detalhes na construção e elaboração de amps válvulados

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    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes


    para construir um amplificador válvulado ou pré-amplificador deve-se tomar algumas precauções.

    1-nunca misturar os circuitos de etapas diferêntes,pois os campos magnéticos e eletrostáticos podem causar interferências.


    2-utilizar distanciamento progressivo das etapas,ou seja,afastar as válvulas de forma unidirecional,pois isso evitará preocupações com blindagens adicionais.não têm como desenhar,mas tentarei explicar

    entrada V1 -> V2 -> V3 saída

    imagine que V1,V2,V3 são válvulas reais,repare que a saída está o mais longe possível da entrada,assim está certo.

    entrada V1 .. V3 saída
    ............... \ /
    ............... V2

    repare que a válvula v1 está muito proxíma de v3,ou seja,a entrada está sujeita a interferências,esse modo não é recomendado,pois existem grandes chances de oscilar.

    3-para a blindagem,o ferro têm blindagem para campos magnéticos e eletroestáticos,enquanto o alumínio só oferece blindagem aos campos eletroestáticos.

    4-não monte o pré-amplificador próximo a fonte de alimentação e nem próximo as válvulas de potência,para evitar interferência.

    5-se possível,alimente o filamento das válvulas do pré-amp com tensão continua,isso evita zumbidos de 60hz,dependendo do caso não é necessário.(baixo ganho)ou válvulas especiais com calefator enrolado de forma antiparalela.(onde os campos magnéticos estão defasados em 180*
    e se anulam)ex: rca 5879

    6-resistor de placa
    o melhor valor para um resistor de placa para um triodo fica geralmente entre 2 à 4 vezes o valor da resistência de placa da válvula
    *resistência de placa é a resistência interna da valvula*
    *resistor de placa é um componente,ou seja,é um resistor*
    ex:
    12ax7(triodo)
    resistência de placa = 62,5k
    o resistor de placa para 12ax7 estará entre 100k até uns 250k,sendo que é possível utilizar outos valores,mas aumentará a distorção da etapa

    para o pentodo o melhor valor para o resistor de placa fica em torno de
    1/10 da resistência de placa

    ex:
    6au6(pentodo)
    resistência de placa =1000k
    o mais indicado seria um resistor com o valor em torno de 100k.
    esse valor geralmente é onde temos a menor taxa de distorção do componente.

    7-o aterramento elétrico no chassis é complicado e importante na questão dos zumbido,quanto maior a amplificação,maiores serão os cuidados a se tomar
    7.1-os filamentos das válvulas serão alimentados por dois fios indo do transformador direto para os filamentos,não utilize o chassis como *cabo*condutor para o filamento,pois isso aumentará os zumbidos do amplificador.
    deverá ligar apenas um fio do filamento para o chassis.esse fio não terá corrente ativa,será apenas para energia estática.
    7.2-utilize uma barra ônibus,que pode ser um fio da espessura de um canudo,cada etapa será ligada em um ponto especifico,todas as ligações de aterramento de uma etapa devem ser ligadas em um mesmo ponto do aterramento,ou seja,aterre o resistor de grade de controle no mesmo ponto do resistor de catodo dessa etapa
    7.3-em geral um capacitor de alguns picofarads do chassis para o primário do transformador,ajuda a aterrar levemente o amplificador.esse capacitor deve ser de alta tensão.

    8-muitas vezes as válvulas de saída ligadas em paralelo entram
    em oscilações,para resolver esse problema são utilizados resistores de supressão nas grades de controle e até nas placas.
    na grade de controle geralmente o valor desse resistor fica em torno de 1000 à 10.000 ohms
    esse resistor vai do capacitor de desacoplamento da placa da válvula anterior para a grade de controle da válvula seguinte(que no caso é a
    grade de controle da saída de potência)
    já o resistor de desacoplamento de placa não deve ultrapassar 50 ohms,para não reduzir a potência de áudio.esse resistor vai da placa da válvula de saída para o transformador de áudio.
    geralmente o resistor de supressão de placa não é necessário,mas as vezes o seu uso torna-se necessário.(em oscilações fortes)onde a oscilação não para nem com altos valores de resistores de supressão de grade.

