Determinando fios segundo a indução eletromagnética (captador de guitarra)

    Autor Mensagem
    kelson
    Veterano
    # ago/06


    Bem, eu axo ki o titulo foi alto explicativo né.. aehoaeho
    a razão é o seguinte, sou outro que posta aqui pois o conhecimento técnico-eletronico-hermeneutico e cognitivo sobre o assunto é melhor e mais extenso dos participantes nesse forum.. vou postar no de guitarra só que de forma que ele lá entendam..

    tenho 2 humbuckers perdido aki em casa, ambos de alnico.. 4 condutores.. e estava kerendo saber qual que é qual fio.. sinal.. negativo.. norte.. sul.. etc.. oq eu pude descobrir era comos saber a quais bobinas os fios pertenciam.. liguei um multimetro em cada ponto na escola de ohms e medi a resistencia, 6k2 em cada bobina (captador da ponte).. blz.. com uma chave de fenda.. peguei um desses pares de fios e liguei no multimetro na escala de corrente alternada.. porem como nao tenho a alternada em milivolts tive que usar a DC mesmo.. funcionou pois quando eu pegava a chave de fenda e induzia a bobina tentando nao bater no captador passando ela por cima dos polos ele me mostrava qual bobina era.. bom uma charada eu matei.. agora tenho ki saber qual a orientação dos imãs.. alguem sugere? nao tenho uma bussula senao era facil.. outra coisa como posso fazer pra saber qual é o fio negativo e positivo de cada bobina.. fiz o mesmo procedimento com os captadores da ponte.. abraços a todos!

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    nao tenho uma bussula senao era facil..

    o resto naum sei responder nada mas posso te ajudar aki!
    pegue um alfinete e enrole sobre ele um fio de cobre, nas estremidades ligue nos polos de uma pilha e segure uns instantes!
    esta feita sua bussola!!
    prenda um fio bem no meio do alfinete e veja como ele reage ao magnetismo.

    kelson
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    marcelogatinho
    antes disso eu tenho ki determinar quais são os polos do alfinete =) no mais valeu cara!

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    q nada bixo tu naum sabe onde nasce o sol ai?
    entao la sera o leste e a ai vc sabe onde é o norte e onde é o sul!
    e ai a ponta do alfinete q for para o norte é o polo sul do alfinete!! entendido?
    boa sorte!

    kelson
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    marcelogatinho
    sei .. no leste =) dãaa ohaeoheaaho
    sim eu só falei pra enxer.. vou fazer isso daki a poco.. abraços vlw!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    kelson
    marcelogatinho
    Aí Jesus!Vcs vão instalar os captadores ou usar a guita como barco?Huahuahua.Bom os polos não interessam muito, pois os Ham tem um polo no topo de uma bobina e o outro no topo da outra.Como o circuito magnético é fechado entre um polo e outro pela corda, vc tem que usar a chave de fenda para fechar o circuito magnético entre uma bobina e a outra.Então aproximando a chave unindo os mesmos top de uma bobina e outra, observe o fio que vc ligou no positivo do multímetro e marque o mesmo, se a deflexão foi no sentido normal ou dígito positivo, em escala dc.

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs
    Aí Jesus!Vcs vão instalar os captadores ou usar a guita como barco?Huahuahua.

    nóis ja temo preparado para se o barco afunda cara!! hehehehe

    kelson
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    marcelogatinho
    heoahoeaehoa basta vc levar uma guitarra! =)

    carlos adolphs
    foi isso mesmo ki eu fiz.. porem o meu multimetro é meio doido e a marcação em DC parecia uma senoide AC.. ele variava tanto no negativo quanto no positivo.. eu tava tentando ver se qual vinha primeiro.. mas comparando foi muito ao acaso..
    colokei a chave de fenda paralela ao captador.. tanto em sentido - como |
    axo ki meu multimetro ki é uma merda aehoaho
    quanto a polaridade.. é mais curiosidade! =))

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Determinando fios segundo a indução eletromagnética (captador de guitarra)