Autor |
Mensagem |
Mickey Mouse IV Veterano |
# jan/07
Andei vendo esses dias em alguns amps que eu toco em estudios,bares, shows em geral esse problema. Você não pode por ele muito alto, que o canal clean dele já começa a rachar. Isso aconteceu com alguns SS's e Pre's(que tinham canal clean SS). Algum entendido pode me falar a causa disso?
Um abraço!
|
# jan/07
· votar
A propósito, errei o título. É só tirar o não que ta beleza!
|
ki_suco Veterano |
# jan/07
· votar
olha cara, geralmente é coisa do projeto mesmo. se o que você diz de "rachar" é começar a saturar, é coisa de projeto. os primeiros fenders saturavam bem cedo, pois não havia pedais na época: era só a guitarra ligada no ampli.
depois foram "adiando" a saturação, melhorando o clean "limpo" mesmo, sem crunch, na medida em que os pedais foram se desenvolvendo
mas se o "rachar" que vc tá falando não é isso, é culpa do falante geralmente, que não aguentam certas freqüências mandadas pelo amp em altos volumes
|
nascir3 Veterano |
# jan/07
· votar
ta explicado !!!!!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# jan/07
· votar
Mickey Mouse IV
Cara, a forma como o amplificador transistorizado trabalha, seu processo de amplificação, gera, à partir de determinada entrega de potência, harmônicos ímpares, o que caracteriza esse som "clipado", "rachado". Os amplificadores valvulados não distorcem? Distorcem sim, mas geram harmônicos pares, o que não "fere" o ouvido, sua distorção é "agradável", "macia".
Para que vc tenha som limpo em altos volumes com amps SS, você precisa de potência; quanto mais alta a potência, mais alto o som limpo lhe será fornecido antes do amp SS "clipar".
É por isso que nunca se deve subir ao palco (mesmo pequeno) com um amp SS de baixa qualidade, com potência menor que 50/70WRMS, e com falante menor que 12pol.
Abç
|
# jan/07
· votar
ki_suco
Não é rachar de saturar, e sim, de clipar. Fica feio demais.
Mauricio Luiz Bertola
Hm... a ta. Entendi. Qual potência você me recomenda para shows?
Apesar de que eu mesmo, não pretendo comprar um SS, e sim um All Tube. Mas ainda tenho que saber uns detalhes, como falantes, quais são bons, característica de cada valvula, etc e tal sabe?
Um abraço
|
ki_suco Veterano |
# jan/07
· votar
Mickey Mouse IV
cara, acho que pra shows grandes o troço é ir na casa dos 100/120W com falantes com boa sensibilidade pra dar bastante volume...
falantes bons tem o celestion, mas é muito caro. Então o pessoal geralmente pega os eminence que são muito bons também mas tem o preço mais em conta.
|
# jan/07
· votar
ki_suco
Mas 120W num All Tube?!
|
 |
# jan/07
· votar
Mickey Mouse IV
Cara, basta vc ler de novo meu post. Alí já estão as características para um bom valvulado: 50WRMS, válvulas de power 6L6, falante de 12pol. (Eminence), opção para caixa externa (sem desligar o falante interno), etc.
Não vejo necessidade de alto ganho ou canais (até para "baratear" o custo), quer distorção, use bons pedais.
Uma boa opção é um "clone" do Fender Bassman.
Abç
|
# jan/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Hm... meu amigo, um clone desses, sairia por quanto? Será que existem Handmakers que oferecem condições de parcelamento?
Um abraço!
|
 |
# jan/07
· votar
Mickey Mouse IV
www.pedrone.com.br
|
# jan/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Pesquisarei!
|
# jan/07
· votar
Se o Augusto ainda entra nesse fórum:
Sobre o Marshall JTM-30;
* Tem soundclips dele?
* Qual o peso?
* Preços?
Um abraço
|
Michael Vlcek Veterano |
# jan/07
· votar
ehe
|
ki_suco Veterano |
# jan/07
· votar
Mickey Mouse IV
não... tava falando de SS :)
Mauricio Luiz Bertola
o bassman pra ser usado em guitarra fica melhor com falante de 10" ou de 12"?
ele "cruncha" muito rápido?
|
# jan/07
· votar
ki_suco
A ta. Eheheheh
Po, ninguem sabe desses valvulados do Bertola? achei interessante.
|
ki_suco Veterano |
# jan/07
· votar
cara, tava escutando uns samples do bassman na net e pirei com o som
clean gravado com strato http://www.proguitar.de/AudioDemo/mp3/Amp-CD/Fender/FenderBassman4x12S tratClean.mp3
sujo com strato
http://www.proguitar.de/AudioDemo/mp3/Amp-CD/Fender/FenderBassman4x12S tratHeavy.mp3
|
 |
# jan/07
· votar
ki_suco
O Bassman original tinha 4X10 ligados em série, daí ele tinha um excelente SPL. Mas a caixa era grande e pesada. Para algo mais "transportável", creio que o ideal é 1X12.
Quanto a proporcionar distorção de power (que é a "verdadeira"), vai depender dos estágios de ganho do pré. Mas, como eu disse, considero isto secundário num amp.
Abç
|