Onde posso encontrar o esquema elétrico do rádio Telefunken Mignon E?

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06


Pretendo restaurar esse rádio e transforma-lo em um pequeno amp valvulado. Mas para isso preciso do esquema da parte elétrica dele.

Um colega de fórum me indicou a esquemateca aurora, na Sta Ifigênia. Mas não consegui encontrar o esquema desse modelo lá.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Esquemateca Vitória, e não a Aurora.É a antiga Esbrel.Um abraço!(Se eles não tem só com particulares.Seria bom se vc visse o part number das válvulas, para que se possa sugerir algum uso.)

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
Então, parece que ela mudou de nome. Porque fui na Rua Vitória e perguntei onde era a esquemateca, então me indicaram essa (não era bem na vitória, mas em uma travessa dela que desenbocava na aurora). Achei vários esquema de telefunken lá, mas nenhum desse modelo.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
Eu vou ver exatamente o modelo das valvulas e posto aqui essa tarde.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Ok, então tenta www.anep.com.br (é o site da antenna publicações).Acesse, clique em esquemateca, depois na letra T, depois Telefunken,depois Rádio, depois é só correr a lista que vc chega no MIgnon.Eu já chequei e tem.Um abraço!

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
Valeu a dica cara.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
Consegui achar, já vou fazer a encomenda.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
As ordens,um abraço!

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


As valvulas são as seguintes:
-1 UY-41
-1 UL-41
-1 UBC-41
-1 UF-41
-1 UCH-42

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Dessas aí vc usaria a UY41(retificadora),UL41(power) e UBC41(pré), o problema é que essas válvulas foram construidas para uso com filamentos em série,direto à rede( o famoso rabo quente), onde vc correrá o risco de ficar ¨grudado¨no radinho(prá valer), caso não use um transformador de isolação.A potência máxima que vc conseguirá com essas válvulas será de 2,5 Watts.Um abraço.(conserte o rádio, venda como relíquia para colecionadores, e com a grana, compre válvulas melhores e faça o seu ampli,é mais negócio!).

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
Mas é que o rádio era do meu avô. Tem valor sentimental.

Eu vou consertar ele de qualquer forma, nem que seja só como rádio mesmo.

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
carlos adolphs

Cara, não tem como substituir essas válvulas do power por outras que forneçam mais potência? Matar uma relíquia dessas em nome de apenas 2,5w não vale a pena né... Se não der pra deixar o amp mais potente é melhor reformar o radio e utilizá-lo como rádio mesmo, não acham?

[]'s

Michael Vlcek
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl

bem legal isso, cara
curto pra kct restaurações.
tava restaurando com o meu pai uma velha vitrola 78 da época da II Guerra Mundial, uma Silvertone americana.
ficou bem bacana, show de bola, ehe

quem dera eu tivesse um rádio ou ampli hi-fi valvulado pra restaurar aqui....
ehhe
mas um dia ainda farei um hi-fi, com certeza..

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


KELTONFLOYD
Um Mignon E em funcionando não vale mais do que R$450, não da pra montar nem um High Octane.

Além do mais não vai ficar um negócio bem exclusivo, e como não vai ser meu amp principal mesmo não precisa de muito mais que isso.

Quero fazer uma espécie de "Deacy" valvulado.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
KELTONFLOYD
Michael Vlcek
Bom dia, restaura e usa, é menos perigoso, pois estes rádios tem um dos polos da rede ligados direto no chassis.Se inverter, segurar a guitarra, e colocar o pé no chão , por descuido...adeus tia Chica...BZZZZBUMMM!
Se vcs precisarem de válvulas antigas, mas MUITO antigas mesmo, eu tenho alguns exemplares de americanas e européias, para rádio, que simplesmente não existem a não ser em museus.Só forneço para restauro.Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


estes rádios tem um dos polos da rede ligados direto no chassis.Se inverter, segurar a guitarra, e colocar o pé no chão , por descuido...adeus tia Chica...BZZZZBUMMM!

