Duelo de válvulas

Autor Mensagem
danielcastelli
Veterano
# abr/06


Qual seria a melhor valvula e PORQUE na sua opinião pra construção de um power valvulado (só o power).

EL84, 6L6, 6550?

Influencias no timbre final, colorida do som, equalização e tudo é bem vindo... ;)

Beatlemaniac
Veterano
# abr/06
· votar


vai numa loja e toca com um amp q tenha essas valvulas no power
eh o unico jeito de vc saber mesmo

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


danielcastelli

construção de um power valvulado (só o power).


Influencias no timbre final, colorida do som, equalização e tudo é bem vindo... ;)

Vc está misturando características antagônicas...

Se é para ser um POWER, a intenção dele, pela palavra, é ser o mais inodoro, insípido e incolor possível. Ele seria somente o trator que empurraria o que o pré entrega. Nesse caso, algo com KT88 seria ideal ao meu ver.

Agora, se quer algo com colorido e personalidade, pode tentar algo com EL34, EL84, 6V6 - seriam as que chamo de "coloridas".

A 6L6 também serviria para o Power plano (tanto que é mt usada em amps hi-gain e no Mesa 50/50) , mas a KT88 tem mais headroom e é mais possante.

Ahhh..a título de curiosidade..estou montando um pseudo-soldano, com válvulas EL84 (yeah!) no power, entregando 20 watts. Vou escrever aqui sobre os resultados.

marcelogatinho
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Ahhh..a título de curiosidade..estou montando um pseudo-soldano, com válvulas EL84 (yeah!) no power, entregando 20 watts. Vou escrever aqui sobre os resultados.

com certeza Augusto, posta ai pra nós sabermos mais!!
e boa sorte ai!! espero q vc tenha otimos resultados mesmo!!

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Eu entendo o que voce quer dizer, mas minha duvida é até que ponto uma "colorida" no timbre é favorável.

Como eu não preciso de uma potência cavalar, qualquer coisa até 30w (mesmo se for com chave de redução) é bem vinda.

Minha ideia principal é usar o power com simulação de Marshall e Mesaboogie. Daria pra cobrir com esses dois a maioria das músicas que eu toco.
Mas ai é que vem a duvida: Marshall usa ELx4 enquanto Mesa usa 6L6.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# abr/06
· votar


6l6 nA cABEÇA!!

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


danielcastelli
mas minha duvida é até que ponto uma "colorida" no timbre é favorável

GOSTO simplesmente. Existe um tópico aí no Fórum que sai até tapa por um achar que o timbre de uma válvula de saída é melhor que o da outra.

Se o simulador que vc vai usar já simula o amplificador, basta um power plano, sem colorido. Daí vc vai ter somente o som do seu pré, e tomara que isso baste.

Marshall usa EL34 por que o som dele tem essa identidade. Já o Mesa usa a 6L6 pq todo seu timbre está no pré.

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


danielcastelli

6L6 é insípida.
EL34 tem personalidade.

and that´s all.
;-)

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


6L6 é insípida.

Defina insípida... :p

André GuitarMan
Veterano
# abr/06
· votar


Meu ampli tem quatro 6L6 no power resultando pouco mais de 100 watts.
Estou pensando em colocar duas KT88 no lugar das 6L6 p/ ver no que dá.

O cara que fez ele me falou que ele ia receber duas 6550 hoje (20/04) e falou que se eu quisesse testar no ampli era só levar lá... bem q eu queria, mas to sem tempo hj...

Será que vai ficar bom duas KT88 no lugar das quatro 6L6? (magina q não....)

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


Válvula KT88 Par casado
Fabricante: Tesla
R$432.00
Multcomercial


Paaaaaaara... pra pagar isso em KT88 eu uso 6L6 mesmo. O_o
Par casado é 100 e poquinho... :(

André GuitarMan
Veterano
# abr/06
· votar


danielcastelli
Válvula KT88 Par casado
Fabricante: Tesla


Tb não precisa comprar da mais cara:

* Sovtek tá R$ 84,90 cada uma;
* Svetlana tá R$ 127,00 cada uma.

As duas já estão de bom tamanho!

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


André GuitarMan

acontece q sovtek e essa svetlana aí, q deve ser aquela q é uma sovtek disfarçada, nao estão no mesmo nível das Telsa, né...

danielcastelli

insípida é gosto pessoal mesmo.
acho as 6L6 valvulas q nao apimentam o som, como já foi bem explicado pelo Pedrone. Em minha opinião, elas apenas amaciam o som, mas não fornecem personalidade como fazem as EL34.
dizem q o som de EL34 é "som de marshall", mas isso é bobagem.
qualquer amp soa bem com EL34, pois elas possuem SIM clean ótimo, e saturam bem de leve quando no talo, coisa q dificilmente vc consegue das 6L6.
já escutei até baixo ligado em amp com EL34, e te digo q o som ficou foda foda.
ou seja, esse papo de 6L6 ser valvula pra clean e EL34 ser valvula "ardida som de marshall" é balela.
EL34 cruncha muito de leve quando no talo, e 6L6 dificilmente.
o q dá drive num amp mesmo é o pré. (E o q faz ele ser inesquecível são as valvulas de power.)

Guilherme Ghelfi
Veterano
# abr/06
· votar


Cara eu sou Fã de 6L6 mesmo... Fenders principalmente!!
E se voce for usar um POD / GT8 / Line6... Como pré seria ideal vc ter um Clean fantasticamente bom... Ja que se Pré é quem vai equalizar e moldar o timbre.

Pelo menos é oque eu faria.

