q usou?
    mic ... como foi a gravina ... tipo de mic .. foi em linha ..?
    reverb ... na segunda gravina ouvi uns reverb ... q tipo tu usou?

    estou achando bacana os teus trabalhos ...

    parabens carinha !

    abrax!

    electrontubes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Casper

    não sei qual modelo da fender é parecido,não têm como me dizer p/eu conferir
    esses programas eu já conheço,visito muito esse site,sou até membro mas nunca postei lá por causa do idioma,penso em usar um site de tradução postar futuramente
    valeu pela dica do programa,mas eu já tenho um método próprio para achar os valores dos filtros.

    essa compressão é uma realimentação positiva que aumenta o ganho e a compressão,o capacitor em paralelo com o potenciometro e para filtrar ruídos de alta frequência,só que têm um limite de realimentação positiva senão a última etapa do pré entra em oscilação,para isso serve o controle de level,o máximo ganho fica um pouco antes de oscilar,vc perceberá que o ganho aumenta junto com a compressão e a distorção também aumenta

    _BLACKMORE_
    utilizei três alto falantes recondicionados por mim mesmo,
    um goodmans de 12" uma corneta de 12" metálica e um expander de 15" todos na mesma caixa,esse goodmans eu tive que fabricar a bobina,fiz essa bobina só no papel com araldite ficou bem leve

    na gravação usei o microfone de eletreto do computador e o audacity para gravar.
    o power eu posto depois quando desenhar todo o esquema,usei o reverb "alto alpha verb"

    uma coisa,como microfonar uma caixa com 3 falantes diferêntes,penso que teriam que ter três microfones,um para cada falante ou então gravar de longe para captar os três(oque eu fiz)só que capta mais ambiência

    Casper
    _BLACKMORE_

    um abraço para vcs e vlw

    boleterodectba
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    procure fazer amostras sem efeito nenhum, na primeira parece que tem um flanger e na segunda um reverb ou delay, com efeitos fica mais dificil de perceber detalhadamente o som puro do amp.

    electrontubes
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: electrontubes
    · votar


    boleterodectba
    esse sample que eu postei não era para mostrar o som de um amplificador,pois não se trata de um projeto de amplificador,era só para mostrar como esse pré-amplificador mencionado acima se comportou com os demais equipamentos.
    gravei esses samples sem nenhum efeito
    esse é o clean sem efeitos
    http://www.4shared.com/file/15045799/a067eed6/clean.html

    esse é o fuzz sem efeitos
    http://www.4shared.com/file/15045713/886b8dc0/fuzz.html

    repare que eu gravei a metade sem realimentação positiva(fuzz natural),e a metade final eu injetei sinal com mesma fase,que deu compressão para as notas
    só que essa realimentação positiva têm limite,é só regular no potenciometro de level
    tinha esquecido de mostrar essa diferênça

    boleterodectba
    valeu pela sugestão,um abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esquema do meu pré-amplificador