Valvulas: como ver se queimou e como trocar?

    Autor Mensagem
    Juliano P
    Veterano
    # jun/06


    Na verdade ja achei vários tópicos sobre valvulas, mas nem entendi direito!!!
    É o seguinte...eu tenho um meteoro cristalino!!! Eu tocando guitarra nele e do nada o ampli perdeu o volume....e não sai mais um som alto e bonito...só uns ruídos!!!! eu uso ele a +ou- 2 anos...!!!
    pergunto:
    1) isso eh problemas nas valvulas?
    2) Como eu posso verificar se a valvula queimou?
    3) é facil trocar as valvulas?


    marcelogatinho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    manda para um tecnico q tu vai evitar maiores problemas e dores de cabeça!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Juliano P
    Buenas!O Cristalino tem diversas válvulas, dizer qual "queimou", é difícil à distância.Bem, primeiro vc tire a tampa trazeira de acesso às válvulas, depois, em ambiente escuro, ligue o power, sem ligar o STBY,verifique se todas as válvulas grandes acendem e se todas as pequemas acendem as duas seções internas.Caso uma esteja apagada(é preciso tirar as capas metálicas de blindagem), aplique leves movimentos circulares e veja se acende.Seria bom também retirar as válvulas uma a uma e passar um Bom-Bril nos pinos metálicos das mesmas, para tirar a oxidação.Poste os resultados.Um abraço!

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Juliano P
    manda pro tecnico.. recentemente o cristalino de um amigo meu eskentava o painel e eu falava com ele ki nao era muito normal.. dai um belo dia o amp peidou e ficou tipo o seu.. só na meteoro mesmo ki o problema foi sanado (parece ki deram outro amp... ou trocaram o circuito interno)..

    Juliano P
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    marcelogatinho
    carlos adolphs
    kelson


    Brigadão aí gente....vou tentar oqcarlos adolphs falou.....
    logo eu posto aki d novo...vlwww

    Juliano P
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs
    Esqueci de perguntar....então se a valvula estiver apagada o problema eh nela? e se elas estiverem acesas?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Juliano P
    Provávelmente, ou mau contato no soquete.Se estiverem acesas, aí só o técnico pode lhe ajudar !

    crdiegorota
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Tenho um meteoro Nitrous GS 160, e hj fui tocar e de repente o som foi ficando baixo até mal sair algum som do amp. Li q poderia ser a valvula pifada, procede isso mesmo??
    Vlw

    crdiegorota
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Ajuda aew pessoal, por favor!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Meu amplificador não esta saindo som. Quando ligo a chave de stand by, percebo que aparece um pequeno som de "humm" no falante. Por isso deduzi que o problema esta na válvula de pre amp, uma 12ax7. Verifiquei se os filamentos estão bons medindo sua resistência que esta por volta de 18 ohns e a válvula esquenta.
    A válvula de pré é uma eletro harmonix que mal se consegue ver acender os filamentos e até quinta feira o amp funcionava normalmente.

    Minha pergunte é, uma válvula pode parar de amplificar mesmo com o filamento funcionando?

    O amplificador tem em torno de 3 anos de uso. È um AX84 que montei.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Teoricamente, tudo é possível.

    Tentaria injetar um sinal quase continuo (música eletrônica), e medir a tensão na saída da válvula... Hipoteticamente vai perceber alguma variação com o multímetro.

    Ramsay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Talvez o problema esteja na válvula de saída EL84.
    O ideal seria vc ter outras válvulas de reserva pra substituir, tanto 12AX7 quanto EL84.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Ramsay
    Eu tenho outra EL84 que troquei e o problema não foi resolvido, esqueci de mencionar. Amanhã vou cedo na Santa Efigênia comprar uma outra válvula de pré. Espero que resolva.

    Ismah
    Em casa só tenho multímetro, e vagabundo.

    mas tenho quase certeza que o sinal morre na válvula, porque eu vejo aquele fluxo azulado na EL84.
    Este som de "humm" que falei sempre teve, é bem baixo e normal no amp.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Sou partidário que válvulas se substitui o PAR CASADO se for um classe AB ou B... Trocar de uma em uma só se for, classe A (a maioria é single ended)... Não que o som assimétrico não seja interessante, mas não é nem por isso, é pelos desgaste excessivo que uma das válvulas vai ter, devido a POSSÍVEIS ganhos diferentes.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Era a válvula 12ax7 mesmo. Troquei agora por uma JJ que comprei e voltou a funcionar. Apareceu microfonia que não tinha, e parece que foram as válvulas novas. Coloquei uma EL84 nova também da JJ, o drive ficou mais forte.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Ainda bem... Algumas coisas pra observar...!

    Existe ligeira diferença entre as marcas, e entre uma válvula nova e velha. Então sim, é possível. Eu percebi que a 12AX7 é mais aguda, em função da 12AT7, e a ECC83 é bem médio grave.

    A microfonia pode ser culpa da nova válvula etc...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ismah

    ECC83 e 12AX7 são para a mesma válvula, a primeira é o código inglês e a segunda é americana. Essa minha da JJ éECC83S. pelo que pesquisei a AX tem maior ganho que AT se não me engano. As marcas realmente tem ganhos diferentes. Rodei a internet para achar um manual da Sovtek e algumas 12AX7 tem ganho de 85 e outras de 95. Ainda devem varias de acordo com o lote.

    No final fiquei aliviado de ser só a válvula. Achei estranho ter durado em torno de 4 anos, pois em algumas postagens aqui li que duram até 10 anos. Mas eu sempre fritei as válvulas com altos volumes do amplificador e dos pedais e não posso garantir que essas válvulas que peguei estavam novas.
    Pior que aparentemente elas estavam boas.
    Hoje vou fazer o primeiro ensaio com esse amp de 5W, vamos ver se da conta.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    ECC83 e 12AX7 são para a mesma válvula

    Pode até ser, mas soam diferente no meu amp kkk


    Vou fazer o primeiro ensaio com esse amp de 5W, vamos ver se da conta

    Conta dá, desde que não precise do headroom pra som clean, realmente clean :)

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Acho que esses vídeos podem ajudar:





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulas: como ver se queimou e como trocar?