André GuitarMan
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
papo de 6L6 ser valvula pra clean e EL34 ser valvula "ardida som de marshall" é balela. EL34 cruncha muito de leve quando no talo, e 6L6 dificilmente.

Foi exatamente isso que o cara que fez o meu ampli me falou ontem....

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


André GuitarMan

pois é cara..
esse mito tem q ser combatido, de q as EL34 não têm som clean e saturam facilmente...
maior bobagem isso.

primeiro q uma EL34 no talo deixa o som mais macio, e nao ardido.
o q determina isso de ardido é o circuito do pré do amp..
e segundo q, na boa, qtas pessoas podem colocar um par de EL34 pra berrar no limite em um show?!
nao dá, cara. 50w valvulado só dá pra por no talo em situações extremas, lugares MUITO grandes mesmo.

logo, conclusão final: mesmo q vc nao goste de uma LEVE LEVE LEVE crunchada no seu som CLEAN CLEAN, mais vale ter uma EL34 no amp, pq se um dia vc quiser esse som, vc nao conseguirá com uma 6L6 insípida, ehhehe
;-)

deixando claro, galera, q a questão da preferencia pelas EL34 vai muito do gosto pessoal de cada um! o q eu combato aqui é apenas essa "verdade" q EL34 nao têm som limpo e cruncha demais.
só.

abraços!!

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


André GuitarMan
danielcastelli
Michael Vlcek
Guilherme Ghelfi
Buenas!Tá armada a peleia, é válvula pra todo lado e caixas pelo chão...
Mas bah!Aí, é tudo gosto pessoal mesmo, a diferença da 6L6 para a EL34, começa que uma é tetrodo de feixe dirigido e a outra é pentodo, a primeira, considerado o mesmo circuito, tem uma distorção inerente de 2,8% e a segunda, 5,5%, o que faz soar uma mais clean e a outra mais crunch.Depende do ouvido e preferências.Agora, cuidado com a KT88, não é só ir colocando, ou mesmo a 6550.A KT tem uma polarização bem distinta e não tem equivalências exatas.Fritar não frita, mas pode decepcionar.Dêem uma paquerada nas características e principalmente no bias e boas experiências.Um abraço!

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
Entendo o seu ponto de vista.
As EL84 estariam entre uma EL34 e uma 6L6 então?!
(No fato de colorir o som, já que elas tem potencia bem menor)

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


segundo o Pedrone, as EL84 são as melhores de todas
;-)

realmente elas têm menos potência... mas nao é como se fossem EL34 menores. elas tem sons um pouco diferentes tb, mas eu curto pacas...
basta dizer q o AC-30 leva 4 delas... e AC-30 no talo, já tive o prazer de escutar algumas vezes. som muito foda.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


colorir o som ... puts... dah umas pincelada de cores da valvula e boa... =B

esse negocio de uma valvula eh melhor q a outra eh ofda.... tudo vem de gosto pessoal...o timbre q melhor lhe agradar...
essas perguntas soh dão pano pra manga!!

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek
_BLACKMORE_

O problema de tudo é o biasing e o soquete diferente (algumas)... :(
Se fosse tudo igual era só trocar, testar, até achar uma que agradasse.
Cade a globalização das valvulas?!?! huehue

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


danielcastelli

Cade a globalização das valvulas?!?! huehue

hahaha

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
Eu tbm não entendo porque uma valvula é tão cara.
A tecnologia de fabricaçào é tão ridicula que é a mesma a 50 anos. :(
É como se uma lampada incandescente custasse 20 reais.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


danielcastelli

A tecnologia de fabricaçào é tão ridicula que é a mesma a 50 anos. :(
e as dificuldades tb ...aliás ... aumentaram...falta materia prima...a quantidade de venda...falta de mao de obra especializada...naum sao muitos eletronicos q manjam de valvulas...imagina se hoje os cras q andam de stillo, vectra, golf majam de carros como os antigos donos de opalas, fucas, brazocas, kombozas...
isso eh a globalização!!

danielcastelli
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_
É... realmente... meu tio tem uma Brazoca... :(
heuhueuheua
Mas falta de materia prima acho que nao se encaixa muito nao... mão de obra sim. :)

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Se é para ser um POWER, a intenção dele, pela palavra, é ser o mais inodoro, insípido e incolor possível.

E a distorção do power?


danielcastelli
Manda fazer um power hibrido, com as duas =P

Pensando na sua situação eu iria de 6l6, por ela ser mais limpa suponho que você consiga simular um som de el84 usando o pré. Já o contrário não sei se é possível.

lordcage
Veterano
# abr/06
· votar


Pedrone: Voce constroi amps sob encomenda? Voce mora no RJ ?

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


lordcage

Vc me encontra no www.pedrone.com.br .

Sim, moro no RJ.

Schenker
Veterano
# abr/06
· votar


Michael Vlcek

não é à toa que vc gostou das gravações do ensaio da banda . . . usei a opção Class "A" somente, duas EL34 despejando raivosos 15 watts de potência . . .

Guilherme Ghelfi
Veterano
# abr/06
· votar


carlos adolphs
É isso mesmo é questão de gosto... Eu não sei se trocaria um fender Deville / Bassman por um Marshal jCM800 (Ambos Originais)...
Pois gosto mais da caracteristica das 6L6 que equipam os Fenders...
Até acho legal os JCM800 com suas EL34 porem as 6L6 são minha favoritas... Lógico qe se jogarem dois pares de EL34 em casa eu não ficaria triste.. né mas prefiro os Timbres gerados pelas 6L6

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duelo de válvulas