    9-as vezes o fio que saí do capacitor de placa para a grade de controle da válvula seguinte produz interferências,pode ser utilizado um cabo blindado,esse deve ser o mais curto possível,para não cortar agudos,só use cabo blindado se for necessário.

    10-dica de um metodo simples para iniciantes descobrirem o valor do resistor para o catodo das válvulas de baixa potência.
    utilizando um potenciometro ou trimpt de 3k ohms de fio
    ligue um terminal desse potenciometro no catodo da válvula,o outro terminal no terra(um terminal deverá ser o central)
    comece sempre utilizando a maxíma resistência do potenciometro.
    ex:
    na válvula 6c10 (triplo triodo de alto mú - compactron)
    em uma fonte de alimentação de 400v
    resistor de placa de 100K
    se na máxima resistência do potenciometro do catodo a tensão de placa tiver 400v e na mínima resistência do potenciometro tiver 200v na placa,logo um bom ponto seria algo intermediário entre 400 e 200 que lógicamente está nos 300v,então é só regular o potênciometro do catodo até a placa ficar com 300v,meça com ohmimetro o valor da resistência no potênciometro ao qual deixou a placa com 300v,se tiver medindo 1500 ohms é só substituir por um resistor definitivo desse valor,o ponto médio nem sempre é a melhor sonoridade para todos,você poderá testar o áudio dessa etapa em várias regiões,o bom é ouvindo a guitarra,derrepente você acha o som da placa em 250v melhor e alguém acha que em 350 seria melhor.a escolha fica a gosto,mas o ponto médio é indicado inicialmente como uma referência.
    obs:
    existêm algumas válvulas que utilizam resistores de catodo maior que 3k ohms,é só ligar um resistor de 3k em série com potenciometro,isso só será necessário se o potenciometro estiver com seu valor mais alto de resistencia e o triodo não cortar,(tensão da fonte for maior que a da placa)mesmo com 3k ohms no catodo.
    (isso não é indicado para válvulas de potência)

    11-o resistor de grade de controle geralmente vai de 100k até uns 2000k
    sendo raro o uso de valores acima de 1000k,geralmente está na faixa de 470k à 1000k para válvulas de baixa potência e entre 100k à 220k ohms para as válvulas de potência.
    obs:
    o uso de altos valores de resistores de grade de controle deixa a etapa mais sensivel a interferências.
    obs:
    o resistor de grade de controle é calculado junto com o capacitor de desacoplamento da placa anterior,para ter a máxima resposta de frequências,geralmente quando se aumenta o valor desse resistor,deve-se diminui o valor do capacitor e vice-versa,para manter a constante de tempo.

    relação dos resistores de grade de controle com capacitores de desacoplamentos:

    válvulas de potência
    resistor de grade de controle e capacitor de desacoplamento
    100k á 220k / 0.1 à 1mf

    válvulas de baixa potência
    resistor de grade de controle e capacitor de desacoplamento
    geralmente de (470k é ideal)até 1000k / 0.047mf podendo variar

    obs:
    não se regula a resposta de frequência no desacoplamento das etapas.
    o ideal é que tenha o máximo de resposta possível,para corrigir as frequências terá a etapa de correção tonal.

    12-recomendo que um amplificador válvulado(parte elétrica) deve ser feito inicialmente pela fonte de alimentação,depois a saída de potência,depois inversor de fase,depois pré-amplificador com correção tonal.pois dessa forma torna-se mais fácil diagnosticar possíveis problemas inesperados como oscilações,e fácilita fazer os aterramentos na barra ônibus(essa é apenas minha opnião pessoal)

