determinando a ressonância mecânica das válvulas

    Autor Mensagem
    electrontubes
    Veterano
    # out/06


    hoje estou postando uma técnica de medição de ressonância de válvulas.
    acho que os amplificadores válvulados deveriam ser observados principalmente pela sua forma de onda,ressonância e ganho.

    material necessário
    (1)-um gravador externo(utilizei um mp3 player)
    (2)-um programa de áudio para fazer e ver a gravação em gráficos(utilizei o wavepad)

    primeiro passo
    (1)-gravei um sinal de 60 hertz no programa de computador(gravei a senóide da rede elétrica passando por um resistor de 2M)
    (2)-deixei apenas 3 ciclos de 60hz na gravação,fiz isso no programa wavepad,depois fiz 5 repetições com intervalos de 1 segundo
    (3)-copiei essa gravação para o mp3 player
    (4)-verifiquei a gravação do mp3 player no osciloscópio,antes dos testes

    agora eu tenho o 5 segundos gravados no mp3 player,cada segundo têm apenas 3 ciclos de 60hz

    teste
    passei essa gravação do mp3 player pelo meu amplificador de potência válvulado(classe A push-pull de 100 watts),e gravei o som do amplificador.
    vendo a gravação que passou pelo amplificador válvulado tive os seguintes resultados.

    (1)-quando os três ciclos de 60 hz terminavam,o meu amplificador continuava produzindo vários pulsos na mesma frequência,sendo que esses pulsos tinha em média 15% menos amplitude que o anterior.
    ou seja,quando o sinal acabava,o amplificador continuava gerando vários pulsos decrescentes na mesma frequência,na matemática essa função lembraria uma P.A decrescente

    dependendo do tipo de válvulas,esses valores serão diferentes,pessoalmente percebi que amplificadores com maior capacidade de ressônar têm o som mais agradável(encorpado de harmônicos)sem isso o som fica "magro"

    mesmo para modelos de válvulas iguais,se o fabricante prender as grades demais,vai diminuir a ressonância da válvula,isso é um tipo de problema das válvulas,mas que muitos ouvem e não imaginam que exista.
    poderia ter no manual de válvulas o indice de ressonância mecânica em porcentagem,acho que os fabricantes querem que esse índice seja zero,mas porquê alguns fabricantes tiveram a brilhante idéia de fazer algumas válvulas com grades com bronze e outras sem muita fixação de grade
    *graças a deus,existe um método para aumentar a ressonância das válvulas*

    se conhecermos o ganho,a forma de onda e a ressonância do amplificador,teremos a impressão digital do amp.
    amplificador válvulado não é só alta qualidade,é também ressonância das válvulas.
    os amplificadores poderiam vir com manuais indicando esses índices,mostrando a forma de onda de saída relativa a uma senóide de entrada em vários níveis de ganhos e potências,assim teriamos modelos gráficos de áudio válvulado para escolher
    e na hora de comprar,o vendedor comprovaria as formas de onda especificadas com um osciloscópio,injetando uma onda padrão

    um abraço

    kelson
    Veterano
    # out/06
    · votar


    electrontubes
    alguns eskemas da fender possuem as senoides injetas.. em que frequencia.. em que parte do circuito e o sinal final.. em outra parte determinada do circuito.. assim mostrando varios parametros "possiveis" de senoides..
    porem isso requer capacidade técnica dos vendedores.. q nao tem nem capacidade tecnica pra saber o nome das cordas de uma guitarra..assim como dos próprios compradores

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    isso requer capacidade técnica dos vendedores.. (2)

    acho isso muito importante para um técnico em um reparo .. mas para os vendedores .. nem um pouco ... qtomais os compradores ..

    electrontubes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    tem toda razão,isso seria querer demais
    mas seria o certo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a determinando a ressonância mecânica das válvulas