Filtro de frequencias no ampli , tem como?

    Autor Mensagem
    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07


    Tenho um warm music 208gt , e ele tem uma equalização mto ruim.

    Eu queria saber se tem como eu cortar todas as frequencias acima de 6khz ou 8khz por exemplo pq o qualizador dos agudos desse amp tem +-15db de ação em 8khz , e essa frequencia é muito alta na minha opiniao , eu gosto q "termine" em 6khz .

    Tem como fazer handmade ou comprar um filtro e se da de coloca-lo ele no send return ?

    Tem pra vender algo tipo aquele "pro filter" q tem no guitar rig? Nao precisa ter tantas regulagens , só quero dar uma cortada nos agudos.

    Eu preciso de alguma coisa barata pois se nao eu compraria um equalizador.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    Isso que vc quer é relativamente fácil, basta trocar o valor dos capacitores de filtro dos pots de equalização, mas creio que não vai funcionar, pois esses Warmusic tem uma seção de pré ruim mesmo (o resto também). "Equalizador nele!"
    Abç

    marcelo2220
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    esses Warmusic tem uma seção de pré ruim mesmo

    palavras do Mestre Carlos Adolphs.
    ´´o pré dos Warm 108 GT e 208GT são práticamente identicos aos do Fender Princeton 112 e 212.``

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    marcelo2220
    palavras do Mestre Carlos Adolphs.
    ´´o pré dos Warm 108 GT e 208GT são práticamente identicos aos do Fender Princeton 112 e 212.``


    Vc ta zuando né?

    Olha , eu quero só quero saber se tem como cortar as frequencias acima de 6khz por exemplo.

    Tem algum filtro tipo o pro filter do guitar rig pra vender (tem q ser barato).

    Eu sei q o ideal seria um equalizador mas eu n tenho grana agora e nem vou ter por um bom tempo e eu uso metal zone (ele tem bastante agudos) e dai como esse amp reproduz frequencias mto altas acaba ficando um som meio ruim.

    se eu comprasse um eq o meu problema n ia ficar resolvido 100% pq eu teria q deixar os agudos do amp no minimo pra cortar as frequencias por volta de 8khz e aumentar quase no maximo o 6.4khz com o eq , e nao sei se funcionaria , isso eu to achando q daria de fazer.

    marcelo2220
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    Vc ta zuando né?

    naum to zuando é serio!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis

    Eu preciso de alguma coisa barata pois se nao eu compraria um equalizador.
    não acho q exista algo "real" tipo esse recurso no PC q tu comenta, mas um equalizador dah pra comprar a um bom preço, 280 ... 300 reais mas pra 2 canais .. e com 15 ou mais bandas de equ ... procure daquelas marcas menos conhecidas nacionais q dah pra quebrar um galhão ...
    pense nisso ...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    O Marcelo não tava zuando não.A Warm copiou o pré dos Princeton SS nestes modelos.Agora só não entendí porque vc quer cortar freqüências acima de 6kHz.Não gosta de definição na guitarra?Seu estilo é o grave/médio embolado?A presença de amplificação acima de 6kHz não implica em elas estarem sendo na real, amplificadas e sim harmônicas que definem o timbre.Ao limitar freqüências altas, vc vai ficar com faixa passante semelhante a receptor de comunicações, bom para voz de vendedor de loja de roupas da estação da Luz, mas definitivamente, ruim para guitarra.Bem , mas gosto não se discute...Não precisa de equalizador pra isso, basta deixar o potenciômetro de agudos do centro para a esquerda, na regulagem que vc precisa, pois do centro deste potenciômetro para a esquerda, vc vai ter atenuação gradativa de 0 a
    -18db em freqüências acima de 5.7kHz.Qualquer filtro que vc fizer vai ter mais ou menos isso, 12dB/oitava.Um abraço!

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Uma solução barata, e se tu poderes mexer dentro do amp...(Mexer no amp = perda da garantia).
    Tu podes tentar trocar o capacitor do potenciômetro de agudos, como foi dito acima.
    Eu não tenho idéia de qual valor é este capacitor, mas tu podes colocar um de valor imediatamente superior, por exemplo, se alí tem um de 10nF troca por um de 22nF, se for de 22nF por um de 47nF, se for 47nF coloca de 68nF, ....
    Acho que assim tu consegues cortar os agudos mais em baixo.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É q eu uso guitarra->metal zone->amp.

    Só q o metal zone tem bastante agudos acima de 8khz , e esse ampli reproduz de mais essa frequencia , fica chato até.

    Se eu microfonar o ampli e cortar ou diminuir essas frequencias no pc mesmo ja fica melhor .

    Esse negocio de trocar o capacitor eu nao sei fazer , n sei mexer com eletronica , acho q o ideal mesmo seria alguma peça externa.

    Eu acho q deve existir um filtro desses pra vender pq o guitar rig faz copias de efeitos q existem na real.

    Se eu tivese grana comprava um eq de 15 bandas q dai eu conseguiria deixar o ampli bala mesmo . O ruim desse ampli é só a equalização dele pq ele aguenta pra caralho.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs
    Não gosta de definição na guitarra?Seu estilo é o grave/médio embolado?A presença de amplificação acima de 6kHz não implica em elas estarem sendo na real, amplificadas e sim harmônicas que definem o timbre.


    Eu gosto da definição , se eu gravar a saida do MT-2 direto em linha , gravar e editar eu consigo timbres mto bons mesmo.

    Meu estilo é basicamente trash metal e eu sei q as dists sao agudas.