    13-desacoplamento da fonte de alimentação,não se deve ligar as etapas(placas) no mesmo ponto de alta tensão,deve se usar filtros com resistores e capacitores,se possível,cada etapa deve ter seu próprio capacitor de filtragem,eles serão separados por um resistor ou *choque de filtro*pois sem isso,a fonte pode fazer com que as etapas se realimentem gerando oscilações.
    geralmente capacitores de 10mf são mais que suficientes na maioria dos casos,podendo elevar esse valor para ter melhor filtragem,os resistores vão desde 400 ohms até uns 30k ohms,sendo ideal utilizar um choque de filtro no início da fonte,ao invés do resistor,pois a queda de tensão do choque de filtro é muito baixa,um filtro rc,com um capacitor de 20mf e um resistor de 10.000 ohms é a mesma que de um capacitor de 10mf e um resistor de 20.000 ohms,pois a constante de tempo é a mesma,só que a queda de tensão é maior,é melhor aumentar o valor do capacitor ao invés de aumentar o valor do resistor,para não diminuir muito a tensão da etapa.
    obs:
    os valores elevados de resistência são para as válvulas de pré-amplificação,os baixos valores de resistências são para as válvulas de menor consumo.(se não tiver um choque de filtro no inicio da fonte,deverá ter um resistor de baixo valor apenas no inicio.pois o consumo é maior.(deve se levar em consideração o consumo das válvulas)
    a distribuição da fonte deve ser feita por etapas.
    a fonte deve ser distribuida dessa forma.
    saída de potência-inversor de fase--> 4 etapa-->3 etapa-->2 etapa-->1 etapa(input)
    *as etapas são do pré-amp*


    14-sugestão(gosto pessoal)sobre caixa de som
    normalmente alto-falantes diferentes não têm sonoridade igual,por exemplo,um JBL de 12"não é igual a um ALTEK de 12",devemos levar em consideração o diâmetro e profundidade da bobina,profundidade do cone etc,e principalmente a resposta desse alto-falante.
    se uma 4x12 tiver todos os auto-falantes do mesmo modelo,a reposta será mais limitada,agora se uma 4x12 tiver alto-falantes diferentes(com respostas diferêntes),o som ficará mais encorpado
    pois terá algumas frequências que apenas utilizando o mesmo modelo de alto-falante não seria possível.essa é minha opnião

    gostaria de mostrar exemplos com esquemas,tipos de inversores de fase,cruzado,carga dividida,placa comum etc.tipos de saídas de potência,mas ainda não sei como fazer,espero ter ajudado um pouco.
    ninguém é obrigado a acreditar no que eu expliquei,nem garanto que é 100%verdade,o ideal é ler um bom livro de projetos de áudio válvulado e tirar suas próprias conclusões,só quê infelizmente não é fácil encontrá-los hoje em dia.
    e infelizmente a web está muito escassa de explicações sobre como projetar amps passo a passo.
    caso tenha erro,peço que desculpe minha ignorância

    um abraço

    kelson
    Veterano
    # set/06
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    repare que a válvula v1 está muito proxíma de v3,ou seja,a entrada está sujeita a interferências,esse modo não é recomendado,pois existem grandes chances de oscilar.
    principalmente se o trafo de saida estiver perto ta entrada.

    interessante os levantamentos, abraço!

    *para imagens pode usar o imageshack.us e copia o link pra aki..
    para arquivos em geral use o www.yousendit.com
    ou qualquer outro desses..

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
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    Ótimo topico!Sem mais palavras.

    electrontubes
    Veterano
    # set/06
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    têm, um erro no final onde eu falo sobre o desacoplamento de fonte
    *as baixas resistências são para válvulas de (menor) consumo*
    o certo seria trocar (menor) por maior.

    baixa resistência no resistor de desacoplamento de fonte são apenas para alimentar válvulas de maior consumo.

    electrontubes
    Veterano
    # out/06 · Editado por: electrontubes
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    http://img237.imageshack.us/img237/1695/chassisqh0.gif
    repare que a saída deve ficar o mais longe possível da entrada,para evitar interferências

    esse resistores ligados entre os capacitores são para desacoplar a fonte de alimentação(isso evita oscilações),e também aumentar a filtragem
    http://img237.imageshack.us/img237/2131/desacoplamentola2.gif

    essa são as etapas de um amplificador válvulado
    http://img237.imageshack.us/img237/5153/etapaskj7.gif
    obs:geralmente a correção tonal fica dentro do pré-amplificador


