Ajuda no Meu Real Mctube

    Autor Mensagem
    snakesantos
    Veterano
    # jun/06


    Ola é o seguinte,
    eu sei que isso devia estar na parte de pedais mas como é valvulado acho que aki eh melhor
    eu fiz uma fonte externa do pedal exatamente como no projeto da tonepad.
    usei um cabo canon (xlr) para a voltagem (b+,Pin4, Pin5 e a malha do cabo e do xlr como terra...
    só que tem um porem o pedal tah com um ruido como se nao tivesse terra ligado a ele, e mesmo quando eu faço o terra ele diminui mas nao para.
    eu usei uma caixa plastica e meu terra nao tah ligado da mesma forma que no projeto.
    minha duvi da é a caixa tem que ser de metal?
    o projeto fala sobre todos os terras ligados no mesmo ponto, mas eu não entendo mais ou menos como é isso. eu liguei todos eles no terra do canon...
    aqui vai uma ilustração mais ou menos
    http://i7.photobucket.com/albums/y266/snakesantos/esquema.jpg

    o q pode ser???

    obrigado

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    snakesantos
    cara akela voltagem ali dos filamentos ta muito alto não?
    tipo.. a caixa tem ki ser de metal sim.. ou algo ki sirva de blindagem senao nao faz muito sentido o terra.. filamentos da 12ax7 são pino 4 e 5 ligados juntos e o 9.. dá uma conferida nas possiveis ligaçoes.. abraços!

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    kelson
    acho que ele ta ligando o filamento em serie que seria 12,6v , acho que é o 4 e 5 sem o 9 , tem que conferir num manual. pelo nivel de ruido citado caixa de metal vai ser pouco, tem algo errado.

    SecoBlues
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    snakesantos

    Há tempos eu fiquei com vontade de montar esse pedal. Me diga, fora o ruído, como ficou o resultado?

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    oldmonkey
    eu imaginei ki ele poderia ter ligado assim.. mas mesmo comutada ta 14v ta alto pras 2.. a vantagem é menor corrente de trabalho dos filamentos.. e realmente ele tem ki conferir o aterramento dos jacks e tudo mais =) abraços! boa sorte

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    oldmonkey
    kelson
    snakesantos
    Vamos ver se vcs concordam:A caixa deve ser toda metálica, sim, pois válvula é de alta impedância e capta, à toa.Creio que vc por colocar em uma caixa pequena, não usou transformador blindado(com tampas metálicas e blindagem magnética).Usou capa metálica na válvula?Trançou os fios do filamento entre sí?Usou fio blindado entre as conecções de sinal?Usou enrolamento do filamento com derivação central ligado à carcaça do circuito?Alimentou os filamentos com Corrente contínua(DC)?Todos os terras devem ser soldados no mesmo ponto do chassis e não do conector.Acho o suficiente para início.Um abraço!

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs
    cara eu sou meio pé atraz com esse negocio de soldar todo terra em estrela.. mas isso nao é o demais.. axo ki o negocio é aterramento mesmo e organizaçao interna dos fios.. e concordo plenamente com suas palavras! =)

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    kelson
    Pode-se usar a barra ônibus, que é um fio grosso soldado em um ponto apenas do chassis, passando perto de todas as válvulas, com todos os terras ligados nele.Caro Kelson, não se trata de gostar ou não, é a experiência dos caras do tempo em que a válvula reinava, que diz que esta é a melhor solução para evitar loops de terra.Um abraço!

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs
    sim eu to ciente ki ele vai prum mesmo ponto e talz sendo bom pra organizaçao e viabilizaçao do caminho do terra.. eu tava vendo isso no meu amp.. que muitas vezes eu ligava o terra errado.. ele dava voltas e votas e acabei conseguindo centrar em 2 pontos principais no chassis sendo um caminho único entende.. abraços! vlw pela explicação

    snakesantos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    bom é o seguinte
    ainda não tive tempo de fuçar o pedal denovo mas
    o filamento tá ligado em 14.4 volts contínuos no pino 4 e o terra do filamento q não é o mesmo que o da valvula e da placa no pino 5
    eu usei os trafos no mesmo esquema que no projeto
    um 110/220 - 12 + 0 que vai ser retificado pro filamento e outro de volta 0 + 12 - 110 que eu to usando pro b+ e eles tem
    não, a válvula nao ta com capa metálica.
    a princípio eu achei que pudesse der a espessura de fio que eu usei pros jacks.
    troquei o terra prum fio mais grosso e nada mudou...
    então deixa ver se eu entendi
    a caixa tem que ser metalica e todos os fios aterrados para um mesmo ponto?

    obrigado pelas respostas

    Trançou os fios do filamento entre sí? Não entendi
    Usou enrolamento do filamento com derivação central ligado à carcaça do circuito? Explique melhor isso

