Amplificando violão de nylon

    Autor Mensagem
    Paikea
    Veterano
    # out/06


    Amplificando violão de nylon

    Paikea
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Olá Caros!

    Este é o meu primeiro tópico por aqui e minha solicitação de ajuda diz respeito à amplificação do meu violão.
    Sou uma brincante de voz e violão, mas gostaria de tornar a coisa um pouco mais séria. Devido a convites para apresentações em bares de médio porte e festinhas para um público modesto, estou necessitando comprar equipamentos que dêem uma amplificação ao meu violão (um Eagle CH 800 Eletro-Acústico Flat) e ao meu microfone (um Shure 8800). Enquanto era só uma brincadeirinha em casa, eu apenas fazia uso de uma caixa amplificadora multi-uso, mas agora estou necessitando de uma certa qualidade. Nada que me traga um som perfeito, mas um som agradável com uns equipamentos um tanto acessíveis financeiramente. Já andei lendo que o ideal mesmo para extrair um excelente som do violão seria microfoná-lo, mas me parece q isto é demasiadamente custoso. Então, o jeito mesmo é continuar na amplificação. Será que seria uma boa e o suficiente eu comprar uma caixa amplificadora Warm Music Accord 40 ou uma Meteoro Acoustic V40 e ligar tudo nela? Ou seria melhor comprar uma mesinha tipo uma Behringer UB1002 de 6 canais + uma caixa? Caso sim, que caixa seria essa? Continuaria sendo uma das q citei acima ou seria uma daquelas de retorno de palco? Me dêem uma orientação e me corrijam caso eu esteja equivocada quanto ao que eu disse.

    Desde já, sou grata à atenção de vcs!
    Abraços

    d1g00
    Veterano
    # out/06
    · votar


    o ideal para esse tipo de som seria a opção da mesa de som com uma potencia e uma caixa passiva...

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Paikea
    olha, acho q a mesa behringer e uma caixa (n faço idéia qual) seria bom pra PA, daí de retorno vc pode usar sua caixa amplificada mesmo. a mesa eh melhor pq vc tem mais canais (se caso vc precisar) e acho mais fácil transportar tb
    desculpe n poder ajudar mais, eh q violão e voz eu n conheço nd.....
    xD

    Paikea
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Essa Behringer UB1002 de 6 canais, por exemplo, já vem com potência? E que caixa (fabricante) vc me indicaria?

    Abraços

    Paikea
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Desculpem o meu desconhecimento, mas por um acaso a caixa ativa seria a P.A. para o público e a caixa passiva seria o meu retorno ou vice-versa ou falei uma grande besteira? E conforme for, quais seriam essas caixas (fabricantes)? E Ambas eu ligaria na mesa?

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Paikea
    naum sei se vem com potência naum, mas pergunta pra esse mané aqui ó no ML

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Paikea
    caixa ativa: eh qd ela amplifica
    caixa passiva: eh soh uma caixa de madeira com alto-falantes
    PA: eh o som q o público ouve
    q tipo de caixa vc vai usar em cada um eh vc q escolhe....
    no seu caso seria bom vc ligar voz e violão na sua caixa amplificada, daí tira pela saída de linha e liga na mesa, da saída d potência da mesa vc liga na PA

    d1g00
    Veterano
    # out/06
    · votar


    no caso acho q ligar em linha seria besteira o amp multiuso naum tem qualidade e estragaria o timbre do violão...você pode usar o seu amplificador para o seu retorno sim...no caso de lugares pequenos e deixando de lado um poco a qualidade você pode usar o amplificador como pa e retorno mas passando antes pela mesa de som...!