    -RESISTOR DE PLACA DO TRIODO
    o valor do resistor de placa do triodo é de 2 à 4 vezes maior que o valor da resistência interna do triodo.
    o pentodo utiliza um resistor de placa 10 vezes menor que sua resistência de placa,já mencionado acima.
    é bem simples para iniciantes acharem o valor do resistor de catodo,é só utilizar um potênciometro de fio no catodo(geralmente 2k7 é suficiênte)
    http://img237.imageshack.us/img237/7018/resistorzi0.gif

    quando se trabalha em push-pull é necessário o uso do inversor de fase,pois temos que entregar um sinal normal e um invertido(defasado em 180 graus)para a grade de controle da saída de potência


    **TIPOS DE INVERSORES DE FASE**

    -INVERSOR CATODINO OU CARGA DIVIDIDA
    esse é o inversor catodino ou carga dividida,ele entrega dois sinais defasados em 180 graus para saída de potência,conforme a tensão de placa diminui,a tensão de catodo aumenta,pois seus valores são iguais,esse tipo de inversor de fase não amplifica o sinal
    caracteristicas
    entrega sinal fraco mas têm ótima qualidade,esse inversor não satura muito a saída amplificador,o resistor R1 e R4 devem ser iguais para manter o equilíbrio das tensões de saída.
    http://img171.imageshack.us/img171/2953/catodinojy0.gif

    -INVERSOR CATODO COMUM
    esse inversor de fase é muito comum em amplificadores comerciais
    o sinal que controla a o segundo triodo vêm pelo resistor de catodo comum a ambas as válvulas,ou seja,com aumento de corrente do primeiro triodo,a tensão de catodo sobe,com esse aumento da tensão de catodo o outro triodo tende a diminuir sua corrente,elevando sua tensão de placa,dessa forma temos um sinal invertido em 180 graus entre as duas placas
    esse inversor têm boa amplificações,boa qualidade e entrega um sinal forte na saída.
    http://img237.imageshack.us/img237/6562/catodoyh6.gif

    -INVERSOR PLACA COMUM
    esse inversor de fase controla a grade da segunda válvula a partir da variação da tensão de placa da primeira válvula,dessa forma conseguimos um sinal invertido em 180 graus entre as duas placas.
    acho que esse inversor de fase têm ótimo custo/beneficío,pois entrega um sinal bem forte na saída,amplifica muito e têm ótima qualidade.
    repare que entre as duas placas têm dois resistores em série,um é para controlar a grade,o outro(é uma realimentação negativa)que faz a válvula 2 apenas acompanhar a tensão,e não amplificar.
    http://img237.imageshack.us/img237/5530/placaku4.gif

    -INVERSOR DE ACOPLAMENTO CRUZADO
    desenvolvido por j.n. van scoyoc
    esse é o melhor inversor de fase,pois têm a mais alta qualidade,esse inversor cancela a distorção de 2* harmônica,têm equilibrio perfeito,sem dúvidas é o melhor inversor de fase,seu problema é que utiliza quatro válvulas ou seja,dá mais trabalho e saí mais caro,além de consumir mais e ser mais complexo.
    você pode usar qualquer uma das 2 entradas,ou até utilizalo como um mixer
    http://img237.imageshack.us/img237/4231/cruzadoad3.gif

    -INVERSOR DE FASE POR TRANSFORMADOR
    alguns amplificadores em push-pull as vezes não têm válvula inversora de fase,pode utilizar um transformador inversor de fase em classe A
    como no esquema abaixo,o problema nesse tipo de inversor é a resposta do transformador de áudio e a magnetização do primário.
    http://img237.imageshack.us/img237/7083/transformadorzr0.gif
    esse novo exemplo elimina o problema da magnetização do primário do transformador,pois utiliza um capacitor de bloqueio
    http://img237.imageshack.us/img237/2425/bloqueiorh0.gif


    -COMPRESSOR E EQUILIBRADOR DE FASE
    esse circuito não é exatamente um inversor de fase,e sim um complemento.
    ele precisa de um sinal em push-pull na entrada 1 e 2,pois não é inversor
    esse circuito têm a função de "comprimir"
    e também cancelar a distorção de 2* harmônica e equilibrar as tensões de saída do push-pull.
    esse circuito é um duplo inversor carga dividida com realimentação cruzada.
    esse circuito é membro da família do inversor cruzado,só que mais antigo.
    parece que foi inventado no final da 2* guerra mundial,
    referências
    por d.h. parnum
    wireless word 1945
    http://img237.imageshack.us/img237/1181/compressorxy0.gif

    kelson
    Veterano
    # out/06
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    vou postar as imagens em algo melhor pra visualizar e colocar um "up" no inversor de fase..

