Escolhendo falantes 12'' para algo no mínimo exótico

Autor Mensagem
LukeBR
Veterano
# nov/06


Certo, o som que tiro é 100% som limpo, raramente tiro alguma coisa usando um TS bem fraco....

Semrpe gostei muito mais dos sons limpos (se tratando de SS) de cubos de baixo do que de guitarra....
Porque acho que dá muito mais corpo para o som....é como se eu tocase apenas com uma bateria e conseguise fazer um som razoavelmente completo.....muito mais do que se usase um cubo de guitarra (relembrando...se tratando de SS....)

É claro, se tratandod e valvulado (tenho um Tlll) eu no meu gosto acho mais encorpado que um cubo de baixo.....
Mais enfim, tenho uma caixa de 2x12'' que fiz pro meu Tlll.....e os falantes são velhos, ruins e agora tão dando aquele problema de distorcer demais os graves......

E to em busca de algum falante que tenha um grave legal, som encorpado, que nem falei dos cubos de baixo....

Mais to perdido, comecei a pesquisar e estudar e tal, mais são muitos modelos....
Existe diferença de falante para baixo e para guitarra?
Qual éo alcance de frequencia de uma guitarra comparado a um baixo?
Pq eu acho o som de um cubo de baixo bem mais encorpado que de uma guitarra....se trataria em parte dos falantes?

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


Existe diferença sim entre os falantes pra guitarra e baixo (logicamente muito fabricante utiliza os mesmos falantes tanto em amp de guita como no de bass....)...
Se vc curte mesmo um som gordo e limpo poe um de 15" e vire o SRV (ele usava 2 Fenders Vobroverbs com falantes de 15).....

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Auehauae caraca....o problema é que a caixa já tá pronta!!
Saco!


Mais diria que o timbre do SRV é muito parecido com oque eu quero chegar....
Som limpo, gordo, vivo e estralado....

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


Existe diferença sim entre os falantes pra guitarra e baixo (logicamente muito fabricante utiliza os mesmos falantes tanto em amp de guita como no de bass....)...
Se vc curte mesmo um som gordo e limpo poe um de 15" e vire o SRV (ele usava 2 Fenders Vobroverbs com falantes de 15).....

Ele tinha 2 marhsalls tmb um com 8 x 12 e outro com 4x15...

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


foi mal o post. duplo mais tem uma linha a mais no segundo! :-p

não cabe 1 x 15 mesmo??

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Fui pesquisar e tal sobre falantes, e tudo mais
Cara...tem muita coisa envolvida....fiquei perdido em alguns topicos por aqui...
Alguem tem algum material na net explicando alguns conceitos basicos sobre tudo isso? Frequencias, respostas, ohm, AF (??)....

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


Te tem cara, mais tem muita coisa boa espalhada tipo uma colcha de retalhos, então pra absorver é foda....

vc tem que levar em consideração o seguinte....

a impendancia do falante é 8 ohms (tem de 4 e 16 tmb, mais com certeza o seu é de 8)

a frequencia de resposta você tem que ver no manual de especificações do falante que vc pretende comprar e ver se elas incidem mais em baixas freq.

outro fator interessante é o tal de SPL que é a medida da eficiencia do falante (tem um topico do Carlos Adolphs sobre isso, aposto que vc já viu) que fala sobre isso.....

você agora tem que escolher um pretendente....

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
O meu tem 2 entradas de 8.....
Eu tenho 2 de 8.....logo eu uso as 2 entradas.....
Quando toco onde ensaio,láem uma caixa original da Giannini de 4x12 com 8OHM....Dai fico usando 1 entrada do amp....e queria usar mais minha caixa na outra entrada de 8ohm....
Logo teria que comprar 2 falantes com 4ohm? O raciocinio é 4ohm+4ohm ligados entre si = 8 ohm? Isso?


Quanto ao topico que vc citou, li sim, e agora minha caebca confundiu inteira...vejo que não entendo NADA sobre falantes....

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


o seu raciocinio sobre a impendancia dos falantes ta certo desde que os ligue em serie (positivo do amp ----> positivo de um dos falantes, negativo deste falante ------> positivo do proximo, negativo deste ------->negativo do amp)
se vc ligar em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo e estes no positivo e negativo do amp) ai a impendancia cai pra 2 ohms...

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


na torau (www.torau.com.br) tem uns falantes da RCF (italianos) que segundo o Carlos Adolphs são bastante utilizados na europa.....tem 2 modelos de 12", vai lá e da uma olhada, acha eles e clica encima da descrição que vai abrir um pdf com as caracteristicas deles....
te aconselho o que tem o SPL igual a 101 db (significa que com 1 watt aplicado a ele vc tem 101 decibeis de resposta a 1 metro)...

