Encontrei válvulas que não sei sua aplicação (90CG, 3A5, 1A4, 7551, etc)

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# ago/06


Boa tarde!!!
Gostaria da ajuda do pessoal que monta amplis para me esclarecerem se as válvulas que encontrei se destinam ao uso em amplificadores valvulados.
Entre outras, encontrei válvulas com as seguintes denominações:
CV808, 3B4, 7551, 90CG, 5960, 3A5, 1L4, 1A4, 6AK6.
Podem ser consideradas " um achado" ou são "lixo"?
Valeu!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
A CV 808 é um duplo triodo quase equivalente à 12AU7(só que tem soquete de 7 pinos) com ganho 15, máx 150Volts, e catodo comum à duas seções.
A 7551 é um pentodo de potência, que dá 20W em PP, com 250V em placa(bom).
A 3A4 era utilizada em transmissão como driver(0,5W).
A 3A5,1L4,1A4 eram usadas em rádios "portáteis"à válvula, da década de 40, tem catodo de aquecimento direto e filamento de 1,5 Volts.
A 5960 é a versão militar da 6SJ7, pentodo para amplificação de RF.
A 6AK6 é um pentodo miniatura para amplificação de VHF.
A 90cg, eu não conheço.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

carlos adolphs
Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Abusando do seu conhecimento, gostaria de levantar duas questões:
1 - Seria correto entender que Triodos são válvulas para Pré-Amp e Pentodos válvulas para Power-Amp?
2 - Quais das válvulas acima se prestam para uso em amplis para guitarra?
Valeu!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
1-Existem triodos de power e pentodos de pré, não é correto dizer isso.
2-As duas primeiras da descrição.O resto não.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Encontrei alguma informação que faz referência a uma equivalência entre a 90CG e as CV2133 e GS50.
Obrigado, mais uma vez!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
A CV 808 e a 7551 podem constituir uma inversora e duas power(se vc tiver duas 7551), com 20 W, precisando fazer só o pré ou 5W com uma 7551 e a CV808, em Single-Ended.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Valeu, meu camarada!
Eu sou militar do Exército e encontrei várias valvulas em depósito. Como não utilizamos mais este material, estou pesquisando se há outro emprego para as mesma que não a lixeira...rs.
Acho que ainda encontro mais válvulas por lá...
Valeu!!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
A tá, vc andou assaltando algum cinema velho?Essa 90cg é uma chamada fotocélula à gás, sensível à radiação vermelha e infra-vermelha, usada para decodificar as trilhas de som dos filmes de celulóide antigos.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Então procura por CVs pretas metálicas, pois tem diversas equivalentes às 6V6 e 6L6 que eram usadas em rádios de campanha na 2ª guerra.Um abraço!

Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

carlos adolphs
Cara, acho que fechei a lista de achados...rs
Eu fiquei com dúvida sobre a CV808. Na caixa da vávula diz que é similar à 3A5. Então esta 3A5 pode também ser usada como válvula de Pré?
Outras encontradas foram 3Q4, 3B4, 3A4, 5654. Também encontrei válvulas 6AL5 e 6BE6 mas acredito serem de FM. Vc já viu 12BY7? Estão com cara de válvula de TV...
Valeu!!!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
cara nao quer me arrumar essa 6ak6 não?
tava kerendo testar ela em um projeto aqui..
tem esse aki.. http://www.maza.fi/pics/6ak6/6ak6schem.png
mas oq to afim de testar é outro.. tu é de onde?

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

kelson
Cara, se vc precisar somente de uma, não tem problema não, porque só encontrei uma 6ak6 mesmo.
Sou de Piracicaba/SP e se der te mando a válvula pra teste.
Valeu!!!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
na verdade o projeto ki eu tenho precisa de 2 destas.. keria fazer um pedal.. eh um tube driver adaptado.. saca só..
http://img174.imageshack.us/img174/4831/pdriverschyc9.gif

