Ajuda:tenho um Jaguar 200 e preciso trocar o potenciometro de volume fácil?

    Autor Mensagem
    GUITARK2
    Veterano
    # abr/06


    gostaria de saber como faço para trocar e se tem algum risco de choque eletrico em alguma parte interna dele(n sei nada de eletronica)conto com a ajuda de vcs....obrigado

    André GuitarMan
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2

    Se vc desligar o ampli da tomada não tem problema nenhum...

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2
    Buenas!Antes de trocar, experimente pegar uma seringa descartável, pode ser usada, mas limpa, e enche com álcool isopropílico( tem nas farmácias de manipulação).Coloque a agulha na ranhura do pot, junto aos terminais, e girando o cursor do mesmo para ambos os lados, vai descarregando o álcool, aos poucos.Isto deve salvar seu pot por enquanto.O álcool deve ser o indicado, pois não deixa resíduos de água.Os comuns deixam água após evaporar e oxidam o cursor do pot, danificando-o irremediávelmente.Um abraço!

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    André GuitarMan
    isso não quer dizer q o ampli n possa ter energia armazenada em algum lugar...mesmo desligado da tomada...é isso q gostaria de saber
    carlos adolphs
    um amigo me disse que isso pode dar certo....mas no caso de trocar mesmo...é facil? complica para desmontar e o pior montar depois de novo?se puder me ajudar....sera q o potenciometro eu vou encontrar igual no mercado?

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2
    Não é difícil, mas pode ser trabalhoso se não tiver "as manhas".Vc deve estar bem familiarizado com solda fraca de qualidade, para evitar surpresas.O choque não é o pior.O potenciômetro vc encontra, sim.Um abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2
    Cara, trocar potênciômetros não é tão fácil quanto parece, principalmente no caso desse amp aí, no qual os pots são soldados diretamente na placa, se vc não tiver "a manha", muito cuidado e experiência, pode até mesmo estragar a placa.
    Faça o que o carlos adolphs disse, e, se não der geito, leve seu amp a um técnico habilitado. Lembre-se: "Barato sai caro"
    Abç

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    BERTOLA esse é o cara! hehehehe valeu....mas meu amigo disse que fazer este lance pode danificar o carvão do potenciometro é verdade?e no caso eu tiro o knob e coloco por ali mesmo o alcool?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2
    Não, vc deve abrir o amp e colocar o isopropílico na cavidade do pot, vc pode optar também por comprar em uma loja de eletrônica spray "limpa-contato", que faz a mesma coisa. A aplicação deste produto não danifica o pot.
    Abç

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    obrigado.....

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    no caso de abrir vc sabe se eu acho facil os potenciometros para ele?colocar os famosos similares é perigoso?e quanto ao lance q eu falei a cima do carvão n estraga ele n?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2
    Potenciômetros são quase todos iguais, em se respeitando a sua medida (250K, 10K, 1M, etc).
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GUITARK2
    Buenas! O produto que lhe indiquei é justamente para não estragar o carvão do pot ! Tem que ser alcool isopropílico, não aquele que vc tem em casa, ou o que o Bertola falou, que é a mesma coisa em spray.

    AryanMK
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Ressuscitando o tópico, kkkk!

    Seguinte galera, peguei um meteoro jaguar stereo chorus 100W, que por sinal gostei muito, porém ele era usado e está com o pino do pot de equalização medio quebrado, impossibilitando assim a colocação de knob, e para poder equalizar tive que abrir uma fenda no resto do pino e sempre usar uma chave de fenda -_ ....

    Então decidi que irei trocar esse potenciometro, o processo para a troca, como fazer eu sei, minha duvida é a seguinte, qual potenciometro eu utilizo? ja que no potenciometro original não tem nenhuma marcação de quantos K ou se ele é A ou B....

    Alguem sabe me dizer qual pot eu pego para trocar?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/19
    · votar


    AryanMK

    Veja se esta publicação ajuda:
    https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/amplificadores-audio/ampl ificadores-meteoro/meteoro-jaguar-19987/

    Não conferi o link. É um arquivo compactado.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/19
    · votar


    Conferi e vi que tem o esquema do pré-amplificador.

    AryanMK
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Meus amigos, muuuuuito obrigado! Exatamente o que eu precisava, HAHA!
    Vocês são feras!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda:tenho um Jaguar 200 e preciso trocar o potenciometro de volume fácil?