ki coisa mais perigosa hehe

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
Fritz_mkvl
Se vc for na Sta Efigênia(na Área), e comprar uma ECL82(Triodo/Pentodo), que usa só um soquete de 9 pinos, mais um trafo de saída de 5000 ohms/8 ohms 5Watts, mais um força de 2 X 235 volts/6,3 V 2 Amperes(algum técnico de eletrônica por aí deve ter um na sucata), mais alguns resistores e capacitores, vc vai gastar em torno de 200 pratas.Vai ter um ampli de 3,5W, sem sustos.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


marcelogatinho
Gostou do BzzzBumm ou do adeus tia Chica ? Um abraço, Marcelo!

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs
sou mais tia chica ( mais brasileiro ) hehe
e fiquei imaginando o peão grudado no radio rsrsr
ma valeu ai ...

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


po, só acho que vale mais ficar com o rádio do que com um amp McGyver de meros 3,5w... Não é nem o valor monetário do rádio, e sim sentimental, não?

[]'s

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


amp McGyver de meros 3,5w
Potência não é tudo.






Como que é essa história do rabo quente aí?

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Potência não é tudo

Cara, eu ainda acho que menos de 5w é muito pouco... a não ser que você seja um daqueles caras que tocam na praia, andando de patins! Hehehe ;)

[]'s

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Vou usar só no quarto mesmo, ou se derepente quiser um timbre exótico em um solo.

francisco2004
Veterano
# mar/06
· votar


O problema é que na hora de microfonar um amplizinho de 3,5W, o volume vai ficar tão baixo que deve dar para ouvir até as palhetadas (a não ser que você fique beeem longe do microfone)... será que vale a pena?

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


francisco2004
3,5w não fica tão baixo assim não viu.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
A história do "rabo quente" é que lá pelos anos 50 , estes rádios estavam na moda, pois eram leves( não tinham o trafo de força).Em virtude disso, os filamentos das válvulas eram ligados em série( as UL precisam de 35 volts, as UY, também, e as UBC de 12 volts ,UCH também, somando todas = 106 volts) e a diferença para a rede ou seja 115 volts - 106 volts = 9volts, era consumida em uma resistencia de fio nickel-cromo que era montada EM TORNO do " rabicho"(isolado é claro) que conectava na rede.Como esse resistor dissipava potencia em forma de calor, o dito rabicho ficava quente, daí o nome rabo quente, que acabou denominando todos os rádios deste tipo.Um abraço!

MatheusMX
Veterano
# mar/06
· votar


Pode fazer o que quiser ae , tem perigo não

¬¬
hahaha

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


E o perigo de choque?


No rádio tem uma mensagem: não aterre esse equipamento. Porque? Qual o perigo?

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


A história do "rabo quente" é que lá pelos anos 50 , estes rádios estavam na moda, pois eram leves( não tinham o trafo de força).Em virtude disso, os filamentos das válvulas eram ligados em série( as UL precisam de 35 volts, as UY, também, e as UBC de 12 volts ,UCH também, somando todas = 106 volts) e a diferença para a rede ou seja 115 volts - 106 volts = 9volts, era consumida em uma resistencia de fio nickel-cromo que era montada EM TORNO do " rabicho"(isolado é claro) que conectava na rede.Como esse resistor dissipava potencia em forma de calor, o dito rabicho ficava quente, daí o nome rabo quente, que acabou denominando todos os rádios deste tipo.Um abraço!


cifra club tbm é cultura !!! rss
legal a historinha ai!

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Que cê acha Fritz ? Se um dos polos da rede, dependendo da posição que vc plugou na tomada, pode estar ligado direto ao chassis e c aterrar ele....
Kabummmmmmm!!!!É como pegar um fio e conectar os dois pinos da tomada.Se o aterramento for através do seu corpo, funciona mais ou menos como uma cadeira elétrica(vc na posição de condenado).Um abraço( de longe que eu não tô a fim de choque!)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Onde posso encontrar o esquema elétrico do rádio Telefunken Mignon E?