    Obrigado

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    snakesantos
    Trançar os fios de filamento é um recurso que se usa quando os alimentamos os mesmos com AC(corrente alternada).Pega-se os dois fios que se vai usar, segura as duas pontas com uma mão e com a outra, vai "torcendo" os dois fios juntos como se fosse apertar uma porca.As induções se anulam e o ruido diminue, fica como uma trança de cabelo.
    O enrolamento com o centro à carcaça é o seguinte:Vc tem um enrolamento que de ponta a ponta dá 12V, e uma derivação no centro.Esta derivação vai ligada no terra do circuito e as duas pontas vão com o fio trançado para os terminais de filamento no soquete da válvula.
    Ambos casos não se aplicam à vc se está alimentando o filamento com tensão retificada.Para diminuir a tensão de filamento, coloque 3 diodos 1N4004 em série ,fonte+ ->|->|->|-pino 4, pois a queda de tensão em cada diodo é de 0,6 V, somados serão 1,8V, isso será subtraido dos 14,4 dará = 12,6V(matemática é fogo, né?).Ponha a capa metálica na válvula.Um abraço!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    http://www.dogstar.dantimax.dk/tubestuf/mchowit.htm
    este link tem o esquema (acho que é o mesmo do tonepad). repare onde estão os pinos 4 e 5 com o 9 no terra. esse ponto terra comum entre os caps é melhor localização (no meu entender ) para o ponto estrela (comum). não vi o layout do tonepad (não consigo baixar) mas não entendi sua afirmação acima que não é o mesmo terra! Se este tipo de ruido for um humm forte caracterisco de falta de terra não penso que o fato da caixa não ser metalica afetaria, nem tampouco a falta de capa na valvula. ajudaria mas afetaria por completo. no caso de estar usando caixa plastica ligue os dois jacks (entrada e saida) com um unico fio terra e este direto na junção dos caps, dessa mesma junção retire outro fio que ira para terra dos outros componentes (ai ja não importa a ordem). se optar por caixa metalica siga o que diz este site.

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    esqueci de mais um detalhe, penso que se os trafos não forem de boa qualidade ai no caso, induzirão ruido (e ainda são dois!). se eles estiverem dentro da caixa plastica é possivel se ter uma ideia do nivel de ruido deles encostando o ouvido na caixa (sem plugs) com cuidado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    oldmonkey[/b
    [b]snakesantos

    Hahayy!Que cheiro de orelha torrada, Ahahahahahah!É só seguir como na fotodoartigo, que fica bom.Essa é a segunda versão.A primeira era mais apertada ainda.Saiu na Popular Electronics em 1992.Ainda acho que o melhor, no caso tupuniquim, é abrir a capa do trafo e ganhar acesso à solda da derivação do primário( o centro do 127/220V), que são dois fios finos de cobre soldados ao fio central.Com cuidado, separa-se os dois fios e soldamos em fios de saída separados.Refazemos a isolação do trafo e agora usamos o 127V como primário, e o enrolamento que sobrou como secundário, mantendo o de filamento com está.Economizamos um trafo.Os gringos não fazem isso porque nos USA não tem 220v, não existindo então trafos com primario duplo.Só o fazem para equipos que serão exportados para a Europa(o Brasil nem é considerado).Um abraço!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    tambem pensei nisso, seria a solução ideal, de vez em quando a gente ve uns trafos q ja tem a tomada central separada com dois fios, principalmente os mais antigos que eram 110 + 110. esqueci de dizer, realmente tem q por a mão antes da orelha pra ver se não ta igual a um ferro de passar roupa. ha ha

    JOPLIN
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    bom é o seguinte
    ainda não tive tempo de fuçar o pedal denovo mas
    o filamento tá ligado em 14.4 volts contínuos no pino 4 e o terra do filamento q não é o mesmo que o da valvula e da placa no pino 5
    eu usei os trafos no mesmo esquema que no projeto
    um 110/220 - 12 + 0 que vai ser retificado pro filamento e outro de volta 0 + 12 - 110 que eu to usando pro b+ e eles tem
    não, a válvula nao ta com capa metálica.
    a princípio eu achei que pudesse der a espessura de fio que eu usei pros jacks.
    troquei o terra prum fio mais grosso e nada mudou...
    então deixa ver se eu entendi
    a caixa tem que ser metalica e todos os fios aterrados para um mesmo ponto?

    obrigado pelas respostas

    Trançou os fios do filamento entre sí? Não entendi
    Usou enrolamento do filamento com derivação central ligado à carcaça do circuito? Explique melhor isso

    Obrigado


    Caros colegas,

    Já montei este pedal há algum tempo e funcionou perfeitamente ( utilizado como pré em um ampli com o LM3886 ).
    Bom, eu montei em uma placa de circuito impresso ( com válvula e tudo ) e mesmo sem caixa não dava muito ruído enquanto era protótipo. E, por incrível que pareça, quando montei numa caixa ( metálica e com os transformadores para fora )... Apareceu um ruído muito chato. Não quis perder tempo com ele e "presenteei" a um amigo.
    Sei que é óbvio mas... A voltagem para a válvula é 12v e o positivo no pino 4, negativo no pino 5. O terra é o que vem de T2 e que alimenta o circuito da válvula.

    Espero ter ajudado.

    Aproveito para esclarecer com o Carlos o que ele falou sobre o transformador. Não sei se entendi : no primário do transformador que entrar 220v sairá ( do mesmo lado ) 127v quando separarmos o enrrolamento ? E no secundário 12v ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    JOPLIN
    Buenas.Não, quando vc separar, terá um enrolamento que entra 127V(que seria usado normalmente), e o resto, que vc separou, seria a diferença para 220v, ou seja, 93 volts.Esses 93 Volts, vc retifica em ponte e terá 93 X 1,4 = 130,2 volts.O secundário de 12V continua normalíssimo.Um abraço!

    JOPLIN
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs

    Captei !!!
    Então no meu caso, que uso o 220v, não tem jeito de usar esta técnica !?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    JOPLIN
    Então no meu caso, que uso o 220v, não tem jeito de usar esta técnica
    Infelizmente, não, vc vai ter que usar a configuração original do esquema.Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda no Meu Real Mctube