    chassis
    http://img80.imageshack.us/img80/9738/chassisdp9.gif

    desacoplamento
    http://img81.imageshack.us/img81/8327/desacoplamentowi8.gif

    etapas
    http://img80.imageshack.us/img80/9128/etapasxs3.gif

    resistores
    http://img80.imageshack.us/img80/1117/resistoresht5.gif

    inversora por catodo e placa (simples e sem ganho)
    http://img80.imageshack.us/img80/6314/catodinoqn3.gif
    outros tipos de inversão de fase
    http://img241.imageshack.us/img241/359/piwmbarnesdg3.gif

    abraços

    electrontubes
    Veterano
    # out/06 · Editado por: electrontubes
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    kelson
    valeu pela ajuda,passei todos para o imageshack

    -FORMA DE LIGAR O FILAMENTO DA VÁLVULA AMPLIFICADORA
    http://img133.imageshack.us/img133/6796/filamentoyu0.png
    para reduzir um pouco mais o zumbido é indicado fazer esse aterramento abaixo.
    http://img344.imageshack.us/img344/1825/terragi9.png

    de preferência alimente o filamento das válvulas de pré com corrente continua para evitar zumbidos de 60 hz.

    -LIGAÇÃO DOS TERMINAIS DAS ETAPAS
    os terminais de aterramento de uma etapa deverão ser ligados em um único ponto,não se deve separar as ligações de aterramento de uma etapa,nem misturar o aterramento de etapas diferêntes
    (para facilitar a compreensão,não coloquei os capacitores de passagem)
    essa forma de ligação é importante para evitar os zumbidos e oscilações do amplificador,quanto maior for o ganho mais cuidados temos que ter.
    http://img344.imageshack.us/img344/3383/pontokf8.gif

    Solonios
    Membro Novato
    # mai/14
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    5-se possível,alimente o filamento das válvulas do pré-amp com tensão continua,isso evita zumbidos de 60hz,dependendo do caso não é necessário.(baixo ganho)ou válvulas especiais com calefator enrolado de forma antiparalela.(onde os campos magnéticos estão defasados em 180*
    e se anulam)ex: rca 5879

    Por acaso vc teria um projeto de uma fonte para alimentar 3 ax7?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/14
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    Solonios

    Se for pra estúdio tem que ser sem duvida retificado, regulado com reguladores dede 7806, capacitores de ótima qualdiade, ou de maiores capacitancias,as isso não é receita de bolo não, tem muitos outro fatores que podem gerar problemas, até hoje to lutando pra conseguir combinação de circuito + fonte + chassi + posicionamento de componentes etc pra chegar a um nível de ruido baixo o suficiente pro que eu quero.

    Se for pra um amp de guitarra procure um bom trafo, que não gerem muitas vibrações e passe isso pro som no fina das contas, quem sabe se usar válvulas sovtek com filamento especialmente enrrolados pra ser usados com corrente alternada e se o trafo for bom com conter tap uem sabe fica bom.

    Um trafo de 1A da conta de 3 12ax7 (300ma por tubo) = 900ma, mas se tratando de trafos nacionais ai já não sei não, tem muito trafo vagabundo ai que então traria problemas, então pega um maior tipo 2A, 1.5A.

    Outra coisa pra regular 3 tubos 12ax7 com 1 regulador 7806, faça apenas isso se for usar um bom dissipador, grande mesmo, mesmo assim nao recomendo porque já queimei alguns 7806 com 900ma.

    Um circuito que vc pega na net, pdoe ser bom pra aquele cara que tem um determinado trafo bom que tem uma boa rede eletrica na sua casa etc.. e pra voce pode ser um problema se voce tiver um trafo enrrolado pelo fulano dos trafos, que tomas umas pingas antes de enrrolar (já conheci um desses), se a suas rede elétrica no seu bairro tem alguma problema etc..

    fonte é mt complexo, ao meu ver uma das partes mais importantes do circuito.

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