    Paikea
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eh para um público simbólico mesmo, em lugares que, muito provavelmente, não têm PA. Então eu mesma levarei meu simbólico equipamento. E conforme o que vcs acabaram de me explicar, farei o seguinte então: vou comprar uma mesinha + potência + uma caixa amplificada onde a mesma funcionará como pa e retorno já q se trata de um público pequeno, certo? Partindo da explicação do amigo Fabio Giavoni, se eu comprar uma caixa amplificada estarei comprando uma caixa ativa, certo? Suponhamos que esta caixa ativa seja uma Warm Music Accord 40 ou uma Meteoro Acoustic V40, certo? O controle de equalização dela poderá entrar em conflito com o controle de equalização da mesa ou não tem nada a ver e eu terei q usar ambos? Pulando um pouco pra caixa passiva, qual é exatamente o papel dela? Ela serve mais de retorno já q só tem alto-falantes?
    Hum...pergunto demais, não é? Desculpem, meus caros...mas é que tô necessitando entender mais essas coisinhas pra poder investir.

    Agradeço mais uma vez a atenção!

    Paikea
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Paikea
    · votar


    Mais um detalhe, caros. Já vendi meu amp multi-uso, por isso insisto na idéia de comprar outro, mas dessa vez sem ser multi-uso.

    d1g00
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ahh sim...entao a melhor opção é a mesa de som mais uma potencia mais uma caixa passiva, ou uma mesa de som e uma caixa ativa...dependendo do dinheiro você pode optar por apenas 1 caixa ou mais...com uma 1 você a usaria para a função de retorno e pa...no caso de mais você as distribuiria...

    Paikea
    Veterano
    # out/06
    · votar


    d1g00

    Só tenho grana pra investir em uma caixa mesmo. E vc acabou de me esclarecer outra coisa. Quer dizer q a potência eu só compro se for trabalhar com caixa passiva? No caso de caixa ativa não precisarei comprar uma potência? É isso? E vc saberia me dizer se compensa mais (a nível de qualidade de som) eu investir em uma ativa ou em uma passiva?

    d1g00
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Isso tanto faz...dpende da caixa...da potencia se vc optar por ela...

    d1g00
    Veterano
    # out/06
    · votar


    a caixa ativa ja é amplificada...a passiva precisa de um amplificador...

    Paikea
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ok. Fico imensamente agradecida pelas informações

    Abraços

    Centauro
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Centauro
    · votar


    Paikea
    Pelo que percebi, você está expandindo em sua arte e o ideal é que seu equipamento possa atendê-la hoje mas também possa "expandir" como você. Um sistema de PA sai mais caro que estes amplis que talvez atenda bem hoje. Não conheço este amplis, uso um de baixo e fica muito bom, fica melhor que direto em linha na mesa, mas não tem entrada de microfone o que também não me satisfaz para transportar um equipamento compacto. Eu estive pesquisando, inclusive porque tenho um propósito perto do seu, uma caixa (de PA) amplificada com uma mesinha de quatro canais pode ser suficiente prá você agora. Se depois resolver expandir seu sistema, você pode comprar outra caixa, ligá-las em estéreo e pode trocar sua mesa por uma maior (ou não), a potência (amplificador) não vai ter necessidade, pois estas caixas são amplificadas porque possuem cada uma um amplificador interno (acho que isso você já tinha entendido). A vantagem deste sistema é de poder ser montado aos poucos sem perder funcionalidade, além de que, ao comprar uma potência e caixas passivas, além de mais caro de início, você terá de tomar uma série de outros cuidados em relação à compatibilidade dos equipametos para não perder qualidade. Só não faça como um amigo que comprou duas caixas passivas, dessas comuns sem marca "tipo artesanais" vendidas em muitas lojas e as ligou em um cabeçote multi-uso da ciclotron...nossa, é horrível... Ahh, tem um pedal Direct Box da Behringer o ADI 21 V-tone que custa menos de 200,00 e melhora muito o som do violão ligado em mesa ou em amplificadores multi-uso ou de guitarra, não cheguei a testar mas já ouvi muitos elogios, eu tenho um pedal similar para Baixo e é realmente bom... você poderia fazer um teste com um pedal desses em seu amplificador para ver se resolve por enquanto, perdido não vai ser, porque ele sempre trará mais qualidade seja qual for o equipamento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificando violão de nylon