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

kelson
Infelizmente só encontrei uma. De repente pode acontecer de achar outra escondida em algum "mocó" mas não acredito. Algumas válvulas eu achei em grande quantidade e talvez seja possível usar um outro modelo similar. Vc pode dar uma olhada num site chamado nj7p.org.
Se encontrar algo similar que eu tenha, tá na mão!
Como eu disse, ainda falta dar uma olhadinha em mais umas duas gavetas, mas pelo que vi só acharei mais 12AX7 e 12AU7...
Valeu!!!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
vlw cara! vou dá uma olhada assim.. qualquer coisa te dou um toque.. abraços!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
Pode usar a 12BY7 para pequenos amplis de até 6 W PP a 3A4 também, são todas valvulas dos transceivers de campanha.A 12BY7 também era utilizada para deflexão vertical de pequenos tvs P&B.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

carlos adolphs
Pô meu camarada, tá me ajudando demais! Obrigado!!
Peguei todas as válvulas encontradas e deixo à disposição caso precise de alguma. E se não for incômodo, periodicamente estarei pedindo ajuda para testes com estas válvulas num Warm 208V, o que vc acha?

kelson
Cara, foi bom dar uma última olhada nos "mocós"...rs. Encontrei cerca de 08 válvulas 6AK6. Só não tenho condições de testá-las.

Valeu!!!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
uai cara! vamos nos 2 montar esse pedalzinho junto pra ver se vale? =)
tem problema nao.. se não estiverem boas a gente usa como enfeite hahahha como posso fazer pra vc me mandar elas?
qualquer coisa pega meu msn.. kelsonbueno ¨¨ hotmail.com
axou alguma valvula amais interessante?

Penta_Blues
Moderador
# ago/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


kelson
Camarada, eu não manjo nada de eletrônica e sou um "rinoceronte" quando uso solda...rs
Vamos combinar uma maneira de te enviar as válvulas e vc montar os pedais, se não for abuso meu...rsrsrsrs
De onde vc é?
Valeu!!!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
sou de ipatinga.. leste de minas..
pode me mandar email sou todo ouvidos..
uai se funcionar eu monto um pra vc na boa!
se bem ki eu tava pensando em estudar akele eskema e fazer ele funcionar melhor com mais voltagem nas placas da valvula.. vou ver o esquema aki e a curva ki ela trabalha..
esse tube driver adaptado se parece muito tbm com um estagio do V-twin.. só ki leva 12ax7 nele.. abraços!

Filipe Reis
Veterano
# ago/06
· votar


E ai Penta_Blues desculpe estar invadindo seu topic mas olha só eu tb tenho algumas válvulas estranhas dessas aqui q não tenho a minima ideia de como usa-las então acho q é valido eu postar no seu topico.A um tempo atras eu postei la no handmades q tinha umas EL36, PCL82, ECL82 , 813 (essa ja foi bastante discutida aqui no forum mesmo), 6AU6(diz o catapano q da pra montar um real Mctube com essas ) , EF86, 274, 6DQ6GT, 6v6GT TUNG SOL (essa sei mt bem pra que serve, hehehe), EL81 (nossa cheguei a duvidar achando q era uma EL84, mas depois vi q ela exite mesmo!) 6SQ7 (mesma situação da 6AU6), 6SN7, 1614 (essa é a versão premium da 6L6 e ja tratei logo de usar no bassman q montei, heheheh.) enfim muitas dessas preciosidades, que vieram todas num saco dum chileno q tem aqui na minha cidade, sob a desculpa de q não se usa mais isso e bla bla bla...........

Então é isso queria eriquecer o topic mas ao mesmo tempo uma ajudinha com els tb. (obs.: não me digam pra procurar datasheet delas poija tenho os memsmos obrigado)

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
Buenas.
A EL36 se usava para saída horizontal de TV P&B, cheguei à fazer algumas experiências em audio com elas.São boas para SE.
As ECL82/PCL82 são elétricamente idênticas, só diferem no filamento.Faziam a parte de áudio dos Tvs Phillips.Com duas vc faz um power PP de 7W com 250v em placa, pois além dos pentodos, elas tem um triodo cada, iguais à 12AY7.Vc usa um para a inversora e outro para pré.
As 6AU6 e 6SQ7 são pentodos para amplificação de FI em rádios AM, mas pode ser usados em audio(O Mctube é com triodos).
A EF86 é um pentodo especialmente criado para áudio, tem baixa microfonia e ruido, não tem equivalentes exatos.Excelente para prés.
A 6DQ6 encaixa na mesma explicação da EL36.
A EL81 era saída de video de tvs P&B.Boa para SE.
A 274 é retificadora, com capacidade para 450V/150mA.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa tarde!!!