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Agora entendi perfeitamente o raciocinio!
Certo....lendo mais coisas agora sobre cabinetes....vi que meu, tem muitooooooo mais coisa envolvida..Auaheuaeu...
Tipo, se é fexado, aberto atras, fexado na frente, aberto na frente....
Meu, temos que reunir toda essa informacao e fazer algo pratico aqui pro forum.....

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


aqui vai os links pra descrição deles....

http://www.torau.com.br/produtos_show.aspx?ID=104

e

http://www.torau.com.br/produtos_show.aspx?ID=105

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


montar um tutorial, colocar no rapid share e disponibilizar o link aqui....

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


Quando alguem diz que tem caixa fexados/abertos.....isso significa oque?
Que é fexada atras.....fexada na frente?
O material que vai na frente influencia?
A angulaçao dos falantes influencia?

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


E quanto a woofer, subwoofer, oque toda essa tralha significa?

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


caixa fechada é quando ela é fechada atras, caixas assim se não me engano são melhores p/graves....

os tecidos ortofonicos influenciam muito pouco que nem compensa tirar e empoeirar o falante (digo poco pois tudo que vc poe na frente influencia, mais eles são feitos pra isso) não se pode por qualquer tecido logico...

a angulação eu creio que não ou muito pouco, ela pode influenciar na acustica interna da caixa....mais é só uma ideia minha.....

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Metade de minhs duvidas foram sanadas lendo mais cosias pelo forum....
Só não consigo descobrir que diabos vcs se referem ao falar AF....
Essa historia de SPL consegui entender legal.....

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


woofer são os falantes que lidam com faixas medias de frequencia (aconselhaveis pra guita) sub woofer é pra sons muito graves (tipo putz putz de carro tunado de boy).....
no caso os melhores são os falantes " full-ranges " mais não sao mais fabricados no brasil (eu acho!), o negocio é vc achar um woofer bom msm...


cara to vazando, depois das 3 eu entro de novo ai agente se fala!!!!! flw!

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Valeu guri!
Da uma entrada aih depois

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


AF tem gente que usa como Audio-Frequencia e outros como Auto Falante.....ai tem que ver o contexto pois este termo pode levar a conclusões erroneas...

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


depois eu entro...flw ae!


fuiii

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


ae cara, leu mais a respeito???

maurice
Veterano
# nov/06
· votar


Para o som que está procurando, precisa de falante para guitarra com maior potência(acima de 100W) dá mais graves como o SRV usava. Eminence, JBL são indicados

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Agora to pesquisando modelos e preços....
Não quero gastar mais de 400 com os 2x12.....
Nessa faixa de preço..que marca seria?
Li sobre Bravox.....Celenium...e tudo mais

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


Seriam mesmo intáo os bravox ou os seleniuns, a linha PW é a que o pessoal mais fala, mais talvez conversando com o pessoal aqui do forum vc consiga 2 seleniuns de alguma linha mais antiga que o pessoal ache melhor, agora o Bertola em outro topico falo um modelo de 12 polegadas da bravox que julgou ser bom, da uma procurada, não é tão antigo esse topico....
agora barato mais um tiro no escuro seria os ETM, o pessoal falou mal da linha como deles, a linha EG, mais eles lançaram a linha profissional EXP, devem custar uns 75/80 conto cada, se vc testasse as vezes ele corresponderia a faixa de frequencia que vc gostaria de obter....

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


Agora foda seria vc conseguir um par dos antigos Novik "pesadões" especiais pra instrumentos musicais que foram feitos em meados de 70/80 e equipam amps gianinni, ciclotron, palmers...das linhas antigas...esses sim são "senhores" falantes....

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
É que como sou novo no assunto....fica dificil ter uma bagagem de conhecimentos de varios modelos e marcas....
Portanto queria escolher a marca que julgo mais barata com um custo beneficio legal.....e fazer a pesquisa das frequencias que eu quero apenas nesta marca......


Cara, tenho algumas perguntas.....vcs mme falaram de pontecia e tal de falantes..mais qual a influencia dela no som? oque isso quer dizer?

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Serio msm?
Onde eu toco tem uma caixa 4x12 original de um Thunder Sound SL.....
Porem esta com o msm problema que o meu (que sao 2 Arlens que mandei arrumar)
Eles distorcem quando estao muito altos (ñ confundir com distorcao de valvulas.....) na real essa distorcao que acontece é muito feia.....Fui em busca do que poderia ser.....me falaram que poderia ser os falantes ou valvuals velhas....mais as valvuals estao TODAS novas......


E mesmo nesses Noviks aih acontece esse problema....saco!

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


mais depende do novik, a gianinni usava antes uns novicks do imá pequeno, e se tiver surrado ai é foda....

das vezes um baixista fuba usou eles no talo e ferraram com eles....

agora novinhos sáo bons, a linha dos pesadões eu digo...

LukeBR
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Ah essa marca ainda existe? Auaehuae ahh sim...
E como fica o preço em media de falantes tops de marcas Bravox e Novik?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escolhendo falantes 12'' para algo no mínimo exótico