    Vc ja deve ter escutado o black album do metalica né? bom , as frequencias mais atuantes daquela dist acabam em 5khz e mesmo assim é bem aguda.

    Escuta esse audio aqui:

    http://rapidshare.com/files/12123587/Metallica_-_Of_Wolf_And_Man.mp3.h tml

    eu cortei tudo acima de 6khz nas duas primeiras notas , as duas segundas estão como no cd , vc só percebe a difereça se escutar prestando atenção.

    Mas acontece q no meu ampli essas frequencias ficam pentelhando os ouvidos mesmo.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    Gustavo, provávelmente vc está utilizando o captador da ponte sómente, que com a distorção fica muito agudo.Posso afirmar isso porque tenho aqui no estúdio um 108 SR e um 108 DR, que conectados via saida de linha a um power valvulado Palmer 120, dão um excelente timbre e por vezes uso nas gravações.Inclusive utilizo o MT-2 com excelentes resultados.Vc pode compensar o excesso de agudos com ajustes no equalizador do próprio MT-2(ele tem embutido, porque vc quer comprar outro?).Algo está errado em suas ligações ou ajustes.Os prés dos meus 108 são iguais elétricamente ao seu 208 e não tenho estes problemas.Um abraço!

    Ric-fuchs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Na verdade Jeff, o que estou enxergando no seu caso não é sobra de frequencias que você tem, e sim falta de qualidade das mesmas. Na minha opinião é muito importante que um amp tenha uma grande amplitude nas frequencias, assim ele reproduz um timbre "Grande" e você aparece dentro da musica e isso em qualquer estilo, agora é importante ter componentes de alta qualidade para isso, já que estas frequencias devem ser polidas. Mesmo assim acho que no seu caso um bom equalizer talvez te ajudaria bastante a "timbrar" melhor o seu amp.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    vlw pessoal!

    Eu consigo chegar a "bons" resultados com esse equipamento .

    O metal zone vem com eq sim , eq parametrico , só q o ampli realmente nao ajuda , e apesar de vc estar dizendo q tem um ampli com parte eletrica igual os falantes devem compensar esses agudos q sobram aqui.

    Mas blz , quando der eu compro um eq , tenho certeza q o som vai melhorar 100% .

    Vcs sabem algum eq barato? aquele da behringer q é imitação da boss ta quanto?

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs
    provávelmente vc está utilizando o captador da ponte sómente, que com a distorção fica muito agudo.

    Eu uso de vez enquando o cap. do braço pra solo , mas essas frequencias q eu to falando nem sao produzidas pela guitarra e sim pela distorção mesmo .

    Se tocar sem dist nem aparece essas frequencias , e na verdade elas até tem qualidade , mas experimenter aumentar ali pelo 8khz numa faixa de guitarra distorcida , nao importa quao bom seja o timbre ele vai virar uma naba.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    se fosse pra usar essas frequencias o eq da boss n ia só até 6.4khz nao acham?

    manco67
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara...como falaram antes cortar as frequencias só piora seu problema.uma vez q os harmonicos da sua guita giram daí pra cima.....em outras palavras coloca a mão na frente da boca e fala......comparação medíocre mas mostra bem o q acontece qdo vc corta frequencias...já q c tá pensando em eq e tals....talvez seja mesmo um problema isolado do ampli, porém eu recomendaria uma vistoria anterior para não tirar conclusões precipitadas, vc tmbm pode checar sua guita e ver se tem algo errado, tmbm as vezes só comprar um cabo de melhor qualidade pode ser a solução, mas se for mesmo o ampli, vc pode até orçar um eletricista pra enrolar um filtro (sistema passivo) pra atenuar exatamente as frequencias q tão te incomodando......
    espero ter ajudado......

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    manco67

    Vlw cara , a guitarra eu tenho certeza q nao é pois ja gravei em linha e conheço o som dela , q por sinal é mto bom pro tanto q eu toco.

    O metal zone eu tenho certeza q n é tbm.

    E tenho certeza q não é um defeito no ampli tbm , eu é q sou chato e na verdade eu acho q são os falantes q tem uma curva de frequencias ruim.

    Imagina vc colocar um tweeter no seu ampli de guitarra , ia ficar uma bosta não ia?

    No meu caso nao é tão sério assim , eu é q sou chato com o timbre e acho q ia poder tirar mto mais proveito dele se desse uma reduzida nessas frequencias.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    Então tá, se vc tiver um amigo que mexa com eletrônica, pode usar um filtro desse crossover http:/sound.westhost.com/project78.htm tem a fórmula ao lado, para calcular os valores para a frequência que vc quer.Um abraço!

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Esse esquema q ta ali é de um eq de 3 bandas.

    Acho q vo começar a pesquisar um eq mesmo , talvez um daqueles de rack q dai da de ajustar essas porquera de frequencia.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    Vc não entendeu.Se vc quer cortar acima de 6,4kHz, faz só o filtro que corte acima disso(passa baixas). e o resto deixa como está.Não é para contruir o equalizador completo.

    manco67
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu cara...é sempre mto bom ter gente confiável com experiência técnica e competência de sobra pra ajudar caras como o Jeff e eu...
    esse foi um dos motivos de ter entrado neste fórum e espero tmbm ter
    sido de alguma ajuda......

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    marcelo2220
    Cara, pode até ter copiado, mas o fato é que já peguei uns 3 amps dessa marca em que os controles de tonalidade eram quase inoperantes. Copiar não quer dizer funcionar (bem)!
    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Filtro de frequencias no ampli , tem como?