Filipe Reis
Cara, seu post é excelente pra enriquecer o tópico uma vez que "desafia" o nosso camarada carlos adolphs a dividir seus conhecimentos conosco.
Obrigados a ambos pela contribuição!
Valeu!!!

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


Gurizada, ja faz tempo q acho q o Carlos deveria fazer um site com todo esse conhecimento,
la fora tem muita coisa sobre qualquer assunto, mas em portugues quando se pesquisa algo do genero acaba somente encontrando coisas aki no cifra ou com sorte alguma coisinhas em sites perdidos!!!
oq tu acha da ideia carlos adolphs ?
poderia colocar muita informaçoes sobre valvulas, suas equivalencias, dicas e coisas do tipo.
da uma mao desgraçada escrever mas poderia fazer um pouco por vez depois eu hospedo ele la no meu espaço, se intereçar é só me enviar oq quiser por no ar q eu organizo!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/06
· votar


apoiado

Filipe Reis
Veterano
# ago/06
· votar


Valeu carlos, mais uma vez sempre dismistificando o mundo das válvulas.Mas ainda restam algumas perguntinhas:

A EL36 se assemelha as EL34? Será q da pra fazer um push pull com elas?Quanto cada uma da em single ended?

Com as ECL/PCL82 da pra fazer um SE só com uma valvula então né?

Como projetar um pre ou um amp pra essas 6AU6 e 6SQ7 ? Pergunto pois tenho 2 6AU6 e umas 3 6SQ7

EF86 Pentodo para pre ?????????Mas pentodos não são valvulas de saída?

Gostei dessa 274 ai hein vc acabou de me dar uma ótima notícia!!!!!!!!

Valeu.Ahhhhhhh e ja ia me esquecendo de perguntar tb sobre as PL509 q um cara queria me passar por 10 contos ?Sei q são de tv's. Mas rola algo com elas ?

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


marcelogatinho
porque nos mesmo não reunimos esse material com ajuda do carlos? ele fazer um site por conta propria axo trabalho demasiado ao velho.. hahahah mas sem sacanagem.. a gente acaba usando isto mais que ele.. então creio que cabe a nós e não tão somente a ele..! \o/

Filipe Reis
há triodos de saida, tetrodos.. pentodos..
como tbm há pentodes de pré..

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


porque nos mesmo não reunimos esse material com ajuda do carlos? ele fazer um site por conta propria axo trabalho demasiado ao velho.. hahahah

hehe
pois é ja pensei nisso, recolher as coisas q ele posta aki, mas iria ficar muita informaçao perdida, pois geralmente sao respostas a determinadas perguntas,
por exemplo, o ultimo post dele daria facil pra aproveitar mas alguns sao mais especificos!!
o site eu monto, o problema é o conteudo.
a ideia é otima e seria mais uma revoluçao neste sentido de valvulas em se tratando de brasil.
ma q seria trabalhoso pra ele isso seria hehehehe
vamo mata o veio hehe

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


marcelogatinho
Michael Vlcek
kelson
Tem um pessoal que tá montando o site do estúdio, aí eu vou colocar a tralha toda lá.
Filipe Reis
A EL36 se assemelha as EL34?
Não, é completamente diferente, dá uns 10W em SE.
Com as ECL/PCL82 da pra fazer um SE só com uma valvula
Oh yeeeeehh!
Como projetar um pre ou um amp pra essas 6AU6 e 6SQ7
No site do Hélcio, tem uns exemplos(valvestate).
EF86 Pentodo para pre
O melhor de todos, também no site do Hélcio.
PL509
Mesma explicação da EL36(só que dá uns 14W SE).

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
Já que vc tá falando das EL36, então mata essa no peito...
http://chambonino.com/construct/const8.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encontrei válvulas que não sei sua aplicação (90CG, 3A5, 1A4, 7551, etc)