Impedancia de valvulados

    Autor Mensagem
    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05


    Intereçante isso peguei la na AUDIOLIST
    nunca vi ninguem fala sobre isso aki por isso trouxe esta resposta, q acredito estar corretissima rsrs




    Tem gente me falando
    > que se eu trabalhar em 4 ele esquenta muito e estraga fácil é verdade?

    Quando voce usa a saída de valor mais alto, a corrente circula por todo o enrolamento do trafo, distibuindo melhor o calor pelo seu corpo. Trabalhando em 4 ohms, a mesma corrente circula por apenas uma parte do secundário, concentrando o calor numa porção menor do trafo, o que pode reduzir sua vida útil. Procure trabalhar com a impedância mais alta permitida pelo aparelho.
    [i][/i]

    AugustoPedrone
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Lógico que isto é válido somente se a caixa está casada com a saída do amplificador.

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mais uma boa q tbm naum sabia tirada de la tbm !!!



    [i][/i]> Trabalha com 4 6L6, mas atualmente estou usando apenas 2 em 4
    > ohms com os 4 falantes.

    Os quatro falantes são de 8 ohms? Estão em série-paralelo (totalizando 8 ohms), ligados na saida de 4 ohms? Está certo. Quando tiramos _metade_ das válvulas da saida, devemos usar _o_dobro_ da carga (caixa de 8 ohms na saida de 4 ohms).

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    + uma

    E mais. Ainda não entendo por que os falantes importados tem potencia
    > 50w, 75w e 100w, enquanto os nacionais vão de 150w a 300w. Por que
    > tanta diferença? Por que os falantes nacionais são de potência
    > superior?

    Não se preocupe muito com a potência em falantes para guitarras. Os métodos de medição são diferentes que nos demais falantes: as taxas de distorção permitidas são bem maiores, banda de frequencias limitada, baixo fator de crista, etc.

    Outro ponto: o fabricante costuma indicar a potência nominal dos falantes de forma a facilitar sua escolha de acordo com a potência do amplificador. Assim, se o amp é de 100W, voce usa dois falantes de 50W, por exemplo. Na verdade, esses falantes de "50W" podem resistir a muito mais que isso, o valor numérico é apenas uma convenção.

    (Obs: essas informações se referem aos falantes importados para instrumentos musicais. Os nacionais não costumam seguir essas regras)


    ****aki vai uma duvida minha:
    tipo vou usar dois falantes de 50W cada, eminence gb12, num amp. valvulado de 100w, laney gh100, pode dar problema nos falantes por eles ter potencia igual ao do cabeçote ??
    tava lendo uns artigos q o amp. pode ter picos de potencia, tipo no mesmo artigo falava sobre o amp. do dick dale q era de 100w e tinha picos de 180w, ai costumava acaba com os falantes !!! é correto isso ?

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    + uma ja percebida aki e tbm comentada demais la na audiolist



    Andei pesquisando mais, conversando com a Selenium, técnicos da rede autirizada e um técnico que faz amps hand-made. Com essas informações e experiências relatadas por esse pessoal, foi possível chegar a conclusão que os 12wp3 não são bons para guitarra. Em seu lugar um dos recomendados seria o falante da Snake modelo ESX312. Ao contrário do 12, o 10PW3 foi bem indicado para guitarra.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Rapaz, agora acho que não sei de mais nada...Enrolamento de 4 ohms força trafo ?Diminui vida útil ?Vamos ter que informar aos fabricantes que eles não podem mais fabricar trafos com impedância de saída única...Meus amigos, fatores de corrente e dissipação em trafos, são dados referentes ao fator de histerese do núcleo, não dependendo de enrolamentos de 4 ou 8, onde se localizam etc...O que diminui a vida útil dos trafos é: trafo para 4 6L6 usado só com duas(pifa o trafo e as válvulas, por que tem impedancia menor, ultrapassa a corrente máxima de placa das válvulas, fazendo-as entrar em curto e queimar o trafo).Tirando válvulas cometemos um sacrilégio eletrônico, uma tentativa de assassinato de ampli.Ligar impedâncias diferentes da especificada na saída, causa modificação na impedância refletida no primário, sobrecarregando as válvulas de saída.Devemos ter em mente que todo o trafo, independente de tipo, tem uma relação de espiras primário/secundário, que faz que quando errôneamente alteramos o que é ligado em um ou outro, por esta relação, seja refletido.Daí temos amigos que ligam os alto falantes ao seu modo sem observar impedâncias, e depois metem o pau no ampli dizendo que não tem timbre, não tem potência, pifa à toa...Todo ampli quando bem projetado funciona bem, desde que observado seus limites.Não existe muita invenção em valvulados, quando isso é observado, amplis do Pedrone , da Lifesound, da Valvestate, etc são tão bons quanto Laneys,Fenders,Marshalls( ou vcs pensam que esses caras importados descobriram o ôvo de Colombo?).Observando montagens cuidadosas, boa seleção de componentes,trafos bem executados, teremos resultados muito bons, agora, tenham dó, colocar certas coisas em fórum, tipo 2 6L6 em lugar de ondem deveriam ter 4, ligar em 4 ohms prejudica etcleva o povo a estabelecer conceitos errados e idéias malucas.Sejam simples, falem com o Pedrone, com o Bertola e outros e sejam felizes...Um abraço à todos.

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rsrsrs
    ei amigo Carlos naum se estresse
    tava lendo o tao afamado forum da audiolist e encontrei estas curiosidades
    achando-as corretas trouxe-as para ká
    mas se naum estao, foi bom vc ter esclarecido ........

    Toki
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Quando voce usa a saída de valor mais alto, a corrente circula por todo o enrolamento do trafo, distibuindo melhor o calor pelo seu corpo. Trabalhando em 4 ohms, a mesma corrente circula por apenas uma parte do secundário, concentrando o calor numa porção menor do trafo, o que pode reduzir sua vida útil. Procure trabalhar com a impedância mais alta permitida pelo aparelho.

    O baruch kata (nem lembro se era assim) já tinha citado isso sim no fórum.

    Os quatro falantes são de 8 ohms? Estão em série-paralelo (totalizando 8 ohms), ligados na saida de 4 ohms? Está certo. Quando tiramos _metade_ das válvulas da saida, devemos usar _o_dobro_ da carga (caixa de 8 ohms na saida de 4 ohms).

    Eu já havia citado. Basta olhar no tópico do meu valvulado, que é exatamente o que eu faço. Hoje tenho um amp de 100W mas tirei duas das 4 válvulas (ficando 50W). Assim, ligo a minha caixa de 16ohms (falantes ligados em série justamente para essa finalidade) na saída de 8ohms do meu amp.

    Daí comentei que quando ligasse as 4 válvulas, faria a ligação em paralelo dos falantes ficando em 4ohms e ligaria na saída de 4ohms, para evitar risco de um falante falhar e levar o outro num show. Porém o baruch recomendou não o fazer, justamente pelo maior aproveitamento do trafo. Daí continuarei com a caixa em 16ohms, ligado na saída de 16ohms do amp.

    ps: minha caixa é 2x12" de 8ohms cada e meu amp tem três saídas: 4, 8 e 16ohms.

    Abraço!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu concordo que se vc tem um amp com saídas de 4 e 16 ohms e sua caixa tem 2 falantes de 8 ohms (que podem perfazer 4 ou 16 ohms) é preferível usar o esquema de 16 ohms. O único porém disso é que se um falante abrir o outro tb pára de tocar.

    D Paula
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ressuscitando os mortos. (tópicos mortos)
    Afinal. posso tirar 2 valvulas e ligar minha cx de 16 ohms na saída de 8ohms do ampli?????????????????????????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Impedancia de valvulados