Autor |
Mensagem |
Badoe Veterano |
# mar/07 · Editado por: Badoe
Saudaçõe companheiros!
Tenho algumas (um milhão) de dúvidas na utilização de um ampli valvulado - encomendei um, ainda não chegou - e conto com vcs para me ajudar a solucioná-las.
- Sei que o controle Gain (ou acho que sei) controla o estágio de pré, e o Master por sua vez o estágio de potência. Caso isto esteja correto, qto mais volume em Gain mais estarei forçando as válvulas do pré, e o mesmo no Master, certo?
Ainda caso este conceito seja verdadeiro, para obter o máximo em do distorção do ampli (canal sujo) deverei utilizar mais volume do Master? E se utilizar um pedal no canal, estarei forçando mais o ampli, ou não há diferença?
São tantas duvidas... agradeço antecipado a ajuda e a paciência.
Valeu.
|
Beatlemaniac Veterano |
# mar/07
· votar
bom acredito eu q pra obter a maxima distorcao do amp sem pedais eh bucetar os controles de gain e master no talo, mas o som irá ficar mto alto, alem de distorcido
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/07
· votar
Badoe
Cada um dos controles atuará de forma diversa. O controle de ganho atuará no pré, e te proporcionará uma distorção mais "na cara". O de Master atuará no power; e, em princípio não é para distorcer, mas, se vc colocá-lo "no talo" e for abrindo o ganho, notará que o amp vai se comportar de outra maneira. É apenas uma questão de pesquisa.
Abç
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/07 · Editado por: carlos adolphs
· votar
Badoe
Buenas!O "causo" é o seguinte:
Quando vc abre o gain permite que mais sinal seja amplificado pela válvula de pré, que "passa do ponto", e começa a cortar as cristas do sinal(ceifar é o termo correto), causando distorção e aumento de harmônicas, o que dá o som característico de overdrive.Já o master gain, vai controlar a quantidade de sinal que passará para o power, seja distorcido ou não.Via de regra, quando vc quer ter bastante overdrive, vc abre o gain e diminue o master, para que ocorra a saturação do pré sem aumentar o volume total.O fato de abrir o gain não danifica ou força a válvula de pré, pois o ceifamento do sinal ocorre justamente pelo fato da válvula não conseguir produzir mais corrente de placa com o aumento do sinal na grade(dai o termo "satura").Já no power, irá ocorrer fato semelhante, porém as correntes envolvidas serão maiores, o que pode ocasionalmente produzir picos de voltagem com possibilidade de danos ao trafo de saída, se o mesmo não for bem construido e provido de bom isolamento.Pode ser usado o drive de power, mas com cuidado.Um abraço!
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Um grande abraço, Maurício!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/07
· votar
carlos adolphs
Grande Mestre! Um outro pra vc.
|
snd Veterano |
# mar/07
· votar
o bom pra se aproveitar a distorção do power seria um load box pra jogar um pouco da potencia fora, do contrário